Az Isenções –  Imagem meramente ilustrativa

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD: preço, motor, equipamentos, novidades (e versões)

O BMW 320i 2019 é oferecido no Brasil como parte da gama da BMW Série 3 2019, que tem um total de cinco versões, todas fabricadas em Araquari-SC e com tecnologia Flex.

Com preços entre R$ 169.950 e R$ 259.950, o BMW Série 3 é um dos carros de luxo mais vendidos do país.

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – História

Sucessor da série 02, que por sua vez era uma variante da New Class (Neue Klass) do começo dos anos 60, que salvou a BMW da falência certa, a Série 3 surgiu em 1975. Conhecida como E21, a primeira geração do modelo teve mais de 1,36 milhão produzido e basicamente foi produzido em Munique, na então Alemanha Federal, embora tenha sido feito por pouco tempo na Malásia também.

O BMW Série 3 E21 só estava disponível com carroceria sedã de duas portas, mas ganhou uma versão conversível feita pelo encarroçador alemão Baur, que já havia feito o mesmo com New Class e Série 02. Essa variante do E21 durou apenas três anos.

O modelo teve dois motores, sendo o M10 de quatro cilindros de 1.6 a 2.0, enquanto o M20 tinha seis cilindros em linha com 2.3 litros de 141 cv.

Após sete anos, o E21 foi substituído pelo lendário E30, que teve vida longa na gama da BMW, vivendo até 1992. Agora já como um sedã de quatro portas, o BMW Série 3 de segunda geração também ganhou uma versão perua (Touring) e um cupê duas portas, bem como conversível, agora feito de forma oficial.

A geração é lembrada por ter sido a primeiro com o icônico M3, o esportivo com motor de seis cilindros 3.2 com 197 cv, que alcançou 235 cv na versão Sport Evo.

A gama de motores foi bem ampliada e incluiu pela primeira vez um propulsor diesel, um 2.4 de seis cilindros de 114 cv. Havia também blocos de seis cilindros de 2.0 a 2.7 litros, além dos quatro cilindros de 1.6 a 2.5 litros, pertencentes a três famílias diferentes.

Depois de uma dúzia de anos, o BMW Série 3 E30 saiu de cena para a geração que chegaria finalmente ao Brasil, a E36.

Um dos mais belos carros da BMW em sua história, o BMW Série 3 E36 chegou dois anos antes do E30 sair de cena, já que este era feito na Alemanha e também na África do Sul, onde ficou dois anos a mais.

O E36 internacionalizou a produção do modelo, passando a ser feito também em Regensburg, Alemanha, bem como México, EUA e Egito. No Brasil, os primeiros que chegaram vinham do mercado americano, mas na importação oficial, eles chegavam da Alemanha.

Originalmente, o BMW Série 3 E36 teve três carrocerias: sedã, cupê e conversível. A perua Touring deixou a gama nessa geração. Mas, em 1993, surgiu uma variante menor e com duas portas, chamada Série 3 Compact.

O modelo se tornou bastante popular por ser a versão mais barata do luxuoso alemão, que chegou a ser usado no Brasil como carro de auto-escola. A geração E36 teve motores de 1.6 a 1.9 litro na gama de quatro cilindros e de 2.0 a 3.2 com seis em linha, sendo o 2.5 de 192 cv o mais popular, especialmente no Brasil.

Com diesel, o Série 3 E36 ganhou um quatro cilindros 1.7 litro. O M3 continuou, assim como surgiu o roadster Z3, derivado da mesma plataforma, mas com outro design. Em 1998, surge então a geração E46.

Ela também manteve o hatch duas portas Compact, mas trouxe de volta a perua Touring.

O modelo passou a ser feito também em Leipzig, Alemanha, bem como China, Indonésia, Malásia e Rússia, além de África do Sul e Egito. Em termos de motor, ganhou um seis cilindros 3.0 e V8 4.0 no M3. De 2005 a 2013, a BMW produziu o E90.

O modelo foi produzido no México novamente, assim como em duas plantas na Malásia e Índia. Foi a geração que mais utilizou a gama de motores N, a última aspirada antes da atual linha B.

Por fim, a geração atual foi desmembrada nas variantes F30 (sedã), F31 (perua), F34 (fastback Gran Turismo) e F35 (versão longa chinesa). Os F32 e F33 são as versões cupê e conversível, que foram rebatizadas de Serie 4.

Dessa, espera-se ainda o F36, o chamado Gran Coupé com quatro portas.

Além de parte da gama ainda usar o motor N, é o B seu principal propulsor. É o primeiro Série 3 a usar motor de três cilindros, o 1.5 TwinPower Turbo. O F30 ganhou uma versão híbrida ActiveHybrid e o híbrido plug-in 330e iPerformance, que tem autonomia de 23 km.

O F30 foi a primeira geração do Série 3 a ganhar motor Flex, no caso o B48 2.0 TwinPower Turbo com 184 cv ou 245 cv. Também passou a ser feita no Brasil (Araquari-SC) e Tailândia (Rayong).

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – Detalhes

O BMW 320i 2019 recebeu um facelift recentemente e ganhou contornos mais modernos no conjunto ótico, com LEDs diurnas com aros “angel eyes”, além da clássica grade dupla cromada. As lanternas traseiras em LED são bipartidas pela tampa.

Com linhas elegantes, o sedã vem com rodas aros 18 ou 19 polegadas, esta última na versão 328i M Sport. Na traseira, escape duplo cromado. No M Sport, o pacote aerodinâmico é mais agressivo e esportivo.

Por dentro, o BMW 320i 2019 vem com acabamento premium de primeira qualidade, tendo quadro de instrumentos amplo, mas com visual clássico, dotado de mostradores analógicos. A multimídia tem tela sem touchscreen e em posição elevada, tendo ainda muitos comandos físicos na parte central.

O volante tem aspecto clássico nas versões mais baratas, enquanto o M Sport apresenta três raios e paddle shifts.

O console central tem alavanca de marchas em joystick e botão de navegação do BMW ConnectDrive.

Os bancos do BMW 320i são revestidos em couro com ajustes elétricos, bem como teto solar elétrico, ar-condicionado dual zone, seis airbags, controle de cruzeiro, controles de tração e estabilidade, acabamento em dois tons com teto escurecido, difusores de ar no banco traseiro, bem como porta-malas com 480 litros.

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – Novidades

Na metade do ano de 2018, a BMW anunciou a chegada do novo Série 3 2019. A nova linha do sedã foi anunciada com preços entre R$ 169.950 e R$ 259.950 e se diferencia por novos detalhes visuais e uma lista de equipamentos mais recheada para todas as versões.

Entre as novidades, o novo BMW 320i Sport Plus 2019, que figura como o modelo de entrada, agora tem novas rodas de liga-leve de 18 polegadas. Há ainda faróis em LED com máscara negra, ar-condicionado automático digital de duas zonas, sistema multimídia com Bluetooth, apoio de braço central traseiro, sensores de luz e chuva, bancos esportivos, assento do motorista com ajustes elétricos e memória, entre outros.

O novo BMW 320i Sport GP Plus, por R$ 184.950, agrega sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e um inédito painel de instrumentos totalmente digital e configurável. Seu formato, inclusive, se assemelha bastante com o do painel analógico. Ele se diferencia do anterior também pelo teto solar elétrico, sistema de Navegação Profesional com BMW ConnectedDrive, tela sensível ao toque e Apple CarPlay e som HiFi com nove alto-falantes e 205 watts.

No caso do BMW 320i M Sport Plus 2019, há novas rodas de liga-leve “M” de 19 polegadas com sete raios duplos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e painel de instrumentos digital. Esta configuração contempla ainda volante Sport Plus M em couro, controle de cruzeiro adaptativo e detalhes de acabamento exclusivos. Ele tem preço de R$ 197.950.

Por fim, o novo BMW 328i M Sport Plus 2019, que custa R$ 259.950, agora oferece um novo sistema de som surround Harman Kardon com 16 alto-falantes, amplificador digital e 600 watts e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Há também faróis full LED adaptativos, sistema avançado de telefonia, apoios de cabeça retráteis, entre outros.

Vale lembrar que a BMW já apresentou a nova geração do Série 3 2019, que inclusive marcou presença no Salão do Automóvel de São Paulo 2018. O novo sedã médio estreia no mercado nacional no primeiro semestre de 2019.

Ele evoluiu em praticamente todos os sentidos. O design mantém a mesma essência de sempre, mas agora com traços mais agressivos. Os faróis, por exemplo, agora são de LEDs e se assemelham com os do Série 3. As lanternas traseiras estão mais afiladas e espichadas. Os para-choque agora também contam com formas mais marcantes.

O interior agora oferece um acabamento ainda mais esmerado e novos itens tecnológicos, como o sistema multimídia com tela de até 10,3 polegadas que pode ser operado por meio de voz, toques ou gestos. Ele traz até uma assistente pessoal que poderá lhe ajudar com informações do carro, navegação ou músicas, por exemplo. Há ainda um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas.

Nas dimensões, são 7,6 cm a mais no comprimento, 1,6 cm a mais na largura e 4,1 cm a mais no entre-eixos. Ao todo, são 4,71 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,44 m de altura, com entre-eixos de 2,85 m. O porta-malas mantém os 480 litros da geração anterior.

Além disso, graças ao uso da nova plataforma modular CLAR da BMW, o carro está até 55 kg mais leve e 50% mais rígido que seu antecessor.

Entre os motores, o BMW 320i 2019 oferece um propulsor de quatro cilindros, que rende 184 cv e 30,6 kgfm. Já o BMW 330i 2019 tem 256 cv e 40,8 kgfm. Em ambos os casos, há uma transmissão automática ZF de oito velocidades.

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – Versões

  • BMW 320i Sport Plus 2019
  • BMW 320i Sport GP Plus 2019
  • BMW 320i M Sport Plus 2019
  • BMW 328i M Sport 2019

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – Equipamentos

BMW 320i Sport Plus 2019 – Motor 2.0 TwinPower Turbo de 184 cv e 27,5 kgfm com câmbio automático de oito marchas, mais ar-condicionado automático digital de duas zonas, faróis em LED, faróis de neblina em LED, lanternas em LED, rodas de liga leve de 18 polegadas, volante esportivo em couro com paddle shifts, sensor de estacionamento traseiro, faróis e lanternas escurecidos, acabamento interno em alumínio escovado, detalhes em preto brilhante, paddle shifts, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memória, chamada de emergência, trio elétrico completo, direção elétrica, sistema de áudio premium, entre outros.

BMW 320i Sport GP Plus 2019 – Itens acima, mais painel de instrumentos digital e configurável, sensores de estacionamento dianteiros, central multimídia BMW ConnectedDrive com tela de 8,8 polegadas, HD de 20GB, DVD, (navegador Business com informações de tráfego, concierge, serviços remotos, chamada de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e teto solar panorâmico.

BMW 320i M Sport Plus 2019 – Itens acima, mais rodas de 19 polegadas exclusivas, pacote aerodinâmico M, volante esportivo em couro M, pacote de acabamento M Sport, pneus run flat, conexão wireless para Bluetooth e interface USB, pacote de luzes internas, navegador Professional, entre outros.

BMW 328i M Sport 2019 – Motor 2.0 TwinPower Turbo com 245 cv e 35,7 kgfm, itens acima, mais pacote aerodinâmico M, volante esportivo em couro M com paddle shifts, pacote de acabamento M Sport, acabamento exterior BMW Individual Shadow Line, faróis Full LED adaptativos, farol alto automático, revestimento de teto BMW Individual Anthracite, rodas M de liga leve de 19 polegadas, retrovisores externos com declinação para manobras e rebatimento elétrico, bancos dianteiros esportivos em couro Dakota com ajustes elétricos e função de memória, velocímetro digital, entrada e porta-malas sem chave, acabamento interno em alumínio Hexagon com detalhes em preto brilhante e câmera de ré.

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – Preços

  • BMW 320i Sport Plus 2019 – R$ 169.950
  • BMW 320i Sport GP Plus 2019 – R$ 184.950
  • BMW 320i M Sport Plus 2019 – R$ 197.950
  • BMW 328i M Sport 2019 – R$ 259.950

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – Motor

Uma nova geração de motores chamada B agora é a base de propulsores que a BMW possui agora. Essa linha inclui no BMW 320i basicamente o motor B48 2.0 TwinPower Turbo. No exterior, porém, o sedã mais vendido da marca alemã conta com uma variedade muito maiores de propulsores, incluindo o pequeno de três cilindros B38 1.5 TwinPower Turbo de 136 cv ou 116 cv no diesel.

Com resposta surpreendente, mesmo em baixos giros, o propulsor é oferecido em duas versões no BMW 320i 2019, sendo a 320i com 184 cv entre 5.000 e 6.500 rpm e 27,5 kgfm de 1.350 rpm a 4.600 rpm.

A outra é a 328i que entrega 245 cv entre 5.200 e 6.500 rom, além de 35,7 kgfm entre 1.450 e 4.800 rpm.

Esses propulsores possuem injeção direta de combustível e o controle variável das válvulas, incluindo o duplo-VANOS, além de turbocompressor com intercooler e tecnologia flex, mas com ênfase na eficiência maior do derivado de petróleo, projeto original do motor.

O BMW 320i 2019 tem somente caixa de transmissão automática de oito marchas da ZF, com posicionamento longitudinal.

No sedã bávaro, ela provê tração nas rodas traseiras através de eixo cardã e diferencial traseiro de deslizamento livre, que envia a energia para as rodas através de semieixos articulados.

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • BMW 320i 2019 – 7,3 segundos e 235 km/h
  • BMW 328i 2019 – 5,9 segundos e 250 km/h

O BMW 320i 2019 é equipado com um motor 2.0 TwinPower Turbo ActiveFlex, que desenvolve 184 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque, entre 1.250 e 4.500 rpm, com câmbio automático de oito marchas.

Segundo dados da marca, o modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e alcançar velocidade máxima de 235 km/h. O consumo médio fica em 6,5 km/litro no etanol e 9,4 km/litro na gasolina, todos somente na cidade. Na estrada, essa configuração permite 9,3 km/litro no etanol e 13,3 km/litro na gasolina.

No caso do 328i, o BMW Série 3 2019 vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos com máxima de 250 km/h. Na cidade, o consumo é de 6,4 km/litro no etanol e 9,3 km/litro na gasolina. Na estrada, a versão mais potente do sedã de luxo, que entrega 245 cv e 35,7 kgfm a partir de 1.250 rpm é de 9,1 km/litro no etanol e 13,2 km/litro na gasolina. Na cidade, ele faz 6,4 km/litro no etanol e 9,3 km/litro na gasolina.

Aproveitando bem o torque em baixas rotações, o BMW 320i 2019 tem excelente dinâmica de condução, com direção bem direta e confortável, além de suspensão dianteira McPherson com braços de alumínio e eixo traseiro multilink.

Graças ao uso de aços de ultra resistência, o sedã alemão tem carroceria bem rígida e estável, garantindo conforto, segurança e prazer ao dirigir. O câmbio automático de oito marchas, feito pela ZF, tem engates precisos e suaves, garantindo respostas das mais variáveis, dependendo do modo de condução.

Com Start&Stop e sistema de regeneração de energia, o BMW 320i 2019 apresenta um bom nível de eficiência, além de oferecer performance mais do que necessária para o dia a dia. O nível de ruído a bordo é muito bom, bem como o espaço para quem vai atrás.

Os freios também atendem completamente a proposta do sedã feito em Santa Catarina. Tudo isso e um nível de qualidade na construção sem questionamentos, fazem da atual geração F30 do modelo, um dos sedãs de luxo mais requisitados.

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – Consumo

Cidade

  • BMW 320i 2019 – 6,5 km/litro no etanol e 9,4 km/litro na gasolina
  • BMW 328i 2019 – 6,4 km/litro no etanol e 9,3 km/litro na gasolina

Estrada 

  • BMW 320i 2019 – 9,3 km/litro no etanol e 13,3 km/litro na gasolina
  • BMW 328i 2019 – 9,1 km/litro no etanol e 13,2 km/litro na gasolina

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – Manutenção e Revisão

Sem um programa de manutenção e revisão baseado em revisões pré-definidas, tais como a cada 10.000 km, por exemplo. A BMW se baseia na tecnologia CBS (Condition Based Services), que vai a bordo dos automóveis.

Ela permite monitorar de forma remota e constantemente o estado de alguns componentes, entre eles óleo de motor e fluidos dos veículos, informando com quatro semanas ou 2.000 quilômetros de antecedência, quando uma manutenção é necessária.

Os pacotes de manutenção da BMW são divididos em dois, podendo ser utilizados pelo cliente, exclusivamente, na primeira e na segunda manutenção, sendo estas indicadas pelo sistema CBS (Condition Based Service) no display central do veículo.

O pacote BMW Maintenance 1 inclui: substituição da quantidade de óleo recomendada pela BMW, troca de filtro de óleo, mão de obra e leitura da chave e reset do CBS. Preço: R$ 698,55.

O pacote BMW Maintenance 2 ActiveFlex (há outro para motores exclusivamente a gasolina) inclui: substituição da quantidade de óleo recomendada pela BMW, troca de filtro de óleo, troca do filtro de combustível, troca do microfiltro do ar-condicionado, substituição da bateria da chave, mão de obra, leitura da chave e reset do CBS. Preço: R$ 1838,93.

320I SPORT ACTIVEFLEX para PCD – Ficha Técnica

 

Motor

BMW 320i

BMW 328i

TipoDianteiro longitudinal, Turbo Etanol e GasolinaDianteiro longitudinal, Turbo Etanol e Gasolina
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm319971997
Válvulas1616
Taxa de compressão11:111:1
Injeção eletrônica de combustívelDiretaDireta
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 184 cv @ 5000 rpm / Etanol: 184 cv @ 5000Gasolina: 245 cv @ 5000 rpm / Etanol: 245 cv @ 5000
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 27,5 kgfm @ 1.350 rpm / Etanol: 27,5 kgfm @ 1.350 rpmGasolina: 35,7 kgfm @ 1.250 rpm / Etanol: 35,7 kgfm @ 1.250 rpm

Transmissão

TipoAutomática 8 marchasAutomática 8 marchas

Tração

TipoTraseiraTraseira

Freios

TipoDisco ventilado / Disco ventiladoDisco ventilado / Disco ventilado

Direção

TipoElétricaElétrica

Suspensão

DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraMultilinkMultilink

Rodas e Pneus

RodasLiga Leve aro 17 / 18 polegadasLiga Leve aro 19 polegadas
Pneus225/50 R17225/45 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)46244624
Largura sem retrovisores (mm)18111811
Altura (mm)14291429
Distância entre os eixos (mm)28102810

Capacidades

Porta-malas (litros)480480
Tanque (litros)6060
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)550550
Peso em ordem de marcha (kg)14201455
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,270,27

 

Fonte: Noticias Automotivas

 

Conheça também:

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-audi/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-bmw/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chery/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chevrolet/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-citroen/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-fiat/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-ford/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-honda/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-hyundai/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-jeep/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-kia/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-land-rover/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mercedes-benz/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mitsubish/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-nissan/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-peugeot/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-renault/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-toyota/