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A3 PRESTIGE PLUS para PCD

A3 PRESTIGE PLUS para PCD: preço, motor, consumo, revisão, versões (e fotos)

O Audi A3 Sedan PCD 2020 pode ser considerado a porta de entrada do segmento premium. Ele compartilha uma série de componentes com outros modelos de marcas tradicionais, como o Golf e o Jetta da Volkswagen, mas oferece mais refinamento, maior qualidade construtiva e alguns recursos extras.

Anteriormente, ele fazia frente com outros sedãs médios tradicionais no mercado brasileiro. Todavia, com a alta nos preços, agora ele ocupa um patamar ainda mais alto no mercado.

Para se ter uma noção, a versão mais em conta do A3 Sedan PCD 2020 custa quase R$ 131 mil, o mesmo preço cobrado pelas versões mais caras de Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze, sendo que estes oferecem uma lista de equipamentos bem mais recheada.

A3 PRESTIGE PLUS para PCD – História

Lançado originalmente em 1996, o Audi A3 surgiu como um hatchback de luxo, que compartilhava a plataforma PQ34, a mesma do Volkswagen Golf. Foi a primeira vez em muitos anos que as duas marcas desenvolveram um produto para o segmento premium, já que anteriormente apenas o Audi 50 havia surgido a partir da VW e só foi sucedido com a chegada do A1, décadas depois de sair de linha.

Não demorou muito e a dupla começou a ser produzido pela Volkswagen em São José dos Pinhais-PR, que surgiu como uma nova planta da montadora alemã, que aqui utilizou a similaridade de arquitetura para produzi-los. Assim como no Golf, o A3 ganhou motorização EA111 1.6 8V de 101 cv.

Além dessa, o hatch alemão também veio com motor EA113 1.8 com cabeçote de cinco válvulas por cilindro, totalizando vinte válvulas. Havia duas versões, uma aspirada de 125 cv e 17,3 kgfm, bem como versões turbinadas de 150 cv ou 180 cv, que entregavam 21,5 kgfm e 24,0 kgfm, respectivamente.

Na Alemanha, o Audi A3 teve versões de 210 cv e 225 cv. Produzido tanto em versão duas portas, quanto quatro portas, diferente do Golf, que só tinha versão quatro portas. O hatch ganhou uma segunda geração em 2003, junto com o Golf alemão.

Aqui, a dupla permaneceu na geração anterior. Com a base PQ35, o modelo ficou mais sofisticado e, após o fim da produção brasileira em 2006, passou a ser importado.

Essa segunda geração do Audi A3 tem como curiosidade o fato de terem sido feitos em torno de 400 unidades no Brasil, após o fim da geração anterior, mas pouco se sabe sobre os detalhes dessa operação.

Comenta-se que a marca desistiu por conta dos custos. De qualquer forma, a partir de 2013, a terceira geração chegou com a plataforma modular MQB. Pela primeira vez, o A3 ganhou uma variante sedã. Esta, derivou um conversível, que substituiu o anterior, derivado do hatch.

O projeto logo chamou a atenção para a produção brasileira e o Audi A3 Sedan passou a ser feito na mesma fábrica da primeira geração. Da mesma forma, o modelo veio junto com o Golf, este já na sétima geração. Antes de virar nacional, o modelo de três volumes veio na versão Sport (duas portas) e Sportback (quatro portas), sendo posteriormente vendido o Cabrio.

O Audi A3 Sedan PCD chegou com motor 1.4 TFSI de 122 cv e 20,4 kgfm, além do 1.8 TFSI de 180 cv. O modelo vinha com câmbio de dupla embreagem S tronic e sete marchas, sendo seis no 1.8 TFSI. A versão S3 não foi vendida com o sedã. O novo motor EA211 se mostrou ideal para o três volumes, que tem 4,45 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos.

Com a produção nacional, o Audi A3 Sedan PCD sofreu diversas mudanças, algumas controversas. O sedã perdeu a suspensão multilink e passou a oferecer um eixo de torção, indo em um movimento contrário ao do Volkswagen Jetta, por exemplo, que importado do México, ganhou multilink no lugar do eixo de torção.

A inversão de papéis não passou despercebida pela imprensa e consumidores, que criticaram.

O motor 1.4 TFSI de 122 cv passou a ter 150 cv, mas virou flex e perdeu parte da economia com o uso de etanol. Outra mudança que não foi bem aceita é a perda do câmbio S tronic de dupla embreagem e sete velocidades, que foi trocado pelo automático com conversor de torque, conhecido como Tiptronic com seis marchas.

A versão 1.8 TFSI deu lugar ao 2.0 TFSI de 220 cv e 35,5 kgfm. Esse manteve o S tronic de seis marchas e a suspensão multilink.

Com preços agressivos no começo, quando chegou a ser vendido por pouco mais de R$ 85 mil – na época, um Corolla Altis custava R$ 80 mil. Hoje, o Audi A3 Sedan PCD já custa o mesmo que o Toyota em sua versão topo de linha.

Um facelift recente reforçou a proposta do sedã, mas não ajudou nas vendas, que estão em baixa. Em 2019, até novembro, o modelo havia acumulado 2.501 unidades, sendo o 6º no segmento de sedãs. O líder Toyota Corolla emplacou 51.507 unidades no mesmo período.

A3 PRESTIGE PLUS para PCD – Detalhes

Audi A3 Sedan PCD 2020 tem um visual alterado na frente, completado pela grade com contornos mais retilíneos e apliques laterais no para-choque. As rodas de liga leve aro 17 polegadas apresentam um aspecto mais aerodinâmico e sofisticado.

Algumas versões tem frisos cromados em torno das janelas realçam a presença do topo de linha, que ainda vem com os pequenos retrovisores dotados de repetidores de direção em LED e basculamento.

No teto, o dispositivo Open Sky permite abertura panorâmica. Na traseira, outra novidade é o para-choque com novo difusor de ar, que traz também escape duplo cromado. Há câmera de ré e lanternas em LED, incluindo os indicadores de direção. Mas, as mudanças também foram realizadas no interior.

O três volumes alemão, feito em São José dos Pinhais/PR, adota alterações mais significativas no estilo, ganhando novos faróis com cortes na parte inferior e projetores bi-xênon com LEDs para luzes diurnas e repetidores de direção.

O Audi A3 Sedan PCD 2020 tem um excelente aspecto visual após as mudanças, que o deixou menos discreto e mais esportivo. O novo conjunto ótico também realça a boa impressão do modelo, especialmente a atuação dos LEDs indicadores de direção.

Por dentro, o ambiente ficou mais refinado, que também tem um aspecto mais esportivo com o volante de fundo chato. O pacote da versão testada era o completo, porém, sabemos que parte dos itens são opcionais.

O principal destaque do Audi A3 Sedan PCD 2020 é sem dúvidas o quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas com instrumentação personalizável, incluindo mapa de navegação, computador de bordo, mídias, etc, ampliadas no display.

Tudo é controlado pelo volante que, aliás, foi atualizado e agora tem fundo chato e aspecto mais esportivo. A iluminação interna passou a ser feita por LEDs. O cluster digital e configurável é semelhante ao de TT, A4 e outros, dando um status maior ao Audi A3 Sedan PCD 2020.

As demais mudanças, especialmente a integração com smartphones e a introdução do USB garantem ao Audi A3 Sedan PCD estar em dia com a conectividade. Falando nisso, o MMI atualizado ficou mais intuitivo e traz o bom navegador GPS com mapas em 3D, além da visão traseira em manobras.

A3 PRESTIGE PLUS para PCD – Novidades

A Audi também atualizou os difusores de ar do A3 Sedan, assim como os comandos do MMI entre os bancos. Outra novidade é a conexão USB que tem duas entradas e finalmente (e felizmente) dispensam o adaptador.

O MMI foi modificado e agora apresenta um visual semelhante ao empregado por smartphones. Falando neles, agora há integração com aparelhos Android e iOS através do Audi smartphone interface, que permite que alguns apps funcionem na tela do veículo, que é retrátil eletricamente.

Por fim, o interior do Audi A3 Sedan PCD apresenta bancos em couro sintético com ajustes elétricos no assento do condutor. Os bancos dianteiros também vêm com extensores dos assentos, garantindo assim mais conforto.

Atrás, difusores de ar também favorecem os demais passageiros, embora o espaço continue tão limitado quanto antes. Lembrando desse ponto, o porta-malas do sedã continua com seus 425 litros.

Uma outra novidade foi na nomenclatura das versões. Na verdade, a Audi foi obrigada a fazer essa mudança para não conflitar com a VW. Na visão da marca, um A3 Sedan 30 TFSI poderia parecer (para o consumidor) menos potente que um VW Polo 200 TSI.

Por isso, a Audi decidiu tirar os nomes Attraction, Ambition e Ambiente, e no lugar deles colocar Prestige, Prestige Plus e Performance. Além disso, ela divide seus modelos por faixas de potência. Fica assim: a nomenclatura 30 designa propulsores com potência entre 110 cv e 130 cv, a faixa 45 é usada para os modelos com 230 cv a 250 cv, a 55 na faixa de 333 cv a 373 cv e, por fim, 70 é colocada nos veículos com 544 cv. Veja abaixo como isso afetou a linha do Audi A3 Sedan PCD 2020.

A3 PRESTIGE PLUS para PCD – Versões

  • Audi A3 Sedan Prestige 35 TFSI Tiptronic 2020
  • Audi A3 Sedan Prestige Plus Tech 35 TFSI Tiptronic 2020
  • Audi A3 Sedan Prestige Plus 35 TFSI Tiptronic 2020
  • Audi A3 Sedan Performance Black 45 TFSI S Tronic 2020

A3 PRESTIGE PLUS para PCD – Equipamentos

Audi A3 Sedan Prestige 35 TFSI Tiptronic 2020

Itens de série: Motor 1.4 de 150 cv, rodas de 17 polegadas, indicador de pressão dos pneus, luz de condução diurna, limpador de faróis, vidros isolantes térmicos, bancos em couro sintético, volante em couro multifuncional e com shift-paddles, espelhos retrovisores externos com LED e interno antiofuscante, ar-condicionado, rádio MMI Plus, Bluetooth, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático, airbags frontais e laterais, airbag de joelho para o motorista, airbags laterais dianteiros e de cabeça, start/stop, entre outros.

Audi A3 Sedan Prestige Plus Tech 35 TFSI Tiptronic 2020

Agrega itens como sensor crepuscular, sensor de chuva, para-brisa em vidro acústico, banco do motorista com ajustes elétricos, apoio lombar para os bancos dianteiros, ar-condicionado automático de duas zonas, entrada keyless, painel digital, central multimídia premium, câmera de ré, entre outros. Como opcional, pode receber teto solar panorâmico.

Audi A3 Sedan Prestige Plus 35 TFSI Tiptronic 2020

Agrega itens como lanternas em LED com indicador dinâmico das setas, entre outros. Também conta com o teto solar panorâmico como opcional.

Audi A3 Sedan Performance Black 45 TFSI S Tronic 2020

Vem com motor 2.0 turbo de 220 cv e tem itens como rodas de 18 polegadas, detalhes no exterior em High Gloss Black, teto solar panorâmico elétrico, encosto do banco traseiro rebatível, acabamento interno em alumínio, friso na soleira da porta, pacote de luzes, espelhos rebatíveis eletricamente, ESP, Audi Drive Select (com 5 modos de condução), entre outros.

A3 PRESTIGE PLUS para PCD – Preços

  • Audi A3 Sedan Prestige 35 TFSI Tiptronic 2020 – R$ 130.990
  • Audi A3 Sedan Prestige Plus Tech 35 TFSI Tiptronic 2020 – R$ 138.990
  • Audi A3 Sedan Prestige Plus 35 TFSI Tiptronic 2020 – R$ 149.990
  • Audi A3 Sedan Performance Black 45 TFSI S Tronic 2020 – R$ 177.990

A3 PRESTIGE PLUS para PCD – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Tiptronic 2020: 8,8 segundos e 215 km/h
  • Audi A3 Sedan 2.0 TFSI S tronic 2020: 6,9 segundos e 250 km/h

O Audi A3 Sedan 2020 vem com motores 1.4 TFSI de 150 cv e 25,5 kgfm, ambos obtidos com gasolina ou etanol, sendo equipado apenas com caixa automática Tiptronic de seis marchas com conversor de torque.

Já o motor EA888 2.0 TFSI sem dúvida é um dos melhores do mundo, entregando uma performance que pode ir do mais frugal possível (ou não, dependendo de um detalhe, que segue mais abaixo) até uma condução extremamente esportiva. Para aproveitar todos os 220 cv e 35,5 kgfm, o sedã adota uma caixa automatizada de dupla embreagem banhada a óleo S tronic com sete marchas.

Esse câmbio permite explorar totalmente o EA888, entregando opções Drive, Sport e manual. Mesmo em Drive, o propulsor responde imediatamente, despejando grande força sobre as rodas dianteiras, imprimindo assim um desempenho excelente.

No Sport, a rotação se eleva com mais rapidez e o ponteiro fica sempre lá em cima, deixando o motor cheio e as respostas bem nervosas, mas sem ser estupidas.

O modo manual, tanto na alavanca – de excelente aspecto esportivo, diga-se de passagem – como nos paddle shifts, interfere bastante no funcionamento do câmbio e do motor, mantendo a marcha desejada por muito mais tempo, dando assim mais liberdade de condução ao motorista.

Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.000 rpm. Mas, em condução esportiva, ele facilmente entra na zona vermelha. Mudanças rápidas de marcha, imperceptíveis e no momento certo, dão ao carro uma condução ainda mais prazerosa.

Mas o Audi A3 Sedan PCD 2.0 TFSI 2020 não oferece apenas isso. Existe o Drive Select exatamente para explorar ainda mais a performance do sedã, oferecendo os modos Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e Individual.

De um extremo ao outro, o “compacto” oferece muita economia e uma performance “pessoal” ao condutor. No Efficiency, por exemplo, como mencionados mais acima, traz um recurso interessante, a opção de roda livre, a famosa “banguela”, para os mais antigos.

Em declives longos, o S tronic desengata a marcha e permite ao Audi A3 Sedan PCD 2.0 TFSI 2020 se deslocar utilizando a inércia, reduzindo bastante o consumo de combustível. O recurso também existe em modelos mais recentes da marca.

Na outra ponta, o condutor pode optar por ajustes presentes nos demais modos, mas mesclados individualmente, buscando assim uma condução dentro de seu estilo de dirigir.

A dirigibilidade é muito boa, tendo uma direção elétrica leve, progressiva e bem direta, dependendo do modo de condução, além de freios mais do que suficientes para uma condução esportiva.

O Audi A3 Sedan PCD 2.0 TFSI 2020 também apresenta um ajuste de suspensão que mescla bem conforto e estabilidade. Com bancos esportivos que moldam bem o corpo e uma pegada do volante que instiga acelerar mais e mais, o sedã alemão cativa pelo bom conjunto oferecido.

Audi A3 Sedan PCD 2020 – consumo

Cidade

  • Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Tiptronic 2020: 7,8 km/litro no etanol e 11,7 km/litro na gasolina
  • Audi A3 Sedan 2.0 TFSI S tronic 2020: 10,3 km/litro na gasolina

Estrada

  • Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Tiptronic 2020: 9,9 km/litro no etanol e 14,2 km/litro na gasolina
  • Audi A3 Sedan 2.0 TFSI S tronic 2020: 12,8 km/litro na gasolina

Audi A3 Sedan PCD 2020 – motor

O motor principal do Audi A3 Sedan PCD 2020 é o 1.4 TFSI Flex de 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm, ambos conseguidos através de gasolina ou etanol, permitindo assim que o modelo nacional vá de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e alcance 215 km/h de velocidade máxima.

O sedã é equipado com a transmissão automática de seis marchas Tiptronic, diferentemente de outros modelos nacionais ou mexicanos da Volkswagen.

Trata-se de um motor moderno, com quatro cilindros e bloco de alumínio, assim como cabeçote e cárter, tendo quatro válvulas por cilindros, injeção direta de combustível, tecnologia Flex, turbocompressor com intercooler, bomba de combustível de alta pressão, entre outros.

É um propulsor da família EA211, mas nessa configuração ainda está na segunda geração, sendo que há versão na Europa com desligamento automático de cilindro. E, mais recentemente, surgiu o 1.5 TSI, seu sucessor que, no entanto, mantém potência e torque iguais.

O outro propulsor é o moderno 2.0 TFSI com 220 cv e 35,7 kgfm de torque. Da mesma forma, o propulsor tem todo o conjunto de bloco, cabeçote e cárter em alumínio, duplo comando de válvulas variável, dezesseis válvulas, injeção dupla indireta e direta, além de turbocompressor com intercooler e injeção de combustível de alta pressão.

Esse motor garante ao Audi A3 2020 uma boa performance, fazendo com que vá de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tenha velocidade máxima de 250 km/h. Este motor funciona com transmissão de dupla embreagem S tronic, que tem sete marchas.

Audi A3 Sedan PCD 2020 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

QuilometragemPreços 1.4Preços 2.0
10.000 kmR$ 1.598R$ 1.531
20.000 kmR$ 1.900R$ 1.833
30.000 kmR$ 1.598R$ 1.531
40.000 kmR$ 1.900R$ 1.833
50.000 kmR$ 1.598R$ 1.531
 

 

Audi A3 Sedan PCD 2020 – ficha técnica

 

Motor

1.4 TFSI

2.0 TFSI

TipoDianteiro transversal, Turbo Etanol e GasolinaDianteiro transversal, Turbo e Gasolina
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm313951984
Válvulas1616
Taxa de compressão10,5:19,6:1
Injeção eletrônica de combustívelDiretaDireta
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 150 cv @ 4500 rpm / Etanol: 150 cv @ 4500Gasolina: 220 cv @ 4500 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm / Etanol: 25,5 kgfm @ 1.500 rpmGasolina: 35,7 kgfm @ 1.500 rpm

Transmissão

TipoManual 6 marchas /Automática 6 marchasDupla embreagem 6 marchas

Freios

TipoDisco ventilado / DiscoDisco ventilado / Disco

Direção

TipoElétricaElétrica

Suspensão

DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torçãoMultilink

Rodas e Pneus

RodasLiga Leve aro 17 polegadasLiga Leve aro 17 polegadas
Pneus225/45 R17225/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)44564456
Largura sem retrovisores (mm)17961796
Altura (mm)14161416
Distância entre os eixos (mm)26372637

Capacidades

Porta-malas (litros)425425
Tanque (litros)5050
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)570550
Peso em ordem de marcha (kg)12401320
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)NDND

 

Fonte: Noticias Automotivas

 

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