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ASX 4X2 OUTDOOR para PCD

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD: preços, versões, consumo, detalhes (e motor)

O Mitsubishi ASX, que atualmente figura como a opção mais em conta na linha de crossovers e SUVs da marca japonesa no Brasil, é um dos representantes no disputado segmento de SUVs.

Embora tenha um bom tempo no mercado brasileiro, o Mitsubishi ASX 2020 ainda pode ser considerado uma boa opção levando em conta sua ampla gama de equipamentos de série.

Porém, ele tem a difícil missão de competir com outros carros que são referências do segmento, como o líder Jeep Compass e o veterano Hyundai ix35.

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD – História

Apesar de não parecer, o Mitsubishi ASX já tem certa idade.

Não na geração atual, mas no curso de sua história. Ele nasceu como RVR – nome que ostenta até hoje no Japão. Nascido como uma minivan, o modelo da marca japonesa ficou conhecido fora do mercado nipônico como Mitsubishi Space Runner .

Ele também foi vendido como Mitsubishi Expo LRV, Dodge Colt Wagon, Eagle Summit Wagon e Plymouth Colt Vista Wagon.

Medindo entre 4,29 m e 4,48 m, a primeira geração do ASX durou até 1999, sendo feita exclusivamente no Japão. Era equipada apenas com motores 4G63 1.8 ou 2.0 litros. Dois anos antes de sair de cena, surgiu o sucessor no Japão.

Com desenho mais fluído, a segunda geração do RVR/ASX manteve o tamanho e os motores. Ganhou um dos primeiros motores com injeção direta de combustível, o 2.4 GDI.

Por conta da legislação japonesa, o Mitsubishi Space Runner da segunda geração teve duas larguras, sendo 1,69 m no JDM e 1,78 m no mercado internacional. No entanto, sua produção foi encerrada em 2002.

A montadora japonesa esperaria pelo menos oito anos até reviver o RVR, que internacionalmente ficou conhecido como ASX ou Outlander Sport (América do Norte e Indonésia).

Este apareceu em 2010, mas não mais como uma minivan e sim como crossover compacto.

Com 4,29 m de comprimento (antes do facelift), 1,77 m de largura, 1,62 m e altura e 2,67 m de entre-eixos, o Mitsubishi ASX rapidamente se espalhou pelo mundo, tendo sua produção no Japão, Brasil, China, Malásia, Indonésia e EUA. Aqui no Brasil é feito pelo grupo HPE, ex-MMC.

Desenvolvido sobre a plataforma GS da Mitsubishi, o ASX ganhou diversos motores, sendo um 1.6 a gasolina e outro a diesel, mas este é de origem Peugeot. Com o mesmo combustível há também o DI-D 1.8 ou 2.2.

O motor MIVEC 1.8 e 2.0 são os mais usados, assim como o 2.4. As opções de câmbio podem ser manual de cinco ou seis marchas, mas há câmbio automático de seis marchas ou CVT, este último oferecido no país. A próxima geração do crossover deve ter propulsão híbrida plug-in ou elétrica.

Recentemente, o Mitsubishi ASX recebeu um facelift que deixou a frente com um “X” cromado característico. As alterações deixaram o crossover mais atual e devem prolongar sua vida comercial até por volta de 2020, quando uma nova geração chegará.

O modelo foi vendido na Europa como Peugeot 4008, bem como Citroën C4 Aircross.

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD – Detalhes

Nos itens de série, a versão mais em conta do Mitsubishi ASX 2020 oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, isofix, rodas aro 18, direção elétrica, trio elétrico, ar-condicionado automático, volante e alavanca de câmbio em couro, piloto automático, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, DVD player, GPS, Bluetooth e câmera de ré, entre outros.

O modelo intermediário oferece ainda airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, retrovisores externos com luz indicadora de direção e desembaçador, sensores de luz e chuva, interior na cor bege, bancos em couro, assento do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros com aquecimento, sistema multimídia com tela de 9,7 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, entre outros. A versão topo de linha agrega teto solar panorâmico e faróis xênon.

Outra versão da linha era a Outdoor, que ostentava um visual mais agressivo e é baseada na versão de entrada, mas com equipamentos como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, detalhes visuais na cor grafite e rodas de 17 polegadas.

No entanto, ela saiu de linha, restando apenas as outras três.

No futuro, o Mitsubishi ASX deve se converter em crossover 100% elétrico, contando com um visual mais arrojado e esportivo, bem próximo dos conceitos que são apresentados anualmente pela Mitsubishi.

A autonomia é outra questão importante, devendo ficar entre 300 km e 500 km.

A aposta em híbridos plug-in deve por parte da marca deve ser reduzida com o possível fim de linha dos incentivos nos EUA. Assim, se torna mais viável investir direto nas baterias apenas.

Com motores elétricos, o Mitsubishi ASX do futuro terá tração nas quatro rodas sem necessitar de grande aparato, tendo apenas dois motores – um em cada eixo – para assim manter as rodas com força.

Além da propulsão elétrica, a Mitsubishi deve aplicar ao ASX do futuro um sistema de condução autônoma de nível 4, onde o motorista vira passageiro. A tecnologia deverá ser compartilhada da Nissan com o ProPilot, permitindo assim que haja uma redução nos custos de software e hardware.

Já a produção nacional, como ocorre agora, provavelmente não ocorrerá por conta dos custos elevados, embora sob a gestão da Nissan, provavelmente a produção venha a ocorrer na planta da controladora nipônica.

Por ora, o mais próximo que o ASX pode chegar é ganhando uma propulsão com motor 1.5 Turbo de 163 cv e 25,5 kgfm, além da manutenção do CVT e da tração nas quatro rodas. Provavelmente uma nova geração intermediária, com o aproveitamento da base atual, venha a surgir antes da chegada do modelo eletrificado, que sem dúvida será o suprassumo do desenvolvimento de produto da japonesa.

Além dele, o futuro deve reservar células mais potentes em densidade, alcançando uma nova meta da indústria, que é de 800 km de alcance. Apenas tecnologias como lítio-ar ou estado sólido, poderão fazer com que as células durem o suficiente energizadas para prover uma autonomia superior à verificada nos carros atuais.

Espera-se que o Mitsubishi ASX faça parte dessa nova gama de produtos de alta tecnologia, que manterão os consumidores conectados em tempo real e garantirá não só a segurança final durante a condução autônoma, mas também a possibilidade de compartilhamento.

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD – Novidades

O Mitsubishi ASX recebeu sua quarta reestilização em 2019, conforme exibida no Salão de Genebra. Mas o modelo novamente mudou apenas seu visual, tendo a mesma plataforma das outras três atualizações.

O visual agora é inspirado no Eclipse Cross, com novas grades, faróis e para-choque. Atrás, apenas o para-choque mudou, ganhando uma nova luz de neblina. Por dentro, o grande destaque é a generosa tela da central multimídia, com 8 polegadas e sensível ao toque.

Por enquanto o modelo está disponível apenas na Europa, com chegada ao Brasil já confirmada para 2020 (mas sem definição do mês). Como o modelo europeu continua com a mesma motorização, é provável que por aqui nada mude e o ASX 2020 (ou 2021) continue com o propulsor flex de até 170 cv.

No ano passado, porém, o modelo recebeu mudanças mais interessantes em sua linha 2019. Mantidas para a linha 2020, elas incluem um visual retocado, que segue praticamente a mesma linha de design dos outros carros recém-lançados pela fabricante japonesa no mercado brasileiro.

As principais novidades se concentraram no conjunto frontal da carroceria. O carro agora dispõe de uma nova dianteira batizada de “Dynamic Shield”, marcada pela nova grade que forma conjunto com um detalhe cromado na grade do radiador, além do para-choque com acabamento central em prata ou preto, dependendo da cor da carroceria.

O Mitsubishi ASX passou a dispor também de luzes de condução diurna (DRL) em LED integradas ao para-choque. A lista inclui ainda novas rodas de liga-leve de 18 polegadas com acabamento diamantado, calçadas com pneus “verdes” ecológicos de baixa resistência ao rolamento de medida 225/55 R18.

Há também molduras em plástico preto nas caixas de roda, antena Shark do tipo barbatana de tubarão, novo detalhe de acabamento cromado na tampa do porta-malas e um novo para-choque traseiro com lentes refletoras integradas.

O interior do carro segue sem mudanças significativas. Um dos destaques do modelo é a central multimídia com tela sensível ao toque de 6,75 polegadas, pareamento com smartphone via Android Auto ou Apple CarPlay, comandos de voz, rádio AM/FM, MP3 player, conexo USB e conexão Bluetooth com áudio streaming. Tal recurso é um item de série desde a versão de entrada.

A configuração mais em conta do Mitsubishi ASX 2020 já sai de fábrica também com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, paddle shifts para troca manual de marchas sem tirar a mão da direção, entre outros.

O modelo mais caro já oferta itens como airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, chave presencial, partida por botão, sensores de luz e chuva, teto solar panorâmico elétrico e faróis xênon com regulagem automática de altura e lavador automático.

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD – Versões

Confira as versões disponíveis na linha do Mitsubishi ASX 2020:

  • Mitsubishi ASX GLS 2WD 2020
  • Mitsubishi ASX HPE 2WD 2020
  • Mitsubishi ASX HPE AWD 2020
  • Mitsubishi ASX HPE-S AWD 2020

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD – Equipamentos

Confira abaixo os equipamentos de série das três versões do ASX 2020:

Mitsubishi ASX GLS 2WD 2020: equipado de série com grade frontal cromada, aerofólio traseiro com brake light, retrovisores externos elétricos, luzes diurnas de LED, antena tipo barbatana de tubarão, ponteira de escapamento cromada, luzes indicadoras de direção no para-lamas, airbag duplo frontal, alarme, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e BAS, Isofix, rack de teto, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 18 polegadas, ar-condicionado automático e acabamento interno na cor preta.

Há também bancos revestidos em tecido, banco traseiro com descansa braço central, volante com comandos de áudio e do piloto automático e ajuste de altura e profundidade, console central com descansa braço, direção elétrica, manopla de câmbio revestida em couro, painel de instrumentos com computador de bordo, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, piloto automático, volante revestido em couro, paddle shifts na coluna de direção, central multimídia com tela sensível ao toque de 6,75 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth e quatro alto-falantes, entre outros.

Mitsubishi ASX HPE 2WD 2020: acrescenta bancos em couro, novo volante Black Piano, comando de voz e controle de telefone no volante, pneus ecológicos, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, botão start/stop, câmera de ré, full airbags, entre outros.

Mitsubishi ASX HPE AWD 2020: recebe airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, retrovisores externos retráteis com rebatimento elétrico, luz indicadora de direção e desembaçador, moldura cromada nas janelas laterais, molduras das caixas de roda em plástico preto “Over Fender”, sensor crepuscular, sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa, opção de acabamento interno na cor bege, bancos revestidos em couro, comandos de voz e controle do telefone no volante, painel de instrumentos com tela de alta definição, destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.

Mitsubishi ASX HPE-S AWD 2020: o modelo topo de linha recebe ainda teto solar panorâmico com acionamento elétrico, faróis de xênon com regulagem automática da altura do facho e lavador automático dos faróis.

Mitsubishi ASX 2020 PCD – Preços

Confira os preços do Mitsubishi ASX 2020 (com os preços PcD):

  • Mitsubishi ASX GLS 2WD 2020 – R$ 106.990 (R$ 97.671)
  • Mitsubishi ASX HPE 2WD 2020 – R$ 119.990 (R$ 109.539)
  • Mitsubishi ASX HPE AWD 2020 – R$ 124.990 (R$ 114.103)
  • Mitsubishi ASX HPE-S AWD 2020 – R$ 132.990 (R$ 121.407)

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD – Motor

O motor do novo ASX 2020 é um 2.0 litros flex de quatro cilindros, que rende 170 cv no etanol e 160 cv na gasolina, a 6.000 rpm, e torque de 22 e 23 kgfm, respectivamente, a 4.250 rpm.

Esta unidade está associada ao câmbio automático INVECS-III CVT com seis marchas simuladas no modo Sport e tração dianteira ou nas quatro rodas.

Esse propulsor foi desenvolvido em parceria com Chrysler e Hyundai, que formaram a Global Engine Manufacturing Alliance (GEMA) em 2002. Dessa união, surgiu a linha 4B1 da Mitsubishi, o Tigershark da Chrysler (hoje FCA) e Theta da Hyundai.

Todos, de alguma forma, equiparam ou ainda motorizam carros feitos no Brasil.

Feito totalmente em alumínio, o 4B10 foi o primeiro da família, tendo 1.8 litro e equipado o RVR de 2010, assim como anteriormente Lancer e o Proton Inspira. Entregava até 143 cv e 17,5 kgfm. A outra versão é o 4B11, um 2.0 litros com até 160 cv na gasolina e 170 cv no etanol, no caso brasileiro.

Além do ASX, equipa o Outlander, bem como Inspira e Lancer. É um motor bem confiável e durável, chegando a usar velas de irídio, coletor de admissão em plástico, coletor de escape em alumínio, duplo comando de válvulas variável, corrente de comando, injeção eletrônica indireta, entre outros.

Esse motor 4B11 tem ainda outra aplicação, só que equipado com turbocompressor e injeção direta, tendo 2.0 litros e alcançando de 280 cv à 410 cv, sempre em versões normais ou especiais dos Lancer Ralliart e Evolution.

Já o 4B12 é um 2.4 litros que entrega 170 cv e 23,5 kgfm, sendo usado desde o Delica até o Lancer. A variante mais recente é a 4B40, um 1.5 litro com turbo e injeção direta, que entrega 163 cv e 25,5 kgfm.

Esse propulsor é exclusivo do Eclipse Cross, que é um crossover irmão do ASX. Provavelmente esse motor deverá equipar modelos da marca no Brasil por conta do Rota 2030.

O câmbio INVECS-III CVT possui gerenciamento eletrônico que permite se adaptar ao modo de dirigir do condutor, além de ter modo Sport e trocas manuais na alavanca ou nos paddle shifts.

O sistema de tração nas quatro rodas tem três modos: 2WD para o dia a dia com economia, 4WD para condução esportiva em pistas sinuosas e 4WD Lock, que permite maior segurança em pistas de baixa aderência.

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Mitsubishi ASX 2.0 CVT 2WD – 11,5 segundos e 190 km/h
  • Mitsubishi ASX 2.0 CVT 4WD – 11,9 segundos e 188 km/h

O Mitsubishi ASX 2020 apresenta uma boa performance. O crossover da marca japonesa vem com motor 2.0 Flex de até 170 cv e 23 kgfm. Com bom torque em baixas rotações, o propulsor da marca japonesa entrega boa disposição, movendo com desenvoltura o crossover de pouco mais de 1,4 tonelada.

Respondendo prontamente ao acelerador, o motor rapidamente sobe de giro, mas graças ao sistema INVECS-III, o CVT permite manter a linearidade no funcionamento do motor, que sempre estará em giro mais baixo, geralmente entre 1.500 e 2.000 rpm, elevando-se para 3.000 rpm ou até 4.000 rpm em ultrapassagens.

Graças ao comportamento mais neutro, o propulsor sobra um pouco mais, mas as saídas possuem certa lentidão por causa do CVT, que patina inicialmente. Afinal, são duas polias e duas cintas de aço que sofrem escorregamento na variação de relação, por isso existe essa perda momentânea de força.

De qualquer forma, sua principal característica é a economia e o conforto, sempre poupando motor e gasolina. Com ele, o Mitsubishi ASX 2020 consegue uma boa média de consumo, fazendo na cidade 6,9 km/litro no etanol e 9,8 km/litro na gasolina.

Na rodovia, o crossover faz 9,1 km/litro no etanol e 12,6 km/litro na gasolina. Isso tudo com tração 2WD.

Nessa configuração, o Mitsubishi ASX 2020 parece muito leve ao volante, que tem assistência elétrica. O crossover tem boas retomadas e é gradual na aceleração. Nas curvas, ele se mantém bem equilibrado, atuando bem também em mudanças rápidas de trajetória.

A dirigibilidade é muito boa. A suspensão tem uma calibragem voltada para o conforto, mas não depõe contra a estabilidade. Em pisos irregulares, o conjunto filtra bem as vibrações, gerando conforto ao ambiente interno. Os freios atuam de forma eficiente no SUV compacto.

Na versão 4WD, o Mitsubishi ASX 2020 tem um comportamento mais centrado.

O propulsor se esforça um pouco mais para arrastar o conjunto, que tem três opções de tração: 2WD para o dia a dia com economia, 4WD para condução esportiva em pistas sinuosas e 4WD Lock, que permite maior segurança em pistas de baixa aderência. No 2WD, o crossover parece mais desenvolto, mas é também mais econômico.

Para o dia a dia, o Mitsubishi ASX 2020 tem na tração 2WD seu melhor uso, não forçando assim o conjunto para empregar mais energia e gastar mais combustível. Nessa condição, o consumo é apenas um pouco maior.

Com o 4WD, o crossover japonês possui uma condução mais no chão, garantindo curvas mais bem feitas, sem saídas de traseira, mantendo-se bem neutro e garantindo excelente dirigibilidade.

Mesmo em pisos escorregadios, a gestão de tração permite ao Mitsubishi ASX 2020 saídas de curvas bem rápidas, assim como entrada um pouco mais forte. Nesse modo de tração, o consumo urbano é de 6,8 km/litro no etanol e 10,1 km/litro na gasolina.

Na estrada, o modelo faz 8,6 km/litro no etanol e 12,3 km/litro na gasolina.

Para estradas de terra com lama ou areia, o Mitsubishi ASX 2020 modula melhor a força em cada roda, permitindo sair-se melhor em atoleiros leves, bem como areia ou pedras. O foco do crossover é o asfalto, mas isso não o impede de sair bem no fora de estrada.

De modo geral, o crossover da marca japonesa é uma boa escolha para uso no dia a dia e também em viagens de fim de semana ou férias.

Com bom espaço interno, o Mitsubishi ASX 2020 tem posição de dirigir correta e comandos bem à mão. A ergonomia é também muito boa, assim como o espaço geral, especialmente para quem vai atrás.

O porta-malas tem 415 litros, bom para uma família de tamanho médio, típica usuária desse tipo de veículo.

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD – Consumo

Cidade

  • Mitsubishi ASX 2.0 CVT 2WD – 6,9 km/litro no etanol e 9,8 km/litro na gasolina
  • Mitsubishi ASX 2.0 CVT 4WD – 6,8 km/litro no etanol e 10,1 km/litro na gasolina

Estrada

  • Mitsubishi ASX 2.0 CVT 2WD – 9,1 km/litro no etanol e 12,6 km/litro na gasolina
  • Mitsubishi ASX 2.0 CVT 4WD – 8,6 km/litro no etanol e 12,3 km/litro na gasolina

 

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD – Manutenção e Revisão

Revisão

Custo

QuilometragemPreços 2.0
10.000 kmR$ 756
20.000 kmR$ 756
30.000 kmR$ 756
40.000 kmR$ 1.286
50.000 kmR$ 756
60.000 kmR$ 1.044

 

ASX 4X2 OUTDOOR para PCD – Ficha Técnica

 

Motor

2.0

TipoDianteiro transversal, Etanol e Gasolina
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31998
Válvulas16
Taxa de compressão12:1
Injeção eletrônica de combustívelMultiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 160 cv @ 6000 rpm / Etanol: 170 cv @ 6000 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 22,0 kgfm @ 4250 rpm / Etanol: 23,0 kgfm @ 4250 rpm

Transmissão

TipoCVT 6 marchas

Tração

TipoDianteira / Integral

Freios

TipoDisco ventilado / Disco

Direção

TipoElétrica

Suspensão

DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraMultilink

Rodas e Pneus

RodasLiga-leve de 18 polegadas
Pneus225/55 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)4360
Largura sem retrovisores (mm)1770
Altura (mm)1635
Distância entre os eixos (mm)2670

Capacidades

Porta-malas (litros)415
Tanque (litros)60
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)550 (4×2) / 490 (4×4)
Peso em ordem de marcha (kg)1420 (4×2) / 1480 (4×4)
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,33

Fonte: Noticias Automotivas

 

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