Cirurgia de joelho pode dar o direito às isenções

Cirurgia de joelho pode dar o direito às isenções de impostos na compra de veículos 0 km.

 

O joelho é uma das principais articulações do corpo humano, composta por ligamentos, menisco, a patela e tendões. Uma cirurgia é todo e qualquer tipo de instrumento médico que requer uma intervenção do médico no paciente, seja ela realizada de forma manual ou por meio de instrumentos.

Ao decorrer dos anos houve um aumento de pessoas que procuram realizar atividades físicas regularmente, com o objetivo de melhorar a saúde ou simplesmente por recreação e, devido a isso, o número de indivíduos que sofrem com lesões nos joelhos também cresceu.

Porém, existem outras causas para as dores nos joelhos, como quedas, acidentes automobilísticos etc. Há diversas causas para as lesões nos joelhos e, para resolver muitas delas, existem técnicas cirúrgicas eficazes, que permitem ao paciente voltar às suas atividades cotidianas.

Certos casos de cirurgia de joelho podem, inclusive, requerer a realização de implantes e próteses, como as que são feitas para substituir, por exemplo, a patela, nos casos de desgaste extremo.

Por ser um tratamento bastante delicado, a cirurgia de joelho tem tempos de recuperação e de repouso que variam, sendo que alguns pacientes podem precisar realizar sessões de fisioterapia logo após o procedimento cirúrgico para otimizar as chances de cura do tratamento.

 

Tipos de Cirurgias no Joelho

Artroscopia – É um procedimento cirúrgico endoscópico invasivo, do qual se examina e realiza o tratamento de qualquer tipo de prejuízo de uma articulação na região dos joelhos.

Osteotomia ou Artroplastia – Um tratamento cirúrgico caracterizado pela substituição de uma articulação afetada pelo osteoartrose. Essa intervenção tem como objetivo restaurar a função e mobilidade da região acometida.

Substituição total do joelho – Quando os tendões, ossos e tecidos do joelho são gravemente afetados, a pessoa precisa passar por um processo no qual a região danificada seja removida. A técnica é, geralmente, realizada apenas em indivíduos com mais idade.

Ressecção – O método envolve a transferência de uma parte do osso danificado, tendões ou cartilagens.

Cirurgia do joelho parcial – Esse tipo de cirurgia pode ser indicado quando uma cartilagem do joelho estiver comprometida.

Cirurgia de reconstrução do LCA (ou ACL)  A LCA é a sigla que representa o Ligamento Cruzador Anterior, que é um dos mais importantes do joelho e, além disso, esse ligamento ajuda a manter os joelhos estáveis na prática de atividades diárias. Se o dano na região for grave a cirurgia é indicada.

 

Fonte: Ministério da Saúde