CONSIGA SUA CNH ESPECIAL PCD – DETRAN SP

 

CNH ESPECIAL PCD  – Atualmente, o portador de deficiência física, não somente pode dirigir como também tem direito a descontos na aquisição de um veículo. E o processo, apesar de burocrático, é relativamente simples; basta que você opte por uma assessoria especializada em CNH PCD, que tenha experiência em TODOS os processos, desde a avaliação médica até a obtenção de sua CNH especial. Assim, você garante que o andamento transcorra sem entraves.

A CNH especial PCD é importante, pois é o documento que garantirá a legalidade do condutor durante o uso do veículo. Dirigir um veículo adaptado para PCD sem a CNH especial, ou mesmo se ela não estiver validada junto ao DETRAN, pode acarretar multas e até processos criminais.

Por isso, confira neste artigo os caminhos para obter sua CNH PCD junto ao DETRAN.

 

Como saber se tenho direito?

A lista de patologias que podem ser elegíveis para aquisição de uma CNH especial para PCD é extensa; contudo, o que o DETRAN levará em consideração não é exatamente o atestado de condição, mas o quanto a doença atrapalha a mobilidade do condutor.

O propósito da legislação é facilitar a locomoção das pessoas com deficiência, garantindo que consigam acesso a veículos com adaptações específicas, como câmbio automático, direção elétrica e freios manuais.

Esses veículos são mais caros; a lei, porém, prevê isenções para que o condutor consiga o carro adequado à sua condição e possa dirigir normalmente, com conforto e segurança.

A condição para aquisição da CNH PCD é avaliada por um médico credenciado pelo DETRAN, que emitirá o laudo confirmando que sua condição patológica lhe causa perda de mobilidade e transtornos ao dirigir, por isso, a necessidade de um carro adaptado.

O próximo passo, junto ao DETRAN, é dar entrada no processo para tirar sua carteira nacional de habilitação especial.

 

Tirando sua CNH PCD no Detran

O processo para obter sua CNH para PCD no DETRAN não difere de um processo tradicional. Os principais documentos, como RG e CPF, são necessários, bem como a necessidade te ter mais de 18 anos.

As diferenças começam a aparecer apenas nos exames físicos e psicotécnicos, que são mais meticulosos e precisam ser feitos por especialistas (médicos) previamente credenciados pelo DETRAN do seu estado.

São esses especialistas (Médicos Credenciados) que atestarão se o candidato está apto a dirigir, e quais serão as adaptações necessárias ao veículo para comportar as limitações motoras do condutor. Lembrando que, apesar do processo ser mais minucioso, não há valor diferenciado para esse exame.

Antes de seguir com os processos de CNH PCD pelo Detran, é importante pesquisar quais são as clínicas credenciadas – disponíveis no site do Detran ou Poupa Tempo.

O processo é muito parecido com o de uma CNH tradicional, sendo necessário, inclusive, o cumprimento do mesmo número de horas aula práticas. A diferença é que o condutor portador de deficiência física fará essas aulas, e o teste prático, em um veiculo adaptado às suas condições, e com a presença de um médico credenciado do DETRAN, que garantirá que tudo está de acordo.

Em suma, esses são os primeiros passos para aquisição de uma CNH para PCD pelo DETRAN. Brevemente, traremos conteúdo para quem já possuí CNH tradicional e deseja mudar para especial.

Mas, se você quer sair na frente, faça nossa avaliação gratuita, e entenda em qual estágio você está para obter sua CNH especial para PCD.

A AZ Isenções é referência na cidade de São Paulo, com alta taxa de sucesso nos processos e, certamente, podemos colocar você mais próximo(a) de sua CNH para PCD pelo Detran.

Conheça nossos demais serviços

  • Avaliação Médica
  • Relatório Médico
  • CNH Especial
  • Isenção de IPI
  • Isenção de IPVA
  • Cartão DEFIS
  • Seguro do veículo
  • Adaptação do Veículo
  • Assessoria Jurídica
  • E muito mais.

Confira a lista completa dos nossos serviços e nossas soluções de A a Z.

 

WhatsApp chat