CNH PCD

Tudo que você precisa saber sobre CNH PCD

Aqui no blog da AZ Isenções, publicamos ao longo do tempo, vários conteúdos sobre CNH PCD. Por isso, resolvemos compilar todas as informações e criar este Guia Definitivo, para tirar suas principais dúvidas acerca do assunto.

Confira.

O que é a CNH PCD?

A CNH especial, ou CNH PCD, é um documento legal, disponível exclusivamente para pessoas que sofrem de alguma patologia ou deficiência que limite seus movimentos, causando transtornos ao dirigir.

Neste documento constam as mesmas informações de uma carteira de habilitação comum, com o adendo de uma letra especial no campo de observações, que serve para demonstrar qual tipo de adaptação o carro deve possuir para que esse condutor esteja apto a conduzi-lo.

A CNH PCD é o primeiro passo para quem sofre de alguma deficiência e deseja locomover-se com mais conforto e segurança, adquirindo um carro devidamente adaptado e a um preço mais baixo.

Por isso, o condutor que tem o direito à isenção, deve  antes de mais nada, dar entrada no processo para adquirir uma CNH PCD.

Quem tem direito à CNH PCD?

Há uma lista de patologias catalogadas que podem dar direito à CNH PCD. Entre elas:

Confira a lista completa clicando aqui.

 

Contudo, é importante ressaltar que não é o laudo com diagnóstico da patologia ou da deficiência que garante a CNH PCD e as isenções previstas em lei.  As doenças ou deficiências consideradas pelo Detran são aquelas que causam limitação nos movimentos, dificultando o ato de dirigir.

Nos casos em que o deficiente não tem condições de dirigir, como crianças autistas e tetraplégicos por exemplo, é designado um motorista da família, e as adaptações no carro são para acessibilidade e conforto do paciente, e não para facilitar o ato de dirigir.

 

 

Quais os primeiros passos para obter a CNH PCD?

 

Assim como a CNH tradicional é necessário ser maior de 18 anos e levar os documentos a uma autoescola. No caso do PCD, entretanto, é importante levar também um laudo médico atestando a limitação motora.

Outro ponto importante é que para tirar a CNH PCD, a autoescola deve ser credenciada pelo DETRAN para esta finalidade e possua um carro devidamente adaptado às necessidades do condutor, para que as aulas sejam feitas em veículos com condições iguais ao que necessita.

Preparamos um conteúdo completo sobre este passo a passo, vale a pena conferir.

 

CNH PCD: Novidades para 2021 e como obter a sua

A legislação que trata dos direitos PCD passa por constantes mudanças, algumas melhoram a vida dos deficientes, outras que só geram mais burocracia. Assim, é importante estar muito bem informado sobre essas alterações na lei, para não ficar para trás.

Aqui na AZ Isenções nosso time está sempre atualizado para extrair os melhores benefícios da legislação e apresentar a nossos clientes. Em 2021 não será diferente!

Houve alguns ajustes na legislação PCD com relação às principais isenções, como a de IPVA, mas, quanto à CNH PCD, o processo permanece o mesmo.

O que se observa é uma avaliação mais criteriosa parte dos médicos na hora de emitir os laudos, com o objetivo de evitar qualquer tipo de fraude nos benefícios.

Ainda há muita coisa sendo discutida sobre as leis que beneficiam os portadores de deficiência. Então, acompanhe aqui, no blog da AZ Isenções, pois sempre estaremos atualizando as novidades.

E se você não quer perder tempo, aproveite a nossa assessoria especializada PCD, que já ajudou dezenas de clientes a conseguirem seu veículo tão sonhado, com isenções que podem chegar a 30% do valor do carro.

Faça a nossa avaliação gratuita e descubra o que podemos fazer para você conseguir sua CNH PCD.

Conheça nossos demais serviços

  • Avaliação Médica
  • Relatório Médico
  • CNH Especial
  • Isenção de IPI
  • Isenção de IPVA
  • Cartão DEFIS
  • Seguro do veículo
  • Adaptação do Veículo
  • Assessoria Jurídica
  • E muito mais.

Confira a lista completa dos nossos serviços, e confira nossas soluções de A à Z.

WhatsApp chat