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Cobalt LTZ para PCD

Cobalt LTZ para PCD – Comercializado no mercado brasileiro desde 2011, o Chevrolet Cobalt se posiciona como um dos principais carros da marca no mercado brasileiro.

A linha 2020 do sedã compacto chegou ao País em junho de 2019 com novidades nas versões e nos equipamentos oferecidos.

O projeto nasceu como substituto para o envelhecido Corsa Sedan. O sedã foi feito em um projeto global da GM voltado para mercados emergentes, utilizando para isso a plataforma compacta Gamma II modificada.

Assim, o Cobalt tinha missão de ser um intermediário entre Cruze e Prisma, que também acabaria ganhando uma segunda geração nos anos seguintes. Testado inclusive na Rússia, o sedã da Chevrolet acabou não chegando na Índia e nem na China.

Na primeira, a GM desistiu do mercado e, no segundo caso, o local Baojun 630 assumiu a tarefa que seria do Chevrolet.

Com isso, o Chevrolet Cobalt começou a ser feito em São Caetano do Sul-SP e logo depois em Cundinamarca, Colômbia.

Além disso, o sedã da GM ganhou duas linhas de montagem em plantas de produção nos ex-membros da União Soviética: Uzbequistão e Bielorrússia, respectivamente nas cidades de Asaka e Obchuk.

Começando sua vida comercial no Brasil com motor 1.4 EconoFlex de apenas 106 cv no etanol e 98 cv na gasolina, entregando somente 13,0 kgfm com gasolina e 13,9 kgfm no etanol.

Imediatamente ganhou câmbio automático de seis marchas, quando a GM começou a democratizar o uso desse item de conforto. No entanto, logo a falta de um bom desempenho chamou a atenção do mercado e, com as vendas ameaçadas, a GM introduziu o longevo, mas potente, 1.8 EconoFlex.

A diferença em potência era pouca, mas o torque era bem mais generoso, garantindo exatamente o que o pequeno 1.4 não podia oferecer. Mas o Cobalt tinha um problema e esse era o visual, muito criticado.

Os grandes faróis do modelo e a grade bem vertical não agradaram, mas a GM conseguiu manter o modelo até 2015, quando a atualização chegou trazendo faróis menores e mais fluídos, grade redesenhada e mais leve, assim como para-choque de perfil aerodinâmico.

As novas lanternas traseiras deram um aspecto mais leve à traseira, que antes tinha lentes verticais e tampa do porta-malas ainda com reflexo do estilo dos anos 2000. As novas lentes são divididas pela tampa do porta-malas, que foi redesenhada, assim como o para-choque traseiro.

As rodas de alumínio aro 15 polegadas do modelo anterior lembravam vagamente os anos 80, assim como o rádio e parte do acabamento.

Na atualização, o Chevrolet Cobalt ganhou multimídia MyLink 2 com Android Auto e Car Play, aposentando a anterior, que era bem mais simples e sem sistema de integração. O painel também foi redesenhado, assim como a instrumentação.

O ambiente ficou melhor com tonalidade marrom e a chegada da versão Elite, mais completa.

Com as mudanças, que incluíram aumento de aços de alta resistência, novos coxins, rolamentos de menor atrito, pneus de baixa resistência à rolagem, sistema elétrico mais eficiente, mudanças técnicas no motor (pistões, bielas, anéis, virabrequim, lubrificantes de menor viscosidade, alternador, bomba de óleo) e molas e amortecedores recalibrados, deixaram o sedã mais econômico e com melhor desempenho.

As alterações também fizeram com que o Chevrolet Cobalt mudasse de posição dentro da gama da GM, visto que o modelo chegou a ser rival do irmão menor, o Prisma, quando a diferença entre versões LT com motor 1.4 chegou a pouco menos de R$ 150.

Para extinguir o fogo amigo, a marca reposicionou o sedã maior, que agora fica bem acima do compacto, mas em uma faixa de preço intermediária que não afeta o Novo Cruze e nem o Prisma, que atualmente é um dos carros mais vendidos do país.

Cobalt LTZ para PCD – Detalhes

O Cobalt 2020 é um sedã compacto da marca americana com um ótimo espaço interno. Na época do seu lançamento, o carro tinha um posicionamento ligeiramente inferior na gama da Chevrolet.

A linha dos primeiros Chevrolet Cobalt contava com versões de acabamento como LS, LT e LTZ, sendo as duas primeiras eram dotadas de calotas que destoavam ainda mais o visual do veículo e tinham listas de equipamentos não tão fartas assim.

Entretanto, a linha reestilizada do Cobalt chegou com uma postura mais refinada, sobretudo para se diferenciar do irmão menor Prisma. Além do espaço interno e o porta-malas mais amplos, o carro se destaca pelo acabamento mais esmerado e também a lista de equipamentos com alguns recursos extras.

A lista de itens inclui bancos e portas com revestimento em couro marrom na versão topo de linha, além de sensor de estacionamento, câmera de ré, piloto automático e sensores de luz e chuva.

Porém, fica devendo airbags extras e controles de estabilidade e tração, recursos já ofertados pelos rivais Fiat Cronos e Volkswagen Virtus.

Hoje o Cobalt pode ser encontrado nas configurações LT e LTZ, as duas com maior apelo comercial. Essas versões são oferecidas com os motores 1.4 e 1.8 flex e câmbio manual ou automático, sempre om seis marchas. Mas vale lembrar que a configuração 1.8 LTZ é a única encontrada nas concessionárias, enquanto as outras são apenas para taxistas e frotistas.

O Chevrolet Cobalt é comercializado como uma alternativa aos consumidores que precisam de um sedã espaçoso, mas ao mesmo tempo não almejam um sedã médio de categoria superior, como é o caso do irmão maior Cruze, além do Honda Civic, Toyota Corolla, entre outros.

Cobalt LTZ para PCD – Novidades

A linha 2020 do Cobalt foi anunciada recentemente com novidades na gama de versões e também na lista de equipamentos. De início, a principal mudança foi ofertar apenas as versões LT e LTZ, o que mostra claramente o objetivo da Chevrolet de continuar atendendo taxistas, frotistas e o público PcD. Segundo a própria marca, 75% dos emplacamentos do modelo se destinam a esse público.

Segundo o direto de Vendas da GM, Rafael L. Santos, “o Cobalt é um produto muito competitivo e estratégico dentro do portfólio da Chevrolet. Conta com reconhecida reputação no mercado entre diversos públicos, como taxistas, PcD, além de empresas, frotistas e clientes corporativos, que costumam optar por um veículo que ofereça maior valor agregado”.

Mas se você entrar no site da marca, vai notar que apenas a versão LTZ continua sendo oferecida, o que indica que a versão LT também deixou de ser ofertada para o público em geral na gama do sedã. Essa versão de entrada focava no público que prioriza um modelo acessível, enquanto a configuração LTZ agrega mais itens e atende aqueles que não abrem mão de mais sofisticação e conectividade.

Mesmo assim, o Cobalt 2020 continua se mostrando um carro bem equipado. Ele sempre é oferecido com direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico com comandos de travas e vidros na chave, bancos e volante com ajuste de altura, alerta de pressão baixa dos pneus, lanterna de neblina, entre outros.

Ele pode receber alguns acessórios, como sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré para MyLink, rack de teto, friso lateral, extensão de tomada 12V, bagageiro, farol de neblina, porta-óculos, retrovisor direito com ajuste automático para manobras em marcha a ré, rede porta-objetos para o bagageiro e alarme volumétrico.

O Cobalt 2020 também continua sendo oferecido em versões para PcD, taxistas e frotistas, sempre com os descontos referente a cada situação.

Ele mantém novidades aplicadas pela marca na linha 2019, como cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco ocupantes, itens que aparecem em toda a linha de carros de passeio da Chevrolet. Há também sistema Isofix com Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis.

O Cobalt LTZ para PCD pode ser encontrado nas cores Prata Switchblade, Azul Blue Eyes, Branco Summit, Preto Ouro Negro e Cinza Satin Steel. A empresa comercializa o sedã compacto com garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Cobalt LTZ para PCD – Versões

Confira abaixo as versões do Chevrolet Cobalt LTZ para PCD disponíveis atualmente no mercado brasileiro (além da versão PcD):

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 manual
Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático

Cobalt LTZ para PCD – Equipamentos

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8  – Alarme Anti-furto, Alça dianteira de teto, Alças traseiras de teto, Alerta de Pressão dos Pneus, Airbag duplo, Aviso sonoro para cinto de segurança para o motorista,
Brake Light, Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura, Cintos de segurança traseiros laterais e central 3 pontos, Faróis de neblina, Lanterna de neblina, Sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix”), Sistema de imobilização do motor, Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem (EBD), Trava de segurança nas portas traseiras, Adesivo de coluna na cor preto (exceto nos veículos pintados nas cores Cinza, Preto Ouro Negro e Azul Blue Eyes), Alavanca do freio de mão com detalhe cromado, Controles e saídas de ar com detalhes cromados, Espelhos retrovisores externos na cor do veículo, Faróis de neblina com detalhes cromados, Friso cromado na parte superior das portas, Grade frontal com detalhes cromados, Maçanetas externas na cor do veículo, Maçanetas internas cromadas, Painel central pintada na cor preto brilhante “High Gloss”, Painel de portas com revestimento premium, Parachoques pintados na cor do veículo, Rodas de Alumínio aro 15″, Volante com revestimento premium, Abertura do porta-malas por controle remoto na chave e botão no interior do veiculo, Ar condicionado, Chave tipo canivete dobrável, Coluna de direção com regulagem em altura, Controlador de velocidade de cruzeiro, Desembaçador elétrico do vidro traseiro, Direção Elétrica Progressiva, Computador de bordo com informações como Conta-giros Analógico e Velocímetro digital, hodômetro total e parcial, tempo de viagem, consumo médio, velocidade média e autonomia, Espelhos retrovisores externos elétricos, Indicador de troca de marchas, Luz de cortesia no porta-luvas, Luz de cortesia no porta-malas, Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro, Luz interna de cortesia/leitura no teto para os passageiros traseiros, Regulador de intensidade da iluminação do painel de instrumentos, Sombreiras – motorista e passageiro, Trava elétrica das portas com acionamento na chave, Trava elétrica da tampa de combustível, Tomada de força 12V, Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e abertura/fechamento automático pela chave, Bancos de tecido com revestimento premium, Bancos com revestimento na cor marrom “Brownstone”, Banco do motorista com regulagem manual de altura, distância e inclinação do encosto, Banco do passageiro dianteiro com regulagem de distância e inclinação do encosto, Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura, Banco traseiro rebatível, Controles de Rádio e do Celular no Volante, Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 7″, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo, Conjunto de alto falantes – 4 unidades, Antena no teto e Acabamento interno em dois tons “Jet Black” e “Brownstone” (Tonalidade Preto e Marrom).

OPCIONAIS: Manopla da alavanca de câmbio com revestimento premium e Sensor de Estacionamento Traseiro.

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 AT – além dos itens acima, conta com transmissão automática de seis marchas com opção de trocas manuais de marcha “Active Select” e alavanca de câmbio com revestimento premium.

Cobalt LTZ para PCD – Preços

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 MT – R$ 69.190
Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 AT – R$ 75.790

Cobalt LTZ para PCD – Motor

O Chevrolet Cobalt LTZ para PCD ainda utiliza o velho motor GM Família I, que chegou ao Brasil no começo dos anos 80 a bordo do clássico Chevrolet Monza.

O sedã compacto “grande” já utilizou o motor 1.4 GM Família 0, que inicialmente foi oferecido para os consumidores comuns, mas após mostrar baixa demanda, ficou limitado aos taxistas, que também acabaram por deixar essa opção de lado, que chegou a ser ofertada já com a atualização visual do modelo.

Mas voltando ao velho GM Família I, o 1.8 Flex tem quatro cilindros, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio, dotado de comando de válvulas com variador de fase mecânico, bem como duas válvulas por cilindros e tuchos hidráulicos.

Há também bombas independentes e coletor de admissão em plástico, bem como ressonador. Além disso, esse motor ganhou recentemente ajustes para ficar mais econômico.

Foram introduzidos novos pistões, anéis de vedação, biela, virabrequim reforçado, sistema de lubrificação otimizado, óleo lubrificante de menor viscosidade, alternador com sistema de proteção da bateria para recuperação de energia, velas de melhor qualidade, entre outros.

Com as alterações, o Chevrolet Cobalt 2020 passou a ter um motor 1.8 VHC Flex mais frugal e com melhor resposta ao acelerador.

Com isso, o propulsor longevo da GM entrega 106 cv a 5.200 rpm na gasolina e 111 cv a 5.200 rpm no etanol, bem como 16,8 kgfm a 2.600 rpm e 17,7 kgfm a 2.600 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

Note que a força é obtida em rotação bem baixa, mas ainda acima do que consegue um motor EA111 1.6 da Volkswagen, embora o antigo motor da General Motors tenham mais torque disponível. Equipado com injeção eletrônica multiponto, o propulsor têm sistema de partida a frio para o uso de etanol.

Além disso, o 1.8 EconoFlex trabalha com uma caixa de mudanças manuais de seis velocidades com embreagem de acionamento hidráulico.

Enquanto isso a opção automática vem do câmbio GF6-3 de terceira geração da GM, que traz também seis marchas, além de função de dupla redução para retomadas e desacelerações, bem como programação que memoriza a condução do motorista, antecipando ações para reduzir consumo de combustível e ampliar o conforto ao dirigir.

Sem paddle shifts, essa transmissão apenas dá a opção de trocas manuais sequenciais por meio de um botão presente na alavanca.

Cobalt LTZ para PCD – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Chevrolet Cobalt 1.8 MT 2018 – 10,5 segundos e 170 km/h
  • Chevrolet Cobalt 1.8 AT 2018 – 10,5 segundos e 170 km/h

O Chevrolet Cobalt 2020 tem um bom desempenho com o motor 1.8 Flex, embora apenas em condução normal do dia a dia, pois se a pegada for mais esportiva, ele fica devendo por conta da baixa potência disponível.

Apesar de medir 4,48 m de comprimento e ter 2,62 m de entre eixos, bem como ter uma impressão de carro pesado, o sedã da GM é leve, pesando até 1.129 kg na versão automática. Isso é menos que um Nissan Kicks 2019, por exemplo.

Por isso que anteriormente, o Chevrolet Cobalt foi oferecido com motor 1.4, mas é o 1.8 o mais adequado para o sedã. Ele entrega 106 cv a 5.200 rpm na gasolina e 111 cv a 5.200 rpm no etanol, bem como 16,8 kgfm a 2.600 rpm e 17,7 kgfm a 2.600 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Os números de torque são bons, ainda mais que são conseguidos em baixa rotação, tornando a condução do modelo mais prazerosa na cidade.

Assim, o Chevrolet Cobalt 2020 utiliza menos marchas na condução urbana e ainda por cima permite ao sedã rodar por mais tempo em rotações baixas, algo entre 1.500 e 2.000 rpm, obtendo um ótimo consumo para um carro tão grande e com motor tão antigo.

No câmbio manual, o sedã faz 8,3 km/litro com etanol e 12,1 km/litro com gasolina. Quando o câmbio é automático, o conforto é ainda maior, mas o consumo é um pouco mais alto, mas ainda coerente: 7,6 km/litro com etanol e 11,1 km/litro com gasolina.

Passando para a estrada, o Chevrolet Cobalt 2020 apresenta uma performance adequada. Há boa força para retomadas e ultrapassagens de forma segura. O motor sobra nessas situações, dando ao motorista mais segurança.

Rodando por volta de 2.500 rpm, o propulsor garante uma boa velocidade de cruzeiro econômica, garantindo também um nível de ruído aceitável. Em sexta, o sedã consegue manter-se por um bom tempo, mesmo em aclives longos.

No entanto, quando se exige mais do que o normal, o propulsor mostra sua falta de potência, não conseguindo acompanhar carros mais velozes. É preciso certa paciência para desenvolver velocidades mais altas e mesmo um tempo de retomada em condução esportiva.

Então, na estrada, o Chevrolet Cobalt 2020 é um bom carro para viagens tranquilas, sem a necessidade de uma direção mais agressiva, pois o motor não corresponderá.

Em seu melhor momento, o Chevrolet Cobalt 2020 entrega bons 10,4 km/litro com etanol e 15,1 km/litro com gasolina, quando com transmissão manual de seis marchas. Por aí, podemos verificar uma autonomia teórica de 815,4 km, o que é muito bom para viagens longas, lembrando que são números do Inmetro e o condutor pode fazer melhor que isso, mesmo com o carro carregado.

No automático, os valores são menos, mas o conforto maior. Assim ele faz 10,0 km/litro com etanol e 14,0 km/litro com gasolina.

Nos dois câmbios o Chevrolet Cobalt 2020 se comporta bem, sendo o manual com bons engates, macios e precisos, tendo relação bem adequada. Já no automático, o foco é mais conforto e por isso as trocas são menos espaçadas, mas feitas de forma suave.

A redução dupla ajuda muito no freio motor e nas retomadas. O botão para trocas manuais é pouco intuitivo e não ajuda muito, visto que a eletrônica impede muitas mudanças que o câmbio entende como inaceitáveis, mas normais no manual.

O Chevrolet Cobalt 2020 tem boa posição de dirigir com direção e banco ajustáveis, além de comandos bem ergonômicos (exceto retrovisores) e bancos confortáveis e amplos. Para quem vai atrás, o espaço para as pernas é generoso, graças aos 2,62 m da plataforma, que aproveita bem os espaços.

A altura interna também é boa, assim como a largura do veículo. O porta-malas então, tem exagerados 563 litros, bons para viagens e taxistas/ubers.

A suspensão do Chevrolet Cobalt 2020 é bem ajustada à realidade brasileira, podendo-se rodar com conforto mesmo em estradas de terra batida. O curso é longo e a altura livre do solo, boa. A direção é elétrica, sendo bem leve em manobras e progressiva em estrada.

Ela também consome pouca energia. O ar-condicionado é bem potente e esfria o ambiente em pouco tempo.

Os freios são adequados para a proposta do sedã, que também apresenta boa estabilidade em curvas, sendo facilmente corrigível quando a traseira sai levemente em curvas mais fechadas.

Cobalt LTZ para PCD – Consumo

Cidade

  • Chevrolet Cobalt 1.8 MT 2020 – 8,3 km/litro com etanol e 12,1 km/litro com gasolina
  • Chevrolet Cobalt 1.8 AT 2020 – 7,6 km/litro com etanol e 11,1 km/litro com gasolina

Estrada

  • Chevrolet Cobalt 1.8 MT 2020 – 10,4 km/litro com etanol e 15,1 km/litro com gasolina
  • Chevrolet Cobalt 1.8 AT 2020 – 10,0 km/litro com etanol e 14,0 km/litro com gasolina

Cobalt LTZ para PCD – Manutenção e Revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.8

10.000 km

R$ 256

20.000 km

R$ 540

30.000 km

R$ 668

40.000 km

R$ 520

50.000 km

R$ 424

60.000 km

R$ 1.076

 

Cobalt LTZ para PCD – Ficha Técnica

Motor

1.8

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1796

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 106 cv @ 5200 rpm / Etanol: 111 cv @ 5200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 16,8 kgfm @ 2600 rpm / Etanol: 17,7 kgfm @ 2600 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas / Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson,independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

195/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4481

Largura sem retrovisores (mm)

1735

Altura (mm)

1508

Distância entre os eixos (mm)

2620

Capacidades

Porta-malas (litros)

563

Tanque (litros)

54

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

385

Peso em ordem de marcha (kg)

1104 (MT) 1129 (AT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

 

Fonte: Noticias Automotivas

 

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