Az Isenções –  Imagem meramente ilustrativa

 

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD:

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – preço, consumo, motor, versões (detalhes)

O Fiat CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – nasceu como um sucessor do Grand Siena, dando continuidade a uma linhagem de bons sedãs compactos que a Fiat iniciou no Brasil com o antigo Siena nos anos 90. O novo três volumes parte de R$ 58.990 e vem em três versões básicas, que assumem uma gama de seis opções, sendo três manuais e duas automáticas.

A origem do Cronos remonta ao Siena. Antes dele, a Fiat teve no Brasil apenas modelos inexpressivos, que não podiam competir com os rivais de marcas mais antigas, entre eles Voyage e Chevette.

O Oggi foi o primeiro, sendo derivado do clássico 147. Depois dele, a Fiat trouxe o Prêmio, um sedã mais volumoso e espaçoso, derivado do Uno.

Este último ficou no mercado brasileiro por um bom tempo e foi até exportado como Duna e com a marca Innocenti. Mas, foi a partir do Palio que surgiu um sedã que viria a ser sucesso, o Siena.

Feito também em outros países, o resultado do projeto 178 de desenho Bertone (muito semelhante em aspecto ao indiano Tata Indigo, do mesmo estúdio italiano), foi promissor e recebeu diversas atualizações visuais por aqui, que mudaram o design exterior e interno. O compacto chegou a usar motor GM 1.8 em dado momento.

Após 15 anos de mercado, o Siena começou a perder o fôlego e a Fiat sacou um novo sedã, chamado Grand Siena. Este foi feito com base na plataforma do Punto e veio com 520 litros no porta-malas.

Com visual moderno, este sedã inovou com a versão Tetrafuel, que permitia abastecimento com gasolina pura, gasolina nacional (com mistura de etanol), etanol e gás natural. Com o fim do Linea, tornou-se o único sedã da marca no país.

Passados cinco anos, a Fiat não fez qualquer atualização visual no Grand Siena, assim como no então Novo Palio, que recentemente deixou o mercado, encerrando consigo um nome consagrado por aqui.

Espera-se o mesmo em relação ao sedã, mas este deverá seguir em frente por mais algum tempo ao lado de seu sucessor, o Cronos.

As tentativas de trazer um sedã maior para o Brasil fracassaram após o fim do Marea e o segmento médio pela Fiat foi abandonado após o Bravo sair de cena. Sem estes e o Linea, a marca desistiu de produtos tradicionais acima do segmento compacto.

Por isso, o Fiat Cronos 2020 pode ser considerado o topo de linha entre os automóveis do fabricante sediado em Betim-MG.

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – Detalhes

O nome Cronos vem da mitologia grega e é referente ao mais jovens dos titãs, filho de Urano e Gaia, sendo o rei dos titãs e deus do tempo. É com essa temática, que ressurgiu na Fiat após o lançamento do sedã Egea, que ficou conhecido como Tipo Sedan na Europa e mais recentemente do Argo, uma referência ao barco do herói grego Jasão e de sua tripulação, conhecida como Argonautas.

É com interesse no tempo que o Fiat Cronos 2020 chega com nome pomposo, mas proposta bem frugal, já que sua missão é vender bem no segmento de acesso, sucedendo o Grand Siena e ao mesmo tempo indo de encontro ao Prisma, atual líder do mercado de sedãs no geral.

A tarefa não é fácil, pois o sedã da GM derrotou recentemente o Corolla e é um nome forte na praça. A briga promete ser muito boa.

Para cumprir a missão, a Fiat decidiu que o Cronos não poderia crescer demais, como fez a Volkswagen com o sucessor do Polo Sedan, o Virtus. Com 4,36 m, a novidade teve que se reinventar para atrair os clientes com roupagem mais moderna, espaço condizente e porta-malas com bom volume.

O projeto parece ter dado um bom trabalho para a Fiat, que conseguiu obter 5 litros a mais no porta-malas ocupando todos os espaços possíveis na estrutura.

Com design agressiva e bem resolvido, o Fiat Cronos 2020 chama atenção por sua frente dotada de para-choque com linhas bem acentuadas e grade estilizada, cujos elementos são os mesmos na parte superior e inferior.

Os faróis com máscaras negras e dupla parábola reforçam a proposta, assim como os LEDs diurnos. Um friso cromado na grade superior apenas tenta amenizar o impacto com algo mais elegante.

A carroceria, embora compacta, tem linha fluídas e um desenho atraente. As laterais apresentam apliques com o nome da versão, além de retrovisores com repetidores de direção, bem como maçanetas cromadas e frisos de mesmo acabamento na base das portas.

As rodas de liga leve são aceitáveis até o aro 16 polegadas.

No caso da roda aro 17 polegadas, há um certo exagero estético, quase como um tuning na versão Precision. Além do enorme pneu 205/45 R17, a roda tem ainda uma superfície que chega a um dedo longe da banda de rodagem, favorecendo arranhões ou raspas leves que acabarão com seu visual.

Na traseira, o Fiat Cronos 2020 tem belas lanternas com feixes de LED e formato triangular nas extremidades, tendo ainda um prolongamento sobre a tampa do porta-malas, que é pequena e elevada.

O para-choque acompanha o estilo frontal com elementos marcantes e parte inferior em preto.

No interior, o Fiat Cronos 2020 não se intimidou em buscar o irmão Argo para dispor de um ambiente já conhecido. Tudo é igual ao hatch compacto, exceto pela aplicação de tonalidade marrom no acabamento do painel, mas de resto, o habitáculo segue a mesma ordem visual.

Cluster com display TFT de 7 polegadas, multimídia com outra tela de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré e outras aplicações.

Até o ar-condicionado é o mesmo, automático e com mesmo estilo usado na Jeep, assim como o volante multifuncional com volume e mídia acionados atrás do aro, junto com os paddle shifts nas versões automatizada ou automática.

O acabamento em couro é bom, assim como seus ajustes. O computador de bordo é bem completo, tanto que chega a ser complexo. Telas destacadas no painel chamam atenção para o Start&Stop e os difusores de ar cromados nas laterais remetem ao luxo.

As portas também acompanham a boa montagem dos materiais. O console central tem um bom arranjo, mesmo no manual, enquanto o porta-luvas do Fiat Cronos 2020 agrega volume, iluminação e refrigeração.

O apoio de braço para o motorista na versão automática é muito bom. O console com luzes de leitura no teto agrada, assim como o retrovisor eletrocrômico e os espelhos com luz. Os bancos do sedã da Fiat são bons, embora pouco largos, mas seguram bem o corpo. A padronagem é macia e de bom visual.

Atrás, cintos completos, assim como Isofix e apoios de cabeça. Só é ruim o espaço para pernas, limitado por conta do entre-eixos, que é de 2,52 m. A altura interna é boa, assim como a largura. Esta longe de ser um Logan, Cobalt, Versa ou mesmo Virtus, mas atende bem no quesito espaço.

O bagageiro é igualmente bom.

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – Novidades

O Fiat Cronos 2020 chegou em meados de 2019 com mais equipamentos e uma nova versão esportiva, ampliando as possibilidades dentro de sua gama de versões. Além disso, o modelo recebeu o conceito S-Design, juntamente com seu irmão Argo.

A principal novidade foi a adição da versão HGT, que tem motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas, se posicionando como a versão topo de linha do modelo. Ela traz de série equipamentos como quadro de instrumentos de 7’’, ar-condicionado digital, revestimento em tecido especial HGT, teto e detalhes internos em preto, tapetes e logos Fiat escurecidos no volante e na chave, além de rodas de 17 polegadas, spoiler e retrovisores em preto, grade frontal escurecida, maçanetas na cor do veículo e logos Fiat escurecidos.

As outras versões também foram atualizadas, com mais equipamentos. A opção de entrada Cronos 1.3 ganhou alarme como item de série, enquanto a Drive 1.3 recebeu faróis de LED e sensor de estacionamento. Todas as versões ganharam duas novas cores: Vermelho Montecarlo (sólida) e Cinza Silverstone (metálica).

Outra novidade para o Fiat Cronos 2020 foi a edição especial S-Design, que já aparecia na linha do Toro, e agora também está disponível para Cronos e Argo. No caso do sedã, esse pacote pode ser adquirido na versão Drive 1.3, acrescentando rodas de liga leve de 15 polegadas com pintura especial, faróis de neblina, retrovisores elétricos pintados em preto e acabamento dark chrome no spoiler, para-choque e friso lateral. Além disso, traz logotipo da Fiat escurecido, logo S-Design, ar-condicionado digital e vidros elétricos traseiros.

Com tudo isso, o Fiat Cronos tem a proposta de ser um bom sedã compacto para família, mas com um toque jovial e esportivo. Com seis versões, o modelo surge sobre a plataforma MP-S da Fiat, que é originária do Punto e após modificação, passou a sustentar o Argo.

Essa base tem 30% de componentes compartilhados, enquanto 70% do restante da estrutura foram desenvolvidos para o carro novo.

O uso da plataforma do Punto-Argo visa atender as exigências de segurança e obviamente conquistar cinco estrelas no Latin NCAP. Para torna-la bem rígida, a engenharia da Fiat utilizou 55% de aços de alta resistência e mais 25% de aços de ultra resistência, bem como 10% de aços moldados a quente e 10% de aços comuns.

Com essa estrutura bem rígida, o Fiat Cronos 2020 pretende oferecer não só segurança, mas dirigibilidade melhor, já que o carro se tornará mais neutro em curvas e desvios de rota. Já era esperado que a marca adicionaria um recheio de proteção elevado no sedã, assim como fez na Fiat Toro.

Junto com tudo isso, a marca manteve um conjunto de suspensão robusta e direção elétrica progressiva. Os freios foram redimensionados, mas ainda são simples.

Feito em Córdoba, Argentina, o Fiat Cronos 2020 tem os motores Firefly 1.3 e E.torQ Evo 1.8, ambos flex, mas com números bem distintos. O primeiro tem opção de câmbio automatizado GSR-Comfort, enquanto o segundo tem opção de transmissão automática Aisin de seis marchas.

O conjunto mecânico é básico, mas não podemos deixar de conjecturar que após a saída do Grand Siena, o Cronos terá uma versão 1.0 com motor Firefly de até 77 cv.

Novidade, além do carro, é a estreia de um novo site da Fiat e um configurador diferenciado, que soma até os preços dos acessórios, dando ao cliente do Fiat Cronos 2020 a chance de saber exatamente como seu sedã compacto ficará ao ser equipado.

A cor vermelho Marsala estreou junto com o modelo. A gama de acessórios e serviços da Mopar foi ampliada com o lançamento do produto.

Multimídia Uconnect Touch com tela capacitiva de 7 polegadas, display TFT com outras 7 polegadas, Android Auto, Car Play, uso de aplicativos como Waze e Whatsapp através de comandos de voz, entre outros, são alguns dos dispositivos de bordo.

Mas falta o que? O Fiat Cronos 2020 chega com uma gama completa em sua pretensão, mas é nítida a falta de uma versão de acesso 1.0 Firefly, assim como de um motor 1.3 Firefly Turbo, que poderia alcançar a casa dos 140 cavalos.

Este, com uma caixa automática de seis marchas, daria outra vida ao modelo, que até poderia oferecer um 1.0 Firefly Turbo com pelo menos 120 cv, mas ambas as ideias com câmbio automático de seis marchas, para aproveitar melhor a eficiência desses motores.

O Fiat Cronos 2020 deve manter-se um bom tempo da forma em que surgiu. Se a Fiat repetir o mesmo que no caso de Novo Palio e Grand Siena, então não espere por um facelift. Ele deve durar assim até 2022. O mesmo deve acontecer com o Argo, infelizmente.

Outra novidade em relação ao Fiat Cronos 2020 é que ele extinguiu as versões Essence e Essence Dualogic da gama de opções do Grand Siena, deixando apenas a Attractive com motor 1.0 e 1.4, ambos Fire Flex.

O Uno deve receber mudança semelhante em relação ao Argo, perdendo as versões Sporting e Sporting Dualogic. Sem o Novo Palio, o caminho do hatch está mais livre.

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – Versões

  • Fiat Cronos 1.3 2020
  • Fiat Cronos Drive 1.3 2020
  • Fiat Cronos Drive 1.3 GSR 2020
  • Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2020
  • Fiat Cronos Precision 1.8 AT 2020
  • Fiat Cronos HGT 1.8 AT 2020

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – Equipamentos

Fiat Cronos 1.3 – Motor Firefly 1.3 com até 109 cv e 14,2 kgfm, além de câmbio manual de cinco marchas. De série com alarme, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas elétricas, rodas de aço com calotas aro 15 polegadas, pneus 185/60 R15, volante com regulagem de altura, airbag duplo, freios com ABS e EDB, temporizador dos faróis, chave canivete, computador de bordo, retrovisores com ajustes internos, preparação para som, banco do motorista com regulagem de altura, cintos de 3 pontos, Isofix, apoios de cabeça para todos, rádio Connect com USB/Aux/Bluetooth, volante com comandos de mídia e telefonia, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.

Fiat Cronos 1.3 Drive – Itens acima, mais LED design, sensor de estacionamento, multimídia Uconnect Touch com tela de 7 polegadas, Google Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré, reconhecimento de voz e USB para o banco traseiro.

Opcionais: Kit Convenience (R$ 2.700) e Kit Stile (R$ 2.990).

Fiat Cronos 1.3 Drive GSR – Itens acima, mais controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro, Start&Stop, apoio de braço para motorista e câmbio automatizado GSR-Comfort com botões e modos Manual e Sport, bem como paddle shifts.

Opcionais: Kit Convenience (R$ 50) e Kit Stile (R$ 2.990).

Fiat Cronos 1.8 Drive AT6 – Itens acima, mais faróis com luzes diurnas em LED, rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 195/55 R16, faróis de neblina, sensor de estacionamento, alarme e vidros traseiros e retrovisores elétricos.

Opcionais: Kit Convenience (R$ 2.700) e Kit Stile 2 (R$ 3.900).

Fiat Cronos 1.8 Precision AT6 – Itens acima, mais detalhes externos cromados, luzes ambientes, maçanetas cromadas, volante em couro, controle de cruzeiro, apoio de braço para motorista e câmbio automático com seis marchas e mudanças manuais no volante (paddle shifts) ou alavanca.

Opcionais: Kit Tech (R$ 4.150), Kit Stile (3.400), Câmera de ré (R$ 700) e Side Bags (R$ 2.700).

Fiat Cronos 1.8 HGT AT6 – Itens acima, mais quadro de instrumentos de 7’’, ar-condicionado digital, revestimento em tecido especial HGT, teto e detalhes internos em preto, tapetes e logos Fiat escurecidos no volante e na chave, rodas de 17”, spoiler e retrovisores em preto, grade frontal escurecida, maçanetas na cor do veículo e logos Fiat escurecidos.

Opcionais: Kit Tech (R$ 2.000), Bancos em couro (R$ 1.500), Câmera de ré (R$ 700), Pack Bicolor (R$ 500) e Side Bags (R$ 2.500).

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – Preços

  • Fiat Cronos 1.3 2020 – R$ 58.990
  • Fiat Cronos Drive 1.3 2020 – R$ 61.990
  • Fiat Cronos Drive 1.3 GSR 2020 – R$ 66.690
  • Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2020 – R$ 69.990
  • Fiat Cronos Precision 1.8 AT 2020 – R$ 75.490
  • Fiat Cronos HGT 1.8 AT 2020 – R$ 78.490

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – Motor

O Fiat Cronos 2020 é equipado com duas opções de motor, sendo o Firefly 1.3 com 8V a opção de acesso, entregando 101 cv com gasolina e 109 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm. Os torques são de 13,7 kgfm e 14,2 kgfm a 3.500 rpm, respectivamente nos dois combustíveis.

O outro motor é o E.torQ Evo 1.8 com 16V e 135 cv com gasolina e 139 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm. No torque, 18,8 kgfm no primeiro e 19,3 kgfm no segundos, obtidos em 3.750 rpm.

Junto com eles, o Fiat Cronos 2020 tem opção de câmbio automatizado GSR-Comfort com cinco marchas e automático Aisin de seis marchas.

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Fiat Cronos 1.3 – 11,5 segundos e 183 km/h
  • Fiat Cronos 1.3 GSR – 11,5 segundos e 183 km/h
  • Fiat Cronos 1.8 – 9,2 segundos e 198 km/h
  • Fiat Cronos 1.8 AT6 – 9,9 segundos e 196 km/h

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – Consumo

Cidade

  • Fiat Cronos 1.3 – 8,5 km/litro com etanol e 12,4 km/litro com gasolina
  • Fiat Cronos 1.3 GSR – 8,8 km/litro com etanol e 12,7 km/litro com gasolina
  • Fiat Cronos 1.8 – 8,0 km/litro com etanol e 11,6 km/litro com gasolina
  • Fiat Cronos 1.8 AT6 – 7,2 km/litro com etanol e 10,3 km/litro com gasolina

Estrada

  • Fiat Cronos 1.3 – 10,3 km/litro com etanol e 14,8 km/litro com gasolina
  • Fiat Cronos 1.3 GSR – 10,4 km/litro com etanol e 14,8 km/litro com gasolina
  • Fiat Cronos 1.8 – 9,6 km/litro com etanol e 13,8 km/litro com gasolina
  • Fiat Cronos 1.8 AT6 – 9,6 km/litro com etanol e 13,3 km/litro com gasolina

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – Manutenção e Revisão

Confira abaixo os custos das revisões do Fiat Cronos 2020 até os 60 mil km:

Revisão

Custo

QuilometragemPreços 1.3Preços 1.8
10.000 kmR$ 288R$ 352
20.000 kmR$ 528R$ 592
30.000 kmR$ 452R$ 520
40.000 kmR$ 1.164R$ 780
50.000 kmR$ 472R$ 536
60.000 km(sob consulta)(sob consulta)

 

CRONOS PRECISION 1.8 para PCD – Ficha Técnica

 

Motor

Firefly 1.3

E.torQ Evo 1.8

TipoDianteiro, Transversal, Etanol e GasolinaDianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm313321747
Válvulas816
Taxa de compressão13,2:112,5:1
Injeção eletrônica de combustívelMultipontoMultiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 101 cv @ 6250 rpm / Etanol: 109 cv @ 6250 rpmGasolina: 135 cv @ 5750 rpm / Etanol: 139 cv @ 5750 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 13,7 kgfm @ 3500 rpm / Etanol: 14,2 kgfm @ 3500 rpmGasolina: 18,8 kgfm @ 3750 rpm / Etanol: 19,3 kgfm @ 3750 rpm

Transmissão

TipoManual 5 marchas / Automatizado 5 marchasManual 5 marchas / Automático 6 marchas

Tração

TipoDianteiraDianteira

Freios

TipoDisco ventilado / TamborDisco ventilado / Tambor

Direção

TipoElétricaElétrica

Suspensão

DianteiraMcPherson, barra estabilizadoraMcPherson, barra estabilizadora
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção

Rodas e Pneus

RodasAço aro 15 polegadas / Liga leve aro 15 polegadasLiga leve aro 16 polegadas / Liga leve aro 17 polegadas
Pneus185/60 R15195/55 R16 / 205/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)43644364
Largura sem retrovisores (mm)17261726
Altura (mm)15081508
Distância entre os eixos (mm)25212521

Capacidades

Porta-malas (litros)525525
Tanque (litros)4848
Carga útil (kg)400400
Peso em ordem de marcha (kg)1139 / 1159 (GSR)1248 / 1271 (AT6)
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,340,34

 

Fonte: Noticias Automotivas

 

Conheça também:

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-audi/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-bmw/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chery/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chevrolet/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-citroen/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-fiat/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-ford/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-honda/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-hyundai/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-jeep/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-kia/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-land-rover/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mercedes-benz/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mitsubish/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-nissan/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-peugeot/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-renault/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-toyota/