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Discovery Sport HSE para PCD

Discovery Sport HSE para PCD aposta em conforto (e tecnologia)

Substituto do Freelander 2, o Land Rover Discovery Sport surge como nova porta de entrada da marca inglesa até a chegada do sucessor do Defender, que deve ocorrer nos próximos três anos.

Até lá, o novo SUV britânico pretende fidelizar novos clientes e coloca-los em sintonia com os demais produtos da empresa. Por aqui, o Discovery Sport será um dos dois modelos da Land Rover que serão fabricados em Itatiaia/RJ.

O outro é o Range Rover Evoque, crossover que será o primeiro da empresa a sair da linha de montagem. Apesar dos preços quase equivalentes, o Discovery Sport tem proposta muito diferente daquela do irmão mais luxuoso.

Custando a partir de R$ 179.900, o novo SUV da Land Rover ficou abaixo do preço de entrada do Evoque 2016, que agora é de R$ 209.900. Dessa forma, o Discovery Sport pode respirar um pouco mais aliviado diante do líder de vendas da marca.

Focado em oferecer mais espaço interno, porta-malas generoso, conforto e melhor aptidão para o fora de estrada, o Discovery Sport une parte do bom visual do Evoque com alguns atributos dos irmãos maiores.

Por fora…

A versão avaliada pelo NA é a HSE 2.0 Si4, que custa R$ 206.100. No entanto, o veículo estava equipado com alguns acessórios e opcionais. Ou seja, custa mais que o citado acima. O visual, por conta disso, é um pouco diferente devido aos equipamentos adicionais.

Com elementos estéticos que remetem a outros modelos da Land Rover, o Discovery Sport PCD é bonito. Na frente, faróis bi-xênon com LEDs diurnos e repetidores de direção dão um ar de sofisticação, assim como os LEDs para neblina. O nome Discovery no capô e detalhes de cor cinza sobre a tampa do cofre e laterais chama atenção.

Nas laterais, belíssimas rodas de liga leve aro 19 com pneus 235/55 R19 também agradam. Esse modelo é opcional, mas o conjunto de série tem o mesmo tamanho. Os estribos são vendidos como acessório, assim como o rack porta-bicicleta no teto. Aliás, o vidro panorâmico é outro opcional.

Retrovisores com repetidores em LED com máscara negra e rebatimento elétrico estão presentes, assim como detalhes em preto brilhante nas colunas e barras longitudinais no teto. Detalhe: Assim como no Freelander e outros da LR, as vigias laterais traseiras possuem desembaçador elétrico.

Na traseira, lanternas em LED são bipartidas pela tampa do bagageiro, que contém câmera de ré, o nome Discovery e um belo friso em preto brilhante, além de defletor de ar com LEDs de luz auxiliar e mais Black Piano.

A tampa tem acionamento elétrico opcional, que pode ser feito remotamente pela chave ou manualmente. Há também proteção contra obstáculos, aumentando a segurança durante o acesso ao porta-malas. Dois escapes cromados e para-choque robusto com sensores de estacionamento, assim como na frente, fecham o pacote exterior.

Por dentro…

Não tão impressionante quanto o do Evoque, o painel do Discovery Sport é mais simples e funcional, porém, ainda sofisticado em relação aos concorrentes mais próximos. O acabamento é padrão Land Rover. Ou seja, materiais de boa qualidade, revestimentos emborrachados, poucos plásticos e muito couro e alumínio.

O volante tem bom aspecto e detalhes em couro e alumínio, incluindo os paddle shifts, mas são acessórios adquiridos a parte com esse material. Comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático estão ao alcance dos dedos. A coluna de direção tem regulagem elétrica e atua automaticamente com as três memórias do assento do condutor.

O passageiro também goza de ajustes elétricos em seu assento, bem como um fone de ouvido sem fio e a visualização individual na tela Dual View da multimídia InControl. Aliás, esse dispositivo é mais intuitivo que o anterior da Land Rover. Ele apresenta câmera de visão traseira, reprodução da câmera de ré, TV digital, várias opções de mídia, telefonia, navegação, entre outros.

O Park Assist para estacionamento automático em vagas perpendiculares, paralelas e de 45 graus é ativado ao lado da tela, sensível ao toque. Apesar de todos os recursos, é um item opcional na HSE e de série na HSE Luxury. O cluster tem boa visualização das informações e display central com informações da multimídia, assim como os modos do Terrain Response.

O console central tem um útil espaço para smartphone e chama atenção pelo acabamento em alumínio com botão retrátil do câmbio automático. Os comandos do Terrain Response ficam no painel, logo abaixo do ar condicionado dual zone. O freio de estacionamento é eletrônico e integrado ao conjunto, que ainda tem duas entradas USB (uma para energia) e auxiliar, bem como porta-objetos sob os copos e compartimento abaixo do apoio de braço.

Sem os apoios de braços individuais do Freelander, o condutor do Discovery Sport tem mais espaço e conforto. As portas têm ótimo acabamento com seus botões dos vidros devidamente sobre o revestimento superior, assim como vistosos alto-falantes da Meridian, sendo 11 deles neste veículo.

Os tapetes de borracha também são vendidos como acessório, bem como o presente no assoalho do porta-malas. As soleiras são personalizadas com o nome Discovery, enquanto os pedais são de alumínio. Atrás, o espaço é muito mais generoso que Freelander e Evoque, oferecendo mais conforto e para três pessoas.

As saídas de ar ficam nas colunas B, enquanto o console central tem apenas uma fonte 12V e porta-objetos. Há luzes de leitura em LED, boa visibilidade lateral e regulagens de distância e inclinação do assento, que é bipartido, mas tem a parte central superior destacada, para acesso ao porta-malas. Por fim, o bagageiro tem 981 litros até o teto e é suficiente para uma família. O estepe tem o mesmo tamanho dos demais pneus.

Por ruas e estradas…

O Land Rover Discovery Sport Si4 tem motor 2.0 GTDI de 240 cv a 5.500 rpm e 34,5 kgfm a partir de 1.750 rpm. É um bom motor e com força de sobra desde rotações mais baixas. A resposta é imediata tanto nos modos Drive ou Sport.

O casamento com a transmissão ZF 9HP de nove marchas é perfeita e o conjunto se mostra muito equilibrado. As trocas são suaves e as relações são adequadas, sendo que não se tem a impressão de ficar sobrando marcha durante a condução em estrada, por exemplo.

Pesando pouco mais de 1.800 kg, o Discovery Sport não parece deslocar toda essa massa durante a condução. Ao contrário, a impressão é de pesar bem menos. O propulsor não se recente de aceleradas mais bruscas ou uma condução mais esportiva. Há força de sobra sempre. O consumo ficou dentro do esperado, fazendo 10,3 km/litro na estrada e 7,1 km/litro na cidade, ambos com o modo Eco.

Ainda assim, é bem comportado durante a condução, atingindo 1.750 rpm a 110 km/h em nona marcha. Bom para o conforto e economia. O nível de ruído é um dos pontos altos do modelo, assim como o ajuste da suspensão, que privilegia mais o conforto que a do Evoque, por exemplo, mais voltada para a esportividade. Mas isso não significa moleza excessiva. O SUV da Land Rover é bem estável em curvas e dá para dirigir sem medo de mudanças bruscas de trajetória.

Freios e direção são excelentes, assim como a capacidade de enfrentar buracos, areia, lama e outros obstáculos do fora de estrada, tendo todos os modos de terreno facilmente selecionáveis e permitindo que o SUV inglês entre e saia de trechos bem ruins, mesmo vias alagadas com até 60 cm de água.

Afinal, sua essência é exatamente essa, mas no dia a dia urbano, o Discovery Sport se comporta também como um gentleman, não exigindo atenção demasiada devido ao seu porte compacto, boa dirigibilidade e excelente visibilidade a bordo. Ou seja, reúne o melhor de dois mundos num sofisticado pacote.

Discovery Sport HSE para PCD – Por você…

O Discovery Sport é uma opção mais interessante em relação ao Freelander. Não há como compara-lo diretamente com o Evoque, pois ambos possuem propostas distintas, embora os preços ainda sejam próximos. É mais família. Mais conforto, espaço e porta-malas, embora compartilhem muitos itens entre si, especialmente motor e câmbio.

Essa pegada mais familiar não deixa o Discovery Sport em posição inferior. Dentro de sua proposta, ele equilibra muito bem um estilo atraente herdado dos Range Rover e os atributos de robustez e praticidade dos Land Rover.

Além do bom conjunto motriz e do moderno sistema de tração nas quatro rodas, o Discovery Sport PCD ainda apresenta suspensão multilink com braços de alumínio e estrutura reforçada. A aerodinâmica é outro destaque.

Em breve brasileiro, este Land Rover não vem sozinho. Ele tem a companhia de um pacote de benefícios, raros em carros do segmento Premium no Brasil há poucos anos. Um plano de revisões básicas por cinco anos, por exemplo, custa apenas R$ 990.

Há planos de aquisição especiais e outros atrativos para aproximar o modelo e a marca de potenciais clientes. O preço de R$ 206.100 já está na mesma casa de alguns SUVs de marcas tradicionais. O valor de entrada se aproxima ainda mais dos utilitários esportivos comuns. Então, custando quase o mesmo que os demais, porque não apostarmos em um veículo mais completo, luxuoso e sofisticado?

Ficha Técnica do Land Rover Discovery Sport HSE 2.0 Si4

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha turbo e injeção direta

Cilindrada – 1999 cm³

Potência – 240 cv a 5.500 rpm (gasolina)

Torque – 34,5 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão – Automática de nove velocidades, além de mudanças sequenciais de marchas na alavanca

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 8,2 segundos

Velocidade máxima – 200 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.750 rpm

Consumo rodoviário – 10,3 km/litro

Consumo urbano – 7,1 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos nas quatro rodas com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 19 com pneus 235/55 R19

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.589 mm

Largura – 2.000 mm

Altura – 1.724 mm

Entre-eixos – 2.741 mm

Peso em ordem de marcha – 1.841 kg

Tanque – 70 litros

Porta-malas – 981 litros até o teto

Fonte: Noticias Automotivas

 

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