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Fiat Doblo para PCD

Fiat Doblo para PCD  é uma multivan já em fim de carreira e que deverá sair de cena sem deixar sucessor no Brasil. Com preços começando em R$ 95.890, o veículo é bem versátil apesar da idade e tem uma legião de fãs pelo país.

Já fora da linha de montagem, o monovolume possui estoques suficientes para mais alguns meses e então virará mais uma página no livro de história da Fiat no Brasil.

 

Fiat Doblo para PCD – História

 

Nascido em 2000 na Turquia, mas seu DNA é brasileiro, sendo a plataforma a mesma da Fiat Strada. Demorou poucos meses a aparecer por aqui, onde foi feita em Betim-MG. Foi produzido também em outra planta turca, além de Rússia e Vietnã, bem como na Coreia do Norte, onde tem marca e nome local próprios.

O modelo tinha suspensão por eixo rígido e feixe de molas na traseira, suportando até 730 kg de carga. No mercado europeu, a oferta de motores era vasta, em especial com diesel, tendo o 1.3 Multijet e o 1.9 JTD antigo.

Nunca teve câmbio automático, sempre manual de cinco ou seis marchas. A menor potência era do Fire 1.2 de 65 cv e a maior do diesel 1.9 com 120 cv. Aqui no Brasil, foi o E.torQ 1.8 com até 132 cv.

Por aqui também, o Fiat Doblo teve até motor 1.8 8V da GM, mas na Europa ganhou também versões movidas por GNV e até elétrica, desenvolvida pela Micro-Vette e com três tipos de bateria, chegando a ter autonomia de 150 km.

No Brasil, a Fiat participa do programa Reatech e o Doblo teve várias edições para clientes PCD, incluindo adaptações para acesso de cadeira de rodas ao interior.

Desde sempre, o Fiat Doblo teve versões Cargo e de passageiros, sendo que a segunda assumiu as portas traseiras assimétricas da versão comercial, já que originalmente era uma tampa única e de abertura vertical.

Diversas aplicações foram feitas no país, incluindo viatura de bombeiro e ambulância.

Em 2010, na Europa, surge a segunda geração, com plataforma do Punto e maior espaço para cargas e passageiros, assim como maior eficiência. Feita apenas na Turquia, é vendida como Opel/Vauxhall Combo, Fiat Pratico e RAM ProMaster City.

Há também uma versão picape. Além do 1.4 Fire, usa também os diesel Multijet 1.3, 1.6 e 2.0, além do Tigershark 2.4, tendo até câmbio automático de cinco ou nove marchas, neste último motor.

 

Fiat Doblo para PCD – Detalhes

 

A Fiat Doblo 2020 é uma multivan, assim como Renault Kangoo, Citroën Berlingo e Peugeot Partner.

O visual da primeira geração, que surgiu no Brasil em 2001, já está bem cansado após alguns facelifts, tendo grandes faróis duplos, grade cromada, para-choque reforçada com até quatro faróis circulares, rodas de liga leve aros 15 ou 16 polegadas, grandes retrovisores com ajustes elétricos e repetidores de direção, barras longitudinais no teto, estepe traseiro com suporte e trava de segurança, estribos laterais, portas e vidros deslizantes, teto alto, suspensão elevada, lanternas verticais, limpadores dianteiros e traseiro, entre outros.

Por dentro, a Fiat Doblo 2020 tem painel amplo e completo, bem como rádio ou multimídia em posição elevada, assim como a alavanca de câmbio. Há difusores de ar de bom tamanho, assim como dois porta-luvas e porta-objetos no teto.

Há um bom espaço com altura bem elevada, além de ajustes milimétricos da segunda fileira para dar acesso aos dois bancos articulados na traseira, que podem ter acesso pela porta assimétrica ao lado do estepe externo.

O ambiente é bem volumoso e o motorista conta com direção hidráulica, vidros elétricos apenas nas portas dianteiras e ar-condicionado. A área envidraçada é enorme e o habitáculo fica bem iluminado.

O porta-malas chega a ter 665 litros de espaço sem os dois assentos dobráveis.

O Fiat Doblo 2020 conta com cintos de segurança e apoios de cabeça em todos os assentos, incluindo os adaptáveis. Há airbag duplo e freios ABS com EDB.

No Adventure, o monovolume acrescenta ainda faróis de profundidade aos de neblina, bem como pneus de uso misto e o sistema Locker, de bloqueio eletrônico do diferencial, que ajuda a sair de atoleiros e ter melhor desempenho no fora de estrada.

 

Fiat Doblo para PCD – Novidades

 

A Fiat Doblo 2020 não tem novidades, pois já está fora de linha de produção, tendo apenas o estoque para ser vendido, assim como muitos outros modelos da marca italiana, que enxugou metade de seu extenso lineup para reduzir custos e focar em produtos que vendem mais.

Assim, a tradicional multivan morrerá junto com Palio Fire, Siena Fire, Punto, Novo Palio, Bravo, Linea, Ducato, Freemont, Weekend e Fiat 500. O Doblo Cargo já saiu de cena há algum tempo.

Por ora, o Fiat Doblo 2020 vem apenas nas versões Essence de cinco ou sete lugares, além da Adventure. A esperança de alguns é que a FCA traga a segunda geração importada da Turquia ou passa a produzi-la no México, visando primeiramente o mercado americano.

Por enquanto, do país latino, apenas a segunda geração da Ducato chegará ao Brasil. Na versão Cargo, a Fiorino assumiu parte da função, embora não seja tão versátil.

 

Fiat Doblo para PCD – Versões

 

  • Fiat Doblo Essence 7L 1.8 2020

 

Fiat Doblo para PCD – Equipamentos

 

Fiat Doblo Essence 7L 1.8 2020 – Motor 1.8 com até 132 cv e transmissão manual de cinco marchas, mais ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de aço aro 15 polegadas calotas integrais, pára-choques na cor do veículo, pneus 185/60 R 15, vidros elétricos dianteiros com one-touch (descida) lado motorista e passageiro, vidros climatizados verdes, travas elétricas, volante com regulagem de altura, apoia-braço central no banco do motorista, banco traseiro bipartido (inclui cinto traseiro central retrátil de 3 pontos), airbag duplo, freios ABS com EBD, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos, grade frontal na cor do veículo, luzes de leitura dianteira e traseira, espelho no para-sol lados motorista e passageiro, apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura, portas laterais traseiras deslizantes lados motorista e passageiro, portas traseiras assimétricas, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro temporizado, porta-garrafas nas portas traseiras, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, follow me home, console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro), limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência, porta-objetos sob o teto, frisos laterais, predisposição para rádio (2 alto-falantes no painel, 2 alto-falantes nas portas dianteiras, 2 alto-falantes traseiros e antena), retrovisores externos com comando interno, retrovisores externos na cor do veículo, protetor de cárter e chave canivete com telecomando para abertura, barras longitudinais no teto e fechamento das portas.

Opcionais: Pack Evolution (retrovisores externos elétricos, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, volante em couro com comandos do rádio e rádio Connect CD/MP3/WMA/Bluetooth/USB) por R$ 4.050.

Cores: Preto Vulcano (sem custo), Branco Banchisa e Vermelho Alpine (R$ 1.550). Metálica (R$ 2.550): Prata Bari.

Acessórios: Alarme antifurto, capa para banco, rodas de liga leve aro 15 polegadas, multimídia Mopar, rádio Mopar, protetor de cárter, protetor de soleira, capa para banco, ecobag, rede para objetos, rede para separação do bagageiro, rádio Mopar Conexão, tapetes de borracha, DVD Mopar, cobertura do bagageiro, capa estepe personalizada Adventure, capa estepe personalizada Estrada Real, banco suplementar, friso lateral, porta-objetos e barras longitudinais no teto.

 

Fiat Doblo para PCD – Motor

 

O Fiat Doblo 2020 é equipado apenas com motor 1.8, o velho conhecido E.torQ 1.8, que é derivado do antigo motor Tritec 1.6, que era produzido pela BMW em parceria com a Chrysler, no interior do Paraná.

Ainda em sua primeira versão, antes da atualização sob a gestão da Fiat, o motor entrega 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, ambos a 5.250 rpm. Este tem 18,4 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol, ambos a 4.500 rpm.

A transmissão do Fiat Doblo 2020 é manual de cinco marchas, mas a multivan tinha a opção de sistema Locker para bloqueio eletrônico do diferencial na versão Adventure.

O dispositivo permitia que a força de uma das rodas, quando esta gira em falso, seja transferida para a roda que não está atolada. Assim, o veículo sai da lama sem necessidade de reboque.

 

Fiat Doblo para PCD – Desempenho

 

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Fiat Doblo 1.8 2020 – 12,3 segundos e 171 km/h

O Fiat Doblo 2020 tem um desempenho adequado para sua proposta.

Apesar de medir 4,47 m de comprimento e ter 1,95 m de altura, o monovolume da marca italiana se resolve bem com o já antiquado motor 1.8 E.torQ com 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, ambos a 5.250 rpm. Este tem 18,4 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol, ambos a 4.500 rpm.

Equipado com câmbio manual de cinco marchas, o Fiat Doblo 2020 responde razoavelmente bem ao acelerador, garantindo boa disposição para enfrentar o trânsito urbano e mesmo no fora de estrada, assim como em rodovia.

O veículo não tem retomadas tão animadoras, mas cumpre sua tarefa ao permitir ultrapassagens com segurança.

O motor 1.8 grita mais quando é necessário subir uma serra ou aclive longo por conta do peso geral de 1.463 kg em ordem de marcha, ms totalmente carregado, ele precisa de giros bem mais altos, ampliando o ruído interno e o consumo.

Por ter uma pegada familiar, o Fiat Doblo 2020 oferece um grande espaço interno, especialmente altura para seus cinco, seis ou sete passageiros, dependendo da versão e configuração.

Rodando a 110 km/h, o ponteiro passa dos 3.000 rpm. Por conta disso, o consumo não é nada bom, fazendo 6,1 km/litro no etanol e 8,5 km/litro na gasolina, quando rodando na cidade, além de 6,6 km/litro no etanol e 9,6 km/litro na gasolina, em rodovias.

O Fiat Doblo 2020 tem para isso 60 litros no tanque é precisa sempre ter um posto em mente para reabastecer, especialmente com etanol.

De rodar ruidoso por conta do isolamento acústico fraco e dos pneus de uso misto na versão Adventure, por exemplo, o Fiat Doblo 2020 apresenta boa dirigibilidade, tendo posição de dirigir elevada e confortável, assim como grande área envidraçada que permite excelente visibilidade.

Com posição confortável, o motorista tem uma direção com ajuste em altura e profundidade, bem como assistência hidráulica leve em manobras e progressiva em velocidade.

Os freios são adequados e atendem bem a proposta da Fiat Doblo 2020, enquanto a suspensão tem um ajuste mais firme, especialmente atrás, que é por eixo rígido com barra estabilizadora, molas e amortecedores.

Nas curvas, o veículo inclina um pouco além da conta, mas mantém-se neutro, garantindo segurança. Como se trata de um projeto com foco no uso comercial, o modelo apresenta conforto mediano, pois o conjunto passa muitas irregularidades do solo, especialmente buracos.

Então, deve-se levar em conta essa característica, que também significa maior robustez, pois o conjunto permite rodar por ruas e estradas sem pavimento com maior desenvoltura. Em algumas regiões do países, por exemplo, o Fiat Doblo é um veículo bem requisitado para locação de turista, tendo até mesmo locadoras especializadas apenas no modelo.

Existe até adaptação para “motor-casa”. A versão Cargo, que chegou a ter motores 1.4 e 1.8, tinha até opção de baú refrigerado. O emprego do produto em diversas atividades mostra sua versatilidade, apesar da idade do projeto.

 

 

Fiat Doblo para PCD – Consumo

 

Cidade

  • Fiat Doblo 1.8 2020 – 6,1 km/litro no etanol e 8,5 km/litro na gasolina

Estrada

  • Fiat Doblo 1.8 2020 – 6,6 km/litro no etanol e 9,6 km/litro na gasolina

O Fiat Doblo 2020 não é muito eficiente em consumo. O motivo não é só a idade do projeto, mas a falta de itens mais atuais em termos de consumo energético.

Não há pneus de baixa resistência à rolagem, ventilador do radiador ainda tem escovas, não há proteção contra descarga da bateria e nem alternador com recuperação de energia nas desacelerações.

Isso sem contar a falta de atualização no motor 1.8 E.torQ, que atualmente é produzido na versão Evo, mais potente e econômica.

Com tudo isso, mais o peso de 1.463 kg e um perfil aerodinâmico pouco eficiente, o Fiat Doblo 2020 não poderia ser mais econômico. O tanque de 60 litros ajuda na autonomia, o que dá mais segurança. Em todas as condições de uso, o melhor é utilizar a gasolina como combustível.

Perde-se alguns cavalos e pouquíssimo torque, mas ganha-se em eficiência no longo prazo. As relações de marcha são adequadas e se fizer um bom uso delas, é possível melhorar as médias. O importante é não exigir do veículo sem necessidade.

 

Fiat Doblo para PCD – Manutenção e Revisão

 

A Fiat faz a revisão a cada 10.000 km e vem com mão de obra gratuita. No caso do Fiat Doblo 2020, a multivan tem custo total das revisões até 50.000 km em R$ 2.944. Nas paradas, são efetuadas substituições de óleo de motor, filtro de óleo; elemento do filtro de ar, filtro de combustível, vela de ignição, fluido de freio e correia transmissão ar condicionado.

A Fiat ainda faz inspeções em outros itens do veículo, recomendando a substituição se necessário dos itens de desgaste natural, tais como discos, pastilhas, pneus, limpadores de para-brisa, entre outros.

A oficina dos revendedores também realiza serviços de balanceamento e alinhamento de rodas, verificação de molas e amortecedores e sua substituição, faróis, lanternas, luzes internas, portas e vedações, entre outros.

Reparação e funilaria também são feitos, assim como pintura e polimento. Limpeza e higienização de interiores, além da oferta de acessórios para cuidados com o carro. A Fiat conta ainda com assistência 24 horas para os carros em garantia, além de oferecer uma central de atendimento para emergências.

A rede tem mais de 500 pontos de assistência em todo o Brasil.

O MVP – Mopar Vehicle Protection consiste em planos de serviços exclusivos para manutenção do veículo. Ele oferece a Revisão Sob Medida, que pode ser paga no momento da compra do carro e a Garantia Estendida, indo além do período normal de cobertura.

 

Revisão 

Custo 

Quilometragem Preços 1.8 
10.000 km R$ 336
20.000 km R$ 632
30.000 km R$ 788
40.000 km R$ 784 
50.000 km R$ 592 

 

Fiat Doblo para PCD – Ficha Técnica

 

 

Motor 

1.8 

Tipo Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina 
Número de cilindros 4 em linha 
Cilindrada em cm3 1747 
Válvulas 16 
Taxa de compressão 11,2:1 
Injeção eletrônica de combustível Multiponto 
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) Gasolina: 130 cv @ 5250 rpm / Etanol: 132 cv @ 5250 rpm 
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)  Gasolina: 18,4 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 18,9 kgfm @ 4500 rpm

 

Transmissão 

Tipo Manual 5 marchas  

Tração 

Tipo Dianteira 

 

Freios 

Tipo Disco ventilado / Tambor 

Direção 

Tipo Hidráulica 

Suspensão 

Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora 
Traseira Eixo rígido 

Rodas e Pneus 

Rodas Liga Leve aro 15 polegadas 
Pneus 205/70 R15 

Dimensões 

Comprimento total (mm) 4478 
Largura sem retrovisores (mm) 1768 
Altura (mm) 1957 
Distância entre os eixos (mm) 2583 

Capacidades 

Porta-malas (litros) 665 
Tanque (litros) 60 
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 490 
Peso em ordem de marcha (kg) 1463 
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) ND 

 

Fonte: Noticias Automotivas

 

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