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FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD: preço, consumo, revisão, motor, fotos, versões (e detalhes)

O Volkswagen Fox PCD 2020 pode ser considerado uma das opções mais racionais dentro da linha de compactos da marca alemã no Brasil. Ele já está bastante defasado no mercado, mas ainda oferece uma boa relação custo benefício, com dose adequada de equipamentos e preço abaixo do segmento.

Por cerca de R$ 50 mil, o Fox PCD 2020 oferta uma série de itens que não estão disponíveis nos concorrentes ou são ofertados como opcionais. Isso inclui os faróis de neblina, rodas de liga-leve, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores externos elétricos, entre outros.

O motor 1.6 8V, embora também esteja defasado, ainda entrega um desempenho no mínimo aceitável. Este conjunto está disponível em todas as versões do Fox.

E por falar em versões, o VW Fox PCD 2020 pode ser encontrado em somente duas configurações: Connect e Xtreme, ambas com câmbio manual.

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD – História

No começo dos anos 2000, a Volkswagen do Brasil desenvolvia vários trabalhos como potenciais produtos futuros e um deles chamou a atenção da direção da empresa, um hatch compacto com altura incomum, sendo parecido com uma minivan.

Desenhado por Marco Pavone, o projeto feito sobre a plataforma PQ24 do Polo não foi aceita pela matriz alemã.

Ainda em fase de gestação, o projeto do novo carro se mostrou muito bom para o mercado brasileiro, mas seu desenvolvimento teria que ser finalizado em Wolfsburg. Sem o conhecimento de Martin Winterkorn, CEO da VW na época, o veículo foi levado em segredo para a Alemanha e lá foi finalizado. Após isso, foi engavetado durou cerca de um ano.

Com o convencimento do presidente da marca, o veículo – conhecido internamente como Lupo – foi aprovado e lançado em 2003 com o nome de Fox , já usado anteriormente no Voyage exportado para os EUA nos anos 80. Rapidamente o modelo chamou a atenção do mercado e se tornou um sucesso.

A repercussão do hatch “altinho” foi tão boa, que garantiu sua exportação para a Europa com o nome de Lupo. Mais que isso, influenciou diretamente o desenvolvido do Golf Plus, que seguiu o mesmo estilo, hoje a bordo do Golf Sportsvan e no futuro Golf Variosport.

Mas no Brasil, o Volkswagen Fox PCD chegou com a PQ24 simplificada, medindo 3,80 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,54 m de altura e 2,46 m de entre eixos.

O porta-luvas tinha 270 litros e o banco do motorista possuía uma gaveta sob o assento. Além disso, um sistema permitia o deslizamento do banco traseiro para ampliação do bagageiro, mas acidentes com os mãos dos proprietários levaram ao fim do dispositivo no compacto nacional.

Aqui, o Volkswagen Fox PCD já chegou com motores flex, sendo 1.0 de até 76 cv e 1.6 com até 104 cv, ambos da família EA111 com 8 válvulas. Na exportação, era enviado para a Europa com motor EA111 1.4 8V de 78 cv, o mesmo usado na Kombi da época.

Ele também chegou a ter motor 1.2 de três cilindros com 56 cv e diesel 1.4 TDI, igualmente de três cilindros, com 71 cv.

Além de ter sido feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP, o Fox PCD acabou sendo radicado em São José dos Pinhais-PR. Outro local de produção é General Pacheco, Argentina, onde a variante perua Suran (aqui SpaceFox) é fabricada. O modelo deu origem ao CrossFox e à Space Cross. Nunca teve transmissão automática, apenas câmbio automatizado.

Após um grande facelift, o Fox PCD adotou novos motores EA211 1.0 de 12V e três cilindros, entregando até 82 cv, além do EA211 1.6 16V com quatro cilindros e até 120 cv. Muito se esperou pelo 1.0 TSI de até 105 cv, mas ele não deverá ser introduzido no compacto.

Com o Polo 2019, o mercado começou a ver um fim para o modelo, mas a VW diz que ele continua no mercado.

Desde 2003, o hatch nunca recebeu uma geração nova e, apesar do futuro incerto, ainda continua vendendo bem no mercado brasileiro, embora a perua SpaceFox esteja em declínio. O modelo tem uma legião de fãs no país.

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD – Detalhes

No Fox PCD 2020, o visual é composto por faróis de dupla parábola com repetidores de direção na parte inferior da lente. A grade é fina e tem acabamento em preto brilhante, além de friso cromado.

O para-choque possui apêndices alusivos ao Golf, além de faróis de neblina. As rodas de liga leve podem ser aros 15 ou 16 polegadas. Os retrovisores possuem repetidores de direção, dependendo da versão, além de barras longitudinais no teto (de acordo com a versão).

As lanternas traseiras são compactas e divididas pela tampa do porta-malas, que tem logotipo da VW com função de maçaneta. O para-choque tem a parte central com acabamento preto. Segundo a versão, o escape é cromado.

Por dentro, o painel remete em estilo ao do Golf, incluindo a instrumentação analógica com display de computador de bordo e volante semelhante com acabamento em preto brilhante e dotado de piloto automático

O painel tem acabamento em dois tons e vem com o sistema multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas. O ar-condicionado, no entanto, é manual. O acabamento geral é bom e coloca o hatch numa posição mais elevada em relação ao Gol 2019, que agora voltou a ser o modelo de entrada da VW.

No caso do sistema de entretenimento Composition Touch, há tela sensível ao toque de 6,5 polegadas. Esse sistema é capaz de realizar o espelhamento da tela do celular com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

Não há mudanças na mecânica, que continua com o velho motor 1.6 8V flex de quatro cilindros, que tem capacidade para entregar até 104 cavalos de potência e 15,6 kgfm de torque.

O câmbio continua manual de cinco ou seis marchas, além do automatizado I-Motion com cinco velocidades.

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD – Novidades

O Fox PCD 2020 não teve nenhuma alteração em sua linha, mantendo o que já havia sido anunciado em relação à linha 2019.

Esse anúncio destacou mudanças na gama de versões, com reposicionamento dentro da linha Volkswagen para abrir espaço para o novo Polo. Agora o hatch compacto pode ser encontrado somente em duas variantes: a Connect (de entrada) e a Xtreme (topo de linha com visual mais agressivo).

No caso do Fox Connect 2020, é possível reconhece-lo pelos adesivos laterais com o nome da versão, faróis e lanternas escurecidos, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15 polegadas, entre outros. O interior, por sua vez, denuncia a boa lista de equipamentos de série do carro.

Há itens como direção elétrica, vidros nas quatro portas, retrovisores externos e travas das portas e porta-malas elétricos, computador de bordo, volante multifuncional, central multimídia com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina com luz de conversão estática, piloto automático, entre outros.

Já o Fox Xtreme 2020 tem um visual mais “ousado”. Ele dispõe de uma grade dianteira tipo colmeia com friso inferior cromado, faróis com máscara negra, para-choques herdados do antigo CrossFox, faróis auxiliares retangulares com tripla função (luz de conversão estática, luz de neblina e de longo alcance), moldura plástica nas caixas de roda e na parte inferior das portas, retrovisores e maçanetas pretos, rodas de liga-leve diamantadas de 16 polegadas, rack de teto, entre outros.

Pulando para o inferior, há acabamento predominantemente escurecido e costuras contrastantes na cor vermelha nos bancos. Há também alguns itens extras, como câmera de ré e volante revestido em couro.

Em ambos os casos, o motor é o velho 1.6 8V de até 104 cavalos de potência, com transmissão manual de cinco marchas.

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD – Versões

A atual linha do Volkswagen Fox 2020 dispõe de uma gama limitada de versões. Confira:

  • Volkswagen Fox Connect 1.6 2020
  • Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2020

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD – Equipamentos

Volkswagen Fox Connect 1.6 2020

Segurança: equipado de série com airbags frontais, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), sistema de alarme com comando remoto, dois apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, sensores de estacionamento traseiros, alças de segurança dianteira e traseiras no teto, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, cintos de segurança traseiros laterais de três pontos com retorno automático, desembaçador traseiro, faróis de neblina com função “Cornering Light” (luz de conversão estática), lavador e limpador do vidro traseiro, luzes indicadoras de direção nos retrovisores externos, entre outros.

Conforto: direção elétrica, acendimento automático do painel de instrumentos ao abrir a porta do motorista, computador de bordo I-System com Eco-comfort, piloto automático, banco traseiro com encosto e assento rebatível, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com regulagem milimétrica de altura, chave tipo “canivete” com comando remoto, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito, vidros elétricos nas quatro portas, travamento elétrico das portas e porta-malas com controle remoto, para-sol com espelho para motorista e passageiro, central multimídia Composition Touch com tela touchscreen e App-Connect, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de liga-leve “Rock” de 15 polegadas com pneus 195/55 R15 de baixa resistência a rolagem, faróis duplos com máscara escurecida, grade dianteira em preto brilhante com friso pintado em “Siberian”, lanternas traseiras escurecidas, para-choque na cor da carroceria com detalhe pintado em “Siberian”, antena no teto, colunas centrais externas com aplique preto, entre outros.

Opcionais: Pacote Dark II (R$ 200, com tapetes em carpete, rodas de liga-leve “Turim” de 15 polegadas, retrovisores pintados na cor Preto Ninja e faróis com máscara negra).

Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2020

Recebe faróis auxiliares com tripla função (neblina, longo alcance e “Cornering Light”), câmera de ré, aerofólio traseiro em preto brilhante, moldura nas caixas de roda e nas laterais da carroceria, para-choques com detalhes em “Chrome Effect”, barras longitudinais de teto, rodas de liga-leve “Modena” de 16 polegadas com pneus 195/50 R16, volante multifuncional revestido em couro, grade dianteira do tipo colmeia com friso inferior em “Chrome Effect”, capa dos retrovisores e maçanetas na cor preta, colunas e teto escurecidos, bancos com tecido escurecido e costuras vermelhas, entre outros.

Esta versão não dispõe de opcionais.

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD– Preços

O Fox PCD 2020 pode ser encontrado com preços em torno de R$ 50 mil. Na linha da Volkswagen, ele se posiciona entre os atuais Gol e Polo. Veja abaixo todos os preços do modelo:

  • Volkswagen Fox Connect 1.6 2020: R$ 51.490
  • Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2020: R$ 56.690

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD – Motor

O Fox PCD 2020 dispõe de somente uma opção de motorização, com o 1.6 8V flex de quatro cilindros, o mesmo encontrado no Gol, Voyage, SpaceFox e Saveiro.

Esta unidade é de concepção simples e conta com injeção eletrônica multiponto, bloco e cabeçote feitos em ferro fundido e comando de válvulas simples no cabeçote.

São 101 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 104 cv com etanol, entregues a partir de 5.250 rpm. Já o torque é de 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente, que estão disponíveis numa rotação a partir de 2.500 rpm.

Tal propulsor está disponível com transmissão manual de cinco velocidades ou a automatizada i-Motion, também de cinco marchas.

Vale lembrar que a linha anterior do Volkswagen Fox 2020 foi comercializada também com os motores 1.0 12V MPI flex de três cilindros e 1.6 16V MSI flex de quatro cilindros. Estes, porém, foram descontinuados e o único carro na linha da VW que dispõe ambas as unidades é o novo Polo, que conta ainda com o moderno 1.0 TSI.

O 1.0 12V MPI entrega 75 cv a 6.250 rpm e 9,7 kgfm a 3.000 rpm, obtidos com gasolina. No etanol, são 82 cv a 6.250 rpm e 10,4 kgfm a apenas 3.000 rpm.

Já o 1.6 16V MSI tem duplo comando de válvulas no cabeçote e construção toda em alumínio. Ele desenvolve 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm. Já os torques são de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol, ambos a 4.000 rpm.

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Fox 1.6 8V – 10,6 segundos e 183 km/h

O Fox 2020 apresenta uma boa performance em todas as suas configurações.

Com o 1.6 MSI com 8V, o Fox 2020 tem boas respostas nas acelerações, visto que o bom torque é oferecido em rotação muito baixa: 2.500 rpm. Isso é o mesmo que os velhos e bons motores 2.0 de alguns anos atrás.

São 15,4 e 15,6 kgfm de torque, respectivamente com gasolina e etanol, o que garante boas saídas e retomadas, além de ultrapassagens bem seguras. A performance tanto na cidade quanto na estrada é agradável.

Mesmo sendo um motor antigo, ele reage bem ao pedido do acelerador e demanda poucas mudanças de marcha, garantindo um nível de consumo adequado. Na cidade, o Fox 1.6 MSI 2020 faz 7,4 km/l com álcool e 10,4 km/l com gasolina, enquanto na estrada oferece 8,2 km/l com álcool e 11,8 km/l com gasolina.

Tal conjunto ao consumidor o que ele quer, que é uma condução com respostas mais fortes em baixa rotação, ideal para o dia a dia urbano.

Com isso, o Fox PCD 2020 é um carro bem estável, apesar de alto e conta com direção elétrica bem progressiva e leve, assim como freios adequados.

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD – Consumo

Cidade

  • Motor 1.6 – 7,4 km/l com álcool / 10,4 km/l com gasolina

Estrada

  • Motor 1.6 – 8,2 km/l com álcool / 11,8 km/l com gasolina

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD – Manutenção e Revisão

Na manutenção, o Fox PCD 2020 tem custos de até 60.000 km com valor total de R$ 3.636,54. Este valor é correspondente para as versões Connect e Xtreme, ambas com o motor 1.6 8V MSI.

Além disso, a Volkswagen criou um site exclusivo para revisão programada, onde o cliente pode visualizar todas os itens a serem trocados, bem como o tempo de serviço e o valor já com a mão de obra incluída.

Itens de desgaste natural têm preços com mão de obra sugeridos, bem como itens que podem ser trocados conforme a necessidade, mas sem valores. É possível também agendar o serviço pelo próprio configurador.

Revisão

Custo

QuilometragemPreços 1.6 8V MSI
10.000 kmR$ 545,97
20.000 kmR$ 618,27
30.000 kmR$ 545,97
40.000 kmR$ 762,09
50.000 kmR$ 545,97
60.000 kmR$ 618,27

 

FOX CONFORTLINE 1.6 para PCD – Ficha Técnica

Motor

1.6 8V MSI

TipoDianteiro, Transversal e Bicombustível
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31.598
Válvulas8
Taxa de compressão12,1:1
Injeção eletrônica de combustívelMultiponto
Potência Máxima104 cv a 5.250 rpm
Torque Máximo15,6 kgfm a 2.500 rpm

Transmissão

TipoManual de cinco marchas

Tração

TipoDianteira

Freios

TipoDiscos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

TipoElétrica

Suspensão

DianteiraIndependente, McPherson
TraseiraEixo de torção

Rodas e Pneus

RodasLiga-leve de 15 ou 16 polegadas
Pneus195/55 R15 ou 195/50 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)3.868
Largura (mm)1.660
Altura (mm)1.552
Distância entre os eixos (mm)2.467

Capacidades

Porta-malas (litros)270
Tanque (litros)50
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)448
Peso em ordem de marcha (kg)1.072
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,353

Fonte: Noticias Automotivas

 

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