Hemiparesia

Hemiparesia pode dar o direito às isenções de impostos na compra de veículos 0 km, devido à incapacidade de coordenação motora, formigamento, paralisia muscular e dificuldade nos movimentos.

Hemiparesia é a paralisia parcial de um lado do corpo.

hemiparesia, ou paresia unilateral, é uma fraqueza de um lado inteiro do corpo (hemi significa “metade”). A hemiplegia é, na sua forma mais grave, paralisia completa de metade do corpo. Hemiparesia e hemiplegia podem ser causadas por diferentes condições médicas, incluindo causas congênitas, trauma, tumores ou derrame.

A hemiparesia é uma condição caracterizada por fraqueza em um dos lados do corpo.

Está relacionado à hemiplagia, na qual um lado do corpo está realmente paralisado, em vez de simplesmente enfraquecido.

Há uma variedade de razões para as pessoas desenvolverem hemiparesia, com a condição geralmente ocorrendo como uma complicação secundária de outro problema médico. As opções de tratamento variam, dependendo do motivo pelo qual o paciente desenvolveu hemiparesia.

A fraqueza muscular característica da hemiparesia pode ser causada por lesões na medula espinhal que danificam os nervos que inervam esses músculos, levando à fraqueza. Danos ao cérebro também podem levar à fraqueza muscular.

Acidente vascular cerebral é uma das razões clássicas para as pessoas desenvolverem hemiparesia e, às vezes, a fraqueza muscular é um dos principais sintomas do AVC que leva os pacientes ao hospital.

Danos ao cérebro devido a lesões na cabeça, tumores cancerosos no cérebro ou doenças também podem levar ao desenvolvimento de fraqueza muscular.

A fraqueza muscular aparecerá no lado do corpo que corresponde à área do cérebro que foi danificada.

Danos na medula espinhal podem incluir danos causados por trauma, como no caso de um acidente de carro, queda ou ferida sofrida durante uma briga.

Condições como a esclerose múltipla e alguns tipos de câncer também podem causar lesões na medula espinhal que interferem na função dos nervos.

Quando um paciente apresenta hemiparesia, o primeiro passo é determinar as origens da fraqueza muscular. Os estudos de imagens médicas podem ser usados para isolar a localização do dano, e o paciente também será tipicamente entrevistado para coletar um histórico médico com a finalidade de identificar fatores de risco óbvios. Se um paciente disser que tem esclerose múltipla, por exemplo, o médico provavelmente atribuirá a hemiparesia a essa condição e poderá realizar testes para confirmar.

Tratamento

O tratamento pode incluir o tratamento da condição subjacente com o objetivo de resolver a hemiparesia ou interromper seu progresso. A fisioterapia também é uma parte importante do tratamento. A terapia ajuda os pacientes a recuperar o controle de seus músculos e a desenvolver mais força muscular. Um fisioterapeuta também pode fornecer ao paciente dicas e truques adaptativos que ajudarão o paciente a navegar em um mundo projetado para pessoas com força muscular total em ambos os lados do corpo. Dispositivos de apoio, como aparelhos ortodônticos, andadores e cadeiras de rodas, também podem ser usados para ajudar pacientes que apresentam dificuldade para andar em decorrência de hemiparesia.

Sintomas

A hemiparesia pode afetar seus braços, pernas, mãos e rosto, e pode dificultar o cuidado com as atividades cotidianas.

Os sintomas causados por hemiparesia podem incluir:

Fraqueza
Dificuldade para andar
Perda de equilíbrio
Fadiga muscular
Dificuldade com coordenação
Incapacidade de agarrar objetos

A localização em seu cérebro onde o derrame aconteceu determina onde você experimentará fraqueza em seu corpo. A hemiparesia do lado direito indica lesão no lado esquerdo do cérebro da pessoa, enquanto a hemiparesia do lado esquerdo envolve lesão no lado direito do cérebro.

Principais Causas

Enquanto acidente vascular cerebral é a causa mais comum de hemiparesia, danos cerebrais devido a trauma ou lesões na cabeça e tumores cerebrais causados por câncer também podem explicar a fraqueza muscular. Certas doenças, como paralisia cerebral, esclerose múltipla e alguns tipos de câncer podem causar hemiparesia.

Fonte: Ministério da Saúde