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HR-V LX para PCD

HR-V LX para PCD: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)

O Honda HRV PCD é, atualmente, um dos crossovers de porte compacto que mais vende no mercado brasileiro. O modelo fechou os 10 primeiros meses de 2019 com quase 40 mil unidades vendidas, ficando em quinto lugar entre os SUVs. Com esse volume, o japonês ficou atrás apenas de Jeep Renegade, Jeep Compass, Hyundai Creta e Nissan Kicks.

Porém, não há motivos muito relevantes que explicam todo esse sucesso do HRV PCD 2020 no mercado brasileiro. O crossover da Honda é aquele tipo de carro que é bom em tudo, mas não é melhor em nada. Ele agrada pela gama de versões variada, dose de equipamentos adequada, bom acabamento, espaço interno considerável, motorização eficiente e design equilibrado.

Além disso, ele carrega na bagagem a boa fama da qualidade dos produtos Honda, bem como a excelência no serviço de pós-venda prestado pela marca.

A linha 2020 do Honda HRV PCD foi anunciada recentemente. O crossover compacto recebeu novos equipamentos e um novo motor para sua versão topo de linha, a Touring.

Seus preços agora partem de R$ 94,4 mil, podendo beirar os R$ 140 mil em sua configuração mais completa.

HR-V LX para PCD – História

O Honda HRV PCD surgiu originalmente em 1999 como um crossover compacto que media 4,00 m na versão de duas portas e 4,11 m com quatro portas. Tinham formas bem quadradas e a plataforma encurtada do Civic, sendo derivado do sedã City, ainda não associado com o Fit, que surgiria dois anos depois no Japão. Esse crossover foi feito até 2006 e nunca foi oferecido no Brasil.

Após muitos anos, a Honda relançou o HRV PCD, mas agora sob um visual mais agressivo e atual, sendo oferecido como um crossover. Aqui no Brasil ele compete diretamente com Hyundai Creta, Jeep Renegade e Nissan Kicks.

Nascido como Vezel no Japão, o modelo aproveitou a plataforma do Fit da terceira geração para ganhar forma, tendo o entre eixos sido ampliado para 2,61 m.

No comprimento, manteve 4,29 m. Na altura, ele tem 1,58 m e outros 1,77 m de largura. O grande espaço interno herdado geneticamente do Fit garante ao Honda HRV PCD um bom espaço interno, com 437 litros no porta-malas e sistema ULTra com posicionamento de cargas no interior. O tanque centralizado sob os bancos dianteiros ajuda a criar mais espaço atrás.

O Honda HRV PCD apareceu como Vezel no Japão com motorização 1.5 de 130 cv com CVT e uma versão híbrida com motor elétrico e transmissão de dupla embreagem com sete marchas.

Depois, foi a vez da China receber o modelo, mas lá a Honda criou uma variante para uma de suas sócias locais, chamado XRV. O visual é bem diferente na parte frontal e traseira, mas em essência é o mesmo crossover original.

No Brasil, o Honda HRV PCD chegou com produção em Sumaré-SP, embora a montadora tenha outra fábrica pronta em Itirapina-SP, que permanece fechada até que o mercado reaqueça. Aqui, o crossover chegou com motor 1.8 i-VTEC FlexOne com característica única entre os carros bicombustíveis no país.

Ele entrega 140 cv com gasolina, mas com etanol, a potência é menor: 139 cv. Ambos são obtidos a 6.300 rpm. Já os torques são de 17,3 kgfm com gasolina e 17,4 kgfm com etanol, conseguidos em 5.000 rpm.

O carro foi ofertado com câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT entre 2015 e 2018, mas a linha 2019 foi anunciada somente com a transmissão automática CVT. Já na linha 2020, ele ganhou o esperado motor 1.5 turbo para sua versão mais cara.

HR-V LX para PCD – Detalhes

O Honda HRV PCD 2020 tem um conjunto agradável e equilibrado. No quesito visual, o carro ostenta uma dianteira com formato pronunciado, marcada pelos faróis espichados com filete de luzes diurnas em LED, que são conectados à grade com uma barra cromada na parte superior e uma tomada de ar mais larga lobo abaixo.

Os para-choques do modelo na linha 2019 ficaram mais largos para acompanhar o novo conjunto e também foram redesenhados. Nas laterais, ele dispõe de vincos marcantes na lataria e uma boa solução que “camufla” as maçanetas traseiras na coluna dos vidros, deixando o aparato mais limpo.

Merece destaque ainda o teto com um caimento suave do teto na parte traseira, o que contribui para a aerodinâmica. A traseira, inclusive, tem lanternas com guias em LED e formato que invade parte da tampa do porta-malas.

Nas dimensões, são 4,29 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,58 m de altura, com distância entre-eixos de 2,61 m. O porta-malas do carro, por sua vez, tem capacidade para 437 litros, podendo ser ampliado com o bom sistema Magic Seat de configuração dos bancos.

O interior do Honda HRV PCD 2020 também repete o padrão de boas soluções do exterior. O destaque vai para o painel com desenho horizontal, que dispõe de nada mais, nada menos que três saídas de ar na frente do passageiro dianteiro, além de outras duas no lado do motorista.

Ele tem também um console central elevado que praticamente “divide” a área do motorista e do passageiro. A peça dispõe de um elemento vazado na parte inferior que permite a acomodação de um smartphone, com direito inclusive a uma tomada USB para carregar aparelhos eletrônicos. Há ainda apoio de braço ajustável em distância e porta-copos.

Os bancos são largos e confortáveis, tendo posição de dirigir elevada. Vidros, travas e retrovisores possuem comandos bem ergonômicos e o teto é alto.

Na traseira, o banco bipartido tem sistema Magic Seat que permite ao assento elevar-se verticalmente para a colocação de um objeto alto ou ser rebatido até o assoalho com o encosto junto, a fim de permitir um objeto maior longitudinalmente.

O banco do passageiro dianteiro também pode ter o encosto rebatido para trás, a fim de criar uma plataforma longa e plana para objetos ainda mais longos, tais como bicicletas ou pranchas, por exemplo.

Já na plataforma, o Honda HRV PCD 2020 possui suspensão dianteira McPherson montada em um subframe com barra estabilizadora reforçada atrás do eixo. Molas helicoidais e amortecedores telescópicos estão presentes.

Na traseira, há um eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores separados. O tanque de combustível de 51 litros fica sob o assoalho central, logo abaixo dos bancos dianteiros e com proteção adicional contra impactos.

HR-V LX para PCD – Novidades

O Honda HRV PCD 2020 mantém as boas novidades apresentadas na linha do ano passado e acrescenta mais equipamentos para todas as versões, além de trazer de volta a versão topo de linha Touring.

No quesito visual, o HRV PCD 2020 não teve grandes alterações, já que isso ocorreu recentemente. O que ele traz de novo fica limitado ao design da versão Touring, que tem faróis principais e de neblina em full LED e nova grade dianteira, com acabamento em black piano.

Outro destaque exterior fica por conta do teto solar panorâmico, presente nessa versão e que dá um estilo único ao HRV  Touring. Finalmente, na parte traseira esse modelo mais caro ostenta o logotipo “Turbo” e duas saídas cromadas do escape.

Além de tudo isso, o modelo continua com as novidades da linha 2019. Nessa atualização, ele recebeu nova grade frontal, mais larga e com uma grossa barra cromada horizontal que ostenta o “H” da Honda no centro, avançando sobre os novos faróis. Eles, inclusive, agora têm sistema de projetor no farol baixo e luzes diurnas de LED integradas desde a versão mais básica. O para-choque também é novo e ficou mais encorpado.

Já nas laterais, há novas rodas de liga-leve de 17 polegadas. A traseira exibe lanternas com guias de LED horizontais e acabamento inferior escurecido, também de série em todas as configurações.

A gama de cores do Honda HRV PCD 2020 agora tem as opções Branco Tafetá (sólido), Azul Cósmico, Prata Platinum, Cinza Barium (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados).

O interior da linha 2020 passa a dispor de acabamento nas cores cinza claro ou preto para bancos (que são de couro), laterais de porta (com costuras duplas), console central e painel.

Outras novidades que os ocupantes verão no interior do Honda HRV Touring são a tecnologia Smart Entry, que permite a abertura sem uso de chave, botão de partida, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré com três modos de visualização e o sistema Honda LaneWatch.

Esse sistema tem uma câmera instalada no retrovisor direito, ampliando o ângulo de visão do motorista e eliminando pontos cegos. Tudo isso pode ser visto no sistema multimídia, que traz tela de 7 polegadas sensível ao toque e conexão Apple CarPlay e Android Auto, além de navegador GPS.

Além das novidades exclusivas dessa versão mais cara, o Honda HRV PCD 2020 também ganhou novos equipamentos em todas as outras versões. A opção EXL agora é equipada com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e nova grade frontal com acabamento em Black Piano.

A versão EX recebeu a central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, além de sensores de estacionamento traseiros. Por fim, a versão LX ganhou câmera de ré integrada à central multimídia de 5″, com três modos de visão.

HR-V LX para PCD – Versões

A nova linha Honda HRV 2020 foi anunciada nas versões LX, EX, EXL e Touring, equipadas com motor 1.8 flex e transmissão automática CVT ou o motor 1.5 turbo.

Confira a atual gama do Honda HRV 2020:

  • Honda HRV LX 1.8 CVT 2020
  • Honda HRV EX 1.8 CVT 2020
  • Honda HRV EXL 1.8 CVT 2020
  • Honda HRV Touring 1.5T CVT 2020

HR-V LX para PCD – Equipamentos

Honda HRV LX 1.8 CVT 2020: Airbags – 2(UN) Frontais, Brake light, Alarme, Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro, Cinto de segurança dianteiro de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. altura, Cinto de segurança traseiro de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, Chave do tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elétricos, Vidros elétricos com função 1 toque para todos ocupantes e sistema antiesmagamento, Estrutura de deformação progressiva ACE, Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD(Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution), Freio de estacionamento eletrônico EPB(Electric Parking Brake) com função Brake Hold, Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil na base do assento traseiro para os dois lados, Sistema de alerta de frenagem emergencial ESS(Emergency Stop Signal), Sistema HSA(Hill Start Assist) – Assistente de partidas em aclives, Sistema VSA(Vehicle Stability Assist) – Assistente de tração e estabilidade, Sistema Immobilizer, Trava de segurança central dos vidros dos passageiros, Trava de segurança nas portas traseiras, Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h, Aerofólio traseiro, Antena na parte traseira do teto, Luz de rodagem diurna(DRL) e lanternas traseiras em LED, Farol de Neblina, Grade frontal cromada, Para-brisa degradê, Maçanetas externas na cor do veículo, Invisible Handle – Maçaneta externa da porta traseira embutida na coluna, Retrovisores elétricos na cor do veículo, Console central com acabamento na área superior em blackpiano, Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas, Painel e portas com revestimento soft-touch (macio ao toque), Ar-condicionado manual, Áudio com visor LCD de 5 polegadas, Câmera de marcha a ré multivisão com guias de referência, Bluetooth com comando HFT-(Hands Free Telephone) no volante, Piloto automático (cruise control), Conexões: entradas USB, auxiliar P2 e tomada 12 volts, Sistema de áudio AM/FM com 4 alto-falantes, Freio de estacionamento eletrônico EPB(Electric Parking Brake) com função Brake Hold, Volante com ajustes de comandos de áudio e piloto automático, Coluna de direção ajustável em altura e profundidade, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro bipartido(60/40), Magic Seat Honda – exclusivo sistema de configuração dos bancos, Revestimento dos bancos em tecido, Apoio para os pés, Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento, Console central elevado com porta copos emborrachado, Descansa-braço dianteiro com compartimento porta-objetos, Desembaçador do vidro traseiro, Encosto de cabeça para todos os ocupantes, Iluminação interna dianteira individual, Limpador de para-brisa com função intermitente + variável, Painel com computador de bordo multifunções, Pára-sóis com espelho de vaidade com motorista e passageiro com iluminação, Porta-malas com iluminação interna, Porta-objetos nas portas dianteiras e Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros do passageiro.

Honda HRV EX 1.8 CVT 2020: itens acima + airbags laterais, Rack de teto, Ar-condicionado digital FULL Touchscreen, Multimídia 7” multi-touchscreen com interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, Sensores de estacionamento traseiro e Detalhes das portas e maçanetas internas cromados.

Honda HRV EXL 1.8 CVT 2020: itens acima + Acendimento automático de faróis (sensor crepuscular), Airbags – 6(UN) Frontais, Laterais de Cortina, Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD (Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution), Rebatimento elétrico dos retrovisores e Função Tilt-Down no retrovisor do lado do passageiro e Sensores de estacionamento dianteiro.

Honda HRV Touring 1.5T CVT 2020: itens acima + Botão para desativar os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Botão para partida do motor(Start/ Stop Engine), Chave inteligente com controle de abertura das portas por sensor de presença, Conjunto Ótico FULL LED: Faróis alto, baixo e de neblina, luzes de rodagem diurna(DRL) e lanternas traseiras em LED, Escapamento duplo cromado, Iluminação interna traseira, Retrovisor interno fotocrômico (antiofuscamento), Sensor crepuscular: Acendimento automático dos faróis com função auto-ajuste, Sensor de chuva, Sistema AHA (Agile Handling Assist) – Assistente de dirigibilidade ágil, Sistema Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego, Smart Entry: Chave inteligente com sensor de presença para destravamento automático das portas e Teto solar panorâmico com função 1 toque e anti-esmagamento.

HR-V LX para PCD – Preços

Veja abaixo os preços tabelados pela Honda para a linha do HRV 2020 no mercado nacional:

  • Honda HRV LX 1.8 CVT 2020: R$ 94.400
  • Honda HRV EX 1.8 CVT 2020: R$ 101.700
  • Honda HRV EXL 1.8 CVT 2020: R$ 111.900
  • Honda HRV Touring 1.5T CVT 2020: R$ 139.900

HR-V LX para PCD – Motor

O Honda HRV 2020 é equipado com o propulsor 1.8 i-VTEC FlexOne com 140 cv com gasolina e 139 cv com etanol, ambos a 6.300 rpm. Os torques são de 17,3 kgfm com gasolina e 17,4 kgfm com etanol, em 5.000 rpm.

O motor tem comando de válvulas centralizados com a tecnologia VTEC, que permite abertura e fechamento de válvulas de forma eletrônica através de solenoides que controlam válvulas hidráulicas, abrindo e fechando as válvulas do cabeçote.

Em rotações baixas, o VTEC mantém apenas duas válvulas em cada cilindro funcionamento, sendo elas de admissão e escape. Assim, aumenta-se a compressão da mistura ar-combustível, permitindo mais força em regimes mais baixos, economizando também em combustível.

Mas, quando a rotação sobe, o VTEC abre as outras oito válvulas, mas de forma gradual, a fim de obter mais rendimento e melhor performance. Assim, o motor trabalha como se fosse dois (8V e 16V) em um.

Com esse motor, o Honda HRV PCD 2020 possui uma condução bem interessante, embora o foco seja a economia e o conforto ao dirigir. Ele permite ao crossover fazer 7,1 km/l no álcool e 10,5 km/l na gasolina, dentro do ciclo urbano de rodagem.

Já no ciclo rodoviário, o modelo faz 8,5 km/l quando alimentado apenas com álcool e 12,1 km/l quando abastecido unicamente com gasolina. Além disso, o utilitário esportivo nipônico vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e tem velocidade máxima de 175 km/h.

A linha 2020 do Honda HRV PCD teve como uma das principais novidades a volta da versão Touring, que tem o diferencial do motor 1.5 turbo. Esse propulsor tem injeção direta e quatro cilindros, além de turbo de baixa inércia, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica.

O conjunto entrega 173 cv a 5.500 rpm e 22,4 kgfm de torque entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. O motor é associado à transmissão CVT, ajustada especificamente para essa versão, com características como função Kick Down e simulação de sete velocidades.

HR-V LX para PCD – Consumo

Motor 1.8

Cidade – 7,7 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina
Estrada – 8,6 km/l com álcool e 12,3 km/l com gasolina

Motor 1.5 Turbo

Cidade – 11,5 km/l com gasolina
Estrada – 14,6 km/l com gasolina

HR-V LX para PCD – Desempenho

Tendo um motor de até 140 cavalos de potência e 17,4 kgfm de torque, o Honda HRV tem um desempenho adequado, melhor que seu principal concorrente, o Jeep Renegade.

O crossover da marca japonesa tem boa disposição nas saídas e retomadas, mas o foco é mesmo a economia e o conforto, não tendo nenhuma aptidão para uma condução esportiva, embora o motor ainda tem algum “gás” para faze-lo andar rápido.

Focado nas famílias, o Honda HRV PCD 2020 tem funcionamento do motor suave e o isolamento acústico é muito bom. Com o câmbio CVT, o modelo tem aceleração linear e suave, sem grandes oscilações de rotação.

No ambiente urbano, o crossover se comporta muito bem, com a rotação variando apenas entre 1.500 e 2.000 rpm, graças ao bom torque em rotação e ao CVT, que permite manter um bom nível de funcionamento sem exigir demais do motor.

Com rodar suave e suspensão bem ajustada para o meio urbano, o Honda HRV PCD 2020 é bem agradável e confortável, fato que o faz ser o preferido entre os utilitários esportivos do país. Nas curvas mais fechadas, ele se mantém bem neutro e a direção elétrica garante facilidade nas manobras, assim como resposta rápida nas mudanças de direção.

O conjunto não reproduz imperfeições do solo às mãos do condutor. Em buracos e depressões, o ajuste de molas e amortecedores privilegia o conforto, garantindo ainda mais comodidade.

Na estrada, o Honda HRV 2020 é ainda mais confortável. O crossover apresenta boa potência e torque para uma viagem tranquila, inclusive com subidas de serras ou grandes aclives. O conjunto é bem equilibrado e permite ao condutor ter o veículo nas mãos sem sustos, mesmo em circuitos sinuosos.

Os freios são bem eficientes. Há pouca oscilação da carroceria em ventos laterais e nas curvas, o conjunto não inclina demais, dando mais sensação de segurança. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 1.800 rpm, uma rotação muito boa para uma viagem.

Com cinco pessoas e mais bagagem, o Honda HRV 2020 cumpre bem seu papel, garantindo boa autonomia com gasolina, mas necessitando de reabastecimento constante com o etanol. A força maior está na gasolina, sendo esse um incentivo da Honda para atrair os consumidores, que usam o carro não só no dia a dia, mas também em viagens de fim de semana e principalmente em férias.

Quanto maior a autonomia, mais segurança nas viagens, ainda mais quando não se sabe onde estão os pontos (navegador GPS faz buscas de postos na rota) e nem a qualidade do combustível, fundamental para o bom funcionamento do crossover e o custo da viagem.

Nas ultrapassagens, se desejar, pode-se utilizar o modo Sport, que permite melhor performance, mas com algum custo na economia de combustível. O CVT garante também reduções bem adequada e a melhor relação para cada momento da condução, permitindo ao Honda HRV 2020 ter sempre a melhor condição em cada situação.

Por outro lado, se o desejo for por uma versão que ande mais e tenha uma condução quase esportiva, a opção deverá ser a topo de linha Touring, que tem motor 1.5 turbo de 173 cv. Essa versão leva o HRV 2020 de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h.

HR-V LX para PCD – Manutenção e Revisão

O Honda HRV 2020 possui uma tabela de preços de revisão divulgados pelo fabricante. A manutenção é feita a cada 10.000 km, sendo que o proprietário precisa cumprir rigorosamente esses intervalos, onde várias peças e fluídos previstos nos serviços são especificados no manual do proprietário.

As revisões podem incluem óleo lubrificante, ruela do dreno do cárter, fluído de freio, filtro de combustível, filtro de ar, velas, correias em “V” e ocasionalmente fluído de refrigeração, lembrando que os carros da Honda não possuem sistema de lubrificação aberta, que requer complementação de água após o nível abaixar.

O fluído da caixa de transmissão CVT também precisa ser completado em determinados períodos, mas nunca totalmente substituído.

As concessionárias Honda possuem um registro detalhado dos serviços e dos veículos, cujos donos podem consultar serviços realizados anteriormente. Geralmente os serviços de troca de óleo e filtro de óleo são mais baratos na rede do que nas oficinas terceirizadas, tendo ainda garantia.

O óleo lubrificante usado por todos os carros da Honda é o sintético 0W20, que substituiu o antigo mineral 10W30.

Veja abaixo os valores de cada revisão do Honda HRV 2020:

  • 10.000 km – R$ 303,74
  • 20.000 km – R$ 484,34
  • 30.000 km – R$ 521,96
  • 40.000 km – R$ 1.498,81
  • 50.000 km – R$ 521,96
  • 60.000 km – R$ 1.447,99

HR-V LX para PCD – Ficha Técnica

 

Motor

Motor 1.8 i-VTEC FlexOne

Motor 1.5L Turbo 16V DOHC

TipoDianteiro transversal, Gasolina e EtanolDianteiro transversal, Gasolina
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm317991498
Válvulas1616
Taxa de compressão10,6:110,6:1
Injeção eletrônica de combustívelMultipontoInjeção Direta
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 139 cv @ 6300 rpm / Etanol: 140 cv @ 6300 rpmGasolina: 173 cv @ 5500 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)Gasolina: 17,3 kgfm @ 5000 rpm / Etanol: 17,4 kgfm @ 5000 rpmGasolina: 22,4 kgfm @ 1700 rpm
Transmissão
TipoAutomática CVT de 7 marchasAutomática CVT de 7 marchas
Freios
TipoDisco ventilado / disco sólidoDisco ventilado / disco sólido
Direção
TipoElétricaElétrica
Suspensão
DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasLiga Leve aro 17 polegadasLiga Leve aro 17 polegadas
Pneus215/55 R17215/55 R17
Dimensões
Comprimento total (mm)4.2944.294
Largura sem retrovisores (mm)1.7721.772
Altura (mm)1.5861.586
Distância entre os eixos (mm)2.6102.610
Capacidades
Porta-malas (litros)437437
Tanque (litros)5151
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)470470
Peso em ordem de marcha (kg)1.2761.276
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)NDND

Fonte: Noticias Automotivas

 

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