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IX 35 GL para PCD

IX 35 GL 2020: preço, motor, consumo, versões, equipamentos (detalhes)

O Hyundai IX 35 GL para PCD estava no mercado brasileiro como um intermediário entre o antigo Tucson Flex e o Novo Tucson Turbo, sendo igualmente fabricado no Brasil, assim como os demais citados. Com a saída do antigo Tucson, o modelo segue sendo uma boa opção frente ao caro New Tucson.

Com preços a partir de R$ 101.600, o SUV de porte médio da marca sul-coreana resiste ao tempo com seu visual ainda elegante e atraente. O crossover recebeu facelift há pouco tempo e agregou alguns itens ao conteúdo de série, mas no geral, tem um nível apenas mediano, não dispondo de tecnologias mais recentes, exceto em conectividade, mas ainda assim incompleta.

Em 2019, o Hyundai ix35 vendeu 5.786 unidades, ocupando a 18ª posição no ranking dos SUVs. Por enquanto, ainda não se sabe até quando ele será vendido no país, pois a produção em outros países já cessou, assim como a do Tucson Flex.

ix 35 – história

Nascido em 2004 como Tucson, o SUV de porte menor da Hyundai – na época – evoluiu para uma segunda geração, que em alguns mercados e no Brasil, foi chamado de ix35, o que o diferenciava do modelo anterior, além do próprio estilo e tamanho.

Se no Tucson a marca introduziu até um V6 2.7 com duas saídas de escape, bem como somente motores 2.0, na segunda os motores diminuíram de tamanho, tendo de 1.6 a gasolina até 1.7 diesel. Aqui, prevaleceu o motor 2.0.

Por fim, a terceira geração surgiu e adotou finalmente um motor 1.6 T-GDI de até 177 cv. Seu tamanho ficou bem maior em relação ao primeiro e ao segundo também, medindo agora 4,47 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos.

Atualmente, o Hyundai Tucson Turbo está abaixo do Novo Santa Fé na gama de produtos. Mas de volta ao Hyundai ix35 2020, o desafio dele é bater de frente com o Jeep Compass, mas tem perdido essa batalha.

E o futuro?

O Hyundai ix35 2020 deve continuar sua tentativa para incomodar o Jeep Compass 2020 até não suportar mais. Até pouco tempo atrás, se imaginava que seu fim não traria um sucessor pois, afinal, o Novo Tucson Turbo é de fato a geração seguinte.

Porém, os chineses pediram mais um SUV da marca sul-coreana, que está em queda por lá.

Assim, surgiu o chamado All-New Tucson em abril. O SUV toma uma forma mais volumosa, robusta e quadradona, bem diferente da levez e fluidez da segunda geração. Com 4,43 m de comprimento, sendo 2 cm mais longo.

Na largura, passou de 1,82 para 1,85 m. Ainda não se sabe o entre-eixos, mas provavelmente será mantido, a fim de reduzir os custos de desenvolvimento de um novo carro.

Por lá, ele terá motor 1.4 T-GDI ou 2.0 aspirado, o que poderia acontecer no Brasil. Sua produção na CAOA poderia acabar também com o Tucson Flex, deixando o espaço livre para o Creta.

Adotando o mesmo motor, mas com câmbio de oito marchas, ele conseguiria balançar a posição do Compass, especialmente se viesse equipado com motor diesel e tração nas quatro rodas.

IX 35 GL para PCD – Detalhes

O Hyundai ix35 2020 apresenta um estilo ainda bem moderno, tendo sua origem na Alemanha. A frente vem com faróis de LED e LEDs diurnos bem atuais, assim como grade hexagonal ainda em harmônia com o estilo global da Hyundai.

Com linhas bem fluidas, o SUV tem maçanetas cromadas, faróis de neblina bem delineados, para-choque com aspecto esportivo, elevação suave da linha de cintura, vincos pouco proeminentes e traseira alta, com lanternas em LED divididas pela tampa do bagageiro.

O para-choque traseiro tem desenho em harmonia com a tampa do porta-malas do Hyundai ix35 2020, além de dois grandes refletores, bem como defletor de ar no teto, que ainda conta com duas barras longitudinais e teto solar panorâmico, bem como antena em estilo barbatana. As rodas de liga leve aro 18 polegadas vem com pneus 225/55 R18.

Por dentro, o Hyundai ix35 2020 vem com cluster iluminado por LEDs e computador de bordo, bem como ar-condicionado dual zone com saídas de ar no banco traseiro. A multimídia é outro destaque, tendo agora os sistemas Android Auto e Car Play, bem como o OnCar (ex-MirrorLink), hotspot WiFi  e navegador GPS.

Próximo da tela sensível ao toque, que ainda reproduz a imagem da câmera de ré, o modelo traz comandos dos controles de tração e estabilidade, outra novidade, assim como do controle de descida.

O Hyundai ix35 2020 vem também com opção de botão de partida, assim como entrada sem chave.

O modelo tem ainda banco traseiro bipartido, três apoios de cabeça atrás e mais três cintos de três pontos, além de Isofix e Top Tether. O banco do motorista tem ajustes elétricos. O porta-malas é bem espaçoso, tendo 465 litros, que podem ser ampliados para mais de 1.000 litros com o rebatimento do banco traseiro.

IX 35 GL para PCD – Novidades

O Hyundai ix35 recebeu algumas novidades há pouco tempo, entre elas um novo recurso na versão de acabamento GL. A opção mais cara do modelo passa a dispor de uma central multimídia, que segundo a fabricante sul-coreana é “ainda mais completa e com as mais modernas opções de conectividade e interatividade”.

Com o dispositivo de infotainment, o SUV da marca sul-coreana passa a estar em sintonia com a atualidade.

Entre os itens oferecidos pelo sistemas, estão o Google Android Auto e o Apple CarPlay. No primeiro caso, a aplicação permite o acesso a aplicativos de smartphones Android, reproduzidos direto na tela sensível ao toque de sete polegadas do dispositivo.

Além de reprodução de músicas e a realização de chamadas telefônicas, o Android Auto permite o uso dos aplicativos de navegação Google Maps e Waze. Estes dois podem substituir o navegador nativo a bordo, embora este sempre estará ativo para ser usado.

O Google Maps recentemente ganhou uma ferramenta que permite ao condutor saber como está o nível de disponibilidade de vagas de estacionamento próximas do destino. O app diz se isso está mais fácil, médio ou difícil de se conseguir.

Assim, o motorista pode ir se preparando para ter maior ou menor dificuldade no local. Só São Paulo e Rio de Janeiro estão incluídas no momento.

Já o Waze é uma rede social com base em um navegador que explora as experiências do dia a dia dos usuários, coletando dados de trânsito com grande precisão. Com ele, é possível saber com antecedência de ocorrências mais a frente, entre elas acidentes, veículos parados na via, polícia, radares móveis, pista com buraco, entre outros detalhes reportados por outros motoristas.

O Apple CarPlay também permite as mesmas funções, neste caso com iPhone, mas sem navegadores. Este pode ter interação com a Siri, permitindo diversos comandos por voz. É o sistema menos usado e pouco prático.

O aplicativo OnCar é o antigo MirrorLink, disponível apenas para aparelhos da Samsung e LG, dispondo de espelhamento para smartphones Android, permitindo ainda integração total com a multimídia e mais o uso de aplicativos diversos.

A multimídia também vem com entradas USB, auxiliar, rádio AM/FM, sistema WiFi para o OnCar e câmera de ré.

Outra novidade do Hyundai ix35 é o sistema Start&Stop, que permite o desligamento automático do motor em paradas de semáforo ou trânsito, estando o veículo engatado. Basta soltar o pedal de freio para que o propulsor volte a funcionar em seguida, muito rapidamente.

Ainda considerando a redução no consumo de combustível, a fim da marca obter certificação de eficiência junto ao Inmetro e atender assim às exigências do Inovar-Auto, o Hyundai ix35 passa a ter pneus de baixa resistência à rolagem com monitoramento de pressão.

Controles de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus, sistema start/stop e pneus de baixa resistência à rolagem foram adicionados à versão intermediária GL, agora mais completa e segura.

IX 35 GL para PCD – Versões

  • Hyundai ix35 GL 2.0 AT 2020

IX 35 GL para PCD – Equipamentos

Hyundai ix35 GL 2.0 AT – Motor 2.0 Flex com transmissão automática de seis velocidades, mais ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas nas quatro portas, retrovisores externos com ajustes elétricos, airbag duplo, freios ABS com EDB, LEDs diurnos, repetidores de direção em LED nos retrovisores, chave canivete com controle remoto, difusores de ar no banco traseiro, rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus de baixa resistência à rolagem 225/55 R18, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, volante multifuncional, sistema de áudio com Bluetooth/CD/MP3/USB/auxiliar, grade fosca, fixadores Isofix para cadeiras infantis e bancos parcialmente em couro, botão de partida, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa,  piloto automático, rebatimento elétrico dos retrovisores, Start & Stop, câmera de ré, rack de teto, entrada sem chave e multimídia com Android Auto, Car Play, OnCar, GPS, DVD, USB, auxiliar e Bluetooth.

IX 35 GL para PCD – Preços

  • Hyundai ix35 GL 2.0 AT 2020 – R$ 101.600

IX 35 GL para PCD – Motor

O Hyundai ix35 2020 mantém apenas um propulsor na gama de opções, sendo este o Nu 2.0 Flex, que tem quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comandos de válvulas variável, injeção eletrônica indireta de combustível, tecnologia bicombustível, partida a frio, entre outros.

Trata-se de um motor já com certa idade, mas ainda é confiável e usado em configurações mais modernas no exterior, inclusive com turbo e injeção direta de combustível. Aqui, ele vem no seu pacote básico, mas flex e com atualização. Ele recebeu melhoramentos técnicos para reduzir atrito e resistência do óleo, garantindo melhor rendimento e economia.

No Hyundai ix35 2020, o NU 2.0 desenvolve 157 cavalos com gasolina e 167 cv com etanol, ambos a 6.200 rpm. O torque é de 19,2 kgfm na gasolina e 20,6 kgfm no etanol, obtidos a 4.700 rpm.

Com ele, a Hyundai mantém a transmissão automática de seis marchas com opção de trocas manuais na alavanca, bem como a tração unicamente dianteira.

O conjunto fornece ao Hyundai ix35 2020 aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos com velocidade final de 175 km/h. No consumo, o modelo faz na cidade 6,0 km/litro com etanol e 8,7 km/litro na gasolina, enquanto na estrada consegue 7,2 km/litro com etanol e 10,3 km/litro na gasolina.

IX 35 GL para PCD – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

Hyundai ix35 2.0 AT – 11 segundos e 175 km/h

O Hyundai ix35 2020 é um modelo provado e aprovado por muitos consumidores brasileiros. O utilitário esportivo mantém somente o motor Nu 20 Flex, que garante uma performance adequada para a proposta do modelo. Ele apresenta 157 cavalos com gasolina e 167 cv com etanol, que dão conta do recado para um veículo de exatos 1.500 kg.

Com torque de 19,2 kgfm na gasolina e 20,6 kgfm no etanol, o Hyundai ix35 2020 garante boa força em baixa rotação, apesar dos números apontarem para 6.200 rpm em potência e 4.700 rpm para torque.

O propulsor trabalha suave e é bem elástico, embora necessita de um pouco mais de força se a condução for mais agressiva. O ponteiro rapidamente alcança a casa dos 4.000 rpm, o que gera certo ruído, mas nada que incomode.

Rodando a 110 km/h, o ponteiro fica abaixo de 3.000 rpm, o que é bom para consumo e conforto. O câmbio automático de seis marchas tem transição suave e silenciosa entre as marchas, dando ainda mais conforto.

Sua resposta ao acelerador também é condizente, atrasando a mudança de marcha quando entende que o condutor quer fazer uma ultrapassagem, por exemplo. Nas reduções, o conjunto se mostra bem adequado.

Por ter recebido alguns ajustes, mais pneus de baixa resistência à rolagem e medidor de pressão, o Hyundai ix35 2020 poderia ser um pouco mais econômico, mas temos que levar em conta a aerodinâmica que, apesar das linhas fluidas, tem apenas 0,37 de coeficiente.

Na cidade, o SUV faz 6,0 km/litro com etanol e 8,7 km/litro na gasolina. Na estrada, é um pouco melhor: 7,2 km/litro com etanol e 10,3 km/litro na gasolina. De qualquer forma, está dentro do esperado no segmento, fazendo ainda de 0 a 100 km/h em 11 segundos e com velocidade final de 175 km/h.

Nas curvas, boa estabilidade para um veículo de seu porte. Freios atuam bem, enquanto a direção elétrica é bem leve e precisa. O conforto a bordo é muito bom, mesmo em pisos irregulares. No geral, o Hyundai ix35 2020 atende bem.

IX 35 GL para PCD – Consumo

Cidade

Hyundai ix35 2.0 AT – 6,0 km/litro com etanol e 8,7 km/litro na gasolina

Estrada 

Hyundai ix35 2.0 AT – 7,2 km/litro com etanol e 10,3 km/litro na gasolina

IX 35 GL para PCD – Manutenção e Revisão

O Hyundai ix35 2020 tem custo total de revisões até 60.000 km de R$ 3.472,68. O valor parece competitivo, dado que se trata de um SUV médio a faixa de R$ 100.000, mas o valor é sem mão de obra, sendo necessário consultar um concessionário, o que prejudica bastante os clientes, pois cada um pode cobrar o que bem entender, forçando o consumidor a pesquisar.

Boa parte da rede é da CAOA, então dificilmente os valores serão tão diferentes em toda a rede. Convém pesquisar antes para não ter prejuízo. Apesar desse enorme inconveniente, os serviços de pós-venda da Hyundai-CAOA alcançaram a primeira posição no ranking de satisfação dos clientes da JD Power (e não é propaganda falsa), passando a Toyota pela primeira vez desde que o levantamento é feito no Brasil.

Nas revisões, a Hyundai substitui óleo do motor, anel de vedação do cárter, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, velas de ignição e filtro do ar-condicionado. O tempo de serviço varia de 54 minutos a 72 minutos, dependendo da revisão a ser feita (quilometragem).

Com cinco anos de garantia, o ix35 e os demais da Hyundai tem cobertura 24 horas com assistência em todo o país. No site da marca, todo o processo é bem explicado.

A CAOA Hyundai Service Premium é um conceito de pós-venda mais sofisticado, que permite maior comodidade dos clientes na espera pela revisão ou outros serviços, sempre feito em 60 minutos, entre eles alinhamento, balanceamento, reparos de freio e troca de óleo por sistema aéreo.

Outros serviços podem ser feitos, entre eles funilaria, pintura, cristalização, higienização, etc.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 2.0

10.000 km

R$ 431,13

20.000 km

R$ 565,07

30.000 km

R$ 511,57

40.000 km

R$ 888,27

50.000 km

R$ 431,13

60.000 km

R$ 645,51

IX 35 GL para PCD – Ficha Técnica

Motor

2.0 Flex

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1999

Válvulas

16

Taxa de compressão

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 157 cv @ 6200 rpm / Etanol: 167 cv @ 6200

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 19,2 kgfm @ 4.700 rpm / Etanol: 20,6 kgfm @ 4.700 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 18 polegadas

Pneus

225/55 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4410

Largura sem retrovisores (mm)

1820

Altura (mm)

1655

Distância entre os eixos (mm)

2640

Capacidades

Porta-malas (litros)

465

Tanque (litros)

58

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

480

Peso em ordem de marcha (kg)

1500

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,37

Fonte: Noticias Automotivas

 

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