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Jetta TSI para PCD

Comercializado no mercado brasileiro desde setembro de 2006, o Volkswagen Jetta está em sua segunda geração para nós e na sexta geração no mercado mundial. E um dos destaques da “vida” do carro é justamente o Jetta TSI, primeira versão com motor turbo na linha do modelo.

Jetta TSI para PCD: Primeira geração por aqui em 2006

O Jetta teve a sua primeira geração introduzida por aqui sob importação da planta da marca em Puebla, no México. Na realidade, foi a segunda geração do carro por aqui, visto que a primeira chegou como Bora, que foi mantida com o Jetta até 2011.

Ele era um modelo mais refinado que o exemplar vendido atualmente, tanto é que na época fazia frente a veículos de categorias superiores, como é o caso do Ford Fusion.

A primeira versão do carro tinha visual marcado por formas ovais, além da carroceria ampla. O VW Jetta da geração anterior mede 4,55 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,46 m de altura, com distância entre-eixos de 2,57 m. O porta-malas, por sua vez, tem capacidade para 527 litros.

O motor era um 2.5 litros de cinco cilindros a gasolina, capaz de gerar até 150 cavalos de potência e 23,3 kgfm, com um câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

A VW dizia que o Jetta alcançava os 100 km/h em 9,6 segundos e velocidade máxima de 205 km/h. Porém, tempos depois essa unidade foi reajustada para 170 cv e 24,5 kgfm.

Jetta TSI para PCD – Detalhes

Muitos dizem que o Volkswagen Jetta TSI perdeu a sua personalidade na troca de gerações. E podemos concordar com essa afirmação, visto que o carro tinha na época praticamente a mesma cara do VW Fox, por exemplo, um carro inferior e mais barato da marca.

Todo o conjunto visual do Jetta TSI é marcado por formas horizontais. A dianteira, por exemplo, traz uma grade mais afilada que forma conjunto com os faróis trapezoidais. Já o para-choque conta com um desenho mais limpo, exibindo como destaque a tomada de ar que abriga os faróis de neblina e também um spoiler estilo “bandeja”, com formato mais pronunciado.

As laterais, por sua vez, contam com linha de cintura elevada e um vinco marcante que começa no para-lama dianteiro e vai até a lanterna traseira. Os retrovisores foram herdados do irmão de luxo Passat CC.

Porém, o carro não abusa das formas e traz uma aparência mais limpa praticamente em todos os ângulos.

Já na traseira, o Jetta TSI se sobressai com as lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas e são interligadas ao suporte de placa. O para-choque segue praticamente o mesmo desenho da peça dianteira.

Pulando para o interior, o Volkswagen Jetta TSI também não impressiona. O painel do carro é quase que totalmente revestido com material emborrachado e evidencia o console central mais elevado e as saídas de ar retangulares.

Além disso, os passageiros contam com maior espaço para as pernas no banco traseiro. O espaço foi ampliado em 6,7 centímetros, chegando a 96,7 cm no banco traseiro. Isso por conta das dimensões maiores em relação ao Jetta de primeira geração.

Em comparação com o modelo antigo, o Jetta TSI passou a contar com 4,64 metros de comprimento, 1,45 m de altura e 1,78 m de largura. Já o porta-malas teve uma leve redução, passando a acomodar 510 litros.

No mês de fevereiro de 2015, a Volkswagen anunciou a nova linha do Jetta TSI com retoques visuais. O carro ganhou um estilo semelhante ao do irmão maior Passat.

A dianteira passou a exibir faróis redesenhados com opção de luzes diurnas em LED no modelo Highline 2.0 TSI, aliados à nova grade com desenho mais amplo. Já o para-choque recebeu um desenho mais encorpado e tomada de ar também maior, dividida por uma barra horizontal na cor da carroceria.

A traseira adotou lanternas redesenhadas, com um recorte inferior mais angulado e opção de iluminação em LED. A tampa do porta-malas ficou mais larga na extremidade inferior para facilitar o acesso ao compartimento.

No interior, o painel recebeu dois tipos de acabamento. Houve ainda a introdução de um novo painel de instrumentos com dois copos, um para o velocímetro e outro para o conta-giros, além da tela LCD do computador de bordo no centro.

O volante multifuncional, que antes era o mesmo do Passat CC (e de toda a linha da VW), foi substituído pelo mesmo volante do Golf e Passat.

Além disso, todas as versões passaram a contar com suspensão traseira do tipo multilink, substituindo o antiquado eixo de torção do modelo 2.0 8V aspirado.

Jetta TSI para PCD – Novidades

 

Lançamento em março de 2011

A nova geração do Volkswagen Jetta chegou ao mercado brasileiro no dia 23 de março de 2011. O carro foi ofertado em três configurações: Comfortline com motor 2.0 8V e câmbio manual, Comfortline com câmbio automático e Highline com motor 2.0 TSI e transmissão DSG de dupla embreagem.

O novo Jetta chegou com preço de R$ 67.755 para o Comfortline MT, R$ 69.990 para o Comfortline AT e R$ 89.520 para o Highline DSG, este último sendo o Jetta TSI 2.0.

Linha 2013 com novos opcionais

As primeiras novidades do Volkswagen Jetta chegaram como linha 2013. O sedã médio foi apresentado no Salão de São Paulo de 2012 e trazia mudanças no pacote de opcionais do Highline, que custava a partir de R$ 84.990.

O Jetta Highline 2.0 TSI 2013 passou a dispor de opção de faróis bi xênon direcionais com filete em LED por R$ 3.790 e partida do motor e destravamento das portas por cerca de R$ 1,7 mil.

Ele podia receber ainda rodas de 17 polegadas diamantadas por R$ 284, sistema multimídia com navegador GPS por R$ 2.369, banco do motorista com ajustes elétricos por R$ 2.748 e teto solar elétrico por R$ 2.834.

Upgrade de potência no motor 2.0 TSI

A melhor novidade implementada na linha do Jetta TSI 2.0 foi um upgrade de potência para o motor. O 2.0 TSI passou a contar em meados de 2014 com uma versão mais potente do motor com 11 cv a mais, passando a desenvolver 211 cavalos de potência, enquanto o torque subiu para 28,6 kgfm.

Para chegar a esse número, o carro recebeu alguns aprimoramentos eletrônicos na mecânica. Com isso, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h teve redução de 0,1 s, passando a ser realizado em 7,2 segundos. Já a velocidade máxima subiu de 238 km/h para 241 km/h.

O preço do Jetta TSI 2.0 na época era de R$ 88.290.

Facelift e mais equipamentos na linha 2015

Conforme citado acima, o Jetta TSI recebeu um facelift no visual externo e também no interior para a linha 2015. As novidades ficaram por conta da adoção de novos faróis, grade dianteira, para-choques dianteiro e traseiro, rodas de liga-leve, lanternas e algumas novidades na cabine, como um novo painel de instrumentos e o volante multifuncional herdado do Golf.

Além disso, o carro adotou novos equipamentos. A lista de itens de série passou a incluir controle eletrônico de tração para o modelo de entrada Trendline.

Já o intermediário Comfortline recebeu volante multifuncional com revestimento em couro e paddle shifts, piloto automático e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas. O Highline recebeu direção elétrica.

Os preços do Jetta TSI com facelift variavam de R$ 78.230 a R$ 103.990.

Novo motor 1.4 TSI e produção nacional

A última grande novidade na linha do Volkswagen Jetta foi a mais esperada de toda a linha do sedã. O velho motor 2.0 8V foi substituído pelo 1.4 TSI, o mesmo usado no Golf. Esse propulsor bebe somente gasolina e consegue entregar potência máxima de 150 cavalos e torque máximo de 25,5 kgfm.

O novo Jetta TSI 1.4 estreou em março de 2016 nas versões de acabamento Trendline e Comfortline, com transmissão manual de seis velocidades ou automática Tiptronic de seis marchas.

Além disso, o VW Jetta TSI passou a ser produzido na fábrica da marca alemã em São Bernardo do Campo (SP). No entanto, somente a versão intermediária Comfortline 1.4 TSI ganhou produção nacional, mantendo o Trendline 1.4 TSI e o Highline 2.0 TSI importados do México.

O preço inicial do Jetta TSI 1.4 era de R$ 78.230.

Jetta TSI para PCD – Versões e Equipamentos

Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI: equipado de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, sistema de som com oito alto-falantes, ar-condicionado digital de duas zonas, porta-luvas refrigerado, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro, banco do motorista com ajuste de altura e do apoio lombar e direção elétrica.

Há ainda computador de bordo com display colorido, retrovisores externos com aquecimento, Isofix, lanternas traseiras em LED, regulagem do facho do farol, bancos em couro sintético, rodas de liga-leve de 17 polegadas, sistema multimídia Composition Media com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e App-Connect, volante multifuncional em couro com paddle shifts, trio elétrico, indicador de perda de pressão dos pneus, entre outros.

Opcionais: teto solar elétrico (R$ 4.647); Pacote Exclusive (R$ 5.464 com aquecimento dos bancos dianteiros, bancos em couro, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis com acendimento automático, sensor de chuva e porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros) e Pacote Premium (R$ 12.194 com os itens do pacote anterior, mais banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, faróis bi xênon com luzes de condução diurna em LED, regulagem dinâmica de altura e conversão dinâmica, sistema multimídia Discover Media com navegador GPS e destravamento das portas e partida do motor sem chave).

Jetta TSI para PCD – Preços

  • Volkswagen Jetta Trendline 1.4 TSI MT: de R$ 67.113 (2016) a R$ 71.066 (2017)
  • Volkswagen Jetta Trendline 1.4 TSI AT: de R$ 71.798 (2016) a R$ 78.585 (2017)
  • Volkswagen Jetta Comfortline 1.4 TSI AT: de R$ 80.353 (2016) a R$ 88.991 (2018)
  • Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI DSG: de R$ 52.094 (2011) a R$ 100.020 (2018)
  • Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI DSG 2019: R$ 111.770 (0 km)

(preços com base na Tabela Fipe e no configurador online da Volkswagen em agosto de 2018)

Jetta TSI para PCD – Motor, Câmbio e Desempenho

O motor mais forte da linha do Volkswagen Jetta é o 2.0 TSI (sigla da marca para motores de combustão com injeção direta e sobrealimentação de ar). Este propulsor é movido a gasolina e dotado de turbocompressor, sistema de injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas variável, entre outros

Nos primeiros anos, este propulsor era capaz de desenvolver 200 cavalos de potência, a 5.100 rpm, e 28,5 kgfm de torque, disponível já a partir de 1.700 rpm.

Junto a ele está o câmbio automatizado DSG (DQ250) de seis marchas e dupla embreagem banhada a óleo, que oferece opção de trocas manuais por meio da alavanca no console ou por paddle shifts atrás do volante.

Com este aparato, o VW Jetta TSI é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 7,3 segundos e atingir velocidade máxima de 238 km/h.

Porém, atualmente o Jetta TSI 2.0 consegue desenvolver até 211 cavalos de potência, disponível a 5.500 rpm. Já o torque é de 28,6 kgfm, entregue a 2.000 giros. A transmissão é a mesma DSG de seis velocidades e dupla embreagem.

Com este upgrade de potência e torque, o Jetta TSI 2.0 agora atinge os 100 quilômetros por hora em somente 7,2 segundos. A velocidade é limitada a 241 km/h.

O novo 1.4 TSI, da família EA211, também oferece turbocompressor, injeção direta de combustível, bloco e cabeçote feitos de alumínio, coletor de escape integrado ao cabeçote, duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, entre outros.

Ele tem força suficiente para despejar 150 cavalos de potência, a 5.000 rpm, e 25,5 kgfm de torque, disponível a 1.500 rpm. Os primeiros exemplares podiam ser combinados ao câmbio manual de seis marchas ou automático Tiptronic de seis velocidades. Agora ele está disponível somente com a caixa automática.

Independente da transmissão, o Volkswagen Jetta TSI 1.4 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. A velocidade máxima do sedã médio com esta motorização é de 203 km/h.

Ambos os propulsores usados pelo Volkswagen Jetta TSI seguem o conceito de downsizing (alta performance com baixa cilindrada e baixo consumo de combustível).

Vale lembrar que o Volkswagen Jetta foi comercializado também com o motor 2.0 8V herdado do falecido Santana. Ele entregava até 120 cavalos de potência, a 5.000 rpm, e 18,4 kgfm de torque, a 4.000 giros, atrelado ao câmbio manual ou automático Tiptronic de seis marchas.

Para se ter uma ideia, com a transmissão automática, o Jetta 2.0 8V atingia os 100 km/h em quase 12 segundos, segundo dados oficiais da Volkswagen.

Jetta TSI para PCD – Consumo

Volkswagen Jetta TSI 1.4 MT

11,3 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (sempre com gasolina)

Volkswagen Jetta TSI 1.4 AT

10,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (sempre com gasolina)

Volkswagen Jetta TSI 2.0 DSG (200 cv)

8,9 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada (sempre com gasolina)

Volkswagen Jetta TSI 2.0 DSG (211 cv)

9,4 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada (sempre com gasolina)

Jetta TSI para PCD – Manutenção e Revisões

Conforme consta no site da Volkswagen, o Jetta TSI 1.4 tem revisão de 10 mil km por R$ 214,31, 20 mil km por R$ 562,90, 30 mil km por R$ 480,10, 40 mil km por R$ 562,90, 50 mil km por R$ 480,10 e 60 mil km por R$ 562,90. Ao todo, são R$ 2.863,21.

Já o Jetta TSI 2.0 possui revisão de 10 mil km por R$ 279,50, 20 mil km por R$ 637, 30 mil km por R$ 554,50, 40 mil km por R$ 637, 50 mil km por R$ 554,50 e 60 mil km por R$ 637. Ao todo, são R$ 3.300.

Jetta TSI para PCD – Ficha Técnica

Motor

1.4 TSI

Tipo

Dianteiro, transversal e monocombustível (gasolina)

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.395

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Injeção direta

Potência Máxima

150 cv a 5.000 rpm

Torque Máximo

25,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual ou automática de seis velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de liga-leve de 16 ou 17 polegadas

Pneus

205/55 R16 ou 225/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.659

Largura (mm)

1.778

Altura (mm)

1.473

Distância entre os eixos (mm)

2.651

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

514

Tanque (litros)

55

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.298

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,3

 

Motor

2.0 TSI

Tipo

Dianteiro, transversal e monocombustível (gasolina)

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.984

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Injeção direta

Potência Máxima

211 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

28,6 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão

Tipo

Automatizado de embreagem dupla banhada a óleo

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de liga-leve de 17 polegadas

Pneus

225/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.659

Largura (mm)

1.778

Altura (mm)

1.473

Distância entre os eixos (mm)

2.651

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

514

Tanque (litros)

55

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.376

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,3

Fonte: Noticias Automotivas

 

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