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KIA SORENTO EX S.152 para PCD

Kia Sorento 2020 PCD: preços, motores, consumo, equipamentos (e detalhes)

Atual utilitário-esportivo mais caro da Kia Motors no mercado brasileiro, o Kia Sorento iniciou sua história por aqui no ano de 2004.

O modelo estreou com um atraso de um ano e meio em relação à sua primeira aparição no Salão do Automóvel de São Paulo e foi ainda o primeiro automóvel mais refinado ofertado pela fabricante sul-coreana em nosso País.

KIA SORENTO EX S.152 para PCD – História no Brasil

Ele chegou mais precisamente em abril de 2004 com preço inicial de R$ 157,9 mil. Ou seja, uma cifra bastante elevada ainda hoje, quanto mais para a época.

Todavia, o modelo competia com o Jeep Cherokee Sport, que custava a partir de R$ 156.690 também em sua versão com motor a gasolina, com o Mitsubishi Pajero Sport HPE, que tinha preços a partir de R$ 142.990, e com o “primo” Hyundai Santa Fé, por R$ 120 mil iniciais.

Logo em seu primeiro ano de vendas, o Kia Sorento conseguiu se posicionar como um dos destaques da marca no mercado nacional.

Ele foi responsável por 17,5 por cento das vendas da empresa em 2005 e contribuiu para um crescimento expressivo de 191,2% em relação ao volume de unidades registrado em 2004.

Atualmente o Kia Sorento está em sua terceira geração. Todavia, sobretudo por conta dos preços elevados, o modelo é praticamente um figurante na gama da marca sul-coreana.

No primeiro semestre deste ano, o SUV não conseguiu se posicionar nem entre os 40 mais vendidos da categoria, sendo superado por modelos como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, embora esses últimos sejam mais “rústicos” por usar base de picapes.

KIA SORENTO EX S.152 para PCD– Detalhes

A primeira geração do KIA SORENTO EX S.152 para PCD estreou em meados de 2004 para competir com modelos como Mitsubishi Pajero, Nissan X-Terra, Land Rover Discovery 3, Toyota Land Cruiser Prado, Hyundai Santa Fe, Jeep Cherokee e Land Rover Freelander.

O modelo contava com um design agradável para a época, com conjunto óptico com seta integrada, grade dianteira em sintonia com as linhas do capô, para-choque dianteiro com faróis de neblina integrados, bagageiro de teto, laterais sem muitos vincos, frisos na cor da carroceria, lanternas traseiras verticais, entre outros.

Já o interior trazia como destaque as amplas janelas, além do acabamento com aço escovado e cromado.

Entre os equipamentos, o carro contava com ar-condicionado de duas zonas, computador de bordo com CD e MP3 player, vidro do porta-malas com abertura independente, entre outros.

Além disso, a marca dava ênfase à segurança do carro, com cinco estrelas nos testes de impactos frontal e lateral do NHTSA nos EUA.

O SUV tinha 4,56 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 1,72 m de altura, com entre-eixos de 2,71 m. O porta-malas oferecia capacidade para 441 litros.

Segunda geração

A segunda geração, por sua vez, chegou apostando no visual, conforto e custo benefício. O novo Kia Sorento começou a ser vendido em 2010 e tinha como destaque o design assinado por Peter Schreyer (ex-designer da Audi).

Além disso, ele trazia preços competitivos a partir de R$ 96,9 mil, mirando em modelos como Captiva, Santa Fe e Journey.

O design do carro seguia a nova identidade visual da Kia, com uma nova grade frontal “nariz de tigre” e faróis mais espichados.

Já as laterais passaram a ostentar linha de cintura ascendente e mais elevada e vincos marcantes na lataria. A traseira, por sua vez, adotou lanternas em LED que invadem a tampa do porta-malas.

Na cabine, o carro passou a dispor de um acabamento ainda mais refinado, com soleiras iluminadas.

Além disso, o espaço ficou mais amplo, passando a acomodar até sete pessoas, enquanto o porta-malas tinha capacidade para até 1.047 litros de bagagem.

Ele ficou 95 mm maior, 15 mm mais baixo e 19 mm mais perto do chão, enquanto o entre-eixos diminuiu 10 mm. O peso do carro, em contrapartida, teve redução de 215 kg.

O Sorento recebeu ainda novos recursos, como rodas de 18 polegadas, teto solar panorâmico, faróis de xênon com lavador, entre outros.

Terceira geração

Em outubro de 2015, foi a vez da terceira geração do Kia Sorento. O modelo seguiu evoluindo e trouxe um visual totalmente novo, também alinhado aos novos padrões da marca, além de uma cabine mais espaçosa e refinada e um novo motor 3.3 V6 de 270 cv.

No design, o carro manteve a grade “nariz de tigre”, mas com formato mais amplo e encorpado, conectada aos novos faróis com recorte mais agressivo.

O carro recebeu ainda um capô mais longo, teto mais baixo, linha de cintura mais elevada e carroceria com formas mais marcantes.

A traseira ganhou novas lanternas com desenho retangular.

O interior adotou novos matérias de acabamento macios ao toque e apliques em couro.

As novas medidas também contribuíram para um espaço mais amplo, com 95 mm a mais no comprimento, 5 mm a mais na largura e 80 mm no entre-eixos, enquanto a altura foi reduzida em 5 mm.

O porta-malas acomoda até 2.067 litros com as duas fileiras rebatidas, 1.076 l com a terceira fileira rebatida e 319 l com as três fileiras erguidas.

Fora isso, ele ficou mais equipado, com direito a itens como detector de ponto cego, faróis dianteiros com facho direcional adaptativo, abertura elétrica da tampa do porta-malas por aproximação, entre outros.

KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Novidades com o passar dos anos

Novo motor a diesel em 2008

Em maio de 2008, a Kia Motors anunciou a chegada de uma nova opção de motorização para a gama da primeira geração do Sorento.

O carro passou a contar também com um novo motor 2.5 litros turbodiesel de quatro cilindros, dotado de injeção direta com common rail e comando duplo de válvulas no cabeçote.

Este novo propulsor era capaz de desenvolver até 170 cavalos de potência, a 3.800 rpm, e 40 kgfm de torque, a 2.000 rpm, e contava ainda com uma transmissão automática de cinco velocidades e sistema de tração nas quatro rodas.

A linha contava também com o 3.8 V6, com alimentação por injeção eletrônica sequencial, comando de válvulas variável (CVVT), tipo DOHC com 24 válvulas, que entregava 267 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 36,0 kgfm a 4.500 rotações por minuto.

Chegada da nova geração em 2010

A segunda geração do Kia Sorento começou a ser vendida pela fabricante sul-coreana no fim do primeiro semestre de 2010.

O modelo evoluiu em todos os sentidos e foi ofertado em cinco versões de acabamento, com duas opções de motorização e interior com cinco ou sete lugares.

Em comparação com a geração antiga, o carro ficou 95 mm mais comprido, mesma largura, 15 mm mais baixo e 215 kg mais leve.

A versão mais cara do novo Sorento era dotada de airbags frontais, laterais e de cortina, teto solar panorâmico elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, lanternas em LED, ar-condicionado para as duas últimas fileiras, câmera de ré, retrovisor fotocrômico, sensores de luz e chuva, retrovisores com rebatimento elétrico, computador de bordo, rodas de liga-leve de 18 polegadas, sistema de som com comandos no volante e entrada USB, acabamento interno em couro, entre outros.

Ele contava com um motor 2.4 litros de quatro cilindros a gasolina, de até 174 cv, ou um 3.5 V6 de 278 cv.

Preços do Kia Sorento em 2010

Sorento EX S.253 2.4 4×2 com 5 lugares: R$ 96.900
Sorento EX S.357 2.4 4×2 com 7 lugares: R$ 115.900
Sorento EX S.457 2.4 4×4 com 7 lugares: R$ 120.900
Sorento EX S.559 3.5 4×2 com 7 lugares: R$ 119.900
Sorento EX S.659 3.5 4×4 com 7 lugares: R$ 124.900

Nova central multimídia com GPS integrado em 2012

Em maio de 2012, o Kia Sorento de segunda geração recebeu um novo sistema multimídia, dotado de navegador GPS integrado, CD e MP3 player, entradas USB e para iPod, tela sensível ao toque, Bluetooth com comandos no volante, câmera de ré, calculadora e conversor de unidades.

Este novo recurso foi ofertado na configuração com motor 3.5 V6 a gasolina, câmbio automático, tração 4×4 e interior para sete ocupantes.

O Kia Sorento dotado da nova central multimídia partia de R$ 130,9 mil.

Mudanças visuais em 2013

A segunda geração do Kia Sorento passou por suas primeiras mudanças visuais em maio de 2013.

Entre as novidades, o utilitário-esportivo recebeu para-choques redesenhados, faróis e lanternas traseiras com novo layout interno e iluminação em LED, grade frontal com novo formato, novas rodas de liga-leve, central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, novo teto solar panorâmico e novos detalhes de acabamento no interior.

Na ocasião, o Sorento 2014 foi ofertado com preço de R$ 109.900 para o modelo com motor 2.4 litros, podendo atingir os R$ 149.900 na configuração topo de linha dotada de um propulsor 3.5 V6.

Entre os principais equipamentos, o SUV entregava sete lugares, seis airbags, freios ABS, controles de estabilidade e tração, piloto automático, faróis de xênon, sistema de som com Bluetooth e navegador GPS, teto solar elétrico, entre outros.

Estreia da terceira geração em 2015

Em setembro de 2015 foi a vez da estreia da terceira geração do Kia Sorento.

O modelo evoluiu e passou a dispor de um visual alinhado com os lançamentos mais recentes da Kia Motors, além de um interior mais amplo e refinado, novos recursos de entretenimento, conforto e segurança, carroceria mais rígida para oferecer maior segurança e um novo motor 3.3 V6.

Por a partir de R$ 183,9 mil, o carro oferecia um propulsor capaz de entregar até 270 cavalos de potência, atrelado a um câmbio automático de seis velocidades com opção de troca sequencial e sistema de condução eco drive, sport e normal.

Retorno do modelo EX com motor 2.4 e novo visual em 2018

A primeira novidade da linha 2018 do Kia Sorento foi anunciada em janeiro.

O carro voltou a ofertar a versão de entrada EX com motor 2.4 litros de quatro cilindros, capaz de entregar 172 cavalos de potência máxima e 22,5 kgfm de torque máximo, combinado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×2.

“O modelo foi vendido no país até 2015, mas, durante o Inovar-Auto, optamos por reduzir o número de versões de toda a nossa linha de veículos por uma questão estratégica”, revelou o diretor de vendas da Kia Motors na época, Ary Jorge Ribeiro.

“Agora, esta versão retorna ao Brasil com visual renovado, incorporando as novidades do novo Sorento recém-lançado no exterior”.

O carro passou a dispor ainda de um visual retocado, com direito a novos faróis, para-choques dianteiro e traseiro redesenhado e nova ponteira de escape. O Kia Sorento EX partia de R$ 166.990.

Novas versões com tração AWD 

Já em maio de 2018, o Kia Sorento recebeu a opção de tração integral AWD para os modelos 2.4 e 3.5 V6. Esta nova configuração podia ser encontrada nas revendas por a partir de R$ 169.990.

KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Versões

Kia Sorento S.152: equipado com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital de duas zonas com saída de ar traseira, chave presencial, partida por botão, computador de bordo no painel de instrumentos, console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos, descansa-braço no banco traseiro com porta-copos, indicador de marchas, piloto automático, sistema de som com 4 alto-falantes e dois tweeters e volante ajustável em altura e profundidade.

Há ainda vidros com sistema antiesmagamento, maçanetas externas cromadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luzes de posição em LED, retrovisores externos com rebatimento elétrico e setas em LED, rodas aro 18, seletor de modos de condução, central multimídia com tela de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sete lugares, acabamento interno em couro, retrovisor interno eletrocrômico, Isofix, banco do motorista e do passageiro com ajustes manuais,  entre outros.

Kia Sorento S.172: itens do modelo anterior, mais tração AWD.

Kia Sorento S.254: agrega motor V6 com câmbio de oito marchas, banco do motorista com ajustes elétricos, faróis e lanternas em LED, rodas de 19 polegadas, teto solar duplo panorâmico, seletor de modos de condução com modo Smart,, sistema Auto Hold, entre outros.

Kia Sorento S.275: traz tração AWD, tampa do porta-malas com abertura elétrica por aproximação, banco do passageiro com ajustes elétricos, assistente de tráfego, detector de ponto cego, entre outros.

KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Preços

  • Kia Sorento EX 2.5 Diesel MT AWD: de R$ 42.600 (2006) a R$ 47.784 (2009)
  • Kia Sorento EX 2.5 Diesel AT AWD: de R$ 41.458 (2004) a R$ 50.584 (2009)
  • Kia Sorento EX 3.5 V6 AT AWD: de R$ 33.070 (2003) a R$ 37.858 (2006)
  • Kia Sorento EX 3.8 V6 AT AWD: de R$ 37.898 (2006) a R$ 41.887 (2009)
  • Kia Sorento LX 2.5 Diesel MT AWD: de R$ 37.134 (2005) a R$ 38.830 (2006)
  • Kia Sorento LX 2.5 Diesel AT AWD: de R$ 39.160 (2005) a R$ 40.920 (2006)
  • Kia Sorento 2.4 AT: de R$ 57.508 (2011) a R$ 146.404 (2018)
  • Kia Sorento 2.4 AT AWD: de R$ 58.376 (2011) a R$ 155.404 (2018)
  • Kia Sorento 3.3 V6 AT: de R$ 143.854 (2015) a R$ 191.499 (2018)
  • Kia Sorento 3.5 V6 AT: de R$ 60.315 (2011) a R$ 179.302 (2018)
  • Kia Sorento 3.5 V6 AT AWD: de R$ 65.585 (2010) a R$ 194.600 (2018)
  • Kia Sorento S.152 2.4 AT: R$ 159.990 (0 km)
  • Kia Sorento S.172 2.4 AT AWD: R$ 169.990 (0 km)
  • Kia Sorento S.254 3.5 V6 AT: R$ 199.990 (0 km)
  • Kia Sorento S.275 3.5 V6 AT AWD: R$ 218.990 (0 km)

(valores com base na tabela Fipe em julho de 2018)

KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Motor, Câmbio e Desempenho

O Sorento dispõe de uma vasta gama de motores, que variam conforme o ano e versão.

Os primeiros exemplares do Kia foram importados com um motor 3.5 V6, capaz de desenvolver 197 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 30,1 kgfm de torque, a 3.000 rpm, acoplado a um câmbio automático de quatro marchas e tração nas quatro rodas.

Com este aparato, o carro conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atingir velocidade máxima de 185 km/h.

Logo depois o SUV ganhou a opção do motor 2.5 litros turbodiesel de quatro cilindros, que entregava até 140 cv, a 3.800 rpm, e 32 kgfm, a 2.000 rpm, atrelado a uma transmissão automática de quatro marchas e tração nas quatro rodas.

Ele era capaz de atingir os 100 km/h em 15 segundos e velocidade máxima de 162 km/h.

Em 2007, o Kia recebeu um motor 3.8 V6 a gasolina, com câmbio automático de cinco relações e tração integral.

Esta unidade entregava potência máxima de 267 cavalos, a 6.000 rpm, e torque máximo de 36 kgfm, a 4.500 rpm. Ele acelerava de 0 a 100 km/h em 9 segundos e alcançava máxima de 190 km/h.

Já em 2008, a primeira geração do Kia Sorento passou a dispor de um 2.5 turbodiesel mais moderno, agora com até 170 cv, a 3.800 rpm, e 40 kgfm, a 2.000 rpm, combinado a um novo câmbio automático de cinco velocidades e tração nas quatro rodas.

Com ele, o SUV passou a acelerar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos. A velocidade máxima era limitada a 182 km/h.

A segunda geração do Kia Sorento estreou com um motor 2.4 litros de quatro cilindros a gasolina, com até 174 cavalos de potência, 6.000 rpm, e 23 kgfm de torque, a 3.750 rpm.

Junto a ele estava uma transmissão automática de seis marchas e tração dianteira ou integral.

O Kia conseguia alcançar os 100 km/h em 12,6 segundos e velocidade máxima de 181 km/h.

Ele ofereceu ainda a opção do 3.5 V6 a gasolina, com potência máxima de 278 cavalos, a 6.300 rpm, e torque máximo de 34,2 kgfm, a 5.000 rpm, combinado a um câmbio automático de seis velocidades e tração nas quatro rodas.

Segundo dados informados pela marca, com este conjunto o Kia Sorento acelerava de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. A velocidade máxima era de 190 km/h.

A terceira e atual geração do Kia Sorento estreou há dois anos com um novo motor 3.3 V6 a gasolina, que desenvolvia potência máxima de 270 cv, a 6.400 rpm, e torque máximo de 32,4 kgfm, a 5.300 rpm.

Ele traz ainda um câmbio de seis marchas e tração dianteira.

O Sorento 3.3 V6 2016 alcança os 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 200 km/h.

Na linha 2018, o modelo dispõe do mesmo 2.4 litros de quatro cilindros a gasolina, agora com 172 cv, a 6.000 rpm, e 22,5 kgfm, a 4.000 rpm, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira ou nas quatro rodas.

Este modelo vai de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e alcança 188 km/h.

Há também o 3.5 V6 a gasolina.

Este propulsor consegue desenvolver 280 cavalos de potência, a 6.300 rpm, e 33,6 kgfm de torque, a 5.000 rpm, e está combinado a uma transmissão automática de oito velocidades e sistema de tração nas quatro rodas.

O atual Sorento mais forte da linha acelera até os 100 quilômetros por hora em 8,5 segundos. Já a velocidade máxima é de 200 km/h.

KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Consumo

Kia Sorento 3.5 V6 AT AWD 2004
4,7 km/l na cidade e 7 km/l na estrada

Kia Sorento 2.5 Diesel AT AWD 2005
8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada

Kia Sorento 3.8 V6 AT AWD 2008
4,3 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada

Kia Sorento 2.5 Diesel AT AWD 2009
6,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada

Kia Sorento 2.4 AT AWD 2011
6,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada

Kia Sorento 3.5 V6 AT AWD 2014
6,3 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada

Kia Sorento 3.3 V6 AT 2016
7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada

Kia Sorento 2.4 AT AWD 2018
7,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada

Kia Sorento 3.5 V6 AT 2018
7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada

KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Manutenção e Revisões

Conforme consta no site brasileiro da Kia Motors, o Sorento 2018 e Sorento 2019 contam com pelo menos três revisões a preço fixo.

Os modelos dispõem de garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados.

No caso do Kia Sorento 2.4, a primeira revisão a 10 mil km inclui a substituição do filtro de óleo, anel bujão e óleo ACEA C3 5W30, com mão de obra gratuita, e custa R$ 248,25.

Já a segunda, a 20 mil km, inclui ainda a troca de filtro de ar e do filtro de ar-condicionado, com mão de obra por R$ 330, totalizando R$ 934,33.

Por fim, a terceira revisão segue o padrão da primeira, mas com mão de obra por R$ 300, chegando a R$ 548,25.

No caso do Kia Sorento 3.5 V6 2018 e Kia Sorento 3.5 V6 2019, as revisões incluem os mesmos itens do modelo 2.4 e são realizadas nos mesmos intervalos.

A revisão de 10 mil sai por R$ 343,13, enquanto a de 20 mil km custa R$ 1.029,21 e a de 30 mil km, R$ 643,13.

KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Ficha Técnica

Motor

2.4

TipoDianteiro, transversal e monocombustível (gasolina)
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm³2.359
Válvulas16
Taxa de compressão10,5:1
Injeção eletrônica de combustívelEletrônica sequencial
Potência Máxima172 cv a 6.000 rpm
Torque Máximo22,5 kgfm a 4.000 rpm

Transmissão

TipoAutomático de seis velocidades

Tração

TipoDianteira ou integral

Freios

TipoDisco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

TipoElétrica

Suspensão

DianteiraIndependente, McPherson
TraseiraIndependente, multi-link

Rodas e Pneus

RodasRodas de liga-leve de 18 polegadas
Pneus235/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)4.800
Largura (mm)1.890
Altura (mm)1.690
Distância entre os eixos (mm)2.780

Capacidades

Capacidade de carga (kg)547
Tanque (litros)71
Peso vazio em ordem de marcha (kg)1.870
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,333

 

 

Motor

3.5 V6

TipoDianteiro, transversal e monocombustível (gasolina)
Número de cilindros6 cilindros em “V”
Cilindrada em cm³3.470
Válvulas24
Taxa de compressão10,6:1
Injeção eletrônica de combustívelEletrônica sequencial
Potência Máxima280 cv a 6.300 rpm
Torque Máximo33,6 kgfm a 5.000 rpm

Transmissão

TipoAutomático de oito velocidades

Tração

TipoDianteira ou integral

Freios

TipoDisco ventilado (dianteira) e disco ventilado (traseira)

Direção

TipoElétrica

Suspensão

DianteiraIndependente, McPherson
TraseiraIndependente, multi-link

Rodas e Pneus

RodasRodas de liga-leve de 19 polegadas
Pneus235/55 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)4.800
Largura (mm)1.890
Altura (mm)1.690
Distância entre os eixos (mm)2.780

Capacidades

Capacidade de carga (kg)514
Tanque (litros)71
Peso vazio em ordem de marcha (kg)1.943
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,333

Fonte: Noticias Automotivas

 

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