Az Isenções –  Imagem meramente ilustrativa

 

Mobi Drive para PCD

A Fiat apresentou o novo Mobi Drive, versão intermediária que já havia sido mostrada ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo e que toma emprestado o motor 1.0 de três cilindros Firefly utilizado pelo Uno desde setembro. À venda por R$ 39.870, a nova opção fica abaixo das configurações Like e Way, que mantiveram o antigo motor.

Mobi Drive para PCD – Impressões ao volante

Por fora, só o emblema na tampa traseira de vidro denuncia a nova opção, mas basta girar a chave de ignição para notar o ruído típico dos motores de três cilindros – algo mais metálico e agudo do que os quatro cilindros. No quadro de instrumentos, o Mobi ganhou a mesma tela de TFT que exibe informações do sistema de som e do computador de bordo no “irmão maior”.

De acordo com o fabricante, o destaque fica por conta do consumo de combustível – a ponto de conquistar o título de 1.0 mais econômico do Brasil. Segundo os números do Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veículo, a versão Drive percorre 13,7 km/l na cidade e 16,1 km/l com gasolina – a futura opção Dualogic fez 14 km/l e 15,9 km/l, respectivamente.

Com até 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque, o conjunto mecânico promete agilidade aos 945 kg do compacto, mas isso só se cumpre em partes. A baixa rotações, situação mais comum no trânsito urbano, o Mobi Drive realmente está mais esperto do que as versões com motor de quatro cilindros, só que o basta elevar os giros para notar as limitações do novo propulsor.

Ponto positivo para a Fiat (e para o hatch) é que a promessa de economia se cumpriu durante o primeiro contato, com média de 15 km/l com gasolina no uso misto. Além disso, a direção elétrica não é anestesiada como em alguns modelos com esse tipo de assistência e tem bom peso – há também a função City, que reduz os esforços para manobras a baixas velocidades.

Mobi Drive para PCD – Custo-benefício

Beirando os R$ 40 mil, a nova opção Drive está longe de ser a mais barata do mercado, só que o preço está mais em conta do que o VW up! na versão de entrada Take em configuração semelhante, que custa R$ 42.390. Com a mesma proposta urbana, o modelo da Fiat consome menos, mas ainda perde para o concorrente no que diz respeito ao acabamento interno e ergonomia.

Outro ponto a ser levado em consideração é a segurança, já que o Mobi ainda não foi submetido aos testes de colisão do Latin NCAP, mas fontes ligadas à marca garantem que o compacto teria capacidade para conseguir três estrelas de proteção seguindo os parâmetros antigos – para efeito de comparação, o up! conquistou a nota máxima de cinco estrelas.

Mobi Drive para PCD – Vale a pena?

Ainda que seja o compacto mais econômico à venda no país e custe R$ 2.520 menos do que o principal rival, o novo Mobi Drive ainda peca em aspectos como segurança e aproveitamento do espaço interno. Ao contrário do up!, que foi criado com a intenção de ser pequeno, o hatch da Fiat toma como base a plataforma do Uno encurtada – uma “adaptação” que se reflete em bancos com pouco apoio para as pernas e porta-malas profundo e estreito.

Mobi Drive para PCD – Ficha técnica

Motor
Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 6V, comando simples, flex

Capacidade
999 cm³

Potência
77/72 cv a 6.250/6.000 rpm

Torque
10,9/10,4 kgfm de 3.250 rpm

Câmbio
Manual de cinco velocidades, tração dianteira

Direção
Elétrica

Suspensão
Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)

Freios
Discos ventilados (diant.) e tambor (tras.)

Pneus
175/65 R14

Dimensões
Compr.: 3,56 m
Largura: 1,63 m
Altura: 1,50 m
Entre-eixos: 2,30 m

Tanque
47 litros

Porta-malas
215 litros (fabricante)

Peso
945 kg

Consumo com etanol (Conpet)
Cidade: 9,6 km/l
Estrada: 11,3 km/l

Fonte: Noticias Automotivas

 

Conheça também:

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-audi/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-bmw/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chery/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chevrolet/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-citroen/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-fiat/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-ford/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-honda/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-hyundai/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-jeep/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-kia/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-land-rover/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mercedes-benz/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mitsubish/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-nissan/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-peugeot/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-renault/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-toyota/