Neuropatia Diabética pode dar o direito às isenções

Neuropatia Diabética pode dar o direito às isenções de impostos na compra de veículos 0 km.

 

Neuropatia Diabética: Entenda as Causas, como Evolui e qual o Tratamento Indicado

A diabetes mellitus é uma doença muito comum na atualidade e pode levar ao desenvolvimento de disfunções em vários sistemas do organismo, incluindo o sistema nervoso. Entre outros órgãos, os nervos periféricos são geralmente afetados com o desenvolvimento da doença ao longo da vida e, por isso, manifesta-se mais frequentemente nos idosos.

Os nervos dos membros são responsáveis por levar os impulsos nervosos pela sensibilidade ao tato, pressão, temperatura e vibração, além de controlar os músculos e glândulas do suor, mantendo seu bom funcionamento.

A neuropatia periférica do diabetes ocorre mais frequentemente na extremidade dos nervos mais longos, como nas pernas e braços, mas também pode ocorrer no tórax, face e regiões genitais.

 

Sintomas

Os sintomas mais frequentes são as dores e formigamento em ambos os pés e, ocasionalmente, também nas mãos.

Sintomas neurovegetativos também podem estar presentes, como hipotensão postural (queda repentina da pressão arterial ao levantar), tonturas, impotência sexual, disfunção de transpiração e até mal funcionamento da mobilidade do estômago (gastroparesia), ocasionando sensação prolongada de repleção abdominal.

 

Tratamento

O controle rigoroso dos níveis de glicemia (nível de glicose no sangue), com medidas variadas desde dieta até uso de medicação, diminui a progressão da doença mas, em geral, não faz regredir os sintomas da neuropatia diabética, que trazem sofrimento e piora da qualidade de vida.

Por isso, é necessário o diagnóstico precoce da neuropatia durante consultas de acompanhamento rotineiro ou com especialista no tratamento da dor neuropática. Há várias modalidades possíveis para aliviar a dor em cada caso.

Há também neuropatias semelhantes à diabetes relacionada a doenças infecciosas (hepatite, HIV), ingestão continuada de vários tipos de medicações e abuso de álcool.

 

Fonte: Ministério da Saúde

CLOSE
CLOSE
WhatsApp chat