Az Isenções –  Imagem meramente ilustrativa

 

Nissan Sentra SL para PCD

O Nissan Sentra SL para PCD está presente há anos no mercado brasileiro e se posiciona como uma das opções no segmento de sedãs médios. Ele compete com modelos tradicionais como Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze.

Importado do México, o Sentra 2020 pode ser encontrado nas versões de acabamento S, SV e SL. Todas elas saem de fábrica com um motor 2.0 litros flex de até 140 cavalos de potência, atrelado a uma transmissão automática do tipo CVT.

Os preços do sedã médio da Nissan variam de R$ 87.990 a R$ 108.990. Em sua configuração mais completa e cara, o Sentra 2020 dispõe de uma série de recursos interessantes, como alerta de colisão frontal, sistema de som premium Bose, banco do motorista com ajustes elétricos, faróis de LED e teto solar elétrico.

De janeiro a outubro de 2019, o Sentra conseguiu se posicionar como o quinto sedã médio mais vendido, atrás apenas dos já citados Corolla, Civic e Cruze, além do Volkswagen Jetta. No acumulado do ano, foram 2,7 mil exemplares emplacados.

Nas vendas, o Nissan conseguiu ficar a frente de modelos como Citroën C4 Lounge, Kia Cerato, Mitsubishi Lancer, Hyundai Elantra e Peugeot 408.

Nissan Sentra SL para PCD – História

Nascido em 1982 como Nissan Tsuru, o Sentra logo foi introduzido no mercado americano, sendo produzido em Smyrna, Tennessee, bem como em Cuernavaca, México. Originalmente, sua produção foi centrada em Zama, Japão.

Com 4,25 m, o primeiro Sentra tinha motores 1.5 e 1.6 a gasolina, bem como um diesel 1.7. O câmbio automático tinha somente três marchas. Ele tinha também uma versão perua com quatro portas e 4,37 m de comprimento.

Versões cupê e hatch, ambas com duas portas, também existiram. Essa primeira geração durou apenas três anos, sendo substituída pela segunda, que trazia traços estéticos que seriam bem utilizados na geração seguinte, a mais famosa.

O Nissan Sentra da segunda geração surgiu também com uma opção de cupê esportivo, além das demais carrocerias já conhecidas. A gama de motores 1.6 aumentou, mas o tamanho permaneceu quase o mesmo.

Ganhou pela primeira vez um motor 1.8 e foi fabricado também nas Filipinas e numa segunda planta japonesa, Oppama. Esse modelo durou de 1985 a 1990, quando então surgiu a terceira.

Esta ficou famosa com o modelo feito no México, que durou até nossos dias e foi amplamente criticado por se desmanchar em teste de impacto. A “geração do Tsuru” tinha 4,32 m de comprimento e 2,43 m de entre-eixos, sendo equipada apenas com motores a gasolina, sendo 1.4, 1.6 e 2.0. Pela primeira vez ganhou câmbio automático de quatro marchas.

Uma adaptação dessa geração fez o Tsuru continuar em produção até 2017. O sedã se tornou uma espécie de sucessor do VW Vocho, que é o nosso conhecido Fusca. Fez sucesso entre os taxistas e como carro de frota, já que era simples e robusto no uso.

Após um teste do Latin NCAP, onde o modelo se desmanchou no impacto frontal, a Nissan foi muito criticada por ainda manter um carros dos anos 90 em produção, colocando em risco a vida de muitas pessoas. Com a pressão, a montadora decidiu encerrar sua produção este ano.

A quarta geração do Nissan Sentra foi lançada em 1995, ganhando contornos mais arredondadas e um perfil mais aerodinâmico. O modelo perdeu o nome Tsuru, agora reservado ao antiquado modelo mexicano, passando a usar também Sunny, usado até os dias atuais, mas em outro sedã.

Apesar de manter os 4,32 m, o novo sedã tinha 2,53 m de entre-eixos, um aumento considerável. Os motores foram 1.6 e 2.0, sem diesel. Foi fabricado também na Malásia.

Na quinta geração, a partir de 1999, o Nissan Sentra chegou às praças brasileiras. Agora com 4,50 m de comprimento, mas com os mesmos 2,53 m do anterior, o sedã japonês deixou de ser feito nos EUA e passou a adotar motores grandes, sendo 1.8, 2.0 e um 2.5 litros. Este último forneceu até 175 cv e versões esportivas no modelo, que também foi o primeiro a ganhar câmbio manual de seis marchas.

Em 2007 surge a geração mais famosa do Sentra no Brasil, a sexta. Com a campanha de marketing dizendo que não era carro de tiozão, o modelo pegou por aqui, estreando um estilo mais arrojado e transmissão CVT Xtronic, que trouxe mais conforto e economia.

O propulsor era o 2.0 de 140 cv, usado até os dias atuais. Lá fora tinha opção de motor 2.5, mas tanto lá quanto aqui tinha opção manual de seis marchas. Tinha 4,56 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, ganhando muito mais espaço e porta-malas.

Mas, um problema de aquecimento, vibração e ruído acompanhou a caixa CVT em seus primeiros anos com o modelo.

Por fim, a atual geração, a sétima, se tornou muito mais global a partir de 2012, sendo feita também na China, Rússia, Taiwan e Tailândia, além de retornar aos EUA. O Sentra vendido aqui vem do México.

O comprimento aumentou para 4,63 m e o entre-eixos pulou para 2,70 m. Aqui, só com motor 2.0 Flex de 140 cv e caixa CVT, embora tenha sido vendido com câmbio manual de seis marchas.

Nissan Sentra SL para PCD – Detalhes

O Nissan Sentra 2020 apresenta faróis em formato de seta com LEDs diurnos e projetor de LED no foco baixo (de série somente na SL), grade V-Motion reestilizada, lanternas com LEDs contínuos e rodas de liga leve aros 16 e 17 (SV e SL), além de para-choques com desenho esportivo.

O sedã japonês tem linhas elegantes e vem ainda com maçanetas cromadas na versão SL, bem como entrada e saída sem chave.

Por dentro, o sedã possui um volante em couro de três raios e comandos diversos, bem como quadro de instrumentos de boa leitura, contando com display de 5 polegadas na versão SL, além de alavanca de câmbio em couro.

Esta possui o botão O/D, que é o overdrive desligado. O Nissan Sentra 2020 conta ainda com multimídia Nissan Connect apresenta aplicações para redes sociais e pesquisa na internet, assim como navegador e câmera de ré (somente SV e SL).

Em seu interior, o Nissan Sentra 2020 vem com ar-condicionado dual zone (somente SV e SL), faróis de neblina, sistema de som Bose com 6 alto-falantes e 2 subwoofers (somente SL), sensor crepuscular, sensor de estacionamento, sistema de áudio com display de 5 polegadas, Isofix e Latch e botão Start-Stop.

Há também retrovisor interno eletrocrômico de série e com bússola eletrônica, mas apenas na SL. Os bancos são em couro, controles de tração e estabilidade e o piloto automático está presente na SV e assento do condutor com ajustes elétricos na SL.

Sistema de alerta de colisão, que mede a distância para o veículo a frente e avisa o condutor quando este está próximo o suficiente para que ocorra uma colisão, passa a ser oferecido na versão SL do Nissan Sentra 2020, que também traz alerta de movimentação traseira em manobras de ré, aviso de ponto cego e alerta de tráfego lateral.

O ambiente é bem sóbrio e espaçoso, não surpreendendo em detalhes, já que é o que se espera de um sedã médio no Brasil. O porta-malas é bem amplo, assim como o espaço para as pernas de quem vai atrás. Os materiais são de qualidade e os recursos oferecidos estão em sintonia com o mercado. A posição de dirigir é boa, assim como o conforto dos bancos Gravidade Zero.

Nissan Sentra SL para PCD – Novidades

O Nissan Sentra 2020 não apresentou grandes novidades em relação à linha do ano passado, quando apresentou uma nova versão do sistema multimídia. Antes Nissan Connect, agora a central é uma Nissan Multi-App, que se diferencia pelo acesso às redes sociais, pesquisa na internet e navegador GPS.

O novo sistema multimídia Nissan Multi-App está disponível como item de série na versão intermediária SV e também na topo de linha SL. Ele é dotado de tela sensível ao toque de 6,2 polegadas e diversos recurso como buscas por comandos de voz, conexão a internet via WiFi, visualização de fotos e reprodução de vídeos, loja virtual Multi-App Store com aplicativos como Waze, Spotify e Skype, conexão Bluetooth, entre outros.

Há também armazenamento interno de 2,2 GB para músicas, fotos e vídeos, navegador por GPS com opção de atualização via internet, leitor de DVD e câmera de ré integrada.

Todavia, o Nissan Sentra 2020 segue devendo recursos disponíveis em quase todos seus concorrentes: espelhamento da tela de smartphones através dos sistemas Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink.

Vale ressaltar que o modelo de entrada Sentra S 2020 oferece somente um sistema de som simples, com MP3 player, entradas auxiliar, USB e para iPod, conexão Bluetooth e quatro alto-falantes.

De resto, o Nissan Sentra 2020 continua sem alterações. Os modelos mais caros oferecem seis airbags, controles de estabilidade e tração, monitoramento de ponto cego, alerta inteligente de tráfego cruzado, alerta inteligente de colisão frontal, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, partida do motor por botão, entre outros.

Nissan Sentra SL para PCD – Versões

Veja abaixo todas as versões do Sentra 2020:

  • Nissan Sentra S 2.0 CVT 2020
  • Nissan Sentra SV 2.0 CVT 2020
  • Nissan Sentra SL 2.0 CVT 2020

Nissan Sentra SL para PCD – Equipamentos

Nissan Sentra S 2.0 CVT 2020

Segurança: oferece airbags frontais para motorista e passageiro, alarme sonoro para lanternas acesas e chave no interior do carro, alarme perimétrico, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, faróis de neblina, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), controle eletrônico de tração e de estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, travamento central elétrico das portas, entre outros.

Conforto: portas e tampa do porta-malas com trava elétrica, ar-condicionado, faróis com acendimento automático, chave inteligente presencial I-Key, banco traseiro bipartido e dobrável, computador de bordo, comando interno da abertura do porta-malas e tampa do tanque de combustível, controles de áudio no volante, direção elétrica com assistência variável, retrovisor interno eletrocrômico, partida do motor por botão, vidros dianteiros e traseiros elétricos e volante com ajuste de altura e profundidade.

Visual e acabamento: faróis dianteiros com assinatura cromada, lanternas traseiras em LED, maçanetas internas e externas das portas cromadas, retrovisores externos com indicador de direção em LED, rodas de liga-leve de 16 polegadas, bancos revestidos em veludo e volante revestido em couro.

Tecnologia: traz sistema de som com CD player, MP3 player, entradas USB, auxiliar e para iPod, conexão Bluetooth e quatro alto-falantes,

Nissan Sentra SV 2.0 CVT 2020

Conforto: recebe ar-condicionado automático digital de duas zonas, console central traseiro com tampa e apoio de braço integrado, luz de leitura para motorista e passageiro dianteiro, porta-copos traseiros integrados ao descansa-braço, controle de cruzeiro com comandos no volante, entre outros.

Visual e acabamento: adota bancos revestidos em couro e rodas de liga-leve de 17 polegadas.

Tecnologia: ganha sistema multimídia Nissan Multi-App com CD e DVD player, tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, conexão à internet por WiFi e câmera de ré, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters.

Nissan Sentra SL 2.0 CVT 2020

Segurança: se diferencia pelos airbags laterais e de cortina, alerta inteligente de colisão frontal, intervenção inteligente de colisão e monitoramento de ponto cego.

Conforto: oferece ainda banco do motorista com regulagem elétrica, retrovisores externos com rebatimento elétrico, retrovisor interno com bússola digital e teto solar elétrico.

Visual e acabamento: conta com faróis dianteiros em LED e rodas de liga-leve de 17 polegadas com desenho esportivo e acabamento grafite.

Tecnologia: ganha sistema de som premium Bose com quatro alto-falantes, dois tweeters e dois subwoofers e painel de instrumentos com display central em TFT de cinco polegadas.

Nissan Sentra SL para PCD – Preços

Confira abaixo os preços da nova linha Nissan Sentra 2020:

  • Nissan Sentra S 2.0 CVT 2020: R$ 87.990
  • Nissan Sentra SV 2.0 CVT 2020: R$ 96.990
  • Nissan Sentra SL 2.0 CVT 2020: R$ 108.990

Nissan Sentra SL para PCD – Motor

O Nissan Sentra 2020 vem com o motor MR20DE, sendo o Brasil o único a empregar esse motor, que tem tecnologia Flex. Ele apresenta duplo comando de válvulas variável no cabeçote de alumínio, material que também compõe o bloco e o cárter.

O modelo possui sistema de partida a frio com tanquinho de gasolina no cofre.

Esse propulsor foi atualizado recentemente para beber menos, ser mais silencioso e menos poluente. Ele entrega 140 cv tanto com gasolina quanto com etanol, ambos a 5.100 rpm. O torque é de exatos 20,0 kgfm, igualmente nos dois combustíveis, sendo alcançado plenamente a 4.800 rpm.

Para as pretensões do Nissan Sentra 2020, o propulsor até que responde bem. Com ele, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e com velocidade máxima de 186 km/h.

O câmbio é o XTronic CVT da Nissan, que apresenta conversor de torque e não possui simulação de marchas, tendo como destaque a função overdrive desligado, que permite subir 1.000 rpm e deixar as relações infinitas mais curtas, permitindo assim melhor performance com motor cheio.

É um conjunto agradável, mas não é o melhor de dois mundos, já que o sedã faz 6,7 km/litro no etanol e 9,9 km/litro na gasolina, quando na cidade, bem como 9,1 km/litro no etanol e 12,7 km/litro na gasolina.

O ideal seria a introdução do motor 1.6 MR16DDT, que tem volume menor, turbocompressor e injeção direta de combustível. Mais possante, ele entrega de 150 cv a 188 cv, este último no Sentra SR Turbo 2020, oferecido no mercado americano, onde tem câmbio CVT XTronic e torque de 24,4 kgfm.

Uma versão de 150 ou 163 cv, como existe lá fora, seria o ideal. 

Nissan Sentra SL para PCD – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Nissan Sentra 2.0 CVT 2020 – 10,1 segundos e 186 km/h

O Nissan Sentra 2020 mantém com o bom e bastante elástico motor 2.0 16V Flex de 140 cv e 20 kgfm, tanto com gasolina quanto com etanol. Ele tem funcionamento suave e garante boas retomadas e tem disposição de sobra, mas com consumo frugal.

Os números entregues são mais do que suficientes para o tamanho e peso do modelo. Dessa forma, as respostas são boas, assim como as retomadas.

Isso é garantido pela transmissão automática CVT Xtronic, que vem com função Low para subidas e descidas muito íngremes, bem como desativação do Overdrive, que eleva a rotação do motor e a força para uma condução mais esportiva ou melhor desempenho no meio urbano.

Nesse caso, o botão de desligamento do Overdrive na alavanca faz a relação de polia e correia ficar mais curta. Isto faz saltar o giro de 1.800 rpm para 3.800 rpm a 110 km/h, por exemplo. Além disso, há a posição D para condução normal.

Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 2.000 rpm, garantindo conforto ao guiar.

A direção é muito leve, porém, progressiva. O comportamento em curvas, frenagens e desvios de direção são condizentes com a proposta do carro, enquanto o nível de ruído interno é digno de elogio. Os freios atuam de forma gradual e eficiente.

Com foco no conforto, o Nissan Sentra 2020 tem um ajuste da suspensão, que mesmo mais macia do que alguns conterrâneos, mantém em um bom nível a estabilidade e o controle em curvas.

Os controles de tração e estabilidade, que reforçam a segurança, especialmente em pistas molhadas ou pisos de baixa de aderência, ajudam muito na boa estabilidade do Nissan Sentra 2020.

Molas e amortecedores foram ajustados para filtrar razoavelmente bem buracos e defeitos do asfalto. Com nível de ruído condizente e bancos confortáveis, incluindo a Gravidade Zero, o modelo se torna uma boa opção para viagens.

No geral, o comportamento em curvas, frenagens e desvios de direção são condizentes com a proposta do carro, enquanto o nível de ruído interno é digno de elogio.

Nesse caso, o Nissan Sentra 2020 oferece para quem gosta de pegar a estrada um porta-malas generoso, que entrega 503 litros e ainda pode ser ampliado com o banco traseiro bipartido. Sob o assoalho, um estepe de aço com pneu na mesma medida que os demais.

Ainda na rodovia, um item simples, porém, pouco visto em muitos carros vendidos no país são os extensores nos para-sóis.

Estes evitam a entrada de luz solar no amanhecer ou entardecer pelo meio do para-brisa, evitando o ofuscamento do condutor. Faz o mesmo nas janelas laterais, quando a aba principal não consegue cobrir o espaço totalmente.

É um recurso que custa pouco, mas confere enorme segurança ao dirigir durante o dia.

Os sistemas de alerta de tráfego lateral, ponto cego e movimentação traseira chegaram em boa hora, assim como alerta de colisão, reforçando assim a segurança ao dirigir no Nissan Sentra 2020.

São bem úteis no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada. Com esse pacote e mais conforto e performance adequados, o sedã é muito bom.

Sentra SL para PCD – Consumo

Cidade

  • Nissan Sentra 2.0 CVT 2020 – 6,7 km/litro no etanol e 9,9 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Nissan Sentra 2.0 CVT 2020 – 9,1 km/litro no etanol e 12,7 km/litro na gasolina

Nissan Sentra SL para PCD – Manutenção e Revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 2.0

10.000 km

R$ 279

20.000 km

R$ 619

30.000 km

R$ 449

40.000 km

R$ 729

50.000 km

R$ 449

60.000 km

R$ 599

Sentra SL para PCD – Ficha Técnica

Motor

2.0

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1997

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,7:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 140 cv @ 5100 rpm / Etanol: 140 cv @ 5100 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 20,0 kgfm @ 4800 rpm / Etanol: 20,0 kgfm @ 4800 rpm

Transmissão

Tipo

CVT

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 / 17 polegadas

Pneus

195/60 R16 / 205/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4636

Largura sem retrovisores (mm)

1761

Altura (mm)

1504

Distância entre os eixos (mm)

2700

Capacidades

Porta-malas (litros)

503

Tanque (litros)

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1360

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,29

Fonte: Noticias Automotivas

 

Conheça também:

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-audi/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-bmw/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chery/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chevrolet/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-citroen/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-fiat/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-ford/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-honda/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-hyundai/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-jeep/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-kia/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-land-rover/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mercedes-benz/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mitsubish/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-nissan/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-peugeot/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-renault/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-toyota/