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Passat Highline 2.0 para PCD: preço, consumo, versões, equipamento (detalhe e fotos)

O Passat Highline 2.0 para PCD em sua oitava geração teve sua chegada no Brasil um ano depois de seu lançamento na Europa, e mostrou que a marca alemã iria brigar forte dentro desse segmento por aqui.

No mercado desde 1973, o Passat é um dos carros mais vendidos em toda a história da Volkswagen, mesmo tendo mudado bastante ao decorrer dos anos em seu tamanho e visual. A atual geração foi lançada na Europa entre o final de 2014 e o início de 2015, trazendo um visual totalmente renovado e uma extensa lista de novos itens de série.

Entre eles estão aqueles que tornam a condução do Volkswagen Passat mais segura e semi-autônoma, como o sistema que estaciona o veículo sozinho, assistente de frenagem, piloto automático adaptativo e outros.

Além disso, a carroceria ficou mais leve, graças ao uso de materiais como o alumínio. A linha de motores no Velho Continente conta com opções a diesel e gasolina (algumas com turbo), e também uma opção híbrida plug-in.

A popularidade do modelo por lá, bem como em outros mercados, como o norte-americano, se traduziu nas vendas e nos prêmios recebidos, como o de Carro Europeu do Ano, em 2015.

A marca destacou, no lançamento do modelo, que ele seria um “carro premium sem o preço de carro premium”, mostrando que ele se posicionaria de forma agressiva no mercado.

Aqui no Brasil a chegada do Volkswagen Passat na atual geração ocorreu no final de 2015. Desde então, suas vendas mostram uma boa briga com seu principal rival, o Ford Fusion, mas os números ainda estão longe dos alcançados pelos modelos alemães do segmento.

Em 2016, o Volkswagen Passat acumulou apenas 218 unidades vendidas (contra 194 do Fusion), mas em 2017 os emplacamentos ao longo dos 12 meses somaram 545 unidades, representando um expressivo aumento.

Em 2018, o modelo somou 1.474 unidades e até novembro de 2019 ele havia emplacado 992 unidades.

Passat Highline 2.0 para PCD – Detalhes

Sedã mais luxuoso na linha da marca alemã, o Volkswagen Passat 2020 mudou bastante em sua última reestilização, que o deixou ainda mais imponente e chamativo.

Seu desenho está de acordo com a atual identidade visual da Volkswagen, e a base do Passat 2020 é a já conhecida plataforma Matriz Modular Transversal (MQB).

Isso lhe deu mais espaço no interior (graças ao aumento de 79 mm na distância entre-eixos), apesar de seu comprimento (de 4.767 milímetros) ser 2 mm menor que a geração anterior.

Além disso, as rodas dianteiras e traseiras foram deslocadas (ficando 29 mm mais perto do para-choque dianteiro e 17 mm mais próximas do para-choque traseiro), dando ao Volkswagen Passat 2020 balanços mais curtos, com redução de 67 milímetros na dianteira e de 13 milímetros na parte traseira.

As medidas também mudaram na altura e na largura, que agora são de 1.456 mm (redução de 14 mm) e 1.832 mm (aumento de 12 mm), respectivamente.

O visual do Volkswagen Passat 2020 o deixou ainda mais refinado e luxuoso. Em sua dianteira, o sedã alemão tem uma grade maior, que se destaca em meio aos faróis com suas quatro barras cromadas.

Além dela, o modelo também tem vários outros detalhes cromados, fazendo com que tudo pareça bem encaixado, dando a impressão de ser uma peça única.

Os faróis em LED são outro destaque do Volkswagen Passat 2020, pois contam com um sistema exclusivo para essa oitava geração do modelo. Segundo a marca, os faróis projetam uma luz que é semelhante à claridade da luz do dia, ou seja, algo mais natural.

Esses modernos faróis geram, além dos fachos baixo e alto, as luzes dinâmicas de conversão. Além disso, existem também as luzes de condução diurnas, com 32 LEDs.

Finalmente, podemos destacar também o recurso Dynamic Light Assist (sigla em inglês para Assistente de Luz Dinâmico). Esse sistema usa uma câmera para detectar veículos vindo na direção oposta ou que trafegam à frente do Volkswagen Passat 2020, evitando o ofuscamento por coordenar a distribuição de luz (o que também aumenta a segurança).

A lateral do Volkswagen Passat 2020 tem dois vincos que se destacam, sendo um na linha das maçanetas e outro na base das portas.

A área entre o parapeito da janela e a linha das maçanetas também tem muitas arestas e vincos, formando uma superfície que, vista da dianteira, deixa os ombros do sedã mais distintos. As rodas são de 18 polegadas, com pneus 235/45 R18.

Fechando a análise do visual do Volkswagen Passat 2020 chegamos à traseira, que se destaca pelo formato da tampa do porta-malas, que tem uma seção negativa (ou seja, para dentro) e pelas lanternas, que estão mais largas, totalmente de LED e com um detalhe interessante na versão única Highline: quando o freio é acionado, a assinatura de luz muda da posição horizontal para a vertical, o que chama ainda mais a atenção de outros condutores e também contribui para a segurança.

As saídas de escapamento do Volkswagen Passat 2020, que são em forma trapezoidal, são acompanhadas pelos refletores traseiros, que ficam logo acima. A placa fica na parte inferior, no para-choque, que por sua vez conta com o sistema Easy Open, que permite a abertura do porta-malas com um simples movimento com o pé.

O fechamento da tampa também é elétrico, por meio de um botão.

O interior do Volkswagen Passat 2020 segue a mesma linha do exterior, dando aos ocupantes muito conforto e espaço. O espaço dentro do sedã, aliás, cresceu 33 mm em comprimento, dando aos ocupantes traseiros 116 mm de espaço para os joelhos.

O tamanho do porta-malas também melhorou com a adição de 21 litros, totalizando agora 586 litros.

Algo que chama a atenção no interior do Volkswagen Passat 2020 são as saídas de ar em formato horizontal, que dão uma sensação de leveza ao painel. Essas saídas se ligam às portas que, assim como o painel, tem a parte superior preta e a inferior numa cor mais clara (o interior também tem a opção de ser totalmente em preto).

Outro ponto positivo do Volkswagen Passat 2020 é seu painel digital programável (chamado de Active Info Display), totalmente digital pela primeira vez num modelo da marca.

Na sua tela de 12,3 polegadas podem ser exibidas informações de navegação (em 2D ou 3D), que são exibidas em destaque quando necessário, deslocando o velocímetro e o conta-giros para os lados.

Outras informações que podem ser exibidas no painel digital do Volkswagen Passat 2020 são as funções de condução, navegação, assistência e do sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD.

O Volkswagen Passat 2020 é vendido na versão única Highline, com motor 2.0 TSI, de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática DSG de 6 marchas. O preço atual é de R$ 164.620.

Passat Highline 2.0 para PCD – Novidades

As novidades anunciadas pela Volkswagen para a linha 2020 do Passat não são tão grandes, já que o modelo foi renovado na Europa e deve chegar em breve ao Brasil.

O novo Passat tem leves alterações visuais, com nova iluminação em LED e novas entradas de ar, além de alterações no para-choque, capô, grade, tampa do porta-malas e rodas. Mas as principais novidades estão no pacote de equipamentos. Ele recebeu novos assistentes de direção, com leitura de placas de trânsito e um sistema que reduz a velocidade ao perceber a aproximação de curvas fechadas.

O modelo alemão também ganhou uma nova central multimídia, com tela de 6,5, 8 ou 9,2 polegadas, dependendo da versão.

O conjunto mecânico do Passat europeu também foi melhorado e ampliado, com cinco motores diferentes (e oito faixas de potência). Aqui é provável que o modelo receba os propulsores 1.5 TSI de 150 cv ou 2.0 TSI, que pode ter 190 cv ou 272 cv.

Passat Highline 2.0 para PCD – Versões

  • Volkswagen Passat Highline 2020

Cores disponíveis: Azul Harvard, Azul Atlantic, Cinza Manganês, Marrom Oak, Prata Sargas e Vermelho Crimson (metálicas, por R$ 1.750), Branco Puro (sólida) e Preto Mystic (perolizada, por R$ 2.500).

Passat Highline 2.0 para PCD – Equipamentos

Volkswagen Passat Highline 2020 – motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático DSG de 6 velocidades.

ITENS DE SÉRIE: “ACC” – controle automático de distância e velocidade com função de frenagem de emergência “City Emergency Brake”, “ESC” controle de estabilidade com “ABS” , controle de tração “ASR” e “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem”, Front Assist” – sistema de monitoramento frontal, “Kessy” – sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto, “Park Pilot” – sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, 4 alto-falantes e 4 tweeters, 6 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), Acendedor de cigarros e cinzeiro no console central, Ajuste elétrico para os bancos dianteiros, esquerdo com memória, ajuste de profundidade do banco e auxílio de embarque Smart Comfort, Aplicações decorativas internas “Alumínio Escovado” (painel e portas), Apoios lombares dos bancos dianteiros com ajuste elétrico e lado do motorista com função de massagem, Ar-condicionado “Climatronic” de 3 zonas, Banco traseiro com 3 apoios de cabeça, Banco traseiro com encosto bipartido, rebatível (1/3 e 2/3) e descanso de braço central com porta-copos, Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (inclusive o central), Com travamento elétrico da coluna de direção (ELV), Câmera traseira de auxílio a estacionamento, Descanso de braço dianteiro central com porta-objetos e regulagem longitudinal e de altura, Detector de fadiga, Direção elétrica, Espelho retrovisor externo eletricamente ajustável, aquecível e anti-ofuscamento automático e memória no lado motorista, Espelho retrovisor interno com antiofuscamento automático (eletrocrômico), Faróis de neblina, Faróis em LED com sistema DLA (assistente dinâmico de farol alto) e luz de condução diurna em LED, Fixação do assento de criança com sistema ISOFIX, Freio de estacionamento eletrônico com função “Auto Hold”, Frisos laterais cromados, Iluminação ambiente em LED na região dos pés dos ocupantes dianteiros, Indicador de perda de pressão dos pneus, Lanterna traseira de neblina, Lanternas traseiras escurecidas com iluminação em LED, Limpador do para-brisa com temporizador e sensor de chuva, Luzes de leitura dianteiras e traseiras, Motor 2.0l TSI, Pacote Premium, Pacote Standard Highline, Painel de instrumentos digital programável “Display Active”, Porta-copos dianteiro com cobertura, Relógio analógico no centro do painel, Revestimento dos bancos em couro “Nappa”, Rodas de liga leve 18″ Dartford com pneus 235/45 R18 auto-selantes, Seleção do perfil de condução “Mode” (Normal/Esporte/Eco/Conforto) com “DCC” – Regulagem adaptável do chassi, Sensores de chuva e crepuscular com função “Coming & Leaving Home”, Sistema “Pro-Active” (Proteção proativa dos passageiros), Sistema “Start-Stop” com recuperação de energia de frenagem, Sistema infotainment “Discove Pro” com DVD-Player, tela touchscreen de 9,2″, HD interno 60GB, App-Connect e Media Control, Soleiras nas portas em aço inoxidável, Tampa do porta-malas “Easy Open” com abertura controlada por sensor sob o para-choque traseiro (pedal virtual), Tapetes de tecido na frente e atrás, Tomada 12V no console central e no porta-malas, Transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic, Volante multifuncional em couro com comandos do rádio, computador de bordo, piloto automático e “Shift Paddles”.

OPCIONAL: Teto solar elétrico – panorâmico (R$ 5.370).

Passat Highline 2.0 para PCD – Preço

  • Volkswagen Passat Highline 2020 – R$ R$ 164.620

Passat Highline 2.0 para PCD – Motor

O motor usado pela Volkswagen no Passat 2020 continua sendo o 2.o TSI, já conhecido por ser usado também em outros modelos, como Golf GTI e Jetta.

Esse propulsor é da terceira geração da família EA888, sendo dianteiro, transversal, com quatro cilindros em linha e injeção direta de combustível, além de comando de válvulas duplo no cabeçote.

Ele entrega 220 cv entre 4.500 rpm e 6.200 rpm, além de 35,7 kgfm de torque a 1.500 rpm (mantendo até os 4.400 rpm).

O sistema de injeção é duplo, com a já citada injeção direta (na câmara de combustão) e injeção multiponto (no coletor de admissão). Isso permite reduzir as emissões e o consumo, mas mantendo um bom nível de desempenho.

A transmissão é a também conhecida DSG, automática e de seis marchas.

Passat Highline 2.0 para PCD – Desempenho

Mesmo pesando quase 1.500 kg, o Passat 2020 tem um bom desempenho. Graças a seu conjunto com motor turbo de 220 cv e bons 35,7 kgfm de torque, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, com velocidade máxima de 246 km/h.

Passat Highline 2.0 para PCD – Consumo

Podendo ser abastecido apenas com gasolina, o Volkswagen Passat 2020 mantém bons números em suas médias de consumo. Usando os dados oficiais providos pela marca, o sedã de luxo conseguiu 10,4 km/l em trechos urbanos e 12,9 km/l em trechos rodoviários.

Como comparação, o rival Ford Fusion (na versão top de linha AWD) consegue médias de 8,6 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, também abastecido apenas com gasolina.

Passat Highline 2.0 para PCD – Manutenção e Revisão

As revisões do Volkswagen Passat 2020 são feitas, como de costume, a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. O total gasto nas revisões até os 60.000 km é de R$ 4.132,53, e a garantia oferecida pela marca é de 3 anos.

Os modelos zero quilômetro da Volkswagen também contam o Volkswagen Service 24h, um serviço que oferece vários tipos de assistência (como em pane elétrica ou mecânica, falta de combustível, pneu furado, etc), funcionado 24 horas e em todo o território nacional.

A duração do serviço é de 12 meses.

Veja abaixo o valor de cada revisão do Volkswagen Passat 2020:

  • 10.000 km ou 1 ano – R$ 407,91
  • 20.000 km ou 2 anos – R$ 779,60
  • 30.000 km ou 3 anos – R$ 692,91
  • 40.000 km ou 4 anos – R$ 779,60
  • 50.000 km ou 5 anos – R$ 692,91
  • 60.000 km ou 6 anos – R$ 779,60
  • 70.000 km ou 7 anos – R$ 692,91
  • 80.000 km ou 8 anos – R$ 779,60
  • 90.000 km ou 9 anos – R$ 692,91
  • 100.000 km ou 10 anos – R$ 779,60

Passat Highline 2.0 para PCD – Ficha Técnica

Motor

2.0 TSI

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.984

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

220 cv a 4.500 rpm

Torque Máximo

35,7 mkgf a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

DSG Automático de 6 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Independentes, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 18 polegadas

Pneus

235/45 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.767

Largura (mm)

1.832

Altura (mm)

1.456

Distância entre os eixos (mm)

2.791

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

611

Tanque (litros)

70

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.499

Peso bruto total (kg)

2.110

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,28

Fonte: Noticias Automotivas

 

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