Az Isenções –  Imagem meramente ilustrativa

Q3 Prestige para PCD

Q3 Prestige para PCD – Nascido tardiamente em 2011, já que um ano depois, surgiria a plataforma modular MQB, o Audi Q3 surgiu como opção de acesso aos mais caros Audi Q5 e Audi Q7. Sua plataforma é, portanto, a PQ35 do grupo VW. Ele começou a ser feito junto com o Volkswagen TiguanQ3 Prestige para PCD em Martorell, Espanha. Ele também é contemporâneo do Skoda Yeti, compartilhando a mesma base.

Ainda com estilo anterior da Audi enraizado, o Audi Q3 quando surgiu era uma boa novidade da marca, que limitou a potência a 150 cv no mínimo, pois abaixo disso, o velho EA111 1.4 TFSI de 122 cv não daria conta do peso do veículo, alto por não ser modular.

Com as vendas crescentes, o Audi Q3 começou a tomar mercados do exterior, utilizando inclusive motor 2.0 TFSI de 170 ou 211 cv. O câmbio de dupla embreagem S tronic é um companheiro de vida.

Em 2013, a Audi resolveu cruzar a fronteira dos SUVs com os esportivos puros e lançou o RS Q3, que recebeu um pacote visual atraente, suspensão 10 mm mais baixa, rodas enormes, freios redimensionados, acabamento esportivo e um enorme cinco cilindros 2.5 TFSI com 310 cv na época.

Mais recentemente, este recebeu atualização e subiu para 340 cv. O câmbio S tronic de sete marchas garante boa parte da performance, assim como a tração integral Quattro. Globalmente, o Audi Q3 é feito na Espanha, Brasil,  China e Índia.

Q3 Prestige para PCD – Detalhes

Com mais de sete anos no mercado, o Audi Q3 2019 já é aquele tipo de automóvel que não cativa tanto pelo visual e também pelo interior. As formas externas e internas do utilitário-esportivo médio são tradicionais e seguem o padrão da antiga geração dos automóveis da marca premium alemã.

A dianteira traz faróis em formato retangular, mais espichado para as laterais, formando conjunto com a ampla grade com moldura em alumínio e o para-choque com recorte mais agressivo. O capô, por sua vez, traz formas mais limpas.

Já nas laterais, se sobressai a linha de cintura elevada e um discreto vinco que surge nos faróis, percorre a parte superior das maçanetas das portas e termina nas lanternas. Há também uma ampla área envidraçada, com quatro janelas.

A traseira, por fim, conta com lanternas em LED de formato ascendente integradas na tampa do porta-malas, esta de formato bastante amplo que facilita o acesso ao compartimento. Há também refletores no para-choque e dupla ponteira de escape com acabamento cromado.

Por dentro, o Q3 2019 também não impressiona e mantém um visual mais tradicional. O carro acomoda até cinco ocupantes e dispõe de um porta-malas de até 460 litros, que pode ser ampliado com o rebatimento parcial ou total do banco traseiro, podendo chegar a 1.365 l.

Nas dimensões, são 4,38 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,59 m de altura, com entre-eixos de 2,6 m. O porta-malas tem capacidade para 460 litros.

No caso do modelo esportivo Audi RS Q3 2019, os diferenciais ficam por conta dos para-choques mais encorpados (com entradas de ar mais amplas no dianteiro), grade frontal com moldura em alumínio, tomada de ar inferior em alumínio com a inscrição “quattro”, rodas exclusivas de 20 polegadas, rack de teto e capa dos retrovisores em alumínio fosco, acabamento interno com detalhes em alumínio e fibra de carbono, bancos esportivos forrados em Alcantara na cor preta, entre outros.

Q3 Prestige para PCD – Novidades

Uma das grandes novidades do Audi Q3 2019 no mercado brasileiro é a série especial Black Edition. O novo Audi Q3 Black Edition foi anunciado no início de 2018 e se diferencia pelo visual mais “ousado”, além de uma lista de equipamentos mais recheada.

O Q3 Black Edition tem como base a versão de acabamento Ambiente e usa o motor 1.4 TFSI Flex, que rende até 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automatizado S tronic de seis marchas e dupla embreagem e tração dianteira.

Entre os diferenciais, há o kit esportivo S Line, frisos decorativos em preto brilhante na carroceria, capa dos retrovisores externos na cor preta e rodas de liga-leve de 18 polegadas com desenho exclusivo. O interior conta apenas com detalhes de acabamento em alumínio, revestimento do teto na cor preta e pacote de luzes diferenciadas.

A carroceria tem as opções de cores Branco Cortina, Branco Geleira, Cinza Monção, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Verde Camuflagem.

Já a lista de equipamentos de série agrega computador de bordo com tela colorida no painel de instrumentos, teto solar panorâmico “Open Sky”, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos pela chave e sistema de som Bose.

Já os demais itens são os mesmos do Q3 Ambiente convencional. Ele sai de fábrica equipado com recursos como bancos revestidos em couro, sensores de luz e chuva, volante multifuncional com base achatada, revestimento em couro e paddle shifts para troca manual de marcha, sistema Audi Drive Select, controle de cruzeiro, sistema Parking Assist com câmera de ré, Audi Music Interface, conexão Bluetooth, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros.

Seu preço? Salgados R$ 184.990. Para efeito de comparação, o Audi Q3 Ambiente 1.4 TFSI convencional tem preços que partem de R$ 167.990.

Vale lembrar que a segunda geração do Q3 2020 já foi apresentada lá fora e deve chegar ao Brasil no início de 2019. O carro ficou melhor em todos os sentidos, com visual mais agressivo, interior com acabamento mais esmerado, lista de equipamentos mais recheada e motores mais eficientes.

Além disso, o novo Q3 2020 adota a plataforma modular MQB, já usada por praticamente todos os últimos lançamentos do Grupo Volkswagen. Os motores têm potências que chegam a 230 cv para as versões convencionais.

Ele tem recursos como painel de instrumentos totalmente digital, faróis Matrix LED, sistemas de assistência ao condutor, central multimídia com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, sistema de som premium da Bang & Olufsen com até 15 alto-falantes, entre outros.

Q3 Prestige para PCD – Versões

Confira abaixo as versões da linha Audi Q3 2019:

  • Audi Q3 Attraction 1.4 TFSI 2019
  • Audi Q3 Ambiente 1.4 TFSI 2019
  • Audi Q3 Black Edition 1.4 TFSI 2019
  • Audi Q3 Ambiente 2.0 TFSI 2019
  • Audi Q3 Ambition 2.0 TFSI 2019
  • Audi RS Q3 2.5 TFSI 2019

Q3 Prestige para PCD – Equipamentos

Audi Q3 Attraction 1.4 TFSI: Oferece ar-condicionado, direção eletromecânica, seis airbags, rodas de liga leve aro 17, faróis de bi-xênon com ajuste automático de altura, rodas de liga leve aro 18, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro, lanternas traseiras de LEDs, banco elétrico do motorista e pacote de iluminação.

Audi Q3 Ambiente 1.4 TFSI: Itens da Attraction mais ar-condicionado dual zone, teto solar panorâmico, sensor de estacionamento dianteiro, porta-malas com acionamento elétrico, controle de cruzeiro e rebatimento elétricos dos retrovisores, Audi Drive Select, retrovisor eletrocrômico, barras no teto na cor prata e soleira das portas de alumínio.

Audi Q3 Ambition 2.0 TFSI: Itens acima, mais bancos dianteiros com ajuste elétrico, rodas de liga leve aro 18, computador de bordo, rádio MMI com sistema de navegação. Opcionalmente traz som da Bose com 14 alto-falantes e 465 watts, Audi Side Assist (alerta de mudança de faixa), Keyless-go (sistema de partida sem chave), sistema de navegação e pintura metálica e perolizada.

Audi RS Q3 2.5 TFSI: Itens acima, mais detalhes em alumínio fosco, pacote aerodinâmico, faróis bi-xênon, escape traseiro cromado, rodas esportivas aro 20 polegadas, pneus 255/35 R20, difusor de ar traseiro, suspensão rebaixada, volante esportivo em couro, bancos e revestimentos diversos em Alcantara, assentos esportivos envolventes, cluster personalizado, guarnição em alumínio, pedais em aço inox, soleiras exclusivas, sistema de som da Bose com 14 alto-falantes e 465 watts, Audi Side Assist (alerta de mudança de faixa) e Keyless-go (sistema de partida sem chave).

Audi Q3 Black Edition 1.4 TFSI 2019: tem os mesmos modelos do Q3 Ambiente 1.4 TFSI, mais computador de bordo com tela colorida, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, sistema de som premium da marca Bose, teto solar panorâmico “Open Sky” com acionamento elétrico, rodas de liga-leve de 18 polegadas com desenho exclusivo, pacote visual S Line, detalhes em preto brilhante na carroceria, capa dos retrovisores externos na cor preta e revestimento interno do teto na cor preta.

Q3 Prestige para PCD – Preços

Confira abaixo os preços da linha Audi Q3 2019 para o mercado brasileiro:

  • Audi Q3 Attraction 1.4 TFSI 2019: R$ 155.990
  • Audi Q3 Ambiente 1.4 TFSI 2019: R$ 167.990
  • Audi Q3 Black Edition 1.4 TFSI 2019: R$ 184.990
  • Audi Q3 Ambiente 2.0 TFSI 2019: R$ 193.990
  • Audi Q3 Ambition 2.0 TFSI 2019: R$ 224.990
  • Audi RS Q3 2.5 TFSI 2019: R$ 349.990

Veja também tudo sobre o Audi TT.

Q3 Prestige para PCD – Motor

O motor principal do Audi Q3 2019 é o 1.4 TFSI Flex de 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm, ambos conseguidos através de gasolina ou etanol, permitindo assim que o SUV nacional vá de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e alcance 204 km/h de velocidade máxima.

O utilitário esportivo é equipado com a transmissão de dupla embreagem de seis marchas S tronic, diferentemente do Audi A3 Sedan 2019 e de outros modelos nacionais ou mexicanos da Volkswagen.

Trata-se de um motor moderno, com quatro cilindros e bloco de alumínio, assim como cabeçote e cárter, tendo quatro válvulas por cilindros, injeção direta de combustível, tecnologia Flex, turbocompressor com intercooler, bomba de combustível de alta pressão, entre outros.

É um propulsor da família EA211, mas nessa configuração ainda está na segunda geração, sendo que há versão na Europa com desligamento automático de cilindro. E, mais recentemente, surgiu o 1.5 TSI, seu sucessor que, no entanto, mantém potência e torque iguais.

O outro propulsor é o moderno EA888, um 2.0 TFSI com 180 cv a 4.000 rpm e 32,6 kgfm a 1.400 rpm. Da mesma forma, o propulsor tem todo o conjunto de bloco, cabeçote e cárter em alumínio, duplo comando de válvulas variável, dezesseis válvulas, injeção dupla indireta e direta, além de turbocompressor com intercooler e injeção de combustível de alta pressão.

Esse motor garante ao Audi Q3 2019 uma boa performance, fazendo com que vá de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e tenha velocidade máxima de 233 km/h. Este motor funciona com transmissão de dupla embreagem S tronic, que tem sete marchas.

A tração nesse caso é integral Quattro. Apesar de moderno, já existe a versão Gen3 com ciclo Miller, que garante mais eficiência, embora com menor torque. Este novo motor deve chegar ao Brasil no irmão Volkswagen Tiguan Allspace 2019, que terá 184 cv e 30,6 kgfm.

Por fim, o suprassumo do Audi Q3 é do cinco cilindros em linha 2.5 TFSI, que faz parte de uma família clássica de motores do grupo Volkswagen, mas que já está perto do fim da vida comercial.

O grande propulsor herdou as mesmas características do motores mais recentes da Audi, incluindo injeção dupla de combustível – direta e indireta – turbocompressor de alta carga com intercooler e uma programação da ECU voltada para a performance mas, que não deixa de lado a eficiência no consumo, necessária para reduzir as emissões de CO2.

Montado em transversal no Audi RS Q3 2019, seu portador, o 2.5 TFSI entrega 340 cv a 5.300 rpm e 45,9 kgfm a 1.600 rpm, sempre com gasolina.

Essa carga de cavalaria é enorme para um SUV que pesa 1.655 kg e assim garante que o bólido vá da imobilidade até os 100 km/h em 6,4 segundos e tenha velocidade máxima final de 250 km/h, devidamente limitada eletronicamente.

Com uma caixa S tronic de dupla embreagem com sete marchas e modos de performance, além da tração integral Quattro, o Audi Q3 se converte em um legítimo esportivo.

Q3 Prestige para PCD – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Audi Q3 1.4 TFSI 2019 – 8,9 segundos e 204 km/h
  • Audi Q3 2.0 TFSI 2019 – 6,4 segundos e 233 km/h
  • Audi RS Q3 2.5 TFSI 2019 – 4,8 segundos e 250 km/h

O Audi Q3 2019 tem três opções de motores no Brasil, embora todas sejam importadas. No entanto, apenas o 1.4 TFSI é flex e montado no país, em São José dos Pinhais-PR. Pesando 1.405 kg nessa configuração, o SUV entrega 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm, garantindo uma boa performance.

Com 25,5 kgfm entre 1.500 e 5.000 rpm, o motor 1.4 TFSI Flex garante uma curva de torque bem plana, permitindo assim que o motor apresente até mais disposição que o 2.0 TFSI de 180 cv.

Além disso, o peso menor contribui para a boa resposta das versões equipadas com esse propulsor, pois possuem apenas tração dianteira. A transmissão S tronic oferece seis marchas ao invés de sete, o que eleva o giro em cruzeiro de 110 km/h para 2.400 rpm.

O Audi Q3 1.4 TFSI acaba sendo uma opção desejável para quem não tem pretensões no fora de estrada. Menor peso e disposição, bem como eficiência energética são destaques. O Audi Drive Select oferece quatro modos de condução: Efficiency, Comfort, Auto e Dynamic, enquanto a caixa automatizada de dupla embreagem S tronic dispõe de modo Sport, o que torna o SUV ainda mais esperto, oferecendo boas retomadas.

O Audi Q3 2019 com motor 2.0 TFSI agora tem apenas 180 cv, a versão de 220 cv não é mais vendida. Equipada com S tronic de sete marchas e 10 cv a mais que o antigo 2.0 TFSI de 170 cv, bem como 32,5 kgfm entre 1.400 e 3.900 rpm, o SUV de luxo se mostra bem esperto. A rotação fica em 2.100 rpm, quando em sétima marcha e rodando a 110 km/h. Apesar da força extra em relação ao 1.4 TFSI, o modelo passa a impressão (real) é de um veículo mais pesado e com ronco maior.

Ainda assim, a performance é muito boa para a proposta do 2.0 TFSI, que também gera conforto ao dirigir e economia de combustível. No geral, o 1.4 TFSI tem pacote melhor e motor menor, porém, bem esperto no trânsito.

No caso do 2.0 TFSI, o SUV é mais potente e tem desempenho geral melhor, mas com eficiência energética e equipamento inferiores, apesar de ainda ter uma marcha a mais e tração nas quatro rodas. O Audi Q3 2016 melhorou bastante e ficou mais interessante para o consumidor.

O Audi Q3 2019 tem boa pegada com o 2.0 TFSI, trabalhando de forma harmônica com a transmissão de dupla embreagem S tronic de sete marchas e com a tração nas quatro rodas Quattro. Nas curvas mais fechadas, o controle de tração e estabilidade, bem como a distribuição de força entre os eixos, fazem com que o crossover de luxo “ande nos trilhos”e deixam o condutor totalmente à vontade no controle.

Em condução no modo “S” ou explorando-se as trocas manuais, o Audi Q3 2.0 TFSI apresenta retomadas satisfatórias. No entanto, ele responde de forma mais comedida se a opção for por uma condução mais amena. Rodando a 110 km/h, o giro do motor baixo, garantindo conforto e silêncio na estrada.

No consumo, o Audi Q3 2019 1.4 TFSI faz na cidade 6,9 km/litro no etanol e 10,2 km/litro na gasolina, enquanto na estrada entrega 9,1 km/litro no etanol e 11,9 km/litro na gasolina. No do 2.0 TFSI, a diferença é maior, exceto na gasolina: 8,4 km/litro na gasolina, em cidade e 10,1 km/litro na gasolina, rodando na estrada.

A suspensão do Audi Q3 2019 é firme e garante boa estabilidade. O conjunto absorve de forma razoavelmente boa alguns buracos, paralelepípedos e bloquetes, bem como asfalto com defeitos.

Os pneus largos e as rodas grandes auxiliam bastante nesse aspecto, e não são desagradáveis quando o assunto é conforto em pisos ruins. A posição de condução é confortável e os principais comandos estão ao alcance. O nível de ruído interno é muito bom no Audi Q3 2019. A direção elétrica é firme e direta, enquanto os freios são eficientes.

No Audi RS Q3, a pegada é totalmente esportiva. O SUV de alta performance da marca alemã tem um comportamento de verdadeiro esportivo.

Equipado com o poderoso motor de cinco cilindros 2.5 TFSI de 340 cv e 45,9 kgfm, estes partindo de 1.600 rpm, o utilitário esportivo tem uma arrancada muito forte.

Isso acontece mesmo no modo Drive, sendo ainda mais agressivo no modo Sport e no modo Dynamic, que assenta o carro no chão graças ao equilíbrio da tração Quattro, que modula a força correta nos dois eixos e em cada roda, fazendo com que o modelo grude nas curvas.

O controle dinâmico é assegurado por uma suspensão mais rígida, neutra e adaptativa, tudo gerenciado de forma eletrônica. Assim, o Audi RS Q3 2019 permite rápidas entradas de curva e tangenciamento perfeito, além de retomadas fortes, assim como as frenagens, asseguradas por discos de freio e pinças bem maiores que as vistas no Q3 1.4 ou 2.0, por exemplo.

Os pneus 255/35 R20 também garantem maior aderência e estabilidade na pista. O SUV esportivo voa de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e tem máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. O consumo é de 6,8 km/litro na gasolina na cidade. Em estrada faz os mesmos 10,1 km/litro na gasolina do 2.0 TFSI.

Q3 Prestige para PCD – Consumo

Cidade

  • Audi Q3 1.4 TFSI 2019 – 6,9 km/litro no etanol e 10,2 km/litro na gasolina
  • Audi Q3 2.0 TFSI 2019 – 8,4 km/litro na gasolina
  • Audi RS Q3 2.5 TFSI 2019 – 6,8 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Audi Q3 1.4 TFSI 2019 – 9,1 km/litro no etanol e 11,9 km/litro na gasolina
  • Audi Q3 2.0 TFSI 2019 – 10,1 km/litro na gasolina
  • Audi RS Q3 2.5 TFSI 2019 – 10,1 km/litro na gasolina

 

Audi Q3 2019 – manutenção e revisão

 

Revisão

Custo

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.4

Preços 2.0

Preços 2.5

10.000 km

R$ 450

R$ 555

Sem preço fixo

20.000 km

R$ 1.180

R$ 1.190

Sem preço fixo

30.000 km

R$ 1.150

R$ 1.300

Sem preço fixo

40.000 km

R$ 1.720

R$ 1.790

Sem preço fixo

50.000 km

R$ 920

R$ 1.030

Sem preço fixo

Q3 Prestige para PCD – Ficha Técnica

 

Motor

1.4 TFSI

2.0 TFSI

2.5 TFSI

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

5 em linha

Cilindrada em cm3

1395

1984

2480

Válvulas

16

16

20

Taxa de compressão

10,5:1

9,6:1

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta e indireta

Direta e indireta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 150 cv @ 5000 rpm / Etanol: 150 cv @ 5000

Gasolina: 180 cv @ 4000 rpm

Gasolina: 340 cv @ 5300 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm / Etanol: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm

Gasolina: 32,6 kgfm @ 1.400 rpm

Gasolina: 45,9 kgfm @ 1.600 rpm

Transmissão

Tipo

Dupla embreagem 6 marchas

Dupla embreagem 7 marchas

Dupla embreagem 7 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Integral

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco ventilado

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Multilink

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 18 polegadas

Liga Leve aro 18 polegadas

Liga Leve aro 20 polegadas

Pneus

235/50 R18

235/50 R18

255/35 R20

Dimensões

Comprimento total (mm)

4388

4388

4411

Largura sem retrovisores (mm)

1831

1831

1841

Altura (mm)

1590

1590

1580

Distância entre os eixos (mm)

2603

2603

2603

Capacidades

Porta-malas (litros)

460

460

356

Tanque (litros)

64

64

64

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

600

600

560

Peso em ordem de marcha (kg)

1405

1565

1655

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,32

0,32

0,32

 

Fonte: Noticias Automotivas

Conheça também:

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-audi/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-bmw/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chery/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chevrolet/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-citroen/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-fiat/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-ford/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-honda/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-hyundai/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-jeep/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-kia/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-land-rover/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mercedes-benz/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mitsubish/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-nissan/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-peugeot/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-renault/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-toyota/