SUBSTITUIÇÃO DE CNH COMUM PELA ESPECIAL – DETRAN SP

SUBSTITUIÇÃO DE CNH COMUM PELA ESPECIAL – DETRAN SP – Se você sofre com alguma patologia ou deficiência física que atrapalhe seus movimentos ou que cause desconforto ao dirigir, saiba que você pode ter direto à substituição da sua CNH Comum para Especial, através do Detran SP.

E por que isso é importante?

Justamente para que pessoas como você, que foram acometidas por alguma doença crônica ou acidente que limitou os movimentos dos membros, possam adquirir um carro adaptado para sua condição e possam se locomover com mais conforto, facilidade e, principalmente, segurança, além do beneficio de adquirir um veiculo 0 km com isenções de impostos, que podem chegar a 30% do valor total do veículo.

A lei que trata desses assuntos de isenção para PCD, é recente, foi implementada há poucos mais de uma década e vem sendo revisada constantemente. Portanto, é importante estar atento aos detalhes antes de dar entrada no processo de aquisição.

O auxílio de uma assessoria especializada, como a AZ Isenções, é imprescindível para você ganhar tempo, não perder dinheiro e sair com sua CNH especial validada pelo Detran, para poder adquirir o automóvel adaptado a sua condição e dirigir com tranquilidade.

No artigo de hoje, vamos mostrar que substituir a CNH Comum pela CNH especial não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer atenção à documentação necessária, bem como poder contar com a assessoria certa para não ficar dando voltas que só tomam seu tempo.

Mudança de CNH para especial

Cresce cada vez mais a procura pela substituição da CNH Comum pela CNH especial.  Segundo levantamentos, pouco mais da metade da população possui alguma condição que pode dar direito a isenções para compra de veículos adaptados.

Na prática, algumas burocracias surgem para dificultar e prolongar esse processo, pois a legislação entende que há casos que necessitam sim de um veículo adaptado e outros em que a enfermidade não causa problemas motores a ponto de precisar de uma CNH Especial.

Fato é que, invariavelmente, para mudar a categoria de sua CNH, será preciso antes passar por médico credenciado pelo Detran, que indicará as adaptações veiculares, de acordo com sua real necessidade.

Essa avaliação é de suma importância, pois definirá as letras de identificação que vão constar na CNH especial, indicando quais adaptações os automóveis precisam ter para acomodar o condutor.

Essas letras vão de A a Z; sendo A, por exemplo, a letra que indica correção ocular (uso óculos) pois, dessa forma, caso o condutor se envolva num acidente e não esteja usando óculos como consta na CNH, a multa pode ser de alto valor, inclusive com apreensão do documento.

Lembrando que uso de correção ocular não se enquadra para pleitear nenhum tipo de isenção, ficando reservado esse direito apenas para enfermidades que afetem funções motoras. Casos de deficiência visual parcial são tratados em outro ponto da lei, sobre o qual falaremos em outro artigo.

Para os casos de patologias mais graves, que envolvam, por exemplo, limitação do movimento do braço, pode ser usada na CNH especial a letra F, que indica a necessidade de carro com direção hidráulica. E, novamente, caso o condutor se envolva num acidente e não tenha a CNH especial validada no Detran, pode sofrer multas severas e responder judicialmente, por isso a importância de estar com a documentação sempre em dia.

Aulas e provas práticas em carro adaptado para mudança de categoria, podem variar de um estado para outro, mas, via de regra, duas aulas com o veículo adaptado e a prova prática é realizada na presença de um perito médico, credenciado pelo Detran, para confirmar que o condutor está apto e que o carro atende suas necessidades.

Enfim, o processo em si é bem simples, porém, o ponto de atenção é a documentação e os trâmites junto ao Detran com os preenchimentos adequados. Por isso, recomendamos que sejam feitos sempre com o auxílio de uma assessoria especializada para ter uma maior assertividade durante o processo.

A AZ Isenções é referência na cidade de São Paulo, com alta taxa de sucesso nos nossos processos e, certamente, levaremos você mais perto de sua CNH para PCD pelo Detran SP.

A AZ Isenções possui anos de experiência e nossa equipe está sempre atualizada com a legislação PCD, mantendo nossa alta taxa de sucesso nos processos de aquisição de CNH especial junto ao Detran SP.

Não à toa nos tornamos referência no segmento, com cada vez mais processos de isenção deferidos, trazendo redução nos impostos e, principalmente, condições mais saudáveis ao volante para nossos clientes.

Faça nossa avaliação gratuita e de o primeiro passo para conseguir sua CNH especial.

Conheça nossos demais serviços

  • Avaliação Médica
  • Relatório Médico
  • CNH Especial
  • Isenção de IPI
  • Isenção de IPVA
  • Cartão DEFIS
  • Seguro do veículo
  • Adaptação do Veículo
  • Assessoria Jurídica
  • E muito mais.

Confira a lista completa dos nossos serviços e  nossas soluções de A a Z.

 

WhatsApp chat