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Tiguan Allspace 250 TSI para PCD: preço, consumo, motor, equipamentos (e versões)

O Tiguan Allspace 250 TSI para PCD chegou ao Brasil para substituir a atual geração do Tiguan, que é vendido por aqui desde 2009. Essa primeira geração foi revelada ao mundo no Salão do Automóvel de Los Angeles, em novembro de 2006, mas ainda em sua versão conceitual.

Com o visual final, que chegaria realmente às ruas, ele só foi exibido na Alemanha, em 2007. O nome Tiguan vem da junção das palavras “tigre” e “iguana”, em inglês, e esse nome foi usado após vencer um concurso da revista alemã Auto Bild.

O visual do SUV continuou o mesmo até 2011, num período que revelou excelentes números nas vendas do Tiguan. Foram mais de 700.000 unidades comercializadas em vários mercados, de setembro de 2007 até 2011, com destaque para Europa, Estados Unidos, China, Brasil e Austrália.

Estava claro para a marca alemã que o utilitário esportivo teria vida longa.

Depois disso veio a primeira reestilização, mais especificamente em julho de 2011. Com ela os faróis e lanternas ficaram menos arredondados e mais angulares, a grade ficou mais parecida com o que era visto em outros modelos da marca na época, como Golf e novo Passat, e o conjunto mecânico ficou mais potente.

Tudo isso o mantinha forte na briga com seus principais concorrentes, como Honda CR-V, Toyota RAV4 e outros.

Por aqui, o Tiguan era vendido com o ótimo motor 2.0 TSI de 200 cv, com preços que variavam entre R$ 124.000 e R$ 150.000, se equipado com todos os opcionais. Depois disso, em 2016, veio a renovação completa da segunda geração.

Ela já havia sido mostrada em 2015, em Frankfurt, revelando inclusive que o modelo seria vendido em versões maiores, com sete lugares, como o Tiguan 2020 que temos agora no Brasil.

A linha de SUVs da Volkswagen em nosso país ainda conta com o recém-lançado T-Cross. A linha da marca também conta com os modelos up!, Gol, Fox, Novo Polo, Golf GTE, Virtus, Voyage, Jetta, Passat, SpaceFox, Saveiro e Amarok.

Tiguan Allspace 250 TSI para PCD – Detalhes

O lançamento do novo Tiguan 2020 faz parte de uma estratégia forte e direta da Volkswagen no mundo dos utilitários esportivos, que inclui o lançamento de cinco modelos no Brasil até 2020.

Uma grande novidade que esse Tiguan 2020 trouxe é que ele foi o primeiro SUV da marca no Brasil a usar a Estratégia Modular MQB (sigla para Matriz Modular Transversal), a nova arquitetura de veículos do Grupo VW.

Falando de outros segmentos, nós já temos ela aqui em modelos globais, como Golf, Novo Polo e o renovado Passat. Mas quais são as suas vantagens?

Uma das principais é padronizar o processo de produção, o que estabelece a mesma sequência de montagem. Isso reduz drasticamente o tempo que um veículo leva para ser produzido, além de permitir que várias versões (ou até mesmo outros modelos, em diferentes segmentos) sejam feitos usando a mesma plataforma.

Outra vantagem é que os veículos montados com a plataforma MQB são bem mais leves, o que reduz o consumo do carro. Mas isso não significa que eles sejam um produto mais frágil. Pelo contrário, os modelos montados nela são mais seguros, já que sua estrutura é feita com aços mais resistentes.

E o espaço interno também aumenta, o que é visto claramente em vários modelos que já a utilizam.

Voltando a falar do Tiguan Allspace, o modelo é vendido nas versões 250 TSI, Comfortline 250 TSI e R-Line 350 TSI, com duas opções de motorização (1.4 TSI Total Flex e 2.0 TSI), e com a opção de comportar cinco ou sete passageiros.

O modelo vendido por aqui será produzido na planta da VW em Puebla, no México.

O visual do novo Tiguan 2020 mostra claramente a atual identidade da marca, com linhas fortes e marcantes. A impressão é de um carro robusto e para levar até famílias maiores, fato comprovado pela mudança de tamanho em relação à geração anterior.

Falando sobre o desenho, destaque para os frisos cromados e a grande tomada de ar na dianteira. A marca decidiu manter uma identidade diferente em alguns aspectos na frente para cada versão.

Na lateral do Tiguan 2020, uma linha bem forte chama a atenção, cruzando toda a extensão do carro, na altura das maçanetas. A parte inferior das portas conta com um friso discreto e uma parte maior em plástico preto, na versão mais cara.

Os frisos também são vistos na moldura das janelas nessa configuração. As rodas ganham mais destaque de acordo com a versão, podendo ser de 17, 18 ou 19 polegadas. A parte traseira conta com lanternas trapezoidais, que invadem a tampa do porta-malas e tem formato que combina com as saídas de escape.

Vale destacar que as lanternas sempre são em LEDs, todas as versões.

Já o interior do Novo Tiguan 2020 apresenta um visual sóbrio, com um pouco de esportividade, e sempre com materiais de boa qualidade e perfeito encaixe. Algo importante na categoria são os porta-objetos, que aparecem em boa quantidade no modelo, e o espaço dos ocupantes, também com bom destaque.

A modularidade dos bancos traseiros pode ser vista no fato de que todos podem ser rebatidos individualmente, além do fato de que a segunda fileira tem ajuste de inclinação nos encostos e a possibilidade de ser movimentada em até 180 mm, tanto para frente, como para trás.

O modelo ficou maior em todas as medidas, além de ter ficado mais baixo, o que reforça o lado esportivo.

Suas medidas em todas as versões são de 4.701 mm de comprimento (274 mm maior que a anterior geração), 1.839 mm de largura (maior em 30 mm) e 2.790 mm de distância entre-eixos (185 mm maior), enquanto a altura ficou 7 mm menor, sendo de 1.658 mm. O peso é de 1.562 kg (250 TSI com cinco lugares), 1.598 kg (Comfortline 250 TSI com sete lugares) e 1.785 kg (versão R-Line 350 TSI).

A capacidade do porta-malas é de 710 litros na versão de cinco lugares, 51% superior à geração anterior. Se os bancos forem rebatidos, essa capacidade sobe para 1.870 litros (até o teto). Já as versões com sete lugares têm capacidade de carga de 216 litros (com todos os bancos em uso), 686 litros (com a terceira fileira rebatida) e 1.761 litros (com todos os bancos rebatidos).

A marca ainda destaca que, com todos os bancos rebatidos e o encosto do passageiro dianteiro também rebatido, o Tiguan Allspace tem a possibilidade de transportar objetos de até 2,75 metros, levando em conta a distância da tampa do porta-malas até o painel.

Isso significa que até uma prancha pode ser colocada em seu interior.

Sem deixar de lado o apelo off-road, o que claramente não é seu principal atributo, o Tiguan 2020 ainda é um veículo funcional. A versão de entrada, por exemplo, tem 18,3° de ângulo de entrada e 22,2° de ângulo de saída, com vão livre de 216 mm e ângulo de rampa de 19,5°.

A marca destaca que isso pode ser útil em situações fora de estrada, mas também dentro da cidade.

Tiguan Allspace 250 TSI para PCD – Motor e Desempenho

A linha de motores do Tiguan 2020, como já dito, tem duas opções. A primeira é o propulsor 1.4 TSI Total Flex, que equipa as versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI.

Esse motor, que é da família EA211, entrega 150 cv (tanto com etanol como com gasolina) e 25,5 kgfm de torque máximo (ou 250 Nm, daí o nome 250 TSI), que aparece entre 1.400 rpm e 3.500 rpm.

O conjunto mecânico dessas versões ainda conta com a transmissão automática DSG de seis marchas (DQ250). Isso dá ao Tiguan 2020 uma aceleração de 0-100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 198 km/h.

A construção do propulsor também é destacada pela VW, sendo feita na planta da marca em São Carlos (SP). Ele tem bloco e cabeçote feitos em alumínio, duplo comando de válvulas, injeção direta de combustível e turbocompressor.

Além disso, ele também traz algumas novidades em relação ao propulsor 1.4 TSI a gasolina.

O propulsor flex conta com central eletrônica renovada, pistões e anéis redimensionados, novo catalisador, dupla vedação na guia de válvula e novo tratamento para lidar com o etanol. O sistema de injeção desse motor utiliza 250 bar de pressão (antes eram 200 bar), o que gera mais robustez.

Finalmente, as velas tem grau térmico específico e geometria diferenciada, podendo trabalhar com qualquer mistura entre etanol e gasolina.

O outro motor disponível para o novo Tiguan 2020 equipa a versão mais cara R-Line 350 TSI.

É o motor 2.0 TSI, da terceira geração da família EA888 e com 1.984 cm³ de cilindrada, de 220 cv (disponíveis entre 4.300 rpm e 6.200 rpm) e 35,7 kgfm de torque (ou 350 Nm, que aparecem entre 1.600 rpm e 4.200 rpm), o mesmo usado no Golf GTI. Se compararmos esse motor ao propulsor usado na primeira geração do Tiguan, o ganho foi de 10% na potência e 25% no torque.

Com injeção direta de combustível, mas também injeção multiponto (no coletor de admissão), o motor é forte quando exigido, mas também econômico em situações normais.

O conjunto usa a transmissão DSG de sete marchas e tração 4MOTION, resultando numa excelente performance: são apenas 6,8 segundos para atingir 100 km/h, com velocidade máxima de 223 km/h.

Tiguan Allspace 250 TSI para PCD – Consumo

Cidade

  • Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI – 6,8 km/l com etanol e 10,1 km/l com gasolina
  • Volkswagen Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI – 6,8 km/l com etanol e 10,1 km/l com gasolina
  • Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI – 8,3 km/l (apenas gasolina)

Estrada

  • Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI – 8,0 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina
  • Volkswagen Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI – 8,0 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina
  • Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI – 9,6 km/l (apenas gasolina)

Tiguan Allspace 250 TSI para PCD – versões

  • Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI
  • Volkswagen Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI
  • Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI

Cores disponíveis: Branco Puro (sólida – sem custo adicional) Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum (metálicas – adicionam R$ 2.140) e Preto Mystic (perolizada – adiciona R$ 2.550).

Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI – motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv e transmissão DSG de seis marchas, cinco lugares e tração 4×2 (dianteira).

Rack de teto e molduras das janelas na cor preta, rodas de 17 polegadas estilo Tulsa, com pneus 215/65 R17, interior com aplicações em prata titânio, bancos com revestimento em tecido preto, volante multifuncional revestido em couro.

ITENS DE SÉRIE: ar-condicionado digital Climatronic com três zonas, sistema de infotainment Discover Media (com tela sensível ao toque de 8 polegadas com sensor de aproximação, conexão Bluetooth para dois celulares simultaneamente, três entradas USB, Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, Start/Stop, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), freios ABS com EBD, controle de estabilidade e tração, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, faróis de neblina com sistema cornering lights, sistema ISOFIX, entre outros.

OPCIONAL: teto solar panorâmico – R$ 4.990

Volkswagen Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI – motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv e transmissão DSG de seis marchas, sete lugares e tração 4×2 (dianteira).

Mais elementos cromados, na parte superior do farol, grade dianteira, frisos laterais, barra de teto, contorno das janelas e molduras das saídas do escapamento, além de rodas de 18 polegadas Kingston, com pneus 235/55 R18.

ITENS DE SÉRIE: os mesmos da versão acima, mais faróis em LED, luzes diurnas de condução em LED, sete assentos, bancos com revestimento em couro, ajustes elétricos (motorista) e com aquecimento (dianteiros), além de três memórias de posição para o motorista, painel de instrumentos com tela central colorida, iluminação para os pés dos passageiros dianteiros, mesas do tipo avião e câmera de estacionamento traseira.

OPCIONAL: teto solar panorâmico – R$ 4.990

Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI – motor 2.0 TSI com 220 cv, transmissão DSG de sete marchas, sete lugares e tração 4MOTION.

Para-choques dianteiro e traseiro com elementos diferenciados e entrada de ar maior na frente, friso cromado ligando os faróis de neblina, aerofólio em preto brilhante, logotipo R-LINE na grade frontal e nos para-lamas dianteiros e rodas de liga leve de 19 polegadas estilo Sebring, com pneus 255/45 R19, interior todo preto, volante multifuncional exclusivo com base reta e logotipo R-LINE, bancos em couro Vienna com logo da versão bordado, soleiras e pedais em aço inoxidável escovado e iluminação nas laterais da porta.

ITENS DE SÉRIE: itens da versão acima, mais ACC (controlador adaptativo de distância e velocidade), faróis em LED com DLA, Controle Eletrônico de Estabilidade, XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial) e Park Assist 3.0. Além desses, o modelo conta com os itens:

Active Info Display – quadro de instrumentos de 12,3 polegadas totalmente digital, com resolução de 1.440 x 540 pixels e navegação em 2D ou 3D, além de informações sobre condução, navegação e assistência, contatos de telefone, informações de áudio, etc.

Easy open – esse sistema permite a abertura do porta-malas com um simples movimento com o pé sob o para-choque, onde um sensor reconhece a chave e abre a tampa (funciona se a chave estiver num raio de 1,5 metro), sendo muito útil quando as mãos estão cheias e é difícil pegar a chave no bolso ou apertar um botão. Para fechar a tampa, existem dois botões na tampa: o primeiro a fecha imediatamente, enquanto o segundo faz isso assim que a pessoa que está com a chave se afasta a uma distância igual ou maior que 1,5 metro. Se algo estiver próximo (como uma criança), um sensor interrompe o fechamento, priorizando a segurança.

Front Assist (Sistema de monitoramento frontal) com City Emergency Braking – o sistema Front Assist, como o nome diz, tem como objetivo evitar colisões frontais. Ao perceber uma situação de perigo, ele pode avisar o condutor por meio de sinais visuais e sonoros ou até freando automaticamente para evitar um acidente. Já a função City Emergency Braking, que é uma extensão do Front Assist, atua em velocidades de até 30 km/h, evitando aquelas colisões comuns dentro de áreas urbanas.

Sistema “Pro Active” – sistema que serve para a proteção dos passageiros, pré-tensionando os cintos de segurança de todos os ocupantes ao perceber uma situação de perigo iminente.

Seleção de perfil de condução – sistema que permite escolher entre quatro modos de condução (normal, neve, off road e off road individual), sendo que o modo “normal” tem outros quatro perfis: Eco (privilegia economia de combustível), Normal (mantém os ajustes padrão), Sport (condução esportiva) e Individual (condutor pode ajustar a seu modo os parâmetros de direção, transmissão e outros).

OPCIONAL: teto solar panorâmico – R$ 4.990

Tiguan Allspace 250 TSI para PCD – preços

  • Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI – R$ 129.900
  • Volkswagen Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI – R$ 153.990
  • Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI – R$ 187.990

Tiguan Allspace 250 TSI para PCD – manutenção e revisão

O Tiguan 2020 chega com três anos de garantia total e revisões que são feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

Veja abaixo todos os valores das revisões:

Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI e Allspace Comfortline 250 TSI:

  • 10.000 km – R$ 587,60
  • 20.000 km – R$ 708,90
  • 30.000 km – R$ 575,10
  • 40.000 km – R$ 1.050,94
  • 50.000 km – R$ 575,10
  • 60.000 km – R$ 708,90

Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI

  • 10.000 km – R$ 689,61
  • 20.000 km – R$ 775,11
  • 30.000 km – R$ 689,61
  • 40.000 km – R$ 775,11
  • 50.000 km – R$ 689,61
  • 60.000 km – R$ 775,11

Fonte: Noticias Automotivas

 

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