Az Isenções – Imagem meramente ilustrativa
Trailblazer LTZ 2020 PCD
O Chevrolet Trailblazer 2020 está presente no mercado brasileiro há poucos anos, substituindo a lendária Blazer, que surgiu por aqui nos anos 90.
Com preços a partir de R$ 243.890, o SUV não seguiu a regra de seus principais rivais, como o Toyota SW4 e o Mitsubishi Pajero, não adotando versões mais simples que a topo de linha, como fez também sua irmã, a picape S10.
A GM decidiu que apenas a versão mais cara seria suficiente para atender os consumidores comuns, mas – embora não tenha tornado oficial – desenvolveu também uma variante para emprego em frotas policiais, inclusive com unidades sendo preparadas para obter maior performance na Polícia Civil de São Paulo.
Trailblazer LTZ para PCD – História
Em 1982, a GM lançou nos EUA um utilitário esportivo nascido com porte compacto (para o padrão americano) e derivado da picape S-10, recentemente lançada. Além dos EUA e Canadá, apenas a Venezuela produziu o modelo.
Equipado com motor de quatro ou seis cilindros em V, o primeiro Chevrolet Blazer tinha desde um motor 1.9 da Isuzu até o conhecido Vortec 4.3. O SUV existia em duas configurações de carroceria, uma curta com duas portas e outra longa com quatro. Na GMC, o modelo era chamado S-15 Jimmy, que mudou para apenas Jimmy em 1992.
Em 1995, a GM lançou a segunda geração da Blazer, mas agora como um modelo global. Essa segunda geração é importante pelo fato de ter o modelo sido vendido em diversos países do mundo e sob várias marcas.
Além dos GMC Jimmy, foi vendido como Opel Blazer e Chevrolet Trailblazer, mas nesse caso em uma atualização entre 1999 e 2001. Aqui no Brasil, o modelo recebeu um design exclusivo e logo virou sensação, visto que a rival Ford Explorer era importada. Sendo fabricado em São José dos Campos-SP, o SUV dominou o segmento por muitos anos até a ascensão da Toyota SW4.
No Brasil, a Chevrolet Blazer ganhou contornos mais suaves e harmônicos que o modelo americano, além de ser vendido apenas com quatro portas. Sua motorização de entrada era um 2.2 de quatro cilindros e injeção monoponto, oriundo do Vectra.
Com 106 cv, era considerado fraco para as pretensões do modelo. Junto com ele veio o potente V6 4.3 Vortec de 180 cv com câmbio manual de cinco marchas ou automático com quatro. Havia opção de tração 4×2 ou 4×4 e a versão DLX Executive era a mais desejada, tendo elementos dourados e a famosa cor verde.
Pouco tempo depois, ainda nos anos 90, o Chevrolet Blazer ganhou um motor diesel 2.5, que entregava somente 95 cv. No entanto, este se mostrou fraco e em 1998, foi substituído pelo MWM Sprint 2.8 de 132 cv, que com o passar dos anos alcançou 140 cv.
O 2.2 logo passou a ser 2.4 e ganhou muito mais cavalos. Já o Vortec 4.3 ampliou a potência para 192 cv. Por 15 anos, o modelo foi produzido com facelifts e essa variação de motores, até a chegada da segunda geração (no Brasil).
Nos EUA, no entanto, o Chevrolet Blazer virou Trailblazer em 1999. Era essencialmente o mesmo carro, mas com um pesado facelift. Era bem próximo do modelo brasileiro, mas durou apenas dois anos, quando nasceu uma nova geração, maior e mais robusta, oferecendo opção de entre-eixos (e tamanho) maior.
Foi vendido até como Saab 9-7x e Isuzu Ascender.
Esse Trailblazer americano tinha motor seis em linha 4.2, além de duas opções de V8, sendo um 5.3 e outro 6.0. Seu porte já não era mais médio. Em 2009 saiu de linha para ser ressuscitado como um modelo brasileiro e global três anos depois.
Trailblazer LTZ para PCD – Nova Geração
A nova geração chegou em 2012, trazendo um visual bem mais moderno e uma proposta igualmente global, tendo gerado um equivalente da Isuzu, chamado MU-X, bem como a versão internacional, exatamente igual, renomeada Colorado 7.
Aqui, a GM introduziu nela apenas dois motores: V6 3.6 de 239 cv, inicialmente sem injeção direta, e um diesel 2.8 CDTI, Duramax. No exterior, ainda existe um motor diesel menor, um 2.5 litros de 150 cv.
Aqui, o 2.8 tem 200 cv, enquanto no exterior não passa de 180 cv. Agora V6 3.6 SIDI oferece 277 cv no Brasil.
Este era feito pela MWM em Caixas do Sul-RS, mas a empresa brasileira decidiu fechar aquela planta e a produção passou a ser feita pela própria GM. Também o Trailblazer recebeu apenas transmissão automática de seis marchas.
Mas, o nome do modelo sempre esteve associado com a da Blazer, mas este retornará. Não no Brasil.
Da mesma forma que o Trailblazer americano teve seu porte reduzido, o Equinox também. No entanto, o lugar das duas gerações deste último ficou vago, mas será preenchido em 2018 pelo novo Chevrolet Blazer, que utiliza monobloco e assume um proposta mais asfáltica. Este não chegará ao mercado brasileiro.
Trailblazer LTZ para PCD – Detalhes
O Chevrolet Trailblazer 2020 é oferecido apenas na versão diesel, sendo o equivalente ao que vemos na S10 High Country 2020. Na frente, os faróis vem com LEDs diurnos e o para-choque arredondado e aerodinâmico.
Bem requintada, a grade dupla cromada dá um ar de ostentação ao modelo. Há cromados em toda parte, com maçanetas, barras no teto, lanternas traseiras de LED, tampa do porta-malas e retrovisores, entre outros, adornados com esse acabamento. As rodas de liga leve aro 18 polegadas são vistosas e diamantadas.
Por dentro, o ambiente é bem moderno e luxuoso no Chevrolet Trailblazer 2020. Instrumentação e sistemas de ar-condicionado e funções diversas são bem acabados, assim como as portas.
Os difusores de ar metalizados e o acabamento soft touch também contribuem. O volante antigo depõe contra o habitáculo rejuvenescido, embora a ergonomia geral seja muito boa.
Nas duas, o ar-condicionado tem ajuste de velocidade e difusores fixados no teto. O acabamento é em couro marrom, tendo o banco do motorista ajuste elétrico e a segunda fileira com ajustes de inclinação e rebatimento para acesso fácil à terceira fileira, que tem encostos retráteis.
O espaço geral continua bom e todo o ambiente é protegido com airbags de cortina, além de laterais e frontais. Cintos completos e Isofix igualmente estão por lá.
Outro destaque do Chevrolet Trailblazer 2020 é a multimídia MyLink 2, que tem projeção de smartphones Car Play e Android Auto, o que é muito bom para aumentar a conectividade a bordo.
Ela vem ainda com OnStar no display de 8 polegadas sensível ao toque, além dos botões tradicionais no espelho interno. O navegador GPS é bom e agora tem mapa 3D. Comandos de voz facilitam a operação da multimídia.
Alerta de colisão e mudança de faixa se juntam ao alerta de movimentação traseira e ao aviso de ponto cego. O primeiro indica a aproximação de um veículo, ciclista ou pedestre durante uma manobra de estacionamento, garantindo maior segurança.
Já o segundo avisa de objetos que estejam próximos demais do veículo e fora do campo visual. A câmera de ré e o sensor de estacionamento dianteiro também ajudam muito nas manobras do Chevrolet Trailblazer 2020.
O porta-malas tem espaço reduzido com sete ocupantes. São apenas 205 litros, suficientes apenas para pequenas sacolas de compras.
Mas, a terceira fileira é facilmente rebatível e integrada ao assoalho, permitindo assim que se crie uma plataforma plana para bagagens e outros objetivos, além do rebatimento da segunda fileira, que amplia ainda mais o volume interno disponível.
Ruim é a tampa do porta-malas não ter abertura elétrica. Ela é um pouco pesada.
De qualquer forma, o Chevrolet Trailblazer 2020 é feito para levar a família e bagagem, além de ser muito boa para receber engate de trailer (há assistente de reboque para isso) ou bagageiro fechado no teto, apesar da altura. Apenas o Equinox 2020 tem abertura elétrica da tampa do bagageiro com nivelador.
Trailblazer LTZ para PCD – Novidades
Em junho de 2019, a Chevrolet anunciou a linha 2020 da Trailblazer e decidiu renomear a versão mais cara (agora a única), que deixou de ser LTZ para receber a denominação Premier.
O modelo grandalhão também recebeu atualizações no sistema OnStar. Agora, os atendentes do serviço indicarão o serviço de concierge diretamente para o Waze ou Google Maps através do Android Auto. Pelo menos inicialmente, os usuários do serviço pelo Apple CarPlay ficam sem essa novidade.
Depois dessas novidades, a Chevrolet enxugou mais ainda a linha da Trailblazer 2020. Em novembro de 2019, o modelo perdeu sua versão a gasolina, que utilizava o motor 3.6 V6 de 277 cv, ficando apenas com o 2.8 turbodiesel de 200 cv.
Segundo a GM, essa mudança foi feita por um motivo simples: as vendas já eram quase que totalmente voltadas para a versão diesel. Com isso, a linha da Trailblazer ficou bem mais cara, já que a versão a gasolina custava R$ 40 mil a menos.
Trailblazer LTZ para PCD – Mudanças anteriores (linha 2019)
O Chevrolet Trailblazer 2019 recebeu como novidades, melhorias na motorização turbodiesel, com foco na redução do consumo de combustível e na diminuição dos níveis de vibração e ruído. Com isso, ele ficou ligeiramente mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h.
A tecnologia CPA (Centrifugal Pendulum Absorber) otimiza o acoplamento da transmissão em rotações mais baixas, dando a sensação de melhor aceleração, retomada de velocidade e menor consumo de combustível, fazendo o veículo responder mais prontamente aos comandos do acelerador.
Além disso, o Chevrolet Trailblazer 2019 recebeu mais alterações, desta vez tanto no propulsor quanto na transmissão automática de seis marchas, que agora contam com uma nova calibração e um novo sistema de gerenciamento elétrico. As modificações melhoram de 15% a eficiência energética.
Com isso, o Chevrolet Trailblazer 2019 agora faz 8,4 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Outra melhoria é a autonomia elevada para 800 km, o que equivale a 106 km a mais a cada abastecimento completo.
De 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, o desempenho teve uma melhora de 0,2 s na aceleração e a velocidade máxima é de 180 km/h (limitada).
Além disso, o Chevrolet Trailblazer 2019 passa a contar com um novo padrão de logotipos com o nome do veículo na parte inferior das portas e na esquerda da tampa do porta-malas, enquanto o nome da versão de acabamento fica no lado direito da peça.
Além das cores já conhecidas, o SUV passa a adotar o Vermelho Edible Berries.
Trailblazer LTZ para PCD – Versões
- Chevrolet Trailblazer Premier 2.8 CDTI 2020
Trailblazer LTZ para PCD – Equipamentos
Chevrolet Trailblazer Premier 2.8 CDTI 2020 – Motor diesel 2.8 de 200 cv e transmissão automática de seis velocidades, tração 4×4 com reduzida, mais ar-condicionado automático, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travamento elétrico nas quatro portas, retrovisores com ajustes e rebatimento elétrico, faróis com ajuste de altura e LEDs diurnos, grade cromada, detalhes cromados exteriores, rodas de liga leve aro 18 polegadas diamantadas, pneus 265/60 R18, escape cromado, lanternas em LED, retrovisores cromados com repetidores de direção, barras longitudinais no teto, bancos com revestimento em couro, banco do motorista com ajustes elétricos, banco traseiro bipartido e ajustável longitudinalmente, porta-copos no painel, chave eletrônica com partida remota, botão de partida, volante multifuncional com acabamento em couro, ajuste da coluna de direção em altura, porta-luvas iluminado, luzes de leitura, alças no teto, alças nas colunas A e B, estribos laterais, para-barro, alavanca de câmbio em couro e cromo, painel de instrumentos com computador de bordo, detalhes cromados e em cinza no acabamento interno, maçanetas cromadas, retrovisor eletrocrômico, comandos do OnStar no teto, porta-óculos, tapetes em tecido e borracha, multimídia MyLink, tela sensível ao toque de 8 polegadas, câmera de ré, navegador GPS com mapas em 2D ou 3D, sistema OnStar Exclusive na tela da multimídia, Google Android Auto com navegadores Waze e Maps, Apple Car Play, comandos de voz, conexão Bluetooth, entradas USB e auxiliar, tomadas de 12V, acendedor de cigarros, apoio de braço central nos bancos dianteiros e traseiro (com porta-copos), alarme, alerta de colisão visual e sonoro com ajuste de distância, aviso de invasão de faixa de rolamento com alerta visual e sonoro, alerta de movimentação traseira, aviso de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freios ABS com EDB, controle de estabilidade, controle de estabilidade com reboque, controle de tração, controle de descida, assistente de partida em rampa, Isofix, bloqueio eletrônico do diferencial, tração 4×2/4×4/4×4 com reduzida, freios a disco nas quatro rodas, airbag duplo frontal, airbags laterais, airbags de cortina, cintos de três pontos para todos, apoios de cabeça para todos, difusores de ar condicionado para segunda e terceira fileira, lavador e limpador do vidro traseiro com desembaçador, luzes de neblina, faróis de neblina, luz auxiliar de freio, proteção na base das portas e para-choques, antena no teto, detalhes internos em preto brilhante, material soft touch nos revestimentos, porta-objetos diversos, controle de cruzeiro, entre outros.
Trailblazer LTZ para PCD – Preços
- Chevrolet Trailblazer Premier 2.8 CDTI 2020 – R$ 243.890
Trailblazer LTZ para PCD – Motor
O único propulsor é o conhecido como Duramax ou 2.8 CDTI, que fornece 200 cv e ótimos 51 kgfm, o maior torque do segmento de picapes médias no Brasil. Maior que isso só a RAM 2500, já classificada como caminhão.
Trailblazer LTZ para PCD – Desempenho
- Chevrolet Trailblazer 2.8 2020 – 10,4 segundos e 180 km/h
O Chevrolet Trailblazer 2020 melhorou bastante em termos de performance com a nova calibração do conjunto mecânico. Ao todo, o utilitário esportivo da General Motors recebeu 50 alterações.
Direção elétrica, coxins de carroceria, freios maiores, coxins hidráulicos de motor e câmbio (diesel), entre outros, fazem parte das mudanças, que deixaram o utilitário esportivo mais confortável ao dirigir. Outra alteração foi no isolamento acústico, que melhorou sensivelmente.
No Chevrolet Trailblazer 2020, a aerodinâmica foi melhorada, assim como a segurança geral. Mais leve e eficiente em manobras, a direção elétrica atualizada contribui bastante para a condução.
A GM também mexeu no sistema elétrico para tornar o veículo mais eficiente em consumo. O veículo ficou mais neutro e estável, mesmo em manobras mais arrojadas, realizadas em um teste fechado num estacionamento. Os pneus agora são de baixa resistência à rolagem.
Os freios ganharam mais força, enquanto a suspensão ficou mais acertada, garantindo segurança e ao mesmo tempo conforto. Para viagens longas, a Chevrolet Trailblazer 2020 continua sendo uma ótima opção para a família, mesmo com boa capacidade off-road. O propulsor 2.8 CDTI garante muita força em baixa, trabalho suave e grande autonomia.
Com mudanças importantes, o Chevrolet Trailblazer 2020 – assim como a Chevrolet S10 2020 – apresentam ausência de alguns itens, entre eles coluna de direção regulável em profundidade, bem como apresenta volante antigo e a falta de ajuste longitudinal da segunda fileira, que poderia ampliar o espaço para pernas na terceira fileira.
Controle de cruzeiro adaptativo, correção de direção em mudança de faixa involuntária ou abertura elétrica do porta-malas, por exemplo, fazem falta. Mas, ainda assim, o Chevrolet Trailblazer 2020 é interessante pelo custo-benefício.
Trailblazer LTZ para PCD – Consumo
Cidade
- Chevrolet Trailblazer 2.8 2020 – 8,4 km/litro no diesel
Estrada
- Chevrolet Trailblazer 2.8 2020 – 10,5 km/litro no diesel
Trailblazer LTZ para PCD – Manutenção e Revisão
Revisão | Custo | Custo |
Quilometragem | Preços 3.6 (descontinuada) | Preços 2.8 |
10.000 km | R$ 480 | R$ 404 |
20.000 km | R$ 1.084 | R$ 1.020 |
30.000 km | R$ 904 | R$ 1.184 |
40.000 km | R$ 1.084 | R$ 1.020 |
50.000 km | R$ 844 | R$ 740 |
60.000 km | R$ 1.144 | R$ 1.488 |
Trailblazer LTZ para PCD – Ficha Técnica
Motor | 2.8 CDTI | 3.6 V6 SIDI (descontinuado) |
Tipo | Dianteiro longitudinal, Turbo Diesel | Dianteiro longitudinal e Gasolina |
Número de cilindros | 4 em linha | 6 em V |
Cilindrada em cm3 | 2776 | 1984 |
Válvulas | 16 | 24 |
Taxa de compressão | 16,5:1 | 11,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Diesel: 200 cv @ 3600 rpm | Gasolina: 277 cv @ 6400 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Diesel: 51,0 kgfm @ 2000 rpm | Gasolina: 35,7 kgfm @ 3700 rpm |
Transmissão | ||
Tipo | Automática 6 marchas | Automática 6 marchas |
Freios | ||
Tipo | Disco ventilado / Disco | Disco ventilado / Disco |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | Independente com braços sobrepostos e barra estabilizadora | Independente com braços sobrepostos e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo rígido | Eixo rígido |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Liga Leve aro 18 polegadas | Liga Leve aro 18 polegadas |
Pneus | 265/55 R16 | 265/60 R18 |
Dimensões | ||
Comprimento total (mm) | 4887 | 4887 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1902 | 1902 |
Altura (mm) | 1844 | 1844 |
Distância entre os eixos (mm) | 2845 | 2845 |
Capacidades | ||
Porta-malas (litros) | 205 | 205 |
Tanque (litros) | 76 | 76 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 589 | 614 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2161 | 2106 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | ND | ND |
Fonte: Noticias Automotivas
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