Az Isenções –  Imagem meramente ilustrativa

 

VOYAGE CONFORTLINE 1.6 AUT. para PCD: preço, consumo, câmbio automático (detalhes)

Por muitos anos, tanto o Volkswagen Gol como o Volkswagen Voyage PCD conseguiram se posicionar como líderes em suas categorias. Porém, defasados diante dos novos concorrentes, os modelos compactos da marca alemã perderam terreno e passara a vender menos.

Para tentar conquistar de volta a preferência dos consumidores, o Volkswagen Voyage PCD 2020 chega com mudanças significativas no visual e até mesmo a opção de câmbio automático de seis marchas, algo inédito na linha.

Até então, o Voyage PCD contava somente com o pacato automatizado i-Motion de cinco velocidades (que nada mais era que uma transmissão manual robotizada).

VOYAGE CONFORTLINE 1.6 AUT. para PCD – História

Em maio de 1981, nascia no mercado brasileiro o Voyage. O sedã compacto da Vokswagen era o segundo da família BX e era o primeiro sedã da marca alemã no país desde o finado VW 1600L de 1971.

Logo o modelo começou a ganhar a simpatia do consumidor brasileiro, tendo inicialmente duas portas e depois com quatro portas. O motor era 1.5 e tinha 4 marchas, mas em 1983, surgira o MD 270 1.6.

Dois anos depois, surgiam os famosos motores AP 1.6 e 1.8. Em 1987 recebeu facelift e pouco depois começou a ser exportado para os EUA, recebendo o nome de Fox, junto com a perua Parati, batizada de Fox Wagon.

Este tinha motor 1.6 com injeção eletrônica e mudanças no visual frontal. Com a Autolatina, o Voyage ganhou motor CHT 1.6 da Ford e perdeu o AP 1.6. Em 1991, o sedã passa por mais um facelift. Sempre feito em Taubaté, nesse ano teve unidades feitas na Anchieta.

Três anos depois, o modelo sai de cena para dar lugar ao argentino Polo Classic.

Os anos se passaram a saudade do Voyage tomou muita gente. Para alegria de quem esperou tanto, a Volkswagen trouxe de volta o modelo já na quinta geração do Gol, lembrando que o sedã nunca passou pelas gerações anteriores, exceto a primeira.

Em setembro de 2008, cerca de 14 anos depois, o modelo voltou ao mercado nacional e muito diferente do anterior. Agora motor e câmbio eram transversais e os AP ficaram na memória…

O sedã que um dia ostentou nomes diversos no exterior, incluindo o clássico Fox, agora não poderia se dar tanto ao luxo, voltando a ser o Voyage de sempre, o irmão mais próximo do Gol. O motor era EA111 1.0 ou 1.6, ambos com quatro cilindros e 8 válvulas.

O modelo ficou bem equilibrado e ganhou até câmbio automatizado. Na sexta geração, o Voyage mantinha pretensão de ser o único sedã compacto da marca e chegou mesmo a ter uma versão premium com bancos em Alcantara, um luxo que poucos carros caros possuem.

Nessa altura, o Voyage começou a andar no salto e parecia querer mais, mas então a Volkswagen mudou sua estratégia de produto por conta de outro sedã, o Volkswagen Virtus, que fica acima dele na linha da marca, e abaixo do Jetta.

Assim como o Gol, seu irmão de três volumes teve que ser reposicionado. Perdeu-se o luxo, o Alcantara e até a chance de ter motor EA211 1.6 16V. O sedã poderia ter ido bem longe e quem sabe até recebido um câmbio automático de verdade ao longo dos anos.

Mas agora, o Voyage 2020 recebeu um câmbio automático de verdade, o que deverá melhorar bem suas vendas.

VOYAGE CONFORTLINE 1.6 AUT. para PCD – Detalhes e Novidades

Seguindo a mesma receita do irmão hatch Gol, o Volkswagen Voyage PCD recebeu um visual mais robusto, marcado pela dianteira com formato bem mais imponente. A diferença é que a parte frontal da carroceria com formato mais elevado casou melhor com a traseira alongada do sedã do que os dois-volumes do hatch.

A dianteira é praticamente a mesma da picape Saveiro. Em comparação com a linha anterior, o Voyage 2019 traz um capô mais elevado com vincos mais marcantes, faróis com formato maior e mais espichado e uma grade também maior, que traz filetes cromados nas versões topo de linha.

Há também um para-choque redesenhado, com uma nova tomada de ar na parte inferior central e faróis de neblina com formato trapezoidal em posição mais elevada. Para se adequar ao novo conjunto, os para-lamas dianteiros também foram redesenhados.

Nas laterais do Voyage PCD nada muda, com exceção das novas rodas de liga-leve e calotas. A traseira também segue inalterada.

O interior, por sua vez, passa a dispor de um novo painel de instrumentos com grafismo exclusivo. O painel permanece inalterado desde a linha 2019, quando o sedã compacto recebeu um redesenho no interior para seguir a modernidade dos concorrentes e acoplar as novas centrais multimídias com tela sensível ao toque.

A única novidade do Volkswagen Voyage PCD 2020 é a adição de um novo pacote de equipamentos opcionais, mas que será vendido por tempo limitado. Trata-se do Urban Completo II – Limited Edition, também disponível para o Gol. Esse pacote vem, entre outros itens, com rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho exclusivo.

Porém, dá para notar a idade do projeto do Volkswagen Voyage PCD 2020 de atual geração (11 anos) pelas portas com desenho que não casa com o painel e que apresenta algumas economias, como tampas nos nichos da manivela dos vidros e também nos pinos das travas. O espaço também não é um dos melhores.

É uma pena que o modelo não tem mais a companhia da perua Parati, tão emblemática em nosso país.

VOYAGE CONFORTLINE 1.6 AUT. para PCD – Versões

  • Volkswagen Voyage 2020 1.0 MT
  • Volkswagen Voyage 2020 1.6 MT
  • Volkswagen Voyage 2020 1.6 AT

VOYAGE CONFORTLINE 1.6 AUT. para PCD – Equipamentos

Volkswagen Voyage 2020 1.0 e 1.6 MT: sai de fábrica com itens como airbags frontais, freios ABS com EBD, alerta de frenagem de emergência, aviso sonoro de faróis acesos, suporte para celular, banco do motorista com ajuste de altura, vidros dianteiros e travas elétricas, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, rodas de aço aro 14 com calotas, entre outros.

OPCIONAIS:

  • Urban Completo (R$ 3.150): “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto, “Park Pilot” – sensor de estacionamento traseiro, 2 Luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras, Alças de segurança no teto, Chave tipo “canivete” com comando remoto, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado do passageiro, Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, Faróis de neblina, Lanternas traseiras escurecidas, Para-sol com espelho iluminado para motorista, Para-sol com espelho iluminado para passageiro, Pneus 195/55 R15, Rodas de liga leve 15″, Tampa do porta-malas com abertura elétrica, Travamento elétrico das portas e Vidros elétricos.
  • Interatividade “Composition Touch” (R$ 2.100): “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo, 4 alto-falantes e 2 tweeters, Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect e Volante multifuncional com comando do sistema de som e “I-System”.
  • Interatividade “Media Plus” (R$ 1.050): 4 alto-falantes e 2 tweeters e Sistema infotainment “Media Plus” com bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e AUX-IN.

Volkswagen Voyage 2020 1.6 AT: equipado de série com os mesmos equipamentos dos modelos manuais, além do motor 1.6 16V flex e câmbio automático.

OPCIONAIS: mesmos opcionais da versão acima.

VOYAGE CONFORTLINE 1.6 AUT. para PCD – Preços

  • Volkswagen Voyage 2020 1.0 MT: R$ 55.090
  • Volkswagen Voyage 2020 1.6 MT: R$ 59.290
  • Volkswagen Voyage 2020 1.6 AT: R$ 63.870

VOYAGE CONFORTLINE 1.6 AUT. para PCD – Motores

Sob o capô, o Volkswagen Voyage PCD 2020 pode exibir motorizações diferentes de acordo com a versão. O modelo mais básico da linha é equipado com o mesmo propulsor das variantes de entrada do up!, Gol e Polo. Trata-se do 1.0 MPI flex de três cilindros e 12 válvulas.

Este motor é fabricado em alumínio e conta com comando duplo variável de válvulas, sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote e sistema de partida E-Flex que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina para partidas a frio com etanol.

São 75 cavalos com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente, a apenas 3.000 rpm. Ele trabalha no Voyage PCD 2020 juntamente com o câmbio manual MQ-200 de cinco marchas.

Já a variante intermediária da linha do Voyage PCD 2020 traz o 1.6 8V MSI flex de quatro cilindros, encontrado também no Gol, Fox, SpaceFox e Saveiro. Ele oferece 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm, e está acoplado à mesma transmissão manual MQ-200 de cinco velocidades.

A versão topo de linha traz o 1.6 16V MSI flex de quatro cilindros em combinação com o câmbio automático Aisin AQ160 6F de seis marchas com conversor de torque. Este mesmo aparato está disponível no Polo 1.6 AT e também no Virtus 1.6 AT, além do Gol 1.6 AT.

O motor traz 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável na admissão e sistema E-Flex. Neste caso, são 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm.

VOYAGE CONFORTLINE 1.6 AUT. para PCD – Desempenho

A Volkswagen informa que o novo Voyage 2020 1.0 manual consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e tem velocidade máxima de 173 km/h. O Voyage 1.6 manual, por sua vez, cumpre a mesma prova de aceleração em 10,5 segundos e alcança velocidade máxima de 186 km/h.

Já o Voyage PCD 2020 1.6 automático, que traz um motor mais potente e forte, alcança os 100 km/h em 10,2 segundos e máxima de 190 km/h.

VOYAGE CONFORTLINE 1.6 AUT. para PCD – Consumo

Volkswagen Voyage 2020 1.0 MT

  • Consumo na cidade – 8,7 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,5 km/l com álcool e 15,4 km/l com gasolina

Volkswagen Voyage 2020 1.6 MT

  • Consumo na cidade – 7,5 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina

Volkswagen Voyage 2020 1.6 AT

  • Consumo na cidade – 8 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,1 km/l com álcool e 14,3 km/l com gasolina

VOYAGE CONFORTLINE 1.6 AUT. para PCD – Manutenção e Revisão

Revisão

Custo
QuilometragemPreços 1.0Preços 1.6
10.000 kmR$ 497,14R$ 534,47
20.000 kmR$ 556,94R$ 606,77
30.000 kmR$ 484,64R$ 534,47
40.000 kmR$ 700,45R$ 750,59
50.000 kmR$ 484,64R$ 534,47
60.000 kmR$ 556,94R$ 606,77

Fonte: Noticias Automotivas

 

Conheça também:

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-audi/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-bmw/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chery/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chevrolet/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-citroen/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-fiat/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-ford/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-honda/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-hyundai/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-jeep/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-kia/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-land-rover/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mercedes-benz/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mitsubish/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-nissan/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-peugeot/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-renault/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-toyota/