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KIA CERATO SX para PCD

KIA CERATO SX para PCD: preço, motor, consumo, equipamentos (e revisões)

O Kia Cerato 2020 foi lançado com preço sugerido de R$ 94.990 para a versão de entrada. Isso representa um aumento expressivo em relação aos preços anteriores, mas o modelo foi totalmente renovado para justificar isso e buscar seu lugar no disputado segmento de sedãs.

KIA CERATO SX para PCD – História

O Kia Cerato está intimamente ligado ao seu antecessor, o Sephia. Para entendermos a posição do sedã atual é preciso voltar no modelo anterior à ele. Nascido em 1992, o Kia Sephia ou Mentor, foi um sedã pequeno que chegou para ser um rival do Hyundai Elantra e de modelos japoneses no mercado americano.

Com 4,36 m de comprimento e 2,50 m de entre-eixos, o Kia Sephia tinha duas carrocerias, uma sedã e outra notchback. Produzido somente na Coreia do Sul, o modelo ganhou motores 1.5 de 79 cv, 1.6 de 105 cv e 1.8 litro com 122 cv, todos de origem Mazda, marca japonesa com a qual a Kia tinha parceria técnica.

O coreano tinha câmbio manual de cinco marchas ou automático com quatro, sempre com tração dianteira.

Chegou a ser vendido na Indonésia como Timor S515 / S516 e também aqui no Brasil, onde chegou nos anos 90 junto com o Kia Clarus e outros produtos da marca sul-coreana. Dotado de visual simpático, o Kia Sephia logo ganhou uma segunda geração, em 1997.

Foi aí que tomou ares de sedã médio ao crescer para 4,53 m de comprimento e ganhar 6 cm de entre-eixos, chegando a 2,56 m.

Além do sedã, ganhou uma variante liftback, que passou a ser chamada de Shuma, embora o nome tenha sido adotado também para o sedã, dependendo da região, bem como Mentor e Spectra. Mas, ao contrário da primeira geração, a segunda ganhou o mundo.

Durante sua produção, a Kia Motors quase faliu e teve seu controle acionário adquirido pela rival Hyundai. Assim, houve uma expansão da produção, alcançando Rússia, Egito, Indonésia e Malásia (em dois lugares diferentes).

Manteve as cilindradas anteriores, mas com novos motores. As transmissões continuaram as mesmas. Essa geração também foi vendida no Brasil, mas sem a versão liftback, que teve facelift e não caiu no gosto de muitos consumidores.

A morte do Sephia ocorreu em 2003, mas o sedã da Kia deixou um legado que dura até hoje. Na América Latina, existe uma versão do Cerato chamada Grand Sephia e dedicada ao serviço de táxi.

O nome também aparece sobre o Kia Rio em função de táxi na Colômbia. O Sephia Taxi teve duas gerações baseados no compacto e foi retirada em 2011. Durante sua vida, o modelo foi um produto original da Kia, mas a partir de 2003, o Cerato surgiu como o primeiro sedã da marca com plataforma compartilhada com a Hyundai.

Este sedã tinha frente bem baixa e versão hatchback no lugar da liftback anterior.

Com 4,50 m de comprimento (4,35 m no hatch) e 2,61 m de entre-eixos, o Kia Cerato – também chamado Sephia e Spectra – começou a ser feito na Coreia do Sul e depois na Malásia, mas foi na China que ganhou vida longa, sendo fabricado por lá até hoje.

Ele foi um irmão da minivan Carens, também já vendida no Brasil, ostentando motores novos 1.6 e 2.0, além de um 1.8 exclusivo da China e duas versões diesel com 1.5 e 2.0 litros. O estilo ainda era muito próximo do Sephia, daí a ligação entre os dois.

Essa geração não foi vendida no Brasil. Na Europa, o Cerato da primeira geração foi substituído pelo Cee´d, um hatch médio desenvolvido para a região. Saiu de linha em 2008 e em seu lugar assumiu a desejada segunda geração.

Neste caso, o modelo ganhou maior projeção mundial por conta do estilo arrojado, bem diferente dos anteriores.

Nesse caso, o Cerato ficou tão forte que assumiu o termo, sendo chamado de Forte nos EUA e em outros países.

Aqui, prevaleceu o nome Cerato. Com linhas bem europeias e colunas C bem largas, no melhor estilo alemão, o modelo assumiu as carrocerias sedã, hatchback e cupê, sendo que o primeiro e o último fizeram sucesso por aqui.

O Kia Cerato da segunda geração media 4,53 m de comprimento, enquanto o hatch ficava em 4,34 m e o cupê em 4,48 m. Todos tinham 2,65 m de entre-eixos. Internacional, o modelo continua a ser fabricado atualmente na China e no Irã, mas foi feito também na Coreia do Sul, Equador, Cazaquistão, Rússia e Malásia.

Algumas unidades hatch chegaram a ser vendidas no Brasil.

Na mecânica, adotou os motores Gamma 1.6 e Theta 2.0 e 2.4, tendo ainda uma versão 1.6 T-GDI com 204 cv e outra híbrida, movida por motor 1.6 a gás natural de 114 cv e elétrico de 20 cv, além de bateria de lítio polímero.

Este foi o primeiro carro de produção seriada a ser equipado com esse tipo de célula de energia. Na época de seu lançamento, foi chamado de “New Civic da Kia”. Em termos globais, a geração cessou em 2012.

Em seguida, eis que surge a atual geração do Kia Cerato 2019. Feito na Coreia do Sul, Malásia e Rússia, recentemente passou a ser feito na Argélia e também no México, de onde agora chegará.

Estranhamente, o atual sedã não é fabricado na China. Mantendo as três variantes de carroceria, o modelo adotou uma plataforma com 2,70 m de entre-eixos e o sedã mede 4,56 m.

Na motorização, o Gamma 1.6 de 128 cv é oferecido no Brasil com tecnologia flex, enquanto lá fora existe também o 1.6 T-GDI (injeção direta) com 201 cv. Há também o Nu 1.8 de 148 cv e as versões 2.0 de 160 cv ou 174 cv, este último GDI.

Assim como o Sephia, o Cerato atual não tem versão diesel. Assim como o anterior, ganhou câmbio automático de seis marchas, mas agora essa é a única opção além do manual.

KIA CERATO SX para PCD – Detalhes e Novidades

O Kia Cerato 2020, além das linhas mais modernas em seu visual e também no interior, que aparenta ter evoluído no acabamento, traz mudanças nas dimensões, bastante pequenas, mas significativas.

A quarta geração chega para mudar sua situação no mercado, onde antes ele tinha um excelente custo-benefício, o que agora não ocorria mais.

As dimensões mudaram e deixaram o Cerato 2020 maior. Com o aumento de 80 mm no comprimento, o porta-malas passou de 421 para 520 litros. O entre-eixos continua com os mesmos 2,70 metros da geração anterior.

O visual é fortemente inspirado no Stinger e tem significativas melhoras, com um ar mais esportivo. Os faróis contam com DRL e são de LED, assim como as lanternas. As rodas, porém, são de 16 polegadas para priorizar o conforto, sendo menor que a maioria dos concorrentes, que utilizam aro 17.

A lista de equipamentos também ficou mais interessante, tendo agora itens como controles de tração e estabilidade, seis airbags, acendimento automático dos faróis, assistente de partida em rampa, ar-condicionado dual zone, central multimídia com Android Auto e Apple Car Play, entre outros. Tudo isso, é claro, depende da versão escolhida.

Outra mudança importante foi no conjunto mecânico, que deixou de lado o motor 1.6 para adotar o Nu 2.0 Flex, de até 167 cv e 20,6 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades e quatro modos de condução.

KIA CERATO SX para PCD – Versões

  • Kia Cerato EX 2.0
  • Kia Cerato SX 2.0

KIA CERATO SX para PCD – Equipamentos

Confira abaixo os equipamentos da única versão do Kia Cerato 2020 disponível no Brasil:

Kia Cerato EX 2.0 – vem de série com Abertura interna do porta-malas e da tampa de combustível, Ar-condicionado manual com filtro antipólen, Banco do motorista com ajustes de inclinação do encosto, altura e distância dos assentos, Banco do passageiro com bolsa porta-revistas no encosto, Banco traseiro bipartido (60/40) e rebatível para ampliação do porta-malas, Volante e alavanca de transmissão revestidos em couro, Bluetooth com controle de chamada no volante, Chave “Keyless” para travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância, Console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos, Console central com 2 portas USB para carregamento de energia, 1 porta USB para dados/energia, tomada 12 V e auxiliar, Console no teto com porta-óculos e luzes de leitura, Descansa-braço no banco traseiro com porta-copos, Encostos de cabeça com ajuste de altura para os 5 ocupantes, Iluminação no porta-malas e porta-luvas, Indicador de marchas no conjunto de mostradores, Maçanetas internas padrão aço escovado, Manta de isolamento de ruídos na parte interna no capô do motor, Painel com revestimento soft touch, Painel com mostrador digital e computador de bordo em LCD de 3,5″, Para-sol do motorista e passageiro com porta-ticket, espelho e extensão lateral, Porta-objetos e porta-garrafas nas portas dianteiras e traseiras, Saída de ar-condicionado para o banco traseiro, Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, Tomada auxiliar 12 V (console central), Travamento elétrico central das portas e porta-malas, Vidros com comando elétrico nas 4 portas com sistema “um toque” e antiesmagamento para o motorista, Vidros verdes com filtro de raios UV e para-brisa laminado, Volante de direção com regulagem de altura e profundidade, Volante multifuncional com controle de som, computador de bordo e piloto automático, Antena Shark, Escapamento com ponteira cromada, Espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, Faróis de neblina, Grade dianteira com detalhes cromados, Lanternas de posicionamento dianteiras em LED, Limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável, Maçanetas externas na cor do veículo, Para-choques e retrovisores externos na cor do veículo, Rodas de liga leve 16″ com pneus 205/60, Acelerador tipo Drive by wire (eletrônico), Acendimento automático dos faróis, Airbag frontal duplo, Airbag lateral e cortina, Assistente de partida em rampa – HAC, Barras de proteção contra impactos laterais nas 4 portas e zona de deformação programada (chapa dupla), Câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia, Cintos de segurança de 3 pontos, Cintos dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e regulagem de altura, Controle de Estabilidade – ESC, Controle de Tração – TCS, Desembaçador do vidro traseiro temporizado, Destravamento automático das portas em caso de colisão, Direção elétrica progressiva, Estepe 5ª roda, Freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD (ventilados na dianteira), Luz diurna de navegação em LED (DRL), Sensor de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS, Sistema de condução “SPORT” nas trocas sequenciais, Sistema de condução Economy/Smart/Comfort, Sistema Isofix, Sistema multimídia, com tela de 8″ sensível ao toque, espelhamento de celular (Apple CarPlay e Android Auto), Bluetooth, entrada auxiliar, USB e controles de áudio e de chamada no volante.

Kia Cerato SX 2.0 – itens acima + Molduras externas das portas cromadas, Paddle shift, Para-sol do motorista e passageiro com porta-ticket, espelho, iluminação e extensão lateral, Pedaleiras e descansa-pé em aço escovado, Espelhos retrovisores externos com rebatimento e regulagem elétrica, setas integradas em LED e aquecimento, Lanternas de posicionamento dianteiras e traseiras em LED, Retrovisor interno eletrocrômico, Sistema imobilizador de condução, Chave “Smart Key” para travamento e abertura das portas e acionamento do alarme à distância, Botão “Start/Stop” para partida do motor por reconhecimento da chave “Smart Key”, Bancos, volante e alavanca de transmissão revestidos em couro, Bancos dianteiros com aquecimento em 3 níveis e Ar-condicionado automático digital Dual Zone com filtro antipólen.

KIA CERATO SX para PCD – Preços

  • Kia Cerato EX 2.0 – R$ 94.990
  • Kia Cerato SX 2.0 – R$ 104.990

KIA CERATO SX para PCD – Motor

Uma das boas mudanças na nova geração do Kia Cerato 2020 foi a adoção do novo motor Nu de 2,0 litros, flex, quatro cilindros, 16 válvulas e tecnologia Dual CVVT.

Isso permite ao Cerato 2020 desenvolver 157 cv a 6.200 rpm e 19,2 kgfm de torque a 4.700 rpm, quando abastecido com gasolina. Já com etanol, os números são ainda melhores, com 167 cv a 6.200 rpm e torque de 20,6 kgfm a 4.700 rpm.

O novo conjunto (novo para o Cerato, pois já era visto em outros modelos da marca) traz ainda acelerador eletrônico, transmissão automática de seis velocidades, trocas sequenciais (na alavanca de câmbio ou nas borboletas atrás do volante) e quatro modos de condução (Comfort, Economy, Smart e Sport).

KIA CERATO SX para PCD– Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

Kia Cerato 2.0 AT6 – 10,5 segundos e 195 km/h

O Kia Cerato 2020 conta com o novo motor Nu2, de 2,0 litros. Esse propulsor entrega quase 40 cavalos a mais, num carro que ficou 27 kg mais leve. Ou seja, é óbvio que teremos um desempenho superior ao modelo anterior.

Na pista, o Cerato 2020 chega aos 100 km/h em 10,5 segundos, conseguindo atingir uma velocidade máxima de 195 km/h. Mas será que isso representa um carro com pegada esportiva no dia a dia?

É fato que os números do Cerato 2020 não são ruins, estando dentro da média do segmento. O problema é que ele sempre vai ter um desempenho inferior aos modelos equipados com turbocompressor.

Além disso, o casamento entre propulsor e câmbio não parece ter sido dos melhores. A transmissão faz trocas nos momentos errados e limita uma direção mais esportiva por não permitir reduções se o giro estiver acima dos 3.000 rpm.

No geral isso não deve incomodar, até pelo fato de o Cerato ter uma boa direção (precisa e com respostas imediatas), que se adapta inclusive ao modo de condução selecionado.

KIA CERATO SX para PCD – Consumo

Cidade

Kia Cerato 2.0 AT6 – 7 km/litro no etanol e 10,1 km/litro na gasolina

Estrada

Kia Cerato 2.0 AT6 – 9,3 km/litro no etanol e 12,6 km/litro na gasolina

KIA CERATO SX para PCD – Manutenção e Revisão

A Kia decidiu finalmente divulgar preços fixos de revisões, que são feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. No caso do Kia Cerato 2020, as 3 primeiras paradas representam um custo total de R$ 2.304,41.

A garantia é de 5 anos ou 100.000 km, uma das maiores do país e um dos principais pontos positivos do modelo.

Revisão

Custo

QuilometragemPreços 2.0 Flex
10.000 kmR$ 693,93
20.000 kmR$ 916,55
30.000 kmR$ 693,93

KIA CERATO SX para PCD – Ficha Técnica

Motor

2.0 Nu

TipoDianteiro, transversal e flex
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31999
Válvulas16
Taxa de compressão12:1
Injeção eletrônica de combustívelMultiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 157 cv @ 6200 rpm / Etanol: 167 @ 6200 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 19,2 kgfm @ 4700 rpm / Etanol: 20,6 kgfm @ 4700 rpm

Transmissão

TipoAutomática de 6 marchas

Tração

TipoDianteira

Freios

TipoDisco ventilado / Disco sólido

Direção

TipoElétrica

Suspensão

DianteiraIndependente McPherson
TraseiraEixo de torção

Rodas e Pneus

RodasLiga Leve aro 16 polegadas
Pneus205/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)4640
Largura sem retrovisores (mm)1800
Altura (mm)1440
Distância entre os eixos (mm)2700

Capacidades

Porta-malas (litros)520
Tanque (litros)50
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)447
Peso em ordem de marcha (kg)1283
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,27

Fonte: Noticias Automotivas

 

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