Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode dar o direito às isenções de impostos na compra de veículos 0 km, devido à incapacidade de coordenação motora, formigamento, paralisia muscular e dificuldade nos movimentos.

Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral, que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Um acidente vascular cerebral é uma emergência médica.

Os sintomas de acidente vascular cerebral incluem dificuldade para andar, falar e compreender, bem como paralisia ou dormência da face, do braço ou da perna.

O tratamento precoce com medicamentos como tPA (anticoagulante) pode minimizar danos cerebrais. Outros tratamentos concentram-se em limitar complicações e prevenir novos AVC´s.

Sintomas

Requer um diagnóstico médico.

Os sintomas de acidente vascular cerebral incluem dificuldade para andar, falar e compreender, bem como paralisia ou dormência da face, braço ou perna.

  • Dificuldade para caminhar, fraqueza de um lado do corpo, fraqueza muscular, incapacidade de coordenar movimentos musculares, instabilidade, músculos rígidos, paralisia com músculos fracos, problemas de coordenação, paralisia de um lado do corpo ou reflexos hiperativos.
  • Perda temporária da visão em um olho, súbita perda da visão, visão dupla ou visão embaçada.
  • Dificuldade de fala, fala arrastada ou perda da fala.
  • Formigamento ou redução na sensação de tato.
  • Dormência ou fraqueza muscular.
  • Tontura ou vertigem.
  • Confusão mental ou incapacidade de falar ou entender o próprio idioma.
  • Também é comum a afasia de wernicke, dificuldade em engolir, dor de cabeça, fraqueza de um membro ou movimento rápido involuntário dos olhos.

 

Tratamentos

O tratamento é feito por Medicamentos, Cirurgias, Fonoaudiologia, Reabilitação Neuropsicológica, Terapia Ocupacional, Fisioterapia.

Fonte: Ministério da Saúde