Az Isenções – Imagem meramente ilustrativa
KIA SORENTO EX S.152 para PCD
Kia Sorento 2020 PCD: preços, motores, consumo, equipamentos (e detalhes)
Atual utilitário-esportivo mais caro da Kia Motors no mercado brasileiro, o Kia Sorento iniciou sua história por aqui no ano de 2004.
O modelo estreou com um atraso de um ano e meio em relação à sua primeira aparição no Salão do Automóvel de São Paulo e foi ainda o primeiro automóvel mais refinado ofertado pela fabricante sul-coreana em nosso País.
KIA SORENTO EX S.152 para PCD – História no Brasil
Ele chegou mais precisamente em abril de 2004 com preço inicial de R$ 157,9 mil. Ou seja, uma cifra bastante elevada ainda hoje, quanto mais para a época.
Todavia, o modelo competia com o Jeep Cherokee Sport, que custava a partir de R$ 156.690 também em sua versão com motor a gasolina, com o Mitsubishi Pajero Sport HPE, que tinha preços a partir de R$ 142.990, e com o “primo” Hyundai Santa Fé, por R$ 120 mil iniciais.
Logo em seu primeiro ano de vendas, o Kia Sorento conseguiu se posicionar como um dos destaques da marca no mercado nacional.
Ele foi responsável por 17,5 por cento das vendas da empresa em 2005 e contribuiu para um crescimento expressivo de 191,2% em relação ao volume de unidades registrado em 2004.
Atualmente o Kia Sorento está em sua terceira geração. Todavia, sobretudo por conta dos preços elevados, o modelo é praticamente um figurante na gama da marca sul-coreana.
No primeiro semestre deste ano, o SUV não conseguiu se posicionar nem entre os 40 mais vendidos da categoria, sendo superado por modelos como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, embora esses últimos sejam mais “rústicos” por usar base de picapes.
KIA SORENTO EX S.152 para PCD– Detalhes
A primeira geração do KIA SORENTO EX S.152 para PCD estreou em meados de 2004 para competir com modelos como Mitsubishi Pajero, Nissan X-Terra, Land Rover Discovery 3, Toyota Land Cruiser Prado, Hyundai Santa Fe, Jeep Cherokee e Land Rover Freelander.
O modelo contava com um design agradável para a época, com conjunto óptico com seta integrada, grade dianteira em sintonia com as linhas do capô, para-choque dianteiro com faróis de neblina integrados, bagageiro de teto, laterais sem muitos vincos, frisos na cor da carroceria, lanternas traseiras verticais, entre outros.
Já o interior trazia como destaque as amplas janelas, além do acabamento com aço escovado e cromado.
Entre os equipamentos, o carro contava com ar-condicionado de duas zonas, computador de bordo com CD e MP3 player, vidro do porta-malas com abertura independente, entre outros.
Além disso, a marca dava ênfase à segurança do carro, com cinco estrelas nos testes de impactos frontal e lateral do NHTSA nos EUA.
O SUV tinha 4,56 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 1,72 m de altura, com entre-eixos de 2,71 m. O porta-malas oferecia capacidade para 441 litros.
Segunda geração
A segunda geração, por sua vez, chegou apostando no visual, conforto e custo benefício. O novo Kia Sorento começou a ser vendido em 2010 e tinha como destaque o design assinado por Peter Schreyer (ex-designer da Audi).
Além disso, ele trazia preços competitivos a partir de R$ 96,9 mil, mirando em modelos como Captiva, Santa Fe e Journey.
O design do carro seguia a nova identidade visual da Kia, com uma nova grade frontal “nariz de tigre” e faróis mais espichados.
Já as laterais passaram a ostentar linha de cintura ascendente e mais elevada e vincos marcantes na lataria. A traseira, por sua vez, adotou lanternas em LED que invadem a tampa do porta-malas.
Na cabine, o carro passou a dispor de um acabamento ainda mais refinado, com soleiras iluminadas.
Além disso, o espaço ficou mais amplo, passando a acomodar até sete pessoas, enquanto o porta-malas tinha capacidade para até 1.047 litros de bagagem.
Ele ficou 95 mm maior, 15 mm mais baixo e 19 mm mais perto do chão, enquanto o entre-eixos diminuiu 10 mm. O peso do carro, em contrapartida, teve redução de 215 kg.
O Sorento recebeu ainda novos recursos, como rodas de 18 polegadas, teto solar panorâmico, faróis de xênon com lavador, entre outros.
Terceira geração
Em outubro de 2015, foi a vez da terceira geração do Kia Sorento. O modelo seguiu evoluindo e trouxe um visual totalmente novo, também alinhado aos novos padrões da marca, além de uma cabine mais espaçosa e refinada e um novo motor 3.3 V6 de 270 cv.
No design, o carro manteve a grade “nariz de tigre”, mas com formato mais amplo e encorpado, conectada aos novos faróis com recorte mais agressivo.
O carro recebeu ainda um capô mais longo, teto mais baixo, linha de cintura mais elevada e carroceria com formas mais marcantes.
A traseira ganhou novas lanternas com desenho retangular.
O interior adotou novos matérias de acabamento macios ao toque e apliques em couro.
As novas medidas também contribuíram para um espaço mais amplo, com 95 mm a mais no comprimento, 5 mm a mais na largura e 80 mm no entre-eixos, enquanto a altura foi reduzida em 5 mm.
O porta-malas acomoda até 2.067 litros com as duas fileiras rebatidas, 1.076 l com a terceira fileira rebatida e 319 l com as três fileiras erguidas.
Fora isso, ele ficou mais equipado, com direito a itens como detector de ponto cego, faróis dianteiros com facho direcional adaptativo, abertura elétrica da tampa do porta-malas por aproximação, entre outros.
KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Novidades com o passar dos anos
Novo motor a diesel em 2008
Em maio de 2008, a Kia Motors anunciou a chegada de uma nova opção de motorização para a gama da primeira geração do Sorento.
O carro passou a contar também com um novo motor 2.5 litros turbodiesel de quatro cilindros, dotado de injeção direta com common rail e comando duplo de válvulas no cabeçote.
Este novo propulsor era capaz de desenvolver até 170 cavalos de potência, a 3.800 rpm, e 40 kgfm de torque, a 2.000 rpm, e contava ainda com uma transmissão automática de cinco velocidades e sistema de tração nas quatro rodas.
A linha contava também com o 3.8 V6, com alimentação por injeção eletrônica sequencial, comando de válvulas variável (CVVT), tipo DOHC com 24 válvulas, que entregava 267 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 36,0 kgfm a 4.500 rotações por minuto.
Chegada da nova geração em 2010
A segunda geração do Kia Sorento começou a ser vendida pela fabricante sul-coreana no fim do primeiro semestre de 2010.
O modelo evoluiu em todos os sentidos e foi ofertado em cinco versões de acabamento, com duas opções de motorização e interior com cinco ou sete lugares.
Em comparação com a geração antiga, o carro ficou 95 mm mais comprido, mesma largura, 15 mm mais baixo e 215 kg mais leve.
A versão mais cara do novo Sorento era dotada de airbags frontais, laterais e de cortina, teto solar panorâmico elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, lanternas em LED, ar-condicionado para as duas últimas fileiras, câmera de ré, retrovisor fotocrômico, sensores de luz e chuva, retrovisores com rebatimento elétrico, computador de bordo, rodas de liga-leve de 18 polegadas, sistema de som com comandos no volante e entrada USB, acabamento interno em couro, entre outros.
Ele contava com um motor 2.4 litros de quatro cilindros a gasolina, de até 174 cv, ou um 3.5 V6 de 278 cv.
Preços do Kia Sorento em 2010
Sorento EX S.253 2.4 4×2 com 5 lugares: R$ 96.900
Sorento EX S.357 2.4 4×2 com 7 lugares: R$ 115.900
Sorento EX S.457 2.4 4×4 com 7 lugares: R$ 120.900
Sorento EX S.559 3.5 4×2 com 7 lugares: R$ 119.900
Sorento EX S.659 3.5 4×4 com 7 lugares: R$ 124.900
Nova central multimídia com GPS integrado em 2012
Em maio de 2012, o Kia Sorento de segunda geração recebeu um novo sistema multimídia, dotado de navegador GPS integrado, CD e MP3 player, entradas USB e para iPod, tela sensível ao toque, Bluetooth com comandos no volante, câmera de ré, calculadora e conversor de unidades.
Este novo recurso foi ofertado na configuração com motor 3.5 V6 a gasolina, câmbio automático, tração 4×4 e interior para sete ocupantes.
O Kia Sorento dotado da nova central multimídia partia de R$ 130,9 mil.
Mudanças visuais em 2013
A segunda geração do Kia Sorento passou por suas primeiras mudanças visuais em maio de 2013.
Entre as novidades, o utilitário-esportivo recebeu para-choques redesenhados, faróis e lanternas traseiras com novo layout interno e iluminação em LED, grade frontal com novo formato, novas rodas de liga-leve, central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, novo teto solar panorâmico e novos detalhes de acabamento no interior.
Na ocasião, o Sorento 2014 foi ofertado com preço de R$ 109.900 para o modelo com motor 2.4 litros, podendo atingir os R$ 149.900 na configuração topo de linha dotada de um propulsor 3.5 V6.
Entre os principais equipamentos, o SUV entregava sete lugares, seis airbags, freios ABS, controles de estabilidade e tração, piloto automático, faróis de xênon, sistema de som com Bluetooth e navegador GPS, teto solar elétrico, entre outros.
Estreia da terceira geração em 2015
Em setembro de 2015 foi a vez da estreia da terceira geração do Kia Sorento.
O modelo evoluiu e passou a dispor de um visual alinhado com os lançamentos mais recentes da Kia Motors, além de um interior mais amplo e refinado, novos recursos de entretenimento, conforto e segurança, carroceria mais rígida para oferecer maior segurança e um novo motor 3.3 V6.
Por a partir de R$ 183,9 mil, o carro oferecia um propulsor capaz de entregar até 270 cavalos de potência, atrelado a um câmbio automático de seis velocidades com opção de troca sequencial e sistema de condução eco drive, sport e normal.
Retorno do modelo EX com motor 2.4 e novo visual em 2018
A primeira novidade da linha 2018 do Kia Sorento foi anunciada em janeiro.
O carro voltou a ofertar a versão de entrada EX com motor 2.4 litros de quatro cilindros, capaz de entregar 172 cavalos de potência máxima e 22,5 kgfm de torque máximo, combinado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×2.
“O modelo foi vendido no país até 2015, mas, durante o Inovar-Auto, optamos por reduzir o número de versões de toda a nossa linha de veículos por uma questão estratégica”, revelou o diretor de vendas da Kia Motors na época, Ary Jorge Ribeiro.
“Agora, esta versão retorna ao Brasil com visual renovado, incorporando as novidades do novo Sorento recém-lançado no exterior”.
O carro passou a dispor ainda de um visual retocado, com direito a novos faróis, para-choques dianteiro e traseiro redesenhado e nova ponteira de escape. O Kia Sorento EX partia de R$ 166.990.
Novas versões com tração AWD
Já em maio de 2018, o Kia Sorento recebeu a opção de tração integral AWD para os modelos 2.4 e 3.5 V6. Esta nova configuração podia ser encontrada nas revendas por a partir de R$ 169.990.
KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Versões
Kia Sorento S.152: equipado com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital de duas zonas com saída de ar traseira, chave presencial, partida por botão, computador de bordo no painel de instrumentos, console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos, descansa-braço no banco traseiro com porta-copos, indicador de marchas, piloto automático, sistema de som com 4 alto-falantes e dois tweeters e volante ajustável em altura e profundidade.
Há ainda vidros com sistema antiesmagamento, maçanetas externas cromadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luzes de posição em LED, retrovisores externos com rebatimento elétrico e setas em LED, rodas aro 18, seletor de modos de condução, central multimídia com tela de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sete lugares, acabamento interno em couro, retrovisor interno eletrocrômico, Isofix, banco do motorista e do passageiro com ajustes manuais, entre outros.
Kia Sorento S.172: itens do modelo anterior, mais tração AWD.
Kia Sorento S.254: agrega motor V6 com câmbio de oito marchas, banco do motorista com ajustes elétricos, faróis e lanternas em LED, rodas de 19 polegadas, teto solar duplo panorâmico, seletor de modos de condução com modo Smart,, sistema Auto Hold, entre outros.
Kia Sorento S.275: traz tração AWD, tampa do porta-malas com abertura elétrica por aproximação, banco do passageiro com ajustes elétricos, assistente de tráfego, detector de ponto cego, entre outros.
KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Preços
- Kia Sorento EX 2.5 Diesel MT AWD: de R$ 42.600 (2006) a R$ 47.784 (2009)
- Kia Sorento EX 2.5 Diesel AT AWD: de R$ 41.458 (2004) a R$ 50.584 (2009)
- Kia Sorento EX 3.5 V6 AT AWD: de R$ 33.070 (2003) a R$ 37.858 (2006)
- Kia Sorento EX 3.8 V6 AT AWD: de R$ 37.898 (2006) a R$ 41.887 (2009)
- Kia Sorento LX 2.5 Diesel MT AWD: de R$ 37.134 (2005) a R$ 38.830 (2006)
- Kia Sorento LX 2.5 Diesel AT AWD: de R$ 39.160 (2005) a R$ 40.920 (2006)
- Kia Sorento 2.4 AT: de R$ 57.508 (2011) a R$ 146.404 (2018)
- Kia Sorento 2.4 AT AWD: de R$ 58.376 (2011) a R$ 155.404 (2018)
- Kia Sorento 3.3 V6 AT: de R$ 143.854 (2015) a R$ 191.499 (2018)
- Kia Sorento 3.5 V6 AT: de R$ 60.315 (2011) a R$ 179.302 (2018)
- Kia Sorento 3.5 V6 AT AWD: de R$ 65.585 (2010) a R$ 194.600 (2018)
- Kia Sorento S.152 2.4 AT: R$ 159.990 (0 km)
- Kia Sorento S.172 2.4 AT AWD: R$ 169.990 (0 km)
- Kia Sorento S.254 3.5 V6 AT: R$ 199.990 (0 km)
- Kia Sorento S.275 3.5 V6 AT AWD: R$ 218.990 (0 km)
(valores com base na tabela Fipe em julho de 2018)
KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Motor, Câmbio e Desempenho
O Sorento dispõe de uma vasta gama de motores, que variam conforme o ano e versão.
Os primeiros exemplares do Kia foram importados com um motor 3.5 V6, capaz de desenvolver 197 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 30,1 kgfm de torque, a 3.000 rpm, acoplado a um câmbio automático de quatro marchas e tração nas quatro rodas.
Com este aparato, o carro conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atingir velocidade máxima de 185 km/h.
Logo depois o SUV ganhou a opção do motor 2.5 litros turbodiesel de quatro cilindros, que entregava até 140 cv, a 3.800 rpm, e 32 kgfm, a 2.000 rpm, atrelado a uma transmissão automática de quatro marchas e tração nas quatro rodas.
Ele era capaz de atingir os 100 km/h em 15 segundos e velocidade máxima de 162 km/h.
Em 2007, o Kia recebeu um motor 3.8 V6 a gasolina, com câmbio automático de cinco relações e tração integral.
Esta unidade entregava potência máxima de 267 cavalos, a 6.000 rpm, e torque máximo de 36 kgfm, a 4.500 rpm. Ele acelerava de 0 a 100 km/h em 9 segundos e alcançava máxima de 190 km/h.
Já em 2008, a primeira geração do Kia Sorento passou a dispor de um 2.5 turbodiesel mais moderno, agora com até 170 cv, a 3.800 rpm, e 40 kgfm, a 2.000 rpm, combinado a um novo câmbio automático de cinco velocidades e tração nas quatro rodas.
Com ele, o SUV passou a acelerar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos. A velocidade máxima era limitada a 182 km/h.
A segunda geração do Kia Sorento estreou com um motor 2.4 litros de quatro cilindros a gasolina, com até 174 cavalos de potência, 6.000 rpm, e 23 kgfm de torque, a 3.750 rpm.
Junto a ele estava uma transmissão automática de seis marchas e tração dianteira ou integral.
O Kia conseguia alcançar os 100 km/h em 12,6 segundos e velocidade máxima de 181 km/h.
Ele ofereceu ainda a opção do 3.5 V6 a gasolina, com potência máxima de 278 cavalos, a 6.300 rpm, e torque máximo de 34,2 kgfm, a 5.000 rpm, combinado a um câmbio automático de seis velocidades e tração nas quatro rodas.
Segundo dados informados pela marca, com este conjunto o Kia Sorento acelerava de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. A velocidade máxima era de 190 km/h.
A terceira e atual geração do Kia Sorento estreou há dois anos com um novo motor 3.3 V6 a gasolina, que desenvolvia potência máxima de 270 cv, a 6.400 rpm, e torque máximo de 32,4 kgfm, a 5.300 rpm.
Ele traz ainda um câmbio de seis marchas e tração dianteira.
O Sorento 3.3 V6 2016 alcança os 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 200 km/h.
Na linha 2018, o modelo dispõe do mesmo 2.4 litros de quatro cilindros a gasolina, agora com 172 cv, a 6.000 rpm, e 22,5 kgfm, a 4.000 rpm, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira ou nas quatro rodas.
Este modelo vai de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e alcança 188 km/h.
Há também o 3.5 V6 a gasolina.
Este propulsor consegue desenvolver 280 cavalos de potência, a 6.300 rpm, e 33,6 kgfm de torque, a 5.000 rpm, e está combinado a uma transmissão automática de oito velocidades e sistema de tração nas quatro rodas.
O atual Sorento mais forte da linha acelera até os 100 quilômetros por hora em 8,5 segundos. Já a velocidade máxima é de 200 km/h.
KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Consumo
Kia Sorento 3.5 V6 AT AWD 2004
4,7 km/l na cidade e 7 km/l na estrada
Kia Sorento 2.5 Diesel AT AWD 2005
8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada
Kia Sorento 3.8 V6 AT AWD 2008
4,3 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada
Kia Sorento 2.5 Diesel AT AWD 2009
6,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada
Kia Sorento 2.4 AT AWD 2011
6,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada
Kia Sorento 3.5 V6 AT AWD 2014
6,3 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada
Kia Sorento 3.3 V6 AT 2016
7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada
Kia Sorento 2.4 AT AWD 2018
7,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada
Kia Sorento 3.5 V6 AT 2018
7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada
KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Manutenção e Revisões
Conforme consta no site brasileiro da Kia Motors, o Sorento 2018 e Sorento 2019 contam com pelo menos três revisões a preço fixo.
Os modelos dispõem de garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados.
No caso do Kia Sorento 2.4, a primeira revisão a 10 mil km inclui a substituição do filtro de óleo, anel bujão e óleo ACEA C3 5W30, com mão de obra gratuita, e custa R$ 248,25.
Já a segunda, a 20 mil km, inclui ainda a troca de filtro de ar e do filtro de ar-condicionado, com mão de obra por R$ 330, totalizando R$ 934,33.
Por fim, a terceira revisão segue o padrão da primeira, mas com mão de obra por R$ 300, chegando a R$ 548,25.
No caso do Kia Sorento 3.5 V6 2018 e Kia Sorento 3.5 V6 2019, as revisões incluem os mesmos itens do modelo 2.4 e são realizadas nos mesmos intervalos.
A revisão de 10 mil sai por R$ 343,13, enquanto a de 20 mil km custa R$ 1.029,21 e a de 30 mil km, R$ 643,13.
KIA SORENTO EX S.152 para PCD – Ficha Técnica
Motor | 2.4 |
Tipo | Dianteiro, transversal e monocombustível (gasolina) |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm³ | 2.359 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Eletrônica sequencial |
Potência Máxima | 172 cv a 6.000 rpm |
Torque Máximo | 22,5 kgfm a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automático de seis velocidades |
Tração | |
Tipo | Dianteira ou integral |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Independente, multi-link |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Rodas de liga-leve de 18 polegadas |
Pneus | 235/60 R18 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.800 |
Largura (mm) | 1.890 |
Altura (mm) | 1.690 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.780 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 547 |
Tanque (litros) | 71 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.870 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,333 |
Motor | 3.5 V6 |
Tipo | Dianteiro, transversal e monocombustível (gasolina) |
Número de cilindros | 6 cilindros em “V” |
Cilindrada em cm³ | 3.470 |
Válvulas | 24 |
Taxa de compressão | 10,6:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Eletrônica sequencial |
Potência Máxima | 280 cv a 6.300 rpm |
Torque Máximo | 33,6 kgfm a 5.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automático de oito velocidades |
Tração | |
Tipo | Dianteira ou integral |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado (dianteira) e disco ventilado (traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Independente, multi-link |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Rodas de liga-leve de 19 polegadas |
Pneus | 235/55 R19 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.800 |
Largura (mm) | 1.890 |
Altura (mm) | 1.690 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.780 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 514 |
Tanque (litros) | 71 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.943 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,333 |
Fonte: Noticias Automotivas
Conheça também:
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-audi/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-bmw/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chery/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chevrolet/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-citroen/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-fiat/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-ford/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-honda/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-hyundai/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-jeep/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-kia/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-land-rover/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mercedes-benz/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mitsubish/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-nissan/
https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-peugeot/