Az Isenções –  Imagem meramente ilustrativa

 

Prisma Advantage para PCD

O Chevrolet Prisma 2019 é o atual sedã mais vendido no mercado nacional, disputando com o Corolla, que mesmo num segmento superior e com preços mais altos, também consegue registrar bons números no mercado.

A linha 2019 do sedã compacto Prisma foi anunciada com boas novidades, sobretudo na lista de equipamentos. Praticamente todas as versões receberam novos detalhes de acabamento ou novos equipamentos de série.

Sua plataforma é uma variação global da Gamma II da General Motors e é a mesma aplicada aos Chevrolet Onix 2019, Chevrolet Cobalt 2019 e Chevrolet Spin 2019.

O modelo vem sendo – assim como seu irmão Onix – bastante desejado pelos consumidores que querem um modelo compacto e com um bom porta-malas, mas que também tenha performance adequada, espaço interno, conforto e, especialmente, conectividade a bordo.

Fabricado em Gravataí-RS, o Chevrolet Prisma 2019 é feito junto com o Onix 2019 e está em sua segunda geração, já que a primeira era derivada do Celta, modelo popular vendido no Brasil e feito igualmente no Rio Grande do Sul até poucos anos atrás.

Com o hatch atual, o sedã faz uma dupla imbatível, que recentemente recebeu atualização visual, bem como estrutura reforçada e diversas alterações para reduzir consumo de combustível.

Prisma Advantage para PCD – Detalhes

Com 4,27 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre eixos, o Chevrolet Prisma 2019 tem um estilo atualizado bem interessante, oferecendo um bom porta-malas com 500 litros de capacidade, assim como peso baixo, variando de 1.035 kg até 1.085 kg, tendo ainda tanque de combustível de 54 litros.

A frente é baixa e recebe faróis monoparabola com opção de LEDs diurnos, grade dividida com logotipia da Chevrolet, detalhes cromados, para-choque com grandes ressaltos nas laterais e faróis de neblina circulares.

O Chevrolet Prisma 2019 conta com vincos bem pronunciados sobre as saias de rodas, bem como boa área envidraçada e colunas reforçadas. As rodas de liga leve aro 15 polegadas têm desenho harmônico e os pneus 185/65 R15 dispõe de sensores para medição de pressão. Eles também são de baixa resistência à rolagem.

Na traseira, o Chevrolet Prisma 2019 apresenta lanternas compactas e redesenhas com iluminação eficiente, bem como tampa do porta-malas com defletor de ar natural e logotipia Chevrolet.

O para-choque tem refletores noturnos, bem como câmera de ré e suporte para placa. O aplique central é preto e os retrovisores são na cor do carro, mas sem repetidores de direção. No teto, há também uma antena ajustável para o sistema de áudio.

Prisma Advantage para PCD – Novidades

O Chevrolet Prisma 2019 foi anunciado em junho com novidades. De acordo com a marca, o carro recebeu mudanças nos quesitos mais valorizados pelos consumidores, o que inclui novos recursos visuais, de comodidade e de segurança.

Agora todas as versões do Prisma 2019 saem de fábrica com encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes e sistema Isofix com Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Com exceção do modelo Prisma Joy 2019, todas as outras configurações incorporam painel de instrumentos com iluminação True White, nova chave multifuncional tipo canivete dobrável igual a usada pelo Cruze e nova opção de pintura Azul Infinity para a carroceria.

O modelo mais caro da linha, o Prisma LTZ 2019, agora é equipado com um novo acabamento em preto brilhante para as rodas de liga-leve e também adesivo na coluna “B” também em preto brilhante. Outra novidade fica por conta da introdução das lâmpadas dos faróis do tipo Blue Vision.

Pulando para o lado de dentro, há um novo revestimento premium para os bancos, com couro sintético predominante.

Os modelos Prisma LT 2019 e Prisma Advantage 2019 também receberam novidades. Os dois receberam bancos com revestimento híbrido, que mistura tecido convencional e couro, além de gráfico estilizado em alto relevo.

O Prisma LT 2019 foi o que mais recebeu novidades. Assim como o Onix 2019, ele adota rodas de liga-leve de 15 polegadas, grade frontal com moldura cromada, retrovisores externos com ajuste elétrico, computador de bordo e central multimídia MyLink com câmera de ré integrada (além de tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay).

Nas versões Advantage, LT e LTZ, o Prisma 2019 dispõe também de itens como vidros elétricos e travas elétricas com controle remoto, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de marcha, banco do motorista com regulagem de altura, cinto do motorista com ajuste de altura, direção com assistência elétrica, entre outros.

Já no caso do Chevrolet Prisma Joy 2019, o modelo mais em conta da gama do sedã compacto, as novidades também são estéticas, de acabamento e nos equipamentos de série. No visual, há faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas e calotas herdadas do antigo Prisma LT 2018 (o modelo 2019 traz rodas de liga-leve).

O interior agora dispõe de novo revestimento nos bancos. Já a lista de equipamentos agrega preparação para sistema de som, encosto de cabeça e cinto de três pontos para o quinto ocupante e sistema Isofix com Top Tether.

Vale lembrar que o Prisma Joy oferece também direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, painel de instrumentos com velocímetro digital, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, entre outros.

Prisma Advantage para PCD – Versões

O Chevrolet Prisma 2019 é vendido nas versões Joy 1.0, Advantage 1.4, LT 1.4 e LTZ 1.4, estas últimas tendo opção de câmbio manual ou câmbio automático. A versão Joy 1.0 ainda tem a carroceria da versão anterior, sem novos faróis e novas lanternas traseiras.

Esta versão é bem mais simples, não tendo nem sequer travas elétricas, embora tenha vidros elétricos. Não há rádio ou qualquer outro itens de conforto, exceto ar-condicionado e direção elétrica.

Ele dispõe do aplicativo OnStar, mas as funcionalidades são todas agregadas ao aparelho móvel, desde que conectado ao veículo.

A Advantage traz mudanças no visual, empregando lentes escurecidas nos faróis, bem como pintura em preto brilhante nas colunas B e retrovisores. As rodas são de aço, mas as calotas são escurecidas.

Por dentro, o Prisma recebe rádio simples com USB e Bluetooth, além de trio elétrico (menos vidros traseiros), ar-condicionado e direção elétrica.

Já nas versões LT e LTZ, ambas com motor 1.4, o Chevrolet Prisma 2019 tem o visual atualizado, com frente baixa, novos faróis com LEDs diurnos, grade remodelada, para-choques novos, assim como lanternas.

O painel é igual em todos, exceto o volante no Joy. Estas opções tem mais equipamentos, destacando-se a multimídia MyLink II com os sistemas Android Auto e Car Play, bem como os diversos serviços do OnStar, que podem ser reproduzidos na tela da central de entretenimento. Com estas versões, o sedã da GM tem um pacote enxuto na gama e sem opcionais, embora possua vários acessórios.

Prisma Advantage para PCD – Equipamentos

Chevrolet Prisma Joy 1.0 2019: oferece motor 1.0 flex com câmbio manual de seis marchas, além de airbag duplo, alarme antifurto, cintos dianteiros com ajuste de altura, cinto de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, freios ABS com EBD, Isofix com Top Tether, monitoramento da pressão dos pneus, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, ar-condicionado, desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro, direção elétrica progressiva, indicador de troca de marchas, vidros dianteiros e travas elétricas das portas e da tampa de combustível, banco traseiro rebatível e preparação para instalação de rádio.

Chevrolet Prisma Advantage 1.4 AT 2019: recebe motor 1.4 flex e câmbio automático de seis marchas e recursos como vidros dianteiros com one touch, anti esmagamento e abertura e fechamento automático pela chave, chave dobrável tipo canivete, painel de instrumentos com iluminação True White, rodas de aço de 15 polegadas com calotas integrais escurecidas, retrovisores em preto brilhante, banco do motorista com ajuste de altura, colunas B em preto brilhante, grade frontal com detalhes em prata, volante com ajuste de altura, bancos em tecido e couro, entre outros.

Chevrolet Prisma LT 1.4 2019: traz motor 1.4 e câmbio manual, mais lanterna de neblina, detalhes internos cromados, rodas de liga-leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por controle remoto, central multimídia MyLink com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré, volante multifuncional, retrovisores externos com ajuste elétrico e computador de bordo.

Chevrolet Prisma LT 1.4 AT 2019: recebe câmbio automático de seis marchas com opção de troca manual por meio da alavanca e controle de cruzeiro com comandos no volante.

Chevrolet Prisma LTZ 1.4 2019: conta ainda com bancos revestidos em material premium, lâmpadas dos faróis do tipo Blue Vision, rodas de liga-leve com acabamento diamantado, volante com revestimento premium, faróis com guia de LED, vidros elétricos nas portas traseiras e sistema OnStar com pacote Exclusive.

Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2019: adota câmbio automático de seis marchas com opção de troca manual por meio da alavanca e controle de cruzeiro com comandos no volante.

Chevrolet Prisma 2019 vem nas cores Preto Ouro Negro, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Vermelho Carmin, Azul Imperial e Branco Summit, sendo esta última sólida com preço de R$ 650 e as demais metálicas, que custam R$ 1.400, exceto Preto Ouro Negro.

Prisma Advantage para PCD – Sistema OnStar

O sistema OnStar está disponível para o Chevrolet Prisma 2019 nos pacotes Safe, Protect e Exclusive.

O pacote Safe é o mais básico e oferecido somente para a versão Joy, que não possui sistema de rádio e nem multimídia MyLink II. Custando R$ 50,00 por mês, esse serviço utiliza o smartphone e apresenta os seguintes itens: assistência 24 horas contra roubo ou furto com rastreamento do veículo, verificação da manutenção e sistemas do veículo, sensores de prevenção de roubo e OnStar App (alertas de movimento, valet, velocidade, sigam-me, localize-me, atendimento e informações).

Já o Pacote Protect (de série no Chevrolet Prisma LT 2019), custa R$ 65,00 por mês. Este adiciona acionamento de luzes e buzinas de forma remota, travamento e fechamento de portas, navegação, monitoramento em rota e destino seguro (determinado pelo proprietário), chamada de emergência, resposta automática à acidentes, assistência 24 horas para panes e defeitos, botão de emergência e Bom Samaritano, função que permite avisar a central de emergência sobre um acidente envolvendo pessoas de outros veículos.

Por fim, o Pacote Exclusive (de série no Chevrolet Prisma LTZ 2019), custa R$ 80,00 e adiciona os seguintes itens: navegação por seta diretamente no MyLink, navegação integrada ao MyLink por meio do ícone do OnStar, pontos de interesse, navegação no OnStar App e concierge com assistente 24 horas para os mais variados pedidos, incluindo remédios, locais que ainda estejam abertos, pedidos online, orientação sobre trânsito ou locais desconhecidos, pedidos de ajuda, entre outros.

Prisma Advantage para PCD – Preços

Confira abaixo os preços da linha Chevrolet Prisma 2019:

Chevrolet Prisma Joy 1.0 2019: R$ 49.590
Chevrolet Prisma Advantage 1.4 AT 2019: R$ 60.590
Chevrolet Prisma LT 1.4 2019: R$ 59.890
Chevrolet Prisma LT 1.4 AT 2019: R$ 65.490
Chevrolet Prisma LTZ 1.4 2019: R$ 64.990
Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2019: R$ 70.690

Prisma Advantage para PCD – Motor

O Chevrolet Prisma 2019 vem equipado com dois propulsores já bem conhecidos do mercado nacional. Eles fazem parte ainda a Família I da General Motores e possuem concepção dos anos 90.

Mas, a montadora americana fez ajustes nestes propulsores há alguns anos e mais recentemente em 2016.

Eles ganharam aperfeiçoamentos no comando de válvulas, novos pistões, bielas, virabrequim com nova usinagem em aço fundido, anéis de pistão redesenhados, óleo lubrificante menos espesso, bem como modificações nos coletores e ajuste da eletrônica da ECU.

O Chevrolet Prisma 2019 também recebeu modificações no subframe que sustenta os motores, assim como nos coxins.

O pacote de ajustes no Chevrolet Prisma 2019 em 2016 ainda compreende o uso de mais aços de alta resistência, bem como defletores de ar sob o chassi, redução do coeficiente aerodinâmico, alternador com sistema de proteção elétrica, gerenciamento da bateria com recuperação de energia, pneus de baixa resistência à rolagem, nova calibração de molas e amortecedores, rolamentos de menos resistência ao atrito e uma nova arquitetura elétrica da plataforma.

O motor 1.0 MPI da General Motors tem quatro cilindros em linha, cabeçote com oito válvulas e comando de válvulas com variador de posição. Além disso, possui injeção eletrônica indireta de combustível, entregando assim 78 cv com gasolina ou 80 cv com etanol, ambos obtidos a 6.400 rpm.

Já os torques são de 9,5 kgfm na gasolina e 9,8 kgfm no etanol, ambos a altos 5.200 rpm. Mesmo sendo obtidos em rotações altas, o pequeno motor oferece boa carga de força em baixa. Além disso, o Chevrolet Prisma 2019 vem com transmissão manual de seis marchas.

Isso confere ao sedã compacto uma performance interessante na versão Joy, obtendo mais rendimento do motor com uma sexta marcha, reduzindo assim seu esforço em estrada e permitindo encurtar mais as outras marchas, melhorando a condução na cidade.

Assim, o Prisma Joy 2019 faz de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e tem máxima de 167 km/h. Os consumos são de 12,9 km/l e 15,6 km/l com gasolina, respectivamente cidade e estrada, bem como 9,0 km/l e 11,1 km/l com etanol, respectivamente cidade e estrada.

Já o motor 1.4 MPI da General Motors equipa as versões LT, LT Automática, LTZ e LTZ Automática do Chevrolet Prisma 2019, tendo também quatro cilindros em linha, cabeçote com oito válvulas e comando de válvulas com variador de posição de abertura e fechamento. Tem igualmente injeção eletrônica indireta flex, entregando assim 98 cv com gasolina ou 106 cv com etanol, ambos obtidos a 6.000 rpm.

Já os torques são de 12,9 kgfm na gasolina e 13,9 kgfm no etanol, ambos a altos 4.800 rpm. Como você pode perceber, esses números até que são modestos e ainda assim obtidos em rotações altas, mas o longevo motor – que um dia equipou Celta e o Prisma antigo –  oferece boa disposição em baixas rotações, sendo suficiente para as pretensões do modelo.

Além disso, o Chevrolet Prisma 2019 tem a ajuda da moderna transmissão manual de seis marchas.

Com ela, o sedã compacto entrega uma performance, mas apenas nas versões LT e LTZ, obtendo assim melhor rendimento do motor na sexta marcha, mantendo o giro baixo em estrada e saías mais vigorosas com o encurtamento das demais marchas, garantindo boa condução na cidade.

Dessa forma, o Chevrolet Prisma 1.4 2019 faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e tem máxima de 180 km/h. Os consumos são de 12,9 km/l e 15,4 km/l com gasolina, respectivamente cidade e estrada, bem como 8,8 km/l e 10,7 km/l com etanol, respectivamente cidade e estrada.

Mas, o Chevrolet Prisma 1.4 2019 tem ainda à disposição a transmissão automática GF6-3 da General Motors. Equipada com conversor de torque, a caixa hidramática tem seis velocidades e uma programação focada no conforto ao dirigir e na economia.

Além disso, ela possui opção de mudanças manuais na própria alavanca, através de um botão. O sistema é chamada “Active Select”, mas é pouco intuitivo, pois não apresenta os bons paddle shifts no volante, como acontece nos Chevrolet Cruze 2019 e Chevrolet Cruze Sport6 2019.

Com essa transmissão, que possui sistema de dupla redução e identificação de condução para segurar marchas, a fim de proporcionar melhor retomada ou ultrapassagens, o sedã faz de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com velocidade máxima de 171 km/h.

Os consumos do Chevrolet Prisma 1.4 AT 2019 são de 11,9 km/l e 14,7 km/l com gasolina, respectivamente cidade e estrada, bem como 8,1 km/l e 10,2 km/l com etanol, respectivamente cidade e estrada.

Prisma Advantage para PCD – Desempenho

Aceleração de 0-100 km/h

  • Chevrolet Prisma 1.0 2019 – 13,4 segundos (etanol)
  • Chevrolet Prisma 1.4 2019 – 10,5 segundos (etanol)
  • Chevrolet Prisma 1.4 AT 2019 – 11,9 segundos (etanol)

Velocidade máxima 

  • Chevrolet Prisma 1.0 2019 – 167 km/h (etanol)
  • Chevrolet Prisma 1.4 2019 – 180 km/h (etanol)
  • Chevrolet Prisma 1.4 AT 2019 – 171 km/h (etanol)

Prisma Advantage para PCD – Consumo

Motor 1.0

Consumo gasolina
Consumo cidade 12,9 km/l
Consumo estrada 15,6 km/l

Consumo álcool
Consumo cidade 9,0 km/l
Consumo estrada 11,1 km/l

Motor 1.4

Consumo gasolina
Consumo cidade 12,9 km/l
Consumo estrada 15,4 km/l

Consumo álcool
Consumo cidade 8,8 km/l
Consumo estrada 10,7 km/l

Motor 1.4 AT

Consumo gasolina
Consumo cidade 11,9 km/l
Consumo estrada 14,7 km/l

Consumo álcool
Consumo cidade 8,1 km/l
Consumo estrada 10,2 km/l

Prisma Advantage para PCD – Ficha Técnica

Motor

Motor 1.0

Motor 1.4

Motor 1.4 AT6

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1389

1389

Válvulas

8

8

8

Taxa de compressão

12,6:1

12,6:1

12,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 78 cv @ 6400 rpm / Etanol: 80 cv @ 6400 rpm

Gasolina: 98 cv @ 6000 rpm / Etanol: 106 cv @ 6000 rpm

Gasolina: 98 cv @ 6000 rpm / Etanol: 106 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 9,5 kgfm @ 5200 rpm / Etanol: 9,8 kgfm @ 5200 rpm

Gasolina: 12,9 kgfm @ 4800 rpm / Etanol: 13,9 kgfm @ 4800 rpm

Gasolina: 12,9 kgfm @ 4800 rpm / Etanol: 13,9 kgfm @ 4800 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas

Manual 6 marchas

Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

185/70 R14

185/65 R15

185/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4275

4275

4275

Largura sem retrovisores (mm)

1705

1705

1705

Altura (mm)

1484

1484

1484

Distância entre os eixos (mm)

2528

2528

2528

Capacidades

Porta-malas (litros)

500

500

500

Tanque (litros)

54

54

54

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

375

375

375

Peso em ordem de marcha (kg)

1035

1054

1085

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

0,33

0,33

Prisma Advantage para PCD – Manutenção e Revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Motor 1.0

Motor 1.4

Motor 1.4 AT6

10.000 km

R$ 240

R$ 240

R$ 240

20.000 km

R$ 476

R$ 476

R$ 476

30.000 km

R$ 632

R$ 632

R$ 632

40.000 km

R$ 456

R$ 456

R$ 456

50.000 km

R$ 400

R$ 400

R$ 400

60.000 km

R$ 976

R$ 976

R$ 976

 

Fonte: Noticias Automotivas

 

Conheça também:

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-audi/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-bmw/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chery/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-chevrolet/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-citroen/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-fiat/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-ford/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-honda/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-hyundai/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-jeep/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-kia/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-land-rover/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mercedes-benz/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-mitsubish/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-nissan/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-peugeot/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-renault/

https://www.azisencoes.com.br/isencao-pcd-toyota/