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VOLVO XC60 T5 KINETIC 2.0T para PCD: preço, motor, consumo, versões (e detalhes)

O VOLVO XC60 T5 KINETIC 2.0T para PCD é uma das referências entre os SUVs médios no mercado nacional.

Ele oferece alta dose de segurança, boa lista de equipamentos de conforto e tecnologia, elevado refinamento interno e motorização eficiente. São três motores: um a gasolina, um a diesel e outro híbrido.

Atualmente, ele compete diretamente com outros modelos premium do segmento, como Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC. Todavia, se sobressai ainda pelo custo benefício melhor.

O XC60 2020 parte de R$ 245.950 e chega a R$ 335.950.

VOLVO XC60 T5 KINETIC 2.0T para PCD – Detalhes

Como destaque, o novo Volvo XC60 2020 traz um visual mais moderno, que segue boa parte das linhas do modelo topo da gama XC90.

Se sobressai o conjunto óptico totalmente em LED, capô longo, para-lamas alargados, vincos de linhas ascendentes nas laterais e lanternas em formato de “L” na traseira.

O Volvo XC60 2020 será equipado de série com faróis Full LED com nivelamento automático e auto-direcional, sistema multimídia com navegador GPS, Apple CarPlay e Android Auto, monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical e alerta de colisão frontal.

Há também o serviço Volvo On Call de segurança, proteção e conveniência, com assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.

Este recurso possibilita ainda, por meio do aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas e climatizar a cabine a distância.

As versões Inscription e R-Design do Volvo XC60 agregam o sistema City Safety, que opera quando o sistema de frenagem automática não consegue evitar uma colisão em potencial, em velocidades entre 50 e 100 km/h.

Há também Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda o motorista a evitar colisões com veículos que se aproximem vindo da pista contrária, e Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa o motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego.

Atual SUV mais vendido da Volvo (com mais de 1 milhão de vendas no mundo e 18 mil exemplares emplacados no Brasil), o XC60 acaba de chegar a sua segunda geração no mercado brasileiro.

O modelo intermediário e o topo de linha do Volvo XC60 oferecem ainda abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé sob o para-choque.

Veja também tudo sobre o Volvo V40.

VOLVO XC60 T5 KINETIC 2.0T para PCD – Novidades

A linha 2020 do Volvo XC60 foi anunciada com algumas novidades para o mercado brasileiro.

Essas mudanças se concentram na versão R-Design, que é a mais vendida no Brasil. O visual dessa configuração perdeu elementos cromados para dar lugar ao acabamento em preto brilhante. Além disso, ganhou novas rodas, novo acabamento na saída dupla do escapamento e leves alterações no interior.

A gama do Volvo XC60 2020 também recebeu uma nova versão, a Polestar Engineered, que se posiciona no topo da linha. Vendida por R$ 335.950, essa configuração aparece com o conjunto T8 híbrido, com motor 2.0 de 420 cv. Visualmente, as mudanças incluem novas rodas, detalhes em cromado ou preto brilhante, emblemas Polestar, cintos de segurança dourados e acabamento interior em tom carvão.

A Polestar deixou de ser uma divisão da Volvo para se tornar uma empresa separada, mas continua ajudando na configuração de modelos híbridos da marca.

Fora isso, a Volvo aplicou apenas mudanças pontuais em sua linha. A versão Inscription, por exemplo, deixa de ser oferecida com as configurações T5 gasolina e D5 diesel, para ter apenas a T8 híbrida.

As mudanças para a linha 2020 certamente foram poucas quando as comparamos com as novidades da linha 2019. No ano passado, a linha passou a ter a nova configuração D5 com motor turbodiesel, disponível nas versões de acabamento Momentum e Inscription.

O motor usado no utilitário-esportivo premium a diesel é um 2.0 Drive-E turbodiesel de quatro cilindros em linha. Ele consegue desenvolver 238 cavalos de potência e 48,9 kgfm de torque, disponível entre 1.750 e 2.250 rpm.

Junto a ele está uma transmissão automática Geatronic de oito velocidades e sistema de tração nas quatro rodas.

Além disso, o XC60 Momentum, com motor T5 a gasolina ou D5 turbodiesel, incorporou controle de cruzeiro adaptativo, que adapta a velocidade e a distância do Volvo em relação ao veículo da frente e consegue ainda frear de forma automática.

Há também o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist, que atua em velocidades de até 130 km/h.

O intermediário XC60 Inscription adotou banco do passageiro dianteiro com ajustes elétricos, painel de bordo com revestimento, bancos dianteiros com suporte lateral e apoio para as pernas com ajuste elétrico e bancos revestidos em couro perfurado.

Há também o assento infantil integrado ao banco traseiro, novidade para toda a linha do Volvo XC60. Este item permite melhor ajuste do cinto de segurança de três pontos para crianças.

Além disso, em 2019 o Volvo XC60 passou a ser importado da China. Antes, ele era trazido da Suécia.

Outra novidade importante foi a entrada do novo Volvo XC60 T8. Trata-se da configuração mais tecnológica e cara da gama, disponível na versão topo de linha R-Design, que estreia um inédito conjunto híbrido.

O novo Volvo XC60 T8 oferece um motor 2.0 litros turbo a gasolina e outro elétrico, que juntos entregam 407 cavalos de potência e 65 kgfm de torque.

Este propulsor pode atuar como gerador de energia para recarregar as baterias, que podem ser alimentadas ainda por uma tomada de 220 volts e carregador de 16 amperes, com recarga em apenas três horas.

De acordo com dados da Volvo, o XC60 T8 entrega consumo de excelentes 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada.

A Volvo fez uma parceria com a rede de supermercados Pão de Açúcar e com todos os shoppings Iguatemi do Brasil para instalar 250 pontos de carga em todo o território nacional. A marca vai oferecer ainda recarregadores para que os clientes possam instalar em suas próprias casas, por algo em torno de R$ 6 mil.

Ainda conforme a Volvo, a recarga completa do XC60 T8 em casa custa algo em torno de R$ 6. Nas estações de recarga, o serviço será gratuito e livre para qualquer carro elétrico e híbrido com o padrão europeu.

A Volvo acredita que o XC60 T8 vá representar 10% das vendas da gama XC60 no Brasil. Isso se traduz em cerca de 800 unidades por ano.

VOLVO XC60 T5 KINETIC 2.0T para PCD – Versões

A linha do Volvo XC60 2020 está disponível em diversas versões de acabamento, com três opções de motorização.

A configuração mais barata da gama do SUV médio premium é a Momentum, que tem as opções de motores T5 a gasolina ou D5 turbodiesel.

Em seguida, há as versões Inscription e R-Design, ambas disponíveis apenas com a configuração T8 híbrida. E no topo da gama aparece a nova versão Polestar Engineered, vendida também apenas na configuração T8.

Veja abaixo a gama do Volvo XC60 2020:

  • Volvo XC60 Momentum T5 2020
  • Volvo XC60 Momentum D5 2020
  • Volvo XC60 R-Design T8 2020
  • Volvo XC60 Inscription T8 2020
  • Volvo XC60 Polestar Engineered T8 2020

VOLVO XC60 T5 KINETIC 2.0T para PCD – Equipamentos

Segurança: airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem de emergência, cintos de segurança com pré-tensores e limititador de esforço, frenagem automática com visão noturna, controles de estabilidade e tração, sistema de alerta ao condutor, sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção contra impactos laterais e contra lesões na coluna cervical, sistema de proteção em saída de estrada, reconhecimento de placas de sinalização de velocidade, sistema inteligente de informação, alarme, sensor de monitoramento interno, assistente de partida em aclives e declives, assistente de descidas íngremes, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

Conforto: vidros elétricos nas quatro portas com one touch, banco para criança integrado ao banco traseiro, bancos dianteiros com ajustes elétrico e suporte lombar elétrico, assento do motorista com memória, ar-condicionado digital de duas zonas, volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, sensores de luz e chuva, paddle shifts, start/stop, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, retrovisores externos elétricos com desembaçador e memória, freio de estacionamento elétrico, entre outros.

Visual: teto solar panorâmico elétrico, faróis em LED autodirecionais e com nivelamento automático, faróis de neblina, luzes de condução diurna em LED, barras de teto em alumínio, grade frontal Momentum em preto brilhante, spoiler traseiro, rodas de alumínio de 19 polegadas, entre outros.

Acabamento: bancos revestidos em couro perfurado, acabamento interno em Ion Ore Aluminium, apoio de braço dianteiro e traseiro com porta-copos e porta-objetos, alavanca de câmbio em couro, volante em couro, entre outros.

Tecnologia: oferece sistema multimídia com tela de nove polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz e comando no volante, sistema de navegação Sensus Navigation Pro, sistema de áudio com 10 alto-falantes e 330 watts, painel de instrumentos totalmente digital e personalizável com tela de 12,3 polegadas, sistema Pilot Assist de direção semiautônoma até 130 km/h, entre outros.

Volvo XC60 R-Design 

Conforto: ganha Chassi Sport.

Visual: ostenta soleiras de porta R-Design, grade frontal R-Design, para-choques esportivos R-Design, spoiler traseiro R-Design, rodas de 21 polegadas, entre outros.

Acabamento: traz bancos esportivos R-Design com revestimento em couro e nobuck, acabamento interno Metal Mesh, jogos de tapete R-Design, manopla de câmbio em cristal da marca Orrefors, pedais esportivos R-Design, volante esportivo R-Design em couro, entre outros.

Volvo XC60 Inscription 

Segurança: se diferencia da versão anterior pelo alerta de colisão traseira e o sistema de alerta de ponto cego com Cross Traffic Alert.

Conforto: conta com chave revestida em couro com controle remoto integrado e função memória, chave keyless para travamento, destravamento e partida do motor sem chave, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com função Hands-Free, retrovisores externos com escurecimento automático, bancos dianteiros com aquecimento e ajuste de extensão elétrico, banco do passageiro com memória, entre outros.

Visual: ganha rodas de alumínio de 20 polegadas, soleiras de porta Inscription, grade frontal Inscription cromada, entre outros.

Acabamento: adota painel de bordo revestido, acabamento interno Driftwood, bancos revestidos em couro Soft Perfurado com ventilação, entre outros.

Volvo XC60 Polestar Engineered 2020

Adiciona novas rodas, detalhes em cromado ou preto brilhante, emblemas Polestar, cintos de segurança dourados e acabamento interior em tom carvão.

Volvo XC60 – preços

O novo Volvo XC60 2020 pode ser encontrado em versões com preços que partem de R$ 245.950. Todavia, sua versão mais completa beira os R$ 335 mil.

Confira os preços do XC60 2020:

  • Volvo XC60 Momentum T5 2020 – R$ 245.950
  • Volvo XC60 Momentum D5 2020 – R$ 281.950
  • Volvo XC60 R-Design T8 2020 – R$ 299.950
  • Volvo XC60 Inscription T8 2020 – R$ 299.950
  • Volvo XC60 Polestar Engineered T8 2020 – R$ 335.950

VOLVO XC60 T5 KINETIC 2.0T para PCD – Motor

O Volvo XC60 2020 está disponível atualmente com três tipos de motorização diferentes.

Os modelos mais em conta são equipados com um motor 2.0 T5 a gasolina, dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote, componentes em alumínio e quatro cilindros.

Esta unidade é capaz de desenvolver 254 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 35,7 kgfm de torque, a 1.500 rpm. O motor T5 a gasolina trabalha com uma transmissão automática Geatronic de oito marchas e sistema de tração AWD nas quatro rodas.

Já as configurações intermediárias da gama escondem sob o capô o novo motor 2.0 D5 turbodiesel de quatro cilindros, dotado das mesmas tecnologias da unidade a gasolina.

Neste caso, são bons 235 cavalos de potência, entregues a 4.000 rpm, e 48,9 kgfm de torque, a 1.750 rpm.

Assim como no XC60 T5 a gasolina, os modelos XC60 D5 a diesel também usam um câmbio automático de oito relações e sistema de tração nas quatro rodas.

Por fim, o Volvo XC60 T8, o mais caro da gama, é o híbrido de destaque.

Ele tem um motor 2.0 T5 a gasolina e outro elétrico, que combinados conseguem gerar 320 cavalos de potência, a 5.700 rpm, e 40,8 kgfm de torque, a 2.200 rpm.

Há também a caixa automática de oito velocidades e tração AWD.

Volvo XC60 – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Volvo XC60 T5 2020 – 6,8 segundos e 220 km/h
  • Volvo XC60 D5 2020 – 7,2 segundos e 220 km/h
  • Volvo XC60 T8 2020 – 5,3 segundos e 230 km/h

Mais eficiente e com uma performance melhor, o Volvo XC60 T5 2020 vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e máxima de 220 km/h ante os 6,9 segundos e 210 km/h do antigo, que era bem mais leve, mas tinha motor 2.0 da Ford.

Dócil, macio e silencioso. Com torque começando em 1.500 rpm, o propulsor logo mostra disposição invejável para um 2.0 a bordo de um utilitário esportivo de porte e peso consideráveis.

Equipado com a transmissão automática Aisin de oito velocidades, o Drive-E 2.0 responde muito bem ao acelerador e pede mudanças na casa dos 2.000 rpm no uso urbano.

Sempre cheio quando precisa, o motor garante uma condução prazerosa na cidade, sobrando para o SUV nórdico.

Mantendo rotações até abaixo de 1.500 rpm sem emitir sinais de fraqueza, oriundos do temível “turbo lag”. No entanto, se a ideia é realmente saltar na frente, pode-se esperar uma boa arrancada entre 3.000 e 4.000 rpm.

Nas saídas rápidas, uma subida repentina até os 2.500 rpm é suficiente para deixar os motoristas do cotidiano um pouco mais atrás.

No modo Sport, as respostas são mais agressivas e a rotação elevada nos faz lembrar dos já desatualizados motores 2.0 aspirados, mas apenas nesse detalhe, pois o Volvo XC60 T5 2020 anda como se fosse um V6.

Além disso, a boa relação de marchas do Aisin, que mesmo no modo Drive, garante uma resposta surpreendente quando exigido.

Na cidade, com todo esse peso e usando o modo Eco, focado na eficiência energética, o SUV fez ótimos 9,8 km/litro. Algo bem superior aos 6,8 km/litro do antigo.

Pena o câmbio não ter paddle shifts na versão Inscription, primazia da R-Design, mas ainda assim nem é necessário buscar a alavanca para mudanças manuais.

Em realidade, esse resultado é o mesmo obtido no XC60 R-Design com motor 2.0 da Ford e câmbio de seis marchas. Na estrada, a nova geração com o Drive-E conseguiu também bons 10,2 km/litro, igualmente utilizando o modo Eco.

Não incomoda o bolso, mas poderia ser melhor.

O modo Comfort já é indicado mais para o cotidiano, quando se tem que sair rápido em algumas situações ou mesmo vencer subidas íngremes com mais desenvoltura, mas nada que não se faça no Eco.

Nesse caso há sim diferença na resposta e no consumo, que aumenta pelo corte de força.

Deve-se lembrar que entre este e o modo Comfort, durante uma condução sem pretensões esportivas ou em velocidade de cruzeiro sem alterações de velocidade, eles se aproximam muito e pouca diferença na performance é notada.

O Volvo XC60 2020 tem respostas mais ágeis no modo Dynamic, pois o sistema altera vários parâmetros da condução, deixando o carro mais nervoso.

Não há mudança no painel quando muda de configuração e nem é necessariamente obrigatório mudar o câmbio para Sport para perceber um aumento na agilidade.

Mas de volta à estrada, o Volvo XC60 2020 em sua versão T5 Inscription anda muito bem. Retomadas rápidas e sem esforço demasiado, permitem ultrapassagens seguras e um bom cruzeiro elevado com rotação em 2.000 rpm a 110 km/h.

No modo Sport e com a função Dynamic, o Volvo XC60 T5 2020 proporciona altas velocidades com conforto e controle total.

A dinâmica de condução é excelente, com direção elétrica leve o suficiente e bem direta, passando confiança e conforto ao motorista.

Na frente o conjunto é o McPherson com braço superior e molas com amortecedores telescópicos. Não há câmaras pneumáticas na traseira como no XC90 Inscription e, para falar a verdade, nem mesmo há molas helicoidais, pelo menos não na traseira.

No eixo traseiro, a suspensão possui uma curiosidade. Além das duas balanças de alumínio e dos vários braços estabilizadores, há dois amortecedores e um feixe de molas de um tipo de polímero amarelo, que une as duas rodas.

O conceito é semelhante ao usado pelo finado Fiat Mille, por exemplo.

Esse conjunto mecânico é comum dos demais modelos da plataforma SPA quando sem a suspensão a ar.

Os freios são muito bons e garantem paradas bem agressivas com segura e sem desequilíbrio do conjunto. Isso também em boa parte por conta do conjunto de suspensão bem estável e ao mesmo tempo muito confortável.

Além disso, dá ao Volvo XC60 2020 bom controle em curvas e desvios rápidos, mantendo uma neutralidade importante para um carro desse porte.

Mesmo em lombadas, depressões, buracos ou elevações exageradas no piso, o conjunto se mostra muito macio e em nenhum momento bate no fim do curso.

A gestão de força do conjunto motor/câmbio/diferenciais com o trabalho da suspensão, dá ao modelo um bom comportamento no fora de estrada no modo Off-Road, quando o utilitário esportivo modula bem as forças nos dois eixos, lendo cada roda durante o processo e garantindo tração, controle e segurança na medida suficiente.

O controle de cruzeiro adaptativo a bordo é outro recurso bom, mas o controle direcional chama atenção pela precisão, mesmo com faixas de rolamento quase apagadas.

Mas o Pilot Assist vai até 130 km/h de limite, o sistema agora permite rodar tanto na cidade quanto na estrada sem as mãos no volante, mas apenas por alguns segundos, pois um alerta sempre pede que o motorista toque a direção para manter-se alerta.

Recomenda-se extrema cautela com essa tecnologia, especialmente em estrada com ondulações grandes, mesmo dentro do limite da via e em reta, pois tivemos que corrigir algumas vezes.

Mas ainda não estamos num nível de automação elevado, pois a velocidade não varia sem um veículo na frente e nem há uma atenção quanto às curvas feitas em velocidade elevada.

Volvo XC60 – Consumo

Cidade

  • Volvo XC60 T5 2020 – 8,4 km/litro na gasolina
  • Volvo XC60 D5 2020 – 8,5 km/litro na gasolina
  • Volvo XC60 T8 2020 – 19 km/litro na gasolina

Estrada

  • Volvo XC60 T5 2020 – 10,2 km/litro na gasolina
  • Volvo XC60 D5 2020 – 10,3 km/litro na gasolina
  • Volvo XC60 T8 2020 – 20 km/litro na gasolina

O Volvo XC60 2020 tem um bom consumo, especialmente na cidade, onde um veículo de quase 2,2 toneladas.

Na estrada, o SUV supera a geração anterior, que tinha consumo abaixo de 10 km/litro, mesmo sendo mais de 200 kg mais leve.

O destaque, porém, fica com a nova versão híbrida T8, que consegue entregar consumo médio de combustível de 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada.

Esses números combinam o motor a combustão com o elétrico.

Volvo XC60 – Manutenção e Revisão

O custo de manutenção do Volvo XC60 2020, o custo de manutenção até 60.000 km, incluindo seis revisões, é de R$ 11.144. O valor é muito elevado, mesmo para um SUV premium.

E mais, as revisões são feitas a cada 10.000 km ou seis meses, um período muito curto também. Além disso, a revisão dos 120.000 km ou 72 meses custa absurdos R$ 8.399.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços XC60 2020

10.000 km

R$ 999

20.000 km

R$ 1.949

30.000 km

R$ 999

40.000 km

R$ 2.499

50.000 km

R$ 999

60.000 km

R$ 3.699

Volvo XC60 – Ficha Técnica

Motor

2.0 T5

2.0 D5

2.0 T8 (híbrido)

TipoDianteiro, transversal, gasolinaDianteiro, transversal, dieselDianteiro, transversal, híbrido
Número de cilindros444
Cilindrada em cm³1.9691.9691.969
Válvulas444
Taxa de compressão10,8:115,8:110,3:1
Injeção eletrônica de combustívelDiretaDiretaDireta
Potência máxima254 cv a 5.500 rpm235 cv a 4.000 rpm320 cv a 5.700 rpm
Torque máximo35,7 kgfm a 1.500 rpm48,9 kgfm a 1.750 rpm40,8 kgfm a 2.200 rpm

Transmissão

TipoAutomática de 8 marchasAutomática de 8 marchasAutomática de 8 marchas

Tração

TipoIntegral AWDIntegral AWDIntegral AWD

Freios

TipoDisco ventilado nas 4 rodasDisco ventilado nas 4 rodasDisco ventilado nas 4 rodas

Direção

TipoEletro-hidráulicaEletro-hidráulicaEletro-hidráulica

Suspensão

DianteiraIndependente, braços sobrepostosIndependente, braços sobrepostosIndependente, braços sobrepostos
TraseiraIndependente, multibraçoIndependente, multibraçoIndependente, multibraço

Rodas e pneus

RodasLiga-leve de 19 polegadasLiga-leve de 19 polegadasLiga-leve de 20 polegadas
Pneus235/55 R19235/55 R19225/45 R20

Dimensões

Comprimento total (mm)4.6884.6884.688
Largura sem retrovisores (mm)1.9021.9021.902
Altura (mm)1.6581.6581.658
Distância entre-eixos (mm)2.8652.8652.865

Capacidades

Porta-malas (litros)505505505
Tanque (litros)607150
Carga útil (kg)585542585
Peso em ordem de marcha (kg)2.1152.1182.174
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,320,320,32

Fonte: Noticias Automotivas

 

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