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FORD KA SE para PCD:

FORD KA SE para PCD – detalhes, versões, preço, consumo, motor

Este é o Ford Ka PCD 2020. A terceira geração do Ford Ka chegou ao mercado brasileiro no ano de 2014 como a aposta da marca norte-americana para peitar o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 de igual para igual.

E a estratégia da empresa deu certo: o Ka conseguiu fechar o ano de 2018 como o terceiro carro mais vendido no País, com mais de 103 mil exemplares comercializados.

O que agrada muito os proprietários do Ford Ka PCD 2020 é que ele tem dois motores bem modernos, um 1.0 de três cilindros e até 85 cavalos de potência, e o outro é um 1.5 de até 136 cavalos, ambos entregando um bom desempenho ao Ford Ka.

Visualmente atualizado, o Ford Ka PCD 2020 aparece em boa forma para ampliar as vendas, trazendo mudanças estruturais importantes, não só em segurança, como também em conforto, assim como motor 1.5 bem potente e novas caixas de transmissão, não deixando de lado a conectividade ampliada com o SYNC 2.5.

Mais itens de proteção e controle dinâmico foram introduzidos, assim como uma mudança no perfil dos dois produtos (sedã e hatch), que agora são acrescidos do aventureiro FreeStyle, que também vem surfar na onda dos utilitários esportivos.

Atendendo um segmento que já representa 48% do mercado de compactos, a chegada do câmbio automático é o que faltava para o Ford Ka deslanchar.

FORD KA SE para PCD – Detalhes e Novidades

Somente os olhares mais atentos conseguirão reparar as novidades estéticas do Ford Ka PCD 2020. A dianteira traz como destaque o novo para-choque, que tem desenho alterado com uma nova tomada de ar inferior e faróis de neblina inseridos num nicho em formato de “C”, que nas versões topo de linha conta com um detalhe cromado.

Há ainda uma nova grade hexagonal, igualmente cromada nas configurações mais caras, faróis e lanternas com novo layout interno, novas rodas de liga-leve de 15 polegadas e calotas de 14 polegadas, retrovisores com opção de repetidores de seta e para-choque traseiro cujo desenho acompanha o padrão da peça dianteira.

O carro agora traz ainda reforços estruturais para melhorar a segurança, como aços de alta resistência em diversos pontos da estrutura, reforços extras no teto e nos pilares e aços mais espessos em até 1,2 mm. De acordo com a Ford, estas mudanças renderam um aumento de 5,3% na rigidez torcional do Ka 2020 hatch e 9,2% do Ka 2020 Sedan.

Por dentro, você ainda vai se sentir dentro de um Ka 2019 de terceira geração. Isso porque, diferente do EcoSport, o carro ganhou mudanças apenas sutis. O destaque fica por conta do novo console central, que agora ostenta uma tela do tipo “flutuante” sensível ao toque de 6,5 polegadas no topo, com o SYNC 2.5 e recursos como Apple CarPlay e Android Auto.

Nas medidas, são 3,94 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,52 m de altura, com entre-eixos de 2,49 m. O porta-malas tem capacidade para 257 litros.

FORD KA SE para PCD – Impressões Visuais

O Ford Ka PCD 2020 ficou visualmente mais atraente, especialmente na versão Titanium do Ka Sedan, que adicionou frisos horizontais cromados na grade e outros detalhes reluzentes na parte frontal, mas sem ficar um ar pesado. O hatch ficou mais equilibrado com a alteração na estética.

No caso do Ka FreeStyle, o aventureiro tem um aspecto interessante e divertido, exatamente o que procura quem quer algo diferenciado em estética e ajuste de conforto, já que tem suspensão elevada e mudanças no perfil de condução. Por dentro, o ambiente do “CUV” tem boa mescla de tonalidades e agrada pela proposta.

Já os Ka e Ka Sedan 2020 sem dúvida melhoraram em termos de conectividade, apesar de perderem o SYNC 3 para ganhar o menos equipado SYNC 2.5, assim como a rearranjo do console central e o túnel modificado para a transmissão automática. Na versão Titanium, o botão Ford Power e os bancos em couro dão mais impressão de atenção com o produto por parte da marca, já que antes ele ia até a opção SEL.

Mas, ainda assim, o volante já parece cansado, assim como a instrumentação muito simples para a nova pegada que o Ford Ka PCD 2020 pretende seguir daqui para frente. Coisas como espaço interno continuam iguais, assim como os pequenos bagageiros de hatch e sedã, que possuem somente 257 e 445 litros, respectivamente.

No geral, o Ford Ka PCD 2020 melhorou pouco no aspecto do acabamento, ficando mesmo os equipamentos como importante diferencial. O pequeno da Ford ainda precisa crescer em termos de tamanho e proposta (ainda mais agora que não tem o New Fiesta acima dele) para que alguns detalhes como os citados sejam revisados.

FORD KA SE para PCD – Versões

  • Ka S 1.0 MT 2020
  • Ka SE 1.0 MT 2020
  • Ka SE Plus 1.0 MT 2020
  • Ka SE Plus 1.5 MT 2020
  • Ka SE 1.5 AT 2020
  • Ka SE Plus 1.5 AT 2020
  • Ka FreeStyle 1.0 MT 2020
  • Ka FreeStyle 1.5 AT 2020
  • Ka Titanium 1.5 AT 2020

FORD KA SE para PCD – Impressões ao Dirigir

Gramado-RS – A Ford promoveu um test drive com a imprensa especializada na região serrana do Rio Grande do Sul, onde testamos o Ford Ka SE 1.5 AT 2019, que custava R$ 56.490 (agora sai por R$ 57.890) e é a opção mais em conta da novidade com transmissão automática. Logo de cara, o motor Dragon 1.5 Ti-VCT mostra sua força em saídas vigorosas para um hatch compacto leve.

O propulsor tem resposta imediata ao acelerador e com giro na casa de 2.000 rpm, a caixa 6F15 troca de velocidade de forma suave e precisa, não segurança marcha de forma indevida. Com bom acerto, o conjunto boas acelerações até 6.500 rpm se o condutor assim o exigir. Nas ultrapassagens, o ponteiro sobe para a casa dos 3.000 rpm, podendo chegar a 4.000 rpm em nas que exigem mais agilidade.

Em retomada, o novo câmbio automático mantém um giro mais alto se percebe a intenção do condutor em voltar a acelerar, garantindo boa resposta com isso. Na descida de serra, também mantém uma redução para garantir mais segurança. Isso tudo ocorre no modo Drive, que permite rodar na estrada a 80 km/h com 1.800 rpm, enquanto na cidade o giro fica na casa de 1.500 rpm.

Sem muito esforço, o propulsor Dragon dá um “plus” a mais no modo Sport, deixando a rotação 1.500 rpm mais alta que o normal, atingindo facilmente 5.000 rpm, mas dando ao compacto um desempenho bem superior ao do velho Sigma 1.5 de até 110 cavalos. Falando nisso, são 128 cavalos na gasolina e 136 cavalos no etanol, tendo boa parte dos 16,1 kgfm aos 1.500 rpm.

Manualmente, de forma pouco ergonômica no botão da alavanca, o 6F15 só mudará a marcha em caso extremo, por exemplo, quando o giro cai além de 1.000 rpm ou a rotação alcance 6.500 rpm, quando então outra marcha, mais alta, entra para deixar a coisa mais suave. Nesse item, o três cilindros funciona sem vibração aparente, graças aos coxins hidráulicos, bem como trabalha sem excesso de ruído no habitáculo (melhorado em isolamento), dando assim mais prazer e conforto ao dirigir.

Na condução, a direção elétrica ficou mais firme e direta, passando mais confiança ao dirigir, enquanto os freios oferecem boa resposta ao serem exigidos. Já a suspensão ficou um pouco mais durinha, mas absorvendo melhor as irregularidades, inclusive em estrada de terra batida e seus eventuais buracos.

Em curvas, o Ford Ka PCD 2020 se apresenta comportado nessa opção, que não tem controles de tração ou estabilidade. Como primeira impressão, o compacto agradou pelas melhorias feitas e pela performance oferecida pelo conjunto motriz. Vamos esperar uma oportunidade para avaliação mais longa das outras opções do modelo.

FORD KA SE para PCD – Equipamentos

Ford Ka S 1.0 2020 – motor 1.0 3 cilindros flex, de 80/85 cv e 10,2/10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: 2 Air Bags frontais (motorista e passageiro), 4 tapetes de borracha, Abertura elétrica do porta-malas, Ajuste de altura do banco do motorista e coluna de direção, Apoio de cabeça traseiros central, Ar condicionado, Banco traseiro bipartido 60/40, Cintos de segurança traseiro central de 3 pontos, Direção elétrica, Faróis dianteiros escurecidos, Ford Easy-Start, Freios ABS com EBD, Grade dianteira em formato colmeia, Indicador de troca de marcha no painel, ISOFIX, Limpador e desembaçador do vidro traseiro, Pneus 175/65 R14, Roda de aço de 14” com calota integrada, Trava elétrica das portas com controle remoto e Vidros elétricos dianteiros.

Ford Ka SE 1.0 2020 – motor 1.0 3 cilindros flex, de 80/85 cv e 10,2/10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + Capa dos retrovisores externos na cor do veículo, Conexão Bluetooth, Entrada USB, Maçanetas externas na cor do veículo e My Connection com Comandos de Voz.

Ford Ka SE Plus 1.0 2020 – motor 1.0 3 cilindros flex, de 80/85 cv e 10,2/10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + Conectividade com Car Play e Android Auto, Farol de neblina dianteiro, Retrovisores externos com ajuste elétrico, SYNC 2.5, Sensor de estacionamento traseiro, Tela de LCD multifuncional touchscreen no painel central 7″, Vidros elétricos dianteiros e traseiros.

Ford Ka SE Plus 1.5 2020 – motor 1.5 flex, de 128/136 cv e 15,6/16,1 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: mesmos itens da versão SE Plus 1.0.

Ford Ka SE 1.5 AT 2020 – motor 1.5 flex, de 128/136 cv e 15,6/16,1 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: todos os itens da SE 1.5 MT + Piloto automático, Roda Aço 15″ e Transmissão Automática 6 Velocidades.

Ford Ka SE Plus 1.5 AT 2020 – motor 1.5 flex, de 128/136 cv e 15,6/16,1 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: todos os itens da SE Plus 1.5 MT + Piloto automático e Transmissão Automática 6 Velocidades.

Ford Ka FreeStyle 1.0 2020 – motor 1.0 3 cilindros flex, de 80/85 cv e 10,2/10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: todos os itens da SE Plus 1.0 + AdvanceTrac (Controle eletrônico de estabilidade e tração), Assistente de Partida em Rampas, Bancos revestidos com acabamento premium e tecido, Rack de Teto e Roda Liga Leve 15″.

Ford Ka FreeStyle 1.5 AT 2020 – motor 1.5 flex, de 128/136 cv e 15,6/16,1 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: todos os itens da SE Plus 1.5 AT + 4 Air bags (Frontais e Laterais), AdvanceTrac (Controle eletrônico de estabilidade e tração), Assistente de Partida em Rampas, Bancos revestidos com acabamento premium e tecido, Câmera de ré, Rack de Teto e Roda Liga Leve 15″.

Ford Ka Titanium 1.5 AT 2020 – motor 1.5 flex, de 128/136 cv e 15,6/16,1 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: todos os itens da SE Plus 1.5 AT + 4 Air bags (Frontais e Laterais), AdvanceTrac (Controle eletrônico de estabilidade e tração), Alarme anti furto Perimétrico e Volumétrico, Assistente de Partida em Rampas, Bancos revestidos com acabamento premium, Câmera de ré, Partida sem chave – Ford Power e Roda Liga Leve 15″.

FORD KA SE para PCD – Preços

  • Ka S 1.0 MT 2020 – R$ 45.490
  • Ka SE 1.0 MT 2020 – R$ 46.290
  • Ka SE Plus 1.0 MT 2020 – R$ 49.790
  • Ka SE Plus 1.5 MT 2020 – R$ 55.790
  • Ka SE 1.5 AT 2020 – R$ 57.890
  • Ka SE Plus 1.5 AT 2020 – R$ 60.390
  • Ka FreeStyle 1.0 MT 2020 – R$ 56.690
  • Ka FreeStyle 1.5 AT 2020 – R$ 68.390
  • Ka Titanium 1.5 AT 2020 – R$ 68.990

FORD KA SE para PCD – Motores

Uma das principais novidades do Ford Ka 2020 está na motorização, presente desde o ano passado. O modelo compacto deixa de lado o 1.5 Ti-VCT flex de quatro cilindros, que entregava potência máxima de 110 cv e torque máximo de 14,6 kgfm, para usar o mesmo motor do EcoSport de entrada, um 1.5 litro Dragon flex de três cilindros, que é mais moderno, potente, “torcudo” e eficiente.

Esta unidade é dotada de bloco de alumínio, duplo comando de válvulas e correia imersa em óleo. São 128 cavalos de potência com gasolina e 136 cv com etanol, a 6.500 rpm, e torque de 15,6 e 16,1 kgfm, respectivamente, a 4.750 rpm.

Outra novidade fica por conta do câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, além da nova transmissão manual de cinco marchas com ré sincronizada.

As versões de entrada do Ford Ka 2020 seguem sendo ofertadas com o 1.0 litro Ti-VCT flex de três cilindros, que consegue entregar 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, a 6.500 rpm, e torque de 10,2 e 10,7 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm. Ele está disponível somente com o câmbio manual de cinco marchas.

De concepção moderna, embora com bloco de ferro, o 1.0 3C Ti-VCT é um pequeno, mas forte motor, que entrega 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, sendo o mais potente do mercado com suas características – que não envolvem o emprego de turbocompressor ou injeção direta de combustível – ambos a 6.500 rpm.

Além disso, o pequeno 1.0 3C Ti-VCT fornece também bom torque em baixas rotações e entrega 10,2 kgfm na gasolina e 10,7 kgfm no etanol, obtidos à 3.500 rpm. Este motor faz o Ka 2020 ir de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos e proporciona velocidade máxima de 166 km/h.

O consumo com etanol é de 8,9 km/litro e 10,4 km/litro na estrada, enquanto com gasolina ele faz 13,0 km/litro no ciclo urbano e 15,1 km/litro no rodoviário. O motor trabalha apenas com câmbio manual de cinco marchas.

FORD KA SE para PCD – Desempenho

A respeito do desempenho, o novo Ford Ka 1.0 manual consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h.

Já o Ka 2020 com motor 1.5 manual cumpre a mesma prova de aceleração em 9,9 segundos e tem velocidade limitada a 181 km/h. Com transmissão automática, esses números passam para 10,7 s e 181 km/h.

O câmbio manual de cinco marchas no modelo 1.5 tem as mesmas boas características da versão 1.0, sendo bem adequadas ao propósito do modelo. De modo geral, o compacto tem bom ajuste da suspensão, filtrando bem as irregularidades do solo, bem como estabilidade adequada.

A direção elétrica é muito leve, mas ao mesmo tempo bem precisa em velocidade, garantindo segurança ao condutor. Os freios também são suficientes para o Ka 2020, embora os dianteiros tenham discos sólidos na versão 1.0.

A posição de dirigir é correta e o cockpit é envolvente, não dando tanto a impressão de espaço que se espera dele. Atrás, o espaço para as pernas é reduzido, como esperado. Já o porta-malas é mediano. O Ka 2020 foi feito mesmo para quatro adultos e uma criança no meio.

Mas, os fixadores Isofix ficam nas laterais, junto com os cintos de três pontos, pois o central é subabdominal. Mesmo assim, parece que o modelo caiu no gosto do consumidor brasileiro.

FORD KA SE para PCD – Consumo

Ford Ka 1.0 MT 2020

  • Consumo na cidade – 9,2 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,7 km/l com álcool e 15,5 km/l com gasolina

Ford Ka 1.5 MT 2020

  • Consumo na cidade – 8,4 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,3 km/l com álcool e 14,8 km/l com gasolina

Ford Ka 1.5 AT 2020

  • Consumo na cidade – 7,8 km/l com álcool e 10,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,1 km/l com álcool e 14,2 km/l com gasolina

FORD KA SE para PCD – Manutenção e Revisão

Revisão

Custo
QuilometragemPreços 1.0Preços 1.5
10.000 kmR$ 359R$ 359
20.000 kmR$ 447R$ 447
30.000 kmR$ 574R$ 574

 

FORD KA SE para PCD – Ficha Técnica

Motor

1.0 3C1.5 3C
TipoDianteiro transversal, gasolina e etanolDianteiro transversal, gasolina e etanol
Número de cilindros3 em linha3 em linha
Cilindrada em cm39971.499
Válvulas1212
Taxa de compressão12:112:1
Injeção eletrônica de combustívelMultipontoMultiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 80 cv @ 6.500 rpm / Etanol: 85 cv @ 6.500 rpmGasolina: 128 cv @ 6.500 rpm / Etanol: 136 cv @ 6.500 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 10,2 kgfm @ 3.500 rpm / Etanol: 10,7 kgfm @ 3.500 rpmGasolina: 15,6 kgfm @ 4.750 rpm / Etanol: 16,1 kgfm @ 4.750 rpm

Transmissão

TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchas ou automático de 6 marchas com conversor de torque

Freios

TipoDisco / tamborDisco ventilado / tambor

Direção

TipoElétricaElétrica

Suspensão

DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção

Rodas e Pneus

RodasAço de 14 polegadas ou 15 polegadasAço 14 polegadas ou liga-leve 15 polegadas
Pneus175/65 R14 ou 195/55 R15175/65 R14, 195/55 R15 ou 185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)3.9413.941
Largura sem retrovisores (mm)1.6951.695
Altura (mm)1.5251.525
Distância entre os eixos (mm)2.4912.491

Capacidades

Porta-malas (litros)257257
Tanque (litros)5151
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)423405
Peso em ordem de marcha (kg)1.0371.135
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,3380,338

Fonte: Noticias Automotivas

 

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