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Toyota SW4 para PCD: preço, consumo, versões, equipamentos (detalhes)

Toyota SW4 para PCD – Com visual moderno, boa lista de equipamentos e motorização robusta, a Toyota SW4 PCD 2020 se posiciona como um dos utilitários-esportivos mais vendidos no mercado nacional.

Ao contrário do que acontece com a rival Chevrolet Trailblazer 2020, que compartilha boa parte do visual com a picape S10, a SW4 2020 tem linhas exclusivas em relação a Hilux 2020, seu modelo de base. O chamariz fica por conta da dianteira agressiva, com faróis em LED na versão mais cara.

A Toyota SW4 na linha 2020 está disponível nas versões de acabamento SR, SRV, SRX e SRX Diamond. As duas primeiras são equipadas com um motor 2.7 litros flex, enquanto as duas últimas contam com um 2.8 litros turbodiesel.

Os preços começam em R$ 175.990, podendo alcançar salgados R$ 279.990 em sua configuração mais completa.

Toyota SW4 para PCD – Detalhes

A Toyota SW4 PCD 2020 mede 4,79 m de comprimento, 1,85 de largura, 1,83 de altura e 2,74 de entre-eixos, chamando a atenção com seus muitos cromados e luzes de LED. Os faróis têm desenho fluido, agregando projetor de LED para facho alto e baixo, assim como luzes diurnas em LED e repetidores de direção.

Os faróis de neblina têm moldura cromada e o para-choque ficou mais proeminente, sendo exclusivos do modelo. A grade é cromada e tem um grande logotipo da Toyota. As rodas de liga leve aro 18 polegadas vêm com pneus 265/60 R18.

Retrovisores são rebatidos eletricamente e frisos cromados estão na base das janelas e maçanetas. Estribos presentes para facilitar a entrada. Na traseira, as lanternas são em LED e o cromado na tampa chamam atenção.

Há um defletor de ar no teto. Com colunas C bem inclinadas e com base elevada, a Toyota SW4 PCD 2020 ganha um aspecto mais esportivo e dinâmico.

No ambiente, há uma mescla de tonalidades e materiais no acabamento, tendo couro em tons marrom e preto, detalhes imitando madeira e em preto brilhante, maçanetas cromadas e apliques em cor prata.

A Toyota SW4 PCD 2020 tem volante com visual é mais moderno, couro, paddle shifts e comandos diversos, bem como piloto automático na coluna. Os instrumentos são analógicos e possuem display TFT.

No painel, portas e assentos, além do apoio de braço central e do volante, são revestidos em couro, mas a parte superior é em madeira. A Toyota SW4 PCD 2020 tem uma multimídia que não é muito intuitiva, embora tenha DVD, TV Digital, câmera de ré, navegador, entre outros.

Até na terceira fileira, o ar condicionado dual zone tem difusores, além de comandos adicionais na segunda fileira. Os dois porta-luvas possuem espaço razoável, sendo o superior refrigerado e acionado por botão personalizado.

Logo acima, modos de tração (4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida), controle de descida, desbloqueio do diferencial traseiro, desligamento de ESP e TCS, entradas USB e auxiliar, bem como fonte 12V.

O túnel central tem base da alavanca prateada e aparência em madeira. O porta-copos é coberto por uma tampa.

O banco do motorista tem regulagens elétricas, enquanto o freio de estacionamento é mecânico. A iluminação interna em LED chama atenção, assim como as múltiplas regulagens da segunda e terceira fileiras.

Dentro da Toyota SW4 PCD 2020, o espaço interno é muito bom, sendo que até os dois assentos retráteis da terceira fileira possuem encostos reguláveis. Ainda há (muito pouco) espaço para algumas sacolas ou mochila, mesmo com eles muito inclinados.

O porta-malas tem um bom espaço e ainda conta com tampa de acionamento elétrico para abrir e fechar, melhorando o acesso ao bagageiro. O reforço na identidade da SW4 é visível (além do porta—luvas superior) também nas colunas internas das portas, com identificações do modelo.

Toyota SW4 para PCD – Novidades

A linha 2020 da Toyota SW4 foi anunciada em julho de 2019 com novidades interessantes. Uma das principais foi a adição de mais airbags, totalizando sete bolsas em todas as versões.

Além disso, o modelo também recebeu uma nova central multimídia, que nas versões mais caras tem uma tela de oito polegadas, com capacidade de receber dois toques simultâneos, sendo possível dar zoom. O GPS do equipamento também foi aprimorado.

Fora isso, a linha continua com as novidades aplicadas na linha 2019, como a nova versão especial SRX Diamond, que tem como base a SRX com sete lugares e motor turbodiesel. Esta configuração se posiciona como a opção mais cara da gama, com o salgado preço de quase R$ 280 mil.

Entre os diferenciais, a SW4 SRX Diamond oferece rodas de liga-leve de 18 polegadas com desenho exclusivo (herdadas da Hilux), protetores de para-choque na cor preta, bancos, portas e painel com revestimento em couro na cor bege, chave personalizada com capa na cor branca e bancos dianteiros com sistema de ventilação.

Outra exclusividade é o sistema de som premium da marca JBL, dotado de 10 alto-falantes e um subwoofer. Há ainda tapetes e soleiras com o logotipo Diamond. O modelo está disponível somente nas cores Marrom Urban e Branco Perolizado, sendo que esta última eleva o preço do SUV.

Além disso, a versão SR flex de sete lugares deixa de ser comercializada. Agora o modelo mais em conta da gama com sete lugares é o SRV 2.7 Flex AT 2020.

Fora isso, a SW4 2020 segue sem mudanças. As versões mais caras oferecem recursos como tampa do porta-malas com abertura elétrica e memória para ajuste de altura, faróis em LED, bancos dianteiros elétricos, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com iluminação de boas-vindas, chave presencial, partida por botão, sete airbags, entre outros.

Toyota SW4 para PCD – Versões

Confira abaixo a gama de versões da Toyota SW4  2020:

  • Toyota SW4 SR 2.7 Flex MT 2020 (5 lugares)
  • Toyota SW4 SR 2.7 Flex AT 2020 (5 lugares)
  • Toyota SW4 SRV 2.7 Flex AT 2020 (7 lugares)
  • Toyota SW4 SRX 2.8 Diesel AT 4×4 2020 (5 lugares)
  • Toyota SW4 SRX 2.8 Diesel AT 4×4 2020 (7 lugares)
  • Toyota SW4 SRX Diamond 2.8 Diesel AT 4×4 2020 (7 lugares)

Toyota SW4 para PCD– Equipamentos

A Toyota SW4 2020 é ofertada em três versões SR, SRV e SRX. Todas são equipadas com transmissão automática de seis velocidades, exceto uma opção da primeira, que é equipada com motor 2.7 Flex, enquanto a topo de linha tem motor diesel 2.8.

Toyota SW4 SR 2.7 Flex 2020

Segurança: sete airbags, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, controles de estabilidade e tração, assistente de subida, assistente de reboque, luz auxiliar de freio em LED, luz de condução diurna, luz de frenagem emergencial, freios ABS com EBD e BAS, sensor de estacionamento traseiro, Isofix, entre outros.

Conforto: acendimento automático dos faróis, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, rebatível, reclinável e com descansa-braços, chave tipo canivete, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, compartimento refrigerado no painel, controle de cruzeiro, faróis com follow me home, modos de condução Eco e Power, vidros, travas e retrovisores elétricos, entre outros.

Visual e acabamento: estribos laterais na cor preta, retrovisores externos com indicadores de direção, bancos revestidos em tecido, aerofólio traseiro, barras longitudinais de teto, faróis e lanternas de neblina, lanternas traseiras em LED, maçanetas internas cromadas, para-barros dianteiros e traseiros, entre outros.

Tecnologia: sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS, TV digital, CD e DVD player, Bluetooth, câmera de ré, entradas USB e auxiliar e seis alto-falantes, computador de bordo monocromático, entre outros.

Toyota SW4 SRV 2.7 Flex 2020

Segurança: recebe alarme perimétrico e volumétrico com acionamento a distância.

Conforto: se diferencia pelo ar-condicionado digital, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento das portas sem chave, partida do motor sem chave, vidros elétricos nas quatro portas com one touch e antiesmagamento, volante com paddle shifts, entre outros.

Visual e acabamento: agrega bancos revestidos em couro e material sintético, console central com acabamento em couro, acabamento em padrão madeira no console central e volante e maçanetas externas cromadas.

Tecnologia: traz computador de bordo com tela TFT colorida de 4,2 polegadas.

Toyota SW4 SRX 2.8 Diesel AT 4×4 2020

Segurança: agrega assistente de descida e bloqueio do diferencial traseiro com acionamento elétrico.

Conforto: se sobressai pela tampa do porta-malas com abertura elétrica e função de memória para ajuste de altura da tampa, banco do passageiro dianteiro com ajustes elétricos, luz de leitura individual dianteira em LED, retrovisores externos com iluminação de boas-vindas, seletor para troca de tração, entre outros.

Visual e acabamento: traz estribos laterais na cor prata, faróis alto e baixo em LED com nivelamento automático, moldura das janelas cromadas, soleiras de porta e rodas exclusivas.

Toyota SW4 SRX Diamond 2.8 Diesel AT 4×4 2020

Conforto: traz bancos dianteiros ventilados.

Visual e acabamento: agrega bancos revestidos em couro perfurado, acabamento interno em couro bege, soleiras das portas exclusivas, tapetes com acabamento diferenciado, protetor de para-choque, detalhes no painel, badge Diamond, grade frontal exclusiva e novas rodas diamantadas.

Tecnologia: traz sistema de som premium JBL com 10 alto-falantes e um subwoofer.

Toyota SW4 para PCD – Preços

A atual gama da SW4 2020 pode ser encontrada com preços que começam em R$ 175.990. Confira abaixo todos os preços praticados pela Toyota:

  • Toyota SW4 SR 2.7 Flex AT 2020 (5 lugares) – R$ 175.990
  • Toyota SW4 SRV 2.7 Flex AT 2020 (7 lugares) – R$ 191.990
  • Toyota SW4 SRX 2.8 Diesel AT 4×4 2020 (5 lugares) – R$ 262.990
  • Toyota SW4 SRX 2.8 Diesel AT 4×4 2020 (7 lugares) – R$ 268.990
  • Toyota SW4 SRX Diamond 2.8 Diesel AT 4×4 2020 (7 lugares) – R$ 279.990

*Preços com base no configurador online da Toyota em dezembro de 2019.

Toyota SW4 para PCD – Motor

A Toyota SW4 2020 utiliza dois propulsores no Brasil, sendo que o motor de entrada é o mesmo da antiga geração. Trata-se do Dual VVT-i Flex 2.7 com 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 rpm, com gasolina.

O torque máximo é de 25 kgfm, tanto com etanol quanto com gasolina, sempre a 4.000 rpm.

As outras versão são compostas pelo novo motor diesel 2.8 1GD com 177 cv e 45,9 kgfm.

A transmissão é sempre automática de seis marchas com modos Eco Power. A tração é 4×2 nos modelos 2.7 flex e 4×4 com reduzida nas variantes 2.8 diesel.

Toyota SW4 para PCD– Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Toyota SW4 2.7 AT –  14,5 segundos e 165 km/h
  • Toyota SW4 2.8 AT –  11,8 segundos e 180 km/h

A Toyota SW4 2020 tem um bom desempenho apenas nas versões mais potentes, pois a SR Flex é manca com seu motor flexível. Na Toyota SW4 SR 2.7 Flex 2020, a decepção é nítida. Ele entrega 159 cv com gasolina e 163 cv no etanol, ambos a 5.000 rpm.

O torque é de 25 kgfm a 4.000 rpm nos dois combustíveis. Apesar dos números, tudo isso é insuficiente.

Com 1.880 kg, a Toyota SW4 SR 2.7 Flex 2020 não poderia ir muito longe, pois peca em performance e economia, mesmo com transmissão automática de seis velocidades. Apesar das trocas suaves e opção de mudanças manuais na alavanca, o motor fraco exige muito giro alto e paciência.

Nas mudanças, o giro alcança facilmente os 3.000 rpm e se forçar um pouco mais, os 4.000 rpm. O propulsor 2.7 sente claramente o enorme peso do utilitário esportivo e ainda tem apenas tração traseira.

O ruído interno já denuncia a falta de força para mover o SUV de sete lugares.

O Toyota SW4 PCD 2020 tem isolamento acústico mais fraco que no diesel, que trabalha bem mais suave e, mesmo barulhento por natureza, só passa a sensação de sobra e força.

No plano, o ponteiro caiu suavemente para bons 1.900 rpm em sexta a 110 km/h, o que dá um alívio para o tanque de 80 litros. Na estrada, pequenos declives pedem giros mais altos, na casa dos 3.500 rpm.

O ponteiro sobe bem e depois de alguns momentos de espera, ele consegue uma progressão razoável. O 2.7 Flex apresenta retomadas mais lentas que o desejável, ainda mais com sete pessoas e alguma bagagem.

É bom se precaver com reduções constantes e uso do modo Power para ter mais disposição, embora não dê para ficar na mão nas ultrapassagens, diga-se de passagem. Com essas condições, conseguimos apenas 4,9 km/litro no etanol e 7,1 km/litro na gasolina, em circuito urbano. Na estrada, ela faz 5,9 km/litro no etanol e 8,5 km/litro na gasolina.

Apesar da pouca força e do consumo alto, a Toyota SW4 SR 2.7 Flex 2020 tem de sobra conforto para viagens longas ou mesmo no dia a dia. Melhor é usar gasolina para viajar, a fim de obter mais segurança com alcance maior, especialmente em regiões desprovidas de postos confiáveis, pois com tanque cheio dá para rodar pouco mais de 500 km no etanol.

Com molas helicoidais no eixo traseiro e braços individuais na frente, o utilitário esportivo A suspensão tem um bom ajuste para um SUV derivado de picape, rodando suavemente bem na estrada e sem problemas nos piores asfaltos, paralelepípedos e bloquetes.

Embora sem a segurança do 4×4, dá para encarar um fora de estrada.

Curvas bem fechadas e a traseira começa a sair facilmente. A estabilidade é condizente com a proposta. Ou seja, não dá para brincar em serviço. Os pneus cantam imediatamente e na pior das hipóteses com segurança, os controles de tração e estabilidade entram em ação.

Em pisos muito ondulados, a Toyota SW4 SR 2.7 Flex 2020 pula um pouco.

Os freios são suficientes para a proposta e a direção hidráulica é leve e tem boas respostas em manobras e cruzeiro. O comportamento geral é bom e apropriado para um SUV de 4,8 metros com sete lugares e altura elevada.

Choveu, encheu? Se conhecer o lugar e a profundidade, ela passa tranquilamente. Para transpor obstáculos, bons ângulos de ataque e fuga de 29° e 25°, respectivamente.

No Toyota SW4 2020 equipado com motor 1GD de 177 cv a 3.400 rpm e 45,9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm, permite uma condução bastante prazerosa. Para melhor performance, ele dispõe também do modo Power, que maximiza as respostas do motor e transmissão.

O propulsor diesel 2.8 litros entrega mais potência e torque, especialmente em baixas rotações.

Com seis marchas, a Toyota SW4 2020 entra em modo Eco quando o motorista alivia o pé no acelerador e pode ser acionado em tempo integral. A Toyota divulgou que o motor diesel faz 9,0 km/litro na cidade e 10,5 km/litro na estrada.

Se caso o objetivo for mais economia, reduzindo alguns sistemas não vitais do veículo para poupar combustível. Os números são bons para um veículo de 2.130 kg. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 1.600 rpm, garantindo maior conforto ao volante e menor ruído interno, além de economia.

O tanque de 80 litros confere hipoteticamente 840 km de autonomia.

A função Power ainda é acompanhada do modo Sport e também das mudanças manuais, que podem ser feitas na alavanca ou nos paddle shifts para quem desejar uma performance melhor. Assim, é fácil elevar o giro do 1GD para mais de 4.000 rpm após breve aceleração.

O ruído elevado do motor em acelerações fortes é atenuado pelo revestimento acústico, que foi ampliado. O Toyota SW4 2020 se comporta melhor em uma condução focada no conforto. Coxins hidráulicos também ajudam a filtrar vibrações inconvenientes do propulsor.

No eixo traseiro, o SUV possui ancoragem da suspensão em nível mais baixo, a fim de garantir melhor estabilidade. O curso foi alterado e o comportamento geral melhorou. A estabilidade é boa para seu porte, contando ainda com controle de estabilidade e tração.

Os freios atendem bem ao utilitário esportivo, assim como a direção hidráulica. Esta é tão leve e progressiva, que chega a parecer elétrica. Há até controle de reboque.

O Toyota SW4 2020 também tem um bom comportamento no fora de estrada. O conjunto de suspensão é focado no conforto, tendo um eixo traseiro com molas helicoidais bem ajustadas para o off-road. A suspensão absorve bem os impactos dos mais variados tamanhos de buracos, valetas e outras características encontradas no off-road.

Com grande força, a SW4 possui os modos de tração 4×4 e 4×4 com reduzida para vencer os caminhos mais difíceis. Com ângulos de ataque e saída de 29° e 25º, respectivamente, o novo SUV tem 279 mm de altura livre do solo.

Subidas íngremes podem ser feitas em D ou 1, usando-se o 4×4 Low e dosagem no pé. Na lama, o controle direcional está sob o comando do condutor o tempo todo, assim como o bom equilíbrio em pisos ondulados.

Em declives acentuados, controle de descida. O A-TRC (controle de tração ativo) permite melhor gestão da transferência de torque entre as rodas, trocando as forças de acordo com a aderência de cada roda.

Mesmo em pisos com mais de 40° de inclinação.

O Toyota SW4 2020 se apoia em um bom conjunto motriz, associado com importante reengenharia de chassi e suspensão. Dentro da estrada, ele revela uma boa dirigibilidade e ganho em identidade.

Toyota SW4 para PCD – Consumo

Cidade

  • Toyota SW4 2.7 AT –  4,9 km/litro no etanol e 7,1 km/litro na gasolina
  • Toyota SW4 2.8 AT –  9,0 km/litro no diesel

Estrada 

  • Toyota SW4 2.7 AT –  5,9 km/litro no etanol e 8,5 km/litro na gasolina
  • Toyota SW4 2.8 AT –  10,5 km/litro no diesel

Toyota SW4 para PCD – Manutenção e Revisão

 

Revisão

Custo

QuilometragemPreços 2.7 FlexPreços 4.0 V6 (descontinuado)Preços 2.8 Diesel
10.000 kmR$ 331R$ 316,19R$ 678,80
20.000 kmR$ 798R$ 786R$ 1.089
30.000 kmR$ 681R$ 660R$ 1.206
40.000 kmR$ 1.899R$ 1.791R$ 1.782
50.000 kmR$ 666R$ 648R$ 948
60.000 kmR$ 996R$ 939R$ 1.296

 

Toyota SW4 para PCD – Ficha Técnica

 

Motor

2.7 Dual VVT-i

V6 4.0 Dual VVT-i  (descontinuado)

2.8 1GD

TipoDianteiro longitudinal, Gasolina e EtanolDianteiro longitudinal, GasolinaDianteiro longitudinal, Turbo diesel
Número de cilindros4 em linha6 em V4 em linha
Cilindrada em cm3269439562755
Válvulas162416
Taxa de compressão12:110:115,6:1
Injeção eletrônica de combustívelMultipontoMultipontoDireta
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 159 cv @ 5000 rpm / Etanol: 163 cv @ 5000 rpmGasolina: 238 cv @ 5200 rpmDiesel: 177 cv @ 3400 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 25,0 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 25,0 kgfm @ 4000 rpmGasolina: 38,3 kgfm @ 3.800 rpmDiesel: 45,9 kgfm @ 1.600 rpm

Transmissão

TipoAutomática 6 marchasAutomática 6 marchasAutomática 6 marchas

Freios

TipoDisco ventilado / Disco ventiladoDisco ventilado / Disco ventiladoDisco ventilado / Disco ventilado

Direção

TipoHidráulicaHidráulicaHidráulica

Suspensão

Dianteiraindependente com braços triangulares sobrepostos e estabilizadoraindependente com braços triangulares sobrepostos e estabilizadoraindependente com braços triangulares sobrepostos e estabilizadora
TraseiraEixo rígido com barras estabilizadoras (Five Link)Eixo rígido com barras estabilizadoras (Five Link)Eixo rígido com barras estabilizadoras (Five Link)

Tração

Tipo4×24×2 / 4×4 / 4×4 reduzida4×2 / 4×4 / 4×4 reduzida

Rodas e Pneus

RodasLiga Leve aro 17 polegadasLiga Leve aro 18 polegadasLiga Leve aro 18 polegadas
Pneus265/65 R17265/60 R18265/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)479547954795
Largura sem retrovisores (mm)185518551855
Altura (mm)183518351835
Distância entre os eixos (mm)274527452745

Capacidades

Porta-malas (litros)500 (5 lugares) 180 (7 lugares)180 (7 lugares)500 (5 lugares) 180 (7 lugares)
Tanque (litros)808080
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)655 (MT) 620 (AT)590590
Peso em ordem de marcha (kg)1845 (MT) 1880 (AT)20602130
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)NDND

Fonte: Noticias Automotivas

 

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