IPVA PARA PCD EM SP

Az Isenções – Não se deixe iludir, venha vivenciar a experiência de ser assessorado pelos melhores. Az Isenções.

IPVA para PcD em São Paulo

IPVA para PcD em São Paulo, entenda as novas regras.

Dos 316 mil proprietários de veículo PcD que não precisavam pagar o IPVA, restarão apenas 65 mil Isentos.

Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo diminui em 79,4% a quantidade de pessoas elegíveis à dispensa

O Governo do Estado de São Paulo fez alterações no sistema que garante às pessoas com deficiência (PcD) a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Agora, apenas os autistas e as pessoas com deficiência física, visual e mental, severa ou profunda não-condutoras ou cujo veículo necessite de adaptação terão direito à dispensa.

O imposto não recolhido poderá ser utilizado pelos proprietários como investimento para custear as modificações necessárias, como inversão do pedal do acelerador, comandos manuais de acelerador e freio e adaptação de comandos do painel no volante.
Para aplicar a lei, a Sefaz fará o recadastramento automático (ofício) dos veículos de propriedade de pessoas para os quais tenha sido concedida a isenção do IPVA antes de 1º de janeiro de 2021.
Esse recadastramento será feito uma única vez, com base nas informações do banco de dados da Fazenda e Detran-SP. Os proprietários serão informados a conferir sua situação por meio de e-mail e SMS.
Os proprietários que não se enquadrarem nos novos critérios exigidos em lei terão o benefício da isenção cessado e deverão recolher o IPVA 2021 normalmente, de acordo com o calendário de pagamento do imposto.
A regulamentação da lei permite aos que perderem o benefício a oportunidade de solicitar nova isenção por meio de recurso, desde que sejam obedecidas as novas regras.
Outra mudança é a necessidade de afixar no veículo isento de IPVA adesivo indicativo da isenção, conforme disciplina estabelecida pela Sefaz. Os beneficiados poderão imprimir a arte indicativa de isenção no site da Secretaria da Fazenda. É necessário que o adesivo esteja visível no veículo para evitar penalidades.
A isenção de IPVA para pessoas com deficiência passa a ser condicionada à indicação de restrições no campo “Observações” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Somente determinadas restrições darão direito ao proprietário de usufruir do benefício.

Quem tem direito à isenção de IPVA para PcD em São Paulo

A isenção de IPVA para PcD passa a ser condicionada, em parte, à indicação de restrições no campo “Observações” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Somente determinadas restrições darão direito ao proprietário de usufruir do benefício.

Conheça a tabela das restrições médicas com a letra indicada na CNH:

Código CNHDescriçãoSituação
AObrigatório o uso de lentes corretivasNão
BObrigatório o uso de prótese auditivaNão
CObrigatório o uso de acelerador à esquerdaSim
DObrigatório o uso de veículo com transmissão automáticaNão
EObrigatório o uso de empunhadura / manopla / pômo no volanteSim*
FObrigatório o uso de veículo com direção hidráulicaNão
GObrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automáticaNão
HObrigatório o uso de acelerador e freio manualSim
IObrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel ao volanteSim
JObrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel para os membros inferiores e/ou outras partes do corpoSim
KObrigatório o uso de veículo com prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidadeSim
LObrigatório o uso de veículo com prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e/ou almofadas fixas de compensação de altura e/ou profundidadeSim
MObrigatório o uso de motocicleta com pedal de câmbio adaptadoSim
NObrigatório o uso de motocicleta com pedal de freio traseiro adaptadoSim
OObrigatório o uso de motocicleta com manopla do freio dianteiro adaptadaSim
PObrigatório o uso de motocicleta com manopla de embreagem adaptadaSim
QObrigatório o uso de motocicleta com carro lateral ou tricicloSim
RObrigatório o uso de motoneta com carro lateral ou tricicloSim
SObrigatório o uso de motocicleta com automação de troca de marchasNão
TVedado dirigir em rodovias e vias de trânsito rápidoNão
UVedado dirigir após o pôr-do-solNão
VObrigatório o uso de capacete de segurança com viseira protetora sem limitação de campo visualNão
WAposentado por invalidezNão
XOutras restriçõesNão
YSurdo (restrição impressa como X na CNH)Não
ZVisão Monocular (Restrição impressa com X na CNH)Não

* No caso da restrição E – Obrigatório o uso de empunhadura / manopla / pomo no volante, o laudo pericial deverá acusar expressamente que a pessoa apresenta uma das seguintes patologias em caráter permanente:

  1. Hemiplegia lateral esquerda;
  2. monoplegia de membro superior esquerdo ou direito;
  3. diplegia dos membros superiores;
  4. amputação traumática de membro superior esquerdo ou direito, localizada entre o ombro e o punho;
  5. encurtamento de membro superior, esquerdo ou direito, que não permita a colocação simultânea de ambas as mãos no aro do volante.

Isenção de IPVA para PcD em números

Nos últimos quatro anos, o número de veículos com isenção cresceu de 138 mil para 351 mil, um aumento de mais de 150%. Enquanto isso, a população com deficiência no Estado cresceu apenas 2,1% – de 3.156.170 em 2016 para 3.223.594 pessoas em 2019, segundo dados da Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Nos últimos quatro anos, subiu de R$ 232 milhões para R$ 689 milhões o volume de recursos que deixaram de ser recolhidos.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo informa, ainda, que as novas regras de isenção de IPVA para PcD em são Paulo vão reduzir em 79,4% a quantidade de pessoas elegíveis à isenção. Ou seja: dos 316 mil proprietários de veículo PCD que não precisavam pagar o tributo, o órgão estima que restarão apenas 65 mil.

Nós, da AZ Isenções, oferecemos a você uma equipe de especialistas, sempre atualizados com a legislação para preservar seus direitos. Atuamos de forma proativa junto a nossos clientes para fazer os processos e garantir a isenção de IPVA segundo o novo decreto.

Por isso, entre em contato com a AZ Isenções, faça nossa avaliação gratuita e nossa equipe vai analisar a sua situação e atuar para fazer valer o seu direito de isenção de IPVA, dentre outros benefícios previstos em lei.

Fonte: Noticias Automotivas

 

Queremos ouvir a sua opinião! Comente abaixo e compartilhe este artigo com seus amigos. Participe também das nossas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) para ficar por dentro de mais conteúdos como este. Sua participação é fundamental para continuarmos trazendo informações relevantes e atualizadas sobre temas diversos. Até a próxima!

 

 

Confira a lista completa dos nossos serviços, e confira nossas soluções de A à Z.

 

E-Book: Isenções PCD
WhatsApp chat